Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores do ensino médio
- Professores do ensino médio
Cargos relacionados:
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- Professor de sociologia no ensino médio
- Professor de biologia no ensino médio
- Professor de psicologia no ensino médio
- Professor de geografia no ensino médio
- Professor de artes no ensino médio
- Professor de filosofia no ensino médio
- Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio
Principais locais de trabalho
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio
O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Funções e atividades do Professor de física no ensino médio
Professores do ensino médio devem:
- ensinar;
- comunicar-se;
- avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
- preparar aulas;
- acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
- planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
- participar de atividades institucionais;
- demonstrar competências pessoais;
Atividades
- desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
- expressar-se com clareza;
- levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
- eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
- respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
- encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
- organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
- rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
- atender pais e alunos;
- redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
- preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
- requisitar material pedagógico;
- adequar o planejamento às aulas;
- definir o calendário;
- incentivar a capacidade criadora dos alunos;
- influir na definição dos planos de carreira;
- ler jornais, revistas, periódicos e livros;
- produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
- discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
- desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
- escolher livro didático;
- discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
- desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
- orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
- intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
- escolher material didático e pedagógico;
- comunicar resultados das avaliações dos alunos;
- realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
- sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
- determinar temas e conteúdos da disciplina;
- desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
- atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
- frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
- compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
- propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
- influir na decisão da aquisição de material didático;
- adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
- comentar os resultados das avaliações com os alunos;
- diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
- adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- administrar conflitos;
- discutir questões pedagógicas com os pares;
- transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
- garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
- medir o conhecimento específico;
- manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
- informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
- discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
- atentar para reações dos alunos na sala;
- dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
- modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
- interagir com os alunos;
- zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
- pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
- acompanhar processo de aprendizagem;
- definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
- desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
- estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
- conceber o projeto pedagógico da escola;
- selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
- solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
- subsidiar os alunos para autoavaliação;
- estruturar a transmissão do conhecimento;
- informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
- indicar compra de material didático e pedagógico;
- preparar-se para concursos docentes;
- desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
- demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
- concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
- zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
- atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
- solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
- analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
- solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
- refletir continuamente sobre a própria prática docente;
- indicar os avanços da aprendizagem;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
- definir objetivos para a área de conhecimento;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
- sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
- desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
- selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
- estabelecer empatia com os alunos;
- relacionar-se com a comunidade escolar;
- informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
- manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
- reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
- dialogar com os alunos;
- estimular a continuidade da escolaridade;
- coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
- tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
- solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
- selecionar textos e bibliografia da aula;
- informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
- reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
- apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
- diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
- integrar grupos de estudos interdisciplinares;
- frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
- instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
- solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
- informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
- transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
- corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
- solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
- levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
- contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
- estimular a participação do aluno nas atividades;
- intervir na definição dos orçamentos da escola;
- manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
- tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
- tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
- examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
- avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
- assumir cargos de coordenação, representação, direção;
- ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
Setores que mais contratam Professor de física no ensino médio no mercado de trabalho
- Ensino fundamental
- Ensino médio
- Educação infantil - pré-escola
- Educação infantil - creche
- Cursos preparatórios para concursos
- Outras atividades de ensino
- Atividades de condicionamento físico
- Ensino de idiomas
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Educação profissional de nível técnico
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Holdings de instituições não-financeiras