Salário para o cargo de Diretor de serviços médicos
CBO 1312-05 > Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Diretor de serviços médicos - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam, coordenam e avaliam ações de saúde, definem estratégias para unidades e/ou programas de saúde, realizam atendimento biopsicossocial, administram recursos financeiros, gerenciam recursos humanos e coordenam interfaces com entidades sociais e profissionais.

Quanto ganha um Diretor de serviços médicos

Um Diretor de serviços médicos trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 4.955,98 e R$ 42.480,98, com a média salarial de R$ 15.390,53 e o salário mediana em R$ 10.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor de serviços médicos

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 15.390,53 184.686,31 3.847,63 79,51
1º Quartil 4.955,98 59.471,70 1.238,99 25,60
Salário Mediana 10.000,00 120.000,00 2.500,00 51,66
3º Quartil 32.397,81 388.773,69 8.099,45 167,37
Teto Salarial 42.480,98 509.771,72 10.620,24 219,46


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
      • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, de educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
        • Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 4.516 - 62.924 25.827,70 4.515,92 24.984,00 51.950,28 62.923,74
Rio de Janeiro - RJ 3.171 - 33.350 9.856,64 3.171,00 3.236,00 27.534,08 33.350,10
Curitiba - PR 3.168 - 44.000 18.135,82 3.167,57 13.658,00 36.326,95 44.000,29
Limeira - SP 3.657 - 10.202 5.429,80 3.657,14 4.600,00 8.423,14 10.202,36
São Luís - MA 6.898 - 9.690 7.733,93 6.897,71 8.000,00 8.000,00 9.689,84
Fortaleza - CE 9.233 - 74.878 31.517,74 9.232,50 32.550,50 61.820,00 74.878,24
Goiânia - GO 7.568 - 40.544 22.104,49 7.567,80 23.557,00 33.473,00 40.543,50
Recife - PE 6.507 - 33.694 15.796,68 6.507,00 15.072,00 27.817,60 33.693,51
Salvador - BA 1.870 - 38.841 12.935,84 1.870,00 8.500,00 32.067,50 38.841,12
Brasília - DF 1.784 - 35.768 11.022,95 1.783,50 7.700,00 29.530,50 35.768,23
Ribeirão Preto - SP 2.594 - 48.449 16.900,20 2.593,75 4.758,50 40.000,00 48.449,20
Belo Horizonte - MG 2.083 - 54.573 16.427,21 2.082,67 8.500,00 45.055,67 54.572,78
Saquarema - RJ 9.730 - 30.281 16.276,46 9.730,00 12.857,00 25.000,00 30.280,75
Canoas - RS 13.699 - 29.070 18.468,23 13.699,00 15.000,00 24.000,00 29.069,52
Maringá - PR 2.525 - 27.253 7.806,13 2.524,53 3.000,00 22.500,00 27.252,68
Toledo - PR 1.721 - 2.085 1.721,00 1.721,00 1.721,00 1.721,00 2.084,53
São Luís de Montes Belos - GO 8.172 - 21.184 11.722,30 8.171,50 10.000,00 17.490,00 21.184,41
Bofete - SP 2.521 - 6.682 3.795,50 2.521,31 3.583,91 5.517,03 6.682,39
João Pessoa - PB 4.000 - 23.013 8.378,78 4.000,00 6.000,00 19.000,00 23.013,37
Anápolis - GO 11.000 - 21.677 14.777,75 11.000,00 15.107,00 17.897,00 21.677,38


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 3.600 - 55.040 20.338,98 3.599,68 16.028,50 45.441,41 55.040,00
Rio de Janeiro 3.074 - 36.438 11.961,19 3.074,41 6.040,00 30.083,40 36.437,91
Goiás 4.931 - 34.328 15.013,32 4.931,11 14.134,00 28.341,32 34.327,86
Minas Gerais 2.961 - 34.606 11.698,74 2.961,06 7.373,00 28.570,59 34.605,55
Paraná 1.757 - 35.354 11.552,14 1.756,79 6.295,00 29.188,48 35.353,96
Ceará 7.224 - 65.430 23.612,67 7.223,80 12.000,00 54.019,68 65.430,26
Pernambuco 4.493 - 27.169 12.569,74 4.492,60 10.852,00 22.431,26 27.169,41
Bahia 2.789 - 29.613 11.236,49 2.788,89 9.000,00 24.449,00 29.613,36
Rio Grande do Sul 4.794 - 51.834 19.647,61 4.794,00 15.000,00 42.794,56 51.834,05
Maranhão 6.536 - 9.690 7.655,41 6.535,50 8.000,00 8.000,00 9.689,84
Santa Catarina 2.612 - 34.287 11.028,32 2.611,50 6.588,00 28.307,75 34.287,20
Distrito Federal 1.784 - 35.768 11.022,95 1.783,50 7.700,00 29.530,50 35.768,23
Espírito Santo 2.167 - 21.662 8.979,93 2.166,67 6.500,00 17.884,33 21.662,04
Pará 1.700 - 23.013 9.964,00 1.700,00 11.250,00 19.000,00 23.013,37
Mato Grosso 3.273 - 21.472 7.664,68 3.273,00 4.750,00 17.727,27 21.471,80
Mato Grosso do Sul 2.352 - 15.913 7.535,60 2.352,00 7.139,50 13.137,50 15.912,53
Paraíba 4.000 - 23.013 8.378,78 4.000,00 6.000,00 19.000,00 23.013,37
Alagoas 3.563 - 10.735 6.356,50 3.563,00 7.000,00 8.863,00 10.735,13
Rondônia 1.910 - 6.056 2.830,20 1.910,00 2.500,00 5.000,00 6.056,15


