Salário para o cargo de Instrutor de treinamento comercial
CBO 2332-15 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de treinamento comercial - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de treinamento comercial

Instrutores de ensino profissional devem:

  • elaborar material pedagógico;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • prestar serviços À comunidade;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;

Atividades

  • expressar-se com clareza;
  • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
  • selecionar recursos didáticos;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • conferir a execução da manutenção;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • limpar os equipamentos;
  • agir eticamente na profissão;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
  • propor cronograma de atividades pedagógicas;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
  • registrar controles de estoque;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
  • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • demonstrar flexibilidade;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • elaborar os planos de aula;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
  • estimular os alunos na busca de conhecimento;
  • preparar material didático;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • definir metodologias e técnicas de ensino;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • analisar as avaliações;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
  • selecionar material pedagógico;
  • executar a manutenção preventiva;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • organizar exposições de produtos;
  • simular situações atuais de trabalho;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • auto avaliar-se;
  • revisar material pedagógico;
  • demonstrar criatividade;
  • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • preencher planilhas de custo;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • dialogar com os outros professores;
  • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • integrar-se em eventos da área;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • demonstrar perseverança;
  • fixar metas educacionais para a escola;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • participar de campanhas educativas;
  • demonstrar liderança;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • orientar os alunos;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • dialogar com os alunos;
  • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • comprovar certificação das competências;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • negociar projetos e cursos;
  • adequar material pedagógico;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • programar a utilização de material didático-pedagógico;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • criar situações operacionais de atividades;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • comprovar experiência na área específica;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;


Setores que mais contratam Instrutor de treinamento comercial no mercado de trabalho

  • Outras atividades de ensino
  • Atividades de teleatendimento
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Restaurantes e similares
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Promoção de vendas
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Gestão de ativos intangíveis não-financeiros
  • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Treinamento em informática
  • Atividades de cobrança e informações cadastrais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
  • Outras atividades de publicidade
  • Comércio atacadista de instrumentos e materiais para uso médico, cirúrgico, hospitalar e de laboratórios
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Gerente de pensão
Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Gerente de pensão