Salário para o cargo de Instrutor de aprendizagem comercial
CBO 2332-15 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de aprendizagem comercial - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem comercial

Instrutores de ensino profissional devem:

  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • prestar serviços À comunidade;
  • elaborar material pedagógico;

Atividades

  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • simular situações atuais de trabalho;
  • conferir a execução da manutenção;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • dialogar com os alunos;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • fixar metas educacionais para a escola;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • comprovar experiência na área específica;
  • propor cronograma de atividades pedagógicas;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • executar a manutenção preventiva;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • preparar recursos audiovisuais;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • integrar-se em eventos da área;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • comprovar certificação das competências;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • preencher planilhas de custo;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • demonstrar liderança;
  • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
  • organizar exposições de produtos;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • estimular os alunos na busca de conhecimento;
  • participar de campanhas educativas;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • dialogar com os outros professores;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • demonstrar criatividade;
  • limpar os equipamentos;
  • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • agir eticamente na profissão;
  • orientar os alunos;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • selecionar material pedagógico;
  • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • adequar material pedagógico;
  • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • auto avaliar-se;
  • criar situações operacionais de atividades;
  • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • demonstrar perseverança;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • negociar projetos e cursos;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
  • definir metodologias e técnicas de ensino;
  • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • registrar controles de estoque;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • selecionar recursos didáticos;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • preparar material didático;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • elaborar os planos de aula;
  • analisar as avaliações;
  • programar a utilização de material didático-pedagógico;
  • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
  • expressar-se com clareza;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • revisar material pedagógico;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • demonstrar flexibilidade;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;


Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem comercial no mercado de trabalho

  • Outras atividades de ensino
  • Atividades de teleatendimento
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Restaurantes e similares
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Promoção de vendas
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Gestão de ativos intangíveis não-financeiros
  • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Treinamento em informática
  • Atividades de cobrança e informações cadastrais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
  • Outras atividades de publicidade
  • Comércio atacadista de instrumentos e materiais para uso médico, cirúrgico, hospitalar e de laboratórios
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




Profissões em Destaque: