Salário para o cargo de Pedagogo em educação especial de cegos
CBO 2392-25 > Professores de educação especial

Pedagogo em educação especial de cegos - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Promovem a educação de alunos com necessidades educativas especiais ensinando-os a ler e escrever em português e em braile, calcular, expressar-se, resolver problemas e as atividades da vida diária, desenvolver habilidades, atitudes e valores, desenvolvem atividades funcionais e programas de estimulação essencial e de educação de jovens e adultos, avaliando as necessidades educacionais dos alunos, realizam atividades como: planejar, avaliar, elaborar materiais, pesquisar e divulgar conhecimentos da área, podem dirigir e coordenar estabelecimentos de educação especial.

Quanto ganha um Pedagogo em educação especial de cegos

Um Pedagogo em educação especial de cegos trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.901,98 e R$ 5.416,63, com a média salarial de R$ 2.772,40 e o salário mediana em R$ 2.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Pedagogo em educação especial de cegos

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.772,40 33.268,78 693,10 17,07
1º Quartil 1.901,98 22.823,78 475,50 11,71
Salário Mediana 2.500,00 30.000,00 625,00 15,39
3º Quartil 4.130,96 49.571,47 1.032,74 25,43
Teto Salarial 5.416,63 64.999,60 1.354,16 33,35


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Professores de educação especial

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Uberaba - MG 1.661 - 3.561 2.338,18 1.661,00 2.300,00 2.940,00 3.561,02
Mossoró - RN 1.558 - 2.039 1.616,76 1.557,75 1.558,00 1.683,00 2.038,50
Itajaí - SC 3.100 - 6.662 4.574,71 3.100,00 5.000,00 5.500,00 6.661,77
São Paulo - SP 2.221 - 5.487 2.999,44 2.220,50 2.400,00 4.530,00 5.486,87
Curitiba - PR 2.751 - 4.998 3.184,12 2.751,00 3.303,00 4.126,50 4.998,14
Salvador - BA 1.485 - 3.823 1.883,04 1.485,00 1.578,00 3.156,00 3.822,64
Aracoiaba da Serra - SP 2.477 - 3.140 2.559,14 2.477,00 2.592,00 2.592,00 3.139,51
Florianópolis - SC 4.024 - 5.447 4.226,71 4.024,00 4.024,00 4.497,00 5.446,90
Chapeco - SC 4.500 - 5.996 4.800,00 4.500,00 4.950,00 4.950,00 5.995,59
Cuiabá - MT 1.700 - 2.974 2.177,50 1.700,00 2.327,50 2.455,00 2.973,57
Palmas - TO 1.951 - 3.932 2.933,20 1.951,00 3.246,00 3.246,00 3.931,65


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.857 - 4.578 2.678,06 1.856,90 2.560,00 3.779,90 4.578,33
Santa Catarina 2.903 - 6.328 4.325,27 2.903,13 4.500,00 5.224,56 6.328,15
Minas Gerais 1.593 - 3.498 2.231,34 1.592,64 2.300,00 2.888,33 3.498,44
Rio Grande do Norte 1.558 - 2.039 1.616,76 1.557,75 1.558,00 1.683,00 2.038,50
Paraná 2.659 - 6.664 3.668,40 2.659,00 3.303,00 5.502,00 6.664,19
Rio Grande do Sul 1.612 - 3.331 2.102,89 1.612,00 1.970,00 2.750,00 3.330,88
Bahia 1.532 - 4.031 2.187,25 1.531,50 1.578,29 3.328,00 4.030,97
Mato Grosso 1.700 - 4.905 2.445,00 1.700,00 2.455,00 4.050,00 4.905,48
Tocantins 1.951 - 3.932 2.933,20 1.951,00 3.246,00 3.246,00 3.931,65


Principais locais de trabalho

Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de educação especial

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.


Funções e atividades do Pedagogo em educação especial de cegos

Professores de educação especial devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • formar profissionais para atuação na Área;
  • atuar no processo de ensino-aprendizagem;
  • participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional;
  • pesquisar sobre temas de interesse da Área;
  • participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola;
  • divulgar conhecimentos da Área;
  • participar de atividades pedagógico-administrativas;
  • avaliar as necessidades educacionais dos alunos;
  • preparar materiais pedagógicos e recursos específicos;