Principais locais de trabalho

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde podem exercer suas funções em empresas públicas ou privadas de atividades da saúde e serviços sociais. São empregados na condição de assalariado com carteira assinada, organizam-se em equipe e atuam com supervisão ocasional ou sem supervisão, trabalham em ambientes fechados e em períodos noturnos e diurnos. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse constante.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Essas ocupações são exercidas por pessoas com ensino superior completo, acrescida de cursos de especialização, com carga horária de duzentas a quatrocentas horas para o Diretor e Gerente de Serviços de Saúde e o Tecnólogo em Gestão Hospitalar. Para exercer a ocupação de sanitarista o profissional deve possuir graduação em nível bacharel na área de saúde pública/coletiva ou então ter o terceiro grau completo em qualquer área, porém um curso de especialização/pós- graduação na área de saúde pública/coletiva. Nenhuma experiência profissional é exigida do Gerontólogo. O exercício pleno das atividades para os demais profissionais ocorre após o período de um a dois anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Diretor de serviços médicos

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde devem:

  • avaliar ações de saúde;
  • coordenar interfaces com entidades sociais e profissionais;
  • realizar atendimento biopsicossocial;
  • administrar recursos financeiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar ações de saúde;
  • gerenciar recursos humanos;
  • coordenar ações de saúde;
  • definir estratégias para unidades e/ou programas de saúde;

