Salário para o cargo de Professor de geografia do ensino fundamental
CBO 2313-20 > Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

Professor de geografia do ensino fundamental - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Promovem a educação dos (as) alunos (as) por intermédio dos seguintes componentes curriculares: língua portuguesa, matemática, ciências naturais, geografia, história, educação artística, educação física e línguas estrangeiras modernas, de 5ª a 8ª série do ensino fundamental. Planejam cursos, aulas e atividades escolares, avaliam processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, registram práticas escolares de caráter pedagógico, desenvolvem atividades de estudo, participam das atividades educacionais e comunitárias da escola. Para o desenvolvimento das atividades é mobilizado um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de geografia do ensino fundamental

Um Professor de geografia do ensino fundamental trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.887,97 e R$ 8.817,17, com a média salarial de R$ 3.693,38 e o salário mediana em R$ 2.647,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de geografia do ensino fundamental

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.693,38 44.320,57 923,35 30,37
1º Quartil 1.887,97 22.655,69 471,99 15,53
Salário Mediana 2.647,00 31.764,00 661,75 21,77
3º Quartil 6.724,35 80.692,19 1.681,09 55,30
Teto Salarial 8.817,17 105.806,01 2.204,29 72,51


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.748 - 14.068 5.224,87 1.748,37 3.571,00 11.614,24 14.067,52
Rio de Janeiro - RJ 1.582 - 8.618 3.567,69 1.582,42 2.498,00 7.114,77 8.617,62
Brasília - DF 1.668 - 9.360 3.715,50 1.667,62 2.675,50 7.727,76 9.360,10
Belo Horizonte - MG 1.575 - 8.848 3.234,55 1.575,17 1.988,00 7.305,31 8.848,41
Goiânia - GO 1.636 - 8.463 3.555,93 1.635,67 2.717,00 6.987,50 8.463,47
Campinas - SP 1.545 - 6.165 2.847,50 1.545,33 2.362,50 5.089,67 6.164,76
São Caetano do Sul - SP 3.446 - 5.203 3.940,04 3.445,60 4.061,00 4.296,00 5.203,44
Manaus - AM 1.457 - 5.818 2.502,34 1.457,40 1.892,00 4.803,20 5.817,78
João Pessoa - PB 1.431 - 9.405 4.259,96 1.430,64 4.000,00 7.765,00 9.405,20
Campo Grande - MS 1.463 - 7.686 3.067,81 1.462,80 2.163,00 6.345,60 7.685,98
Aracaju - SE 1.500 - 5.399 2.671,61 1.499,60 2.486,63 4.457,20 5.398,69
Fortaleza - CE 1.488 - 28.911 6.604,79 1.487,50 2.200,00 23.869,00 28.910,85
Santo André - SP 1.882 - 13.411 5.444,74 1.882,00 3.202,00 11.072,50 13.411,34
Florianópolis - SC 1.483 - 5.308 2.536,13 1.483,25 2.311,55 4.382,08 5.307,70
Guarulhos - SP 1.665 - 5.052 2.757,09 1.665,25 2.738,50 4.170,65 5.051,62
Salvador - BA 1.551 - 9.363 3.480,01 1.550,96 2.599,20 7.730,50 9.363,41
Curitiba - PR 1.485 - 6.443 3.025,11 1.485,25 2.504,50 5.319,00 6.442,53
Natal - RN 1.969 - 28.954 7.657,74 1.969,38 2.994,00 23.904,75 28.954,15
Recife - PE 1.864 - 17.955 7.503,53 1.864,00 8.042,00 14.823,67 17.954,87
Campos dos Goytacazes - RJ 1.431 - 5.032 2.507,92 1.430,67 2.099,00 4.154,33 5.031,85


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.716 - 10.376 4.233,07 1.715,74 3.275,50 8.566,12 10.375,54
Rio de Janeiro 1.518 - 8.986 3.492,52 1.518,10 2.300,50 7.418,49 8.985,50
Minas Gerais 1.581 - 7.026 2.968,36 1.580,71 2.167,00 5.800,52 7.025,76
Santa Catarina 1.617 - 7.531 3.350,34 1.616,69 2.482,00 6.217,27 7.530,54
Distrito Federal 1.668 - 9.360 3.715,50 1.667,62 2.675,50 7.727,76 9.360,10
Rio Grande do Sul 1.550 - 7.149 3.100,71 1.549,76 2.452,50 5.902,24 7.148,97
Goiás 1.557 - 6.936 3.002,18 1.557,07 2.476,00 5.726,64 6.936,28
Paraná 1.550 - 6.600 3.030,22 1.549,62 2.434,00 5.448,92 6.599,90
Bahia 1.500 - 5.804 2.666,20 1.499,83 2.091,00 4.791,67 5.803,81
Ceará 1.460 - 14.659 4.404,07 1.460,30 2.200,00 12.102,40 14.658,79
Mato Grosso do Sul 1.515 - 6.816 2.977,61 1.515,00 2.297,00 5.627,00 6.815,59
Pará 1.770 - 18.737 5.635,29 1.769,69 2.946,00 15.469,33 18.736,92
Rio Grande do Norte 1.608 - 18.871 5.464,05 1.608,38 2.994,00 15.580,38 18.871,42
Pernambuco 1.729 - 14.987 5.889,46 1.729,29 4.740,00 12.373,43 14.987,07
Maranhão 1.415 - 4.249 2.202,81 1.415,00 2.061,00 3.507,67 4.248,59
Sergipe 1.489 - 5.622 2.606,51 1.488,50 2.043,00 4.641,50 5.621,92
Paraíba 1.438 - 9.080 3.864,89 1.438,03 3.493,00 7.496,67 9.080,19
Amazonas 1.465 - 5.554 2.464,74 1.464,50 1.771,00 4.585,83 5.554,50
Tocantins 1.641 - 6.958 3.091,81 1.641,40 2.058,00 5.744,80 6.958,27
Espírito Santo 1.745 - 7.435 3.314,05 1.745,40 2.425,00 6.138,20 7.434,77
Piauí 1.412 - 4.256 2.296,33 1.412,00 2.147,00 3.514,00 4.256,26
Rondônia 1.582 - 7.334 3.313,21 1.582,00 2.838,50 6.054,67 7.333,59
Mato Grosso 1.433 - 8.401 3.207,98 1.432,67 1.916,00 6.935,67 8.400,69
Acre 1.856 - 5.224 2.968,00 1.856,00 2.730,00 4.313,00 5.224,03
Amapá 1.412 - 5.329 2.364,70 1.412,00 1.905,50 4.400,00 5.329,41
Roraima 2.160 - 3.221 2.376,88 2.160,00 2.354,00 2.659,00 3.220,66
Alagoas 1.412 - 8.570 2.978,17 1.412,00 1.867,00 7.075,20 8.569,69