  • Atividades

    • ensinar atividades recreativas;
    • preparar professores para classes de inclusão;
    • participar de programas de inclusão escolar;
    • prestar assessoria à comunidade escolar;
    • criar materiais didático-pedagógicos;
    • estudar a língua escrita da língua de sinais;
    • preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade;
    • trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos;
    • demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações;
    • dominar diferentes formas de comunicação;
    • demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado;
    • participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade;
    • avaliar o desempenho linguístico do surdos;
    • demonstrar capacidade de improvisação;
    • pesquisar estratégias de aquisição de língua;
    • participar da elaboração de textos sobre temas da área;
    • participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno;
    • adaptar jogos pedagógicos em braile e em tipos ampliados;
    • participar de conselhos de classe;
    • atuar em programas de estimulação essencial;
    • planejar atividades com base na experiência visual dos alunos;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos;
    • contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos;
    • participar de fóruns de saúde e educação;
    • preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz;
    • elaborar projetos de estimulação essencial;
    • analisar propostas pedagógicas;
    • proceder com ética;
    • elaborar programas de atendimento educacional;
    • divulgar a língua escrita de sinais para a comunidade;
    • ministrar aulas de orientação para o trabalho;
    • demonstrar capacidade de administrar frustações;
    • ministrar palestras e cursos;
    • preparar profissionais para atuação educacional em hospitais;
    • encaminhar o aluno para oficinas protegidas, profissionalizantes ou ocupacionais;
    • divulgar os resultados dos projetos de pesquisas;
    • avaliar conhecimento do aluno iniciante;
    • ensinar o uso do sorobã para cálculos matemáticos;
    • indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante;
    • estabelecer parcerias com as famílias;
    • analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas;
    • orientar voluntários para educação especial em comunidades;
    • pesquisar a língua de sinais;
    • demonstrar capacidade de planejamento;
    • preparar materiais de autocontrate;
    • planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo;
    • pesquisar língua escrita de sinais;
    • recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem;
    • elaborar relatórios;
    • avaliar comunicação expressiva dos alunos;
    • demonstrar tolerância;
    • realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais;
    • analisar novas teorias para implementação prática;
    • participar das atividades do programa de integração sensorial;
    • ensinar as atividades de vida autônoma;
    • acompanhar treinamento do aluno em empresas;
    • preparar a comunidade para uso do braile;
    • confeccionar materiais didático-pedagógicos;
    • adequar o currículo às necessidades dos alunos;
    • elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos;
    • encaminhar o aluno para o mercado de trabalho;
    • definir conteúdos escolares;
    • transcrever à tinta textos em braile dos alunos;
    • participar de associações da categoria;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino;
    • demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças;
    • realizar atividades para orientação e mobilidade;
    • avaliar rendimento escolar;
    • organizar exposições dos trabalhos dos alunos;
    • ensinar língua portuguesa;
    • participar de palestras e cursos;
    • participar da organização de eventos sobre prevenção;
    • produzir fitas de vídeo com legendas e língua de sinais;
    • formar guia-intérprete para surdo cego;
    • registrar notas e conteúdos em diários de classe;
    • dominar braile;
    • pesquisar experiência visual e espacial de surdos e surdo cegos;
    • encaminhar aluno para ensino regular;
    • participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos;
    • orientar trabalho em sala de leitura;
    • prepara comunidade para uso de técnicas de orientação e mobilidade;
    • desenvolver atividades dos diferentes componentes curriculares em libras e língua portuguesa;
    • dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem;
    • elaborar plano de aulas;
    • dominar língua de sinais;
    • estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares;
    • estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa;
    • participar de projetos de pesquisa;
    • planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem;
    • divulgar a língua de sinais para a comunidade;
    • elaborar códigos de interação social;
    • conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa;
    • trabalhar com comunicação aumentativa e alternativa;
    • preparar o intérprete de língua de sinais para atuação nas modalidades de ensino;
    • identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos;
    • ensinar conteúdos curriculares em língua de sinais e língua portuguesa;
    • elaborar projetos com instituições não escolares;
    • encaminhar alunos para avaliações específicas;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • alfabetizar em braile;
    • preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais;
    • transcrever textos em tipos ampliados;
    • participar da elaboração de informativos sobre prevenção;
    • criar materiais para comunicação alternativa;
    • criar texturas, relevos que transmitam conhecimentos;
    • gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc);
    • selecionar atividades e recursos físicos e materiais;
    • preparar instrutores surdos para atuação nas modalidades de ensino;
    • participar da elaboração do currículo escolar;
    • participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação;
    • preparar materiais com adaptações motoras e posturais;
    • estudar as propostas da legislação educacional;
    • avaliar comunicação receptiva dos alunos;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • demonstrar capacidade de motivar o outro;
    • coordenar curso;
    • ensinar a língua portuguesa como segunda língua;
    • participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos;
    • atuar em programas de reabilitação educacional;
    • ensinar a organizar os objetos de referência para antecipar as atividades diárias;
    • desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade;
    • planejar programas de intervenção educacional individual;
    • elaborar registros de avanços dos alunos;
    • desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos;
    • demonstrar capacidade de articular diferentes realidades;
    • demonstrar flexibilidade;
    • elaborar propostas de ensino da língua portuguesa como segunda língua;
    • demonstrar criatividade;
    • participar de reuniões pedagógicas;
    • coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende;
    • demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino;
    • elaborar programas de atendimento a jovens e adultos;
    • demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais;
    • participar das associações da área;
    • orientar estágios dos alunos;
    • ensinar as atividades de vida diária (avd);
    • analisar bibliografias sobre síndromes e patologias;
    • ensinar conteúdos das disciplinas curriculares;
    • encaminhar o aluno para treinamento em empresas;
    • participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos;
    • corrigir trabalhos dos alunos;
    • demonstrar capacidade de estudo e pesquisa;
    • participar da elaboração do plano de ensino;
    • criar material em língua brasileira de sinais (libras) e língua portuguesa;
    • pesquisar temas de educação especial;
    • dominar conteúdos e metodologias da área;
    • planejar atividades extraclasse;
    • ensinar o uso de objetos de referência;
    • preparar pistas visuais para contextualização de ambientes;
    • avaliar os resultados dos projetos;
    • trabalhar com recursos da linguagem da informática;
    • pesquisar o uso de tecnologias;
    • pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias;
    • transcrever textos em tinta para o braile;
    • demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino;
    • implementar programas de atendimento educacional;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • elaborar material visual para alunos;
    • atuar em programas de habilitação educacional;
    • realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva;


    Setores que mais contratam Pedagogo em educação especial de cegos no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais
    • Educação infantil - pré-escola
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Administração pública em geral
    • Seleção e agenciamento de mão-de-obra
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Ensino fundamental
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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