  • Atividades

    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • delegar funções;
    • adequar funcionamento da unidade assistencial às normas;
    • propor auditorias;
    • nomear ouvidores;
    • discutir casos com equipe interdisciplinar;
    • orientar adaptação do ambiente ao usuário;
    • identificar necessidades de capacitação e qualificação;
    • monitorar processos e resultados de ações de saúde;
    • aplicar plano de atenção gerontológica (anamnese);
    • contratar auditorias;
    • definir padrão de qualidade do serviço de saúde;
    • definir investimentos e custeio;
    • demonstrar capacidade analítica;
    • participar na elaboração de campanhas de promoção e divulgação de serviços de saúde;
    • estabelecer políticas de gestão;
    • implementar ações de sensibilização;
    • definir capacidade operacional da instituição;
    • estabelecer protocolos de atendimento;
    • analisar demanda dos serviços de saúde;
    • monitorar indicadores de saúde;
    • propor contratações e/ou demissões;
    • estabelecer normas técnicas de vigilância e atenção à saúde;
    • gerenciar risco em hemoderivados;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • mapear riscos de acidentes de trabalho;
    • analisar indicadores de saúde;
    • supervisionar convênios e parcerias;
    • orientar usuários, familiares e cuidadores;
    • estabelecer metas administrativas, técnicas e financeiras;
    • produzir material técnico-científico;
    • avaliar o impacto das ações de saúde;
    • definir público alvo para serviços e ações de saúde;
    • verificar qualidade do atendimento;
    • estabelecer normas técnicas de funcionamento da unidade assistencial;
    • estabelecer critérios para otimização de atendimento;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • prestar atendimento específico (preparação para aposentadoria, inserção do mercado, estimulação cognitiva, etc);
    • planejar ações de educação permanente;
    • dimensionar necessidade de contratação;
    • acompanhar processos de ação de saúde;
    • conciliar interesses dos usuários de serviços de saúde;
    • definir aquisição de equipamentos, materiais e insumos;
    • organizar fluxo de atendimento aos usuários;
    • prestar auditoria;
    • propor diretrizes para organograma funcional;
    • demonstrar criatividade;
    • planejar atendimento aos usuários, familiares e cuidadores;
    • planejar atividades socioculturais, educacionais e de promoção à saúde;
    • capacitar profissionais nas questões de velhice e envelhecimento;
    • analisar perfil epidemiológico das doenças e agravos;
    • coordenar projetos de cunho biopsicossocial;
    • realizar acolhimento dos usuários, familiares e cuidadores;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • estabelecer níveis de responsabilidade dos profissionais de saúde;
    • contornar situações adversas;
    • operacionalizar campanhas de saúde;
    • organizar fluxo de serviços e ações de saúde;
    • evidenciar acessibilidade;
    • demonstrar capacidade de tomar decisão;
    • avaliar resultados financeiros;
    • liderar pessoas;
    • avaliar programas implementados;
    • planejar ações de sensibilização;
    • realizar estudos e ações de territorialização em saúde;
    • avaliar desempenho dos profissionais;
    • fiscalizar cumprimento das normas técnicas em vigilância sanitária;
    • gerenciar risco em tecnovigilância;
    • aprovar contratações e demissões;
    • definir instruções de serviços internos;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • investigar surtos e emergências em saúde pública;
    • aplicar as normas legais referentes ao funcionamento das unidades assistenciais e/ou atenção à saúde (farmácia, casa de apoio...);
    • avaliar ações de vigilância de saúde;
    • calcular custo de tratamentos;
    • aplicar instrumentos de avaliação complementar;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
    • avaliar resultados de campanhas;
    • elaborar indicadores de saúde;
    • dimensionar rede própria e/ou credenciada de serviços de saúde;
    • coordenar projetos de qualidade em atendimento;
    • monitorar cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • representar a instituição junto à sociedade civil e órgãos governamentais;
    • realizar pesquisas;
    • aprovar normas de funcionamento das unidades assistenciais;
    • acompanhar processos de assistência à saúde;
    • implementar programas de atendimento biopsicossocial;
    • evidenciar capacidade crítica;
    • promover programa de qualidade de vida no trabalho;
    • levantar custo da prestação de serviços;
    • gerenciar diretores, chefias e coordenadores de ações de saúde;
    • demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
    • demonstrar capacidade retórica;
    • participar das discussões estratégicas para unidades de saúde;
    • planejar ações de promoção, prevenção, atenção e recuperação da saúde;
    • elaborar plano estratégico;
    • implementar programas de saúde;
    • levantar custo por departamento;
    • promover atividades científicas;
    • acompanhar fluxo financeiro;
    • elaborar relatórios;
    • prestar assessoria;
    • implementar ações de saúde e segurança do trabalhador;
    • mediar conflitos de interesses entre atores envolvidos nos processos de saúde;
    • viabilizar captação de recursos;
    • demonstrar capacidade de administrar conflitos;
    • demonstrar capacidade de escuta;
    • promover estudos de custo de serviços de saúde;
    • demonstrar capacidade de estabelecer vínculos;
    • analisar fatores determinantes e condicionantes de saúde;
    • planejar eventos gerontológicos;
    • participar de conferência de saúde;
    • demonstrar empatia;
    • propor diretrizes de planos de salários;
    • analisar indicadores sociodemográficos;
    • identificar perfis profissionais, de acordo com as necessidades;
    • viabilizar recursos para cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • definir instalação física em função dos serviços;
    • coordenar projetos e/ou programas de saúde;
    • fornecer subsídios para formação de conselhos de saúde;
    • avaliar desempenho dos equipamentos de saúde;
    • gerenciar risco em farmacovigilância;
    • participar do planejamento de políticas públicas;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • prestar consultoria;
    • analisar estudos de custo de serviços de saúde;
    • definir estratégias de avaliação;
    • demonstrar iniciativa;
    • participar da elaboração de plano de destinação de resíduos hospitalares;
    • propor diretrizes de planos de carreira;
    • executar atividades socioculturais e educacionais;
    • avaliar desempenho de acompanhantes (cuidadores informais);
    • encaminhar para outros profissionais ou equipamentos;
    • operacionalizar ações e normas de autoridades sanitárias;
    • gerenciar serviços de assistência à saúde;
    • realizar convênios e parcerias;
    • participar em conselhos;
    • avaliar necessidades de aquisição/ contratação de equipamentos, materiais e serviços;
    • monitorar aspectos biopsicossociais dos usuários;
    • planejar ações de capacitação;
    • definir público-alvo de atendimento;
    • acompanhar resultados de ação de saúde;
    • aprovar alterações de cargos e salários;
    • determinar destinação dos resíduos hospitalares;
    • propor alterações de cargos e salários;


    Setores que mais contratam Diretor de serviços médicos no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Planos de saúde
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Laboratórios clínicos
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Administração pública em geral
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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