Quanto ganha um Instrutor de aprendizagem agropecuária
Um Instrutor de aprendizagem agropecuária trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.894,22 e R$ 7.790,42, com a média salarial de R$ 3.402,07 e o salário mediana em R$ 2.537,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 3.402,07 | 40.824,86 | 850,52 | 15,94 |
1º Quartil | 1.894,22 | 22.730,65 | 473,56 | 8,88 |
Salário Mediana | 2.537,00 | 30.444,00 | 634,25 | 11,89 |
3º Quartil | 5.941,31 | 71.295,72 | 1.485,33 | 27,84 |
Teto Salarial | 7.790,42 | 93.485,09 | 1.947,61 | 36,50 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Instrutor de treinamento industrial (formação profissional)
- Instrutor de aprendizagem agroindustrial e florestal
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços
- Instrutor agrícola
- Instrutor de aprendizagem comercial
- Instrutor de informática
- Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário
- Instrutor de treinamento agropecuário
- Instrutor de aprendizagem em transportes
- Instrutor de aprendizagem industrial
- Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
- Instrutor de aprendizagem em comunicação
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Carlos - SP | 1.542 - 2.770 | 1.775,23 | 1.542,00 | 1.542,00 | 2.287,24 | 2.770,37 |
Nova Mutum - MT | 2.150 - 3.058 | 2.350,00 | 2.150,00 | 2.300,00 | 2.525,00 | 3.058,36 |
Niterói - RJ | 1.741 - 2.390 | 1.855,72 | 1.741,00 | 1.899,00 | 1.973,00 | 2.389,76 |
São Paulo - SP | 2.680 - 22.046 | 6.786,64 | 2.679,50 | 3.490,00 | 18.201,50 | 22.046,20 |
Porto Velho - RO | 1.470 - 11.034 | 7.502,60 | 1.470,00 | 9.110,00 | 9.110,00 | 11.034,31 |
Joinville - SC | 1.844 - 3.270 | 2.139,10 | 1.844,00 | 2.095,50 | 2.700,00 | 3.270,32 |
Santana - BA | 4.420 - 5.354 | 4.420,00 | 4.420,00 | 4.420,00 | 4.420,00 | 5.353,64 |
Sinimbu - RS | 2.000 - 4.244 | 2.629,50 | 2.000,00 | 2.393,00 | 3.504,00 | 4.244,15 |
Brasília - DF | 1.412 - 6.476 | 2.813,50 | 1.412,00 | 2.332,50 | 5.346,50 | 6.475,84 |
Parnaíba - PI | 2.370 - 3.995 | 2.730,57 | 2.370,00 | 2.537,00 | 3.298,00 | 3.994,64 |
Pontal - SP | 3.500 - 4.845 | 3.666,67 | 3.500,00 | 3.500,00 | 4.000,00 | 4.844,92 |
Senhor do Bonfim - BA | 1.700 - 3.073 | 2.118,50 | 1.700,00 | 2.118,50 | 2.537,00 | 3.072,89 |
Rio Brilhante - MS | 3.831 - 5.543 | 3.955,21 | 3.831,00 | 3.831,00 | 4.576,00 | 5.542,59 |
Campinas - SP | 1.600 - 3.513 | 2.580,33 | 1.600,00 | 2.791,00 | 2.900,00 | 3.512,57 |
Cruz das Almas - BA | 16.500 - 19.985 | 16.500,00 | 16.500,00 | 16.500,00 | 16.500,00 | 19.985,30 |
Fortaleza - CE | 1.718 - 2.081 | 1.718,00 | 1.718,00 | 1.718,00 | 1.718,00 | 2.080,89 |
Lençóis Paulista - SP | 2.644 - 6.892 | 3.253,44 | 2.644,00 | 2.644,00 | 5.690,00 | 6.891,90 |
Curitiba - PR | 2.000 - 3.725 | 2.316,60 | 2.000,00 | 2.008,00 | 3.075,00 | 3.724,53 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo | 1.543 - 8.287 | 3.524,93 | 1.542,95 | 2.900,00 | 6.841,77 | 8.286,96 |
Paraná | 1.799 - 6.156 | 2.896,03 | 1.799,00 | 2.236,00 | 5.082,71 | 6.156,34 |
Bahia | 1.979 - 17.895 | 6.084,52 | 1.979,43 | 4.420,00 | 14.774,29 | 17.895,06 |
Mato Grosso | 2.050 - 5.220 | 2.770,24 | 2.050,00 | 2.500,00 | 4.309,33 | 5.219,59 |
Minas Gerais | 1.705 - 7.330 | 3.808,97 | 1.704,80 | 3.639,00 | 6.051,80 | 7.330,12 |
Rondônia | 1.522 - 11.034 | 4.654,22 | 1.522,00 | 2.244,00 | 9.110,00 | 11.034,31 |
Ceará | 1.565 - 4.201 | 2.088,71 | 1.565,00 | 1.718,00 | 3.468,71 | 4.201,41 |
Rio de Janeiro | 1.659 - 2.754 | 1.910,99 | 1.658,75 | 1.899,00 | 2.274,00 | 2.754,34 |
Rio Grande do Sul | 1.841 - 5.283 | 2.720,29 | 1.841,33 | 2.213,50 | 4.361,67 | 5.282,98 |
Piauí | 1.412 - 3.995 | 2.335,00 | 1.412,00 | 2.537,00 | 3.298,00 | 3.994,64 |
Santa Catarina | 1.844 - 3.270 | 2.139,10 | 1.844,00 | 2.095,50 | 2.700,00 | 3.270,32 |
Mato Grosso do Sul | 3.221 - 6.405 | 4.019,25 | 3.221,00 | 3.831,00 | 5.288,00 | 6.404,98 |
Distrito Federal | 1.412 - 6.476 | 2.813,50 | 1.412,00 | 2.332,50 | 5.346,50 | 6.475,84 |
Goiás | 1.706 - 4.641 | 2.864,93 | 1.706,00 | 2.837,00 | 3.831,23 | 4.640,50 |
Pernambuco | 1.890 - 3.634 | 2.491,67 | 1.890,00 | 2.537,00 | 3.000,00 | 3.633,69 |
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem agropecuária
Instrutores de ensino profissional devem:
Atividades
- dialogar com os outros professores;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- demonstrar tolerância e paciência;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- comprovar certificação das competências;
- demonstrar criatividade;
- limpar os equipamentos;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- participar de campanhas educativas;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- promover intercâmbios institucionais;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- dialogar com os alunos;
- programar a utilização de material didático-pedagógico;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- analisar as avaliações;
- organizar exposições de produtos;
- tomar parte na elaboração do calendário escolar;
- simular situações atuais de trabalho;
- revisar material pedagógico;
- orientar os alunos;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- preencher diários de classe ou similares;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- demonstrar capacidade de organização;
- criar situações operacionais de atividades;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- elaborar os planos de aula;
- programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
- auto avaliar-se;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- sistematizar as normas técnicas;
- integrar-se em eventos da área;
- empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- preencher planilhas de custo;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
- projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
- elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- executar a manutenção preventiva;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- preparar material didático;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- ministrar palestras para públicos de fora da escola;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- estimular os alunos na busca de conhecimento;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- selecionar material pedagógico;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- comprovar experiência na área específica;
- desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- registrar controles de estoque;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- propor cronograma de atividades pedagógicas;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- preparar recursos audiovisuais;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- definir metodologias e técnicas de ensino;
- identificar novas fontes para atualização;
- direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- adequar material pedagógico;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- selecionar recursos didáticos;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
- ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
- expressar-se com clareza;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- demonstrar flexibilidade;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- agir eticamente na profissão;
- sistematizar a produção científica da área;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- demonstrar liderança;
- demonstrar perseverança;
- revisar as metodologias e técnicas de ensino;
- conferir a execução da manutenção;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- sistematizar a legislação na sua área;
- negociar projetos e cursos;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- criar situações de trabalho em equipe;
- tomar providências em casos de emergência;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- fixar metas educacionais para a escola;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem agropecuária no mercado de trabalho
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Fabricação de açúcar em bruto
- Formação de condutores
- Cultivo de soja
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Serviços de agronomia e de consultoria às atividades agrícolas e pecuárias
- Cultivo de cana-de-açúcar
- Outras atividades de ensino
- Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
- Educação profissional de nível técnico
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br