Principais locais de trabalho

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

O exercício desse cargo requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.


Funções e atividades do Professor de geografia do ensino fundamental

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados;
  • registrar práticas escolares de caráter pedagógico;
  • estudar;
  • promover a educação dos alunos;
  • comunicar-se;
  • planejar cursos, aulas e atividades escolares;
  • participar das atividades educacionais e comunitárias da escola;

  • Atividades

    • demonstrar solidariedade;
    • selecionar os conteúdos;
    • elencar temas para projetos pedagógicos;
    • dialogar com a direção e coordenações da escola;
    • trabalhar em equipe;
    • participar das assembleias escolares;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea;
    • desenvolver temas transversais por intermédio de diferentes atividades;
    • agir eticamente;
    • expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem;
    • demonstrar capacidade de intervir na realidade;
    • promover palestras e outras atividades sobre valores éticos;
    • contextualizar os conhecimentos;
    • prever recursos materiais e didáticos;
    • analisar o plano de gestão da escola;
    • respeitar a heterogeneidade dos alunos;
    • respeitar os limites dos alunos;
    • diagnosticar o nível pedagógico dos alunos;
    • escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais;
    • registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas;
    • identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem;
    • adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem;
    • assumir funções administrativo-pedagógicas;
    • demonstrar capacidade de diálogo;
    • criar situações múltiplas de aprendizagem;
    • participar da gestão escolar nos colegiados;
    • debater projetos interdisciplinares com os alunos;
    • falar segundo as normas ortográficas e gramaticais;
    • corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos;
    • acompanhar as mudanças na área da educação;
    • orientar a autoavaliação dos alunos;
    • demonstrar criatividade e iniciativa;
    • registrar atividades culturais e pedagógicas;
    • sistematizar o conhecimento;
    • selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos;
    • organizar atividades comunitárias;
    • construir relações de confiança com os alunos;
    • propor regras comuns para comunidade escolar;
    • orientar os alunos quanto à utilização dos recursos didáticos e ambientes de aprendizagem;
    • revelar interesses multidisciplinares;
    • colocar-se disponível para os alunos;
    • conviver com as ideias ou posições contrárias;
    • comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos;
    • avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares;
    • encaminhar alunos para serviço de orientação escolar;
    • elaborar o projeto pedagógico;
    • frequentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais;
    • avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série;
    • aprender novas tecnologias;
    • trocar experiências com os professores através de reuniões;
    • observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar;
    • contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos;
    • demonstrar liderança;
    • decodificar diferentes códigos e linguagens;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania;
    • ministrar aulas;
    • demonstrar pontualidade e assiduidade;
    • consultar bibliotecas;
    • socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação;
    • estimular a troca de conhecimento;
    • consultar legislação;
    • realizar reuniões com os pais para orientação;
    • registrar avaliações e resultados;
    • sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos;
    • avaliar a frequência dos alunos;
    • adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem;
    • definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente;
    • definir processos e critérios de avaliação;
    • solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor;
    • preencher diário de classe;
    • propor estudos interdisciplinares;
    • propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem;
    • propor opções para o horário de trabalho;
    • esclarecer os critérios de avaliação para os alunos;
    • comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos;
    • empregar recursos e procedimentos didáticos;
    • incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários;
    • desenvolver atividades de estímulo à ampliação do conhecimento;
    • organizar a bibliografia;
    • propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe;
    • preencher formulários com notas e faltas;
    • orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo;
    • possibilitar a apropriação de conhecimentos;
    • registrar as atividades de horas-de trabalho docente extraclasse;
    • propor atividades culturais;
    • levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos;
    • estabelecer as metodologias de ensino;
    • propor calendário de avaliação escrita;
    • propor critérios para a composição das classes;
    • elaborar os instrumentos de avaliação;
    • desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes;
    • discutir projetos interdisciplinares com colegas;
    • orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente;
    • registrar atividades extracurriculares;
    • avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar;
    • prever participação em eventos culturais e científicos;
    • analisar a autoavaliação dos alunos;
    • determinar os objetivos do curso e da disciplina;
    • promover jogos e atividades de caráter cooperativo;
    • expressar-se com clareza;
    • demonstrar controle emocional;
    • participar da elaboração do plano de gestão da escola;
    • sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola;
    • contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos;
    • analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações;
    • listar material escolar básico;
    • elaborar cronogramas das atividades da disciplina;
    • ler literatura específica da área de conhecimento;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos;


    Setores que mais contratam Professor de geografia do ensino fundamental no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino médio
    • Administração pública em geral
    • Educação infantil - creche
    • Outras atividades de ensino
    • Educação profissional de nível técnico
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Educador social de rua
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Educador social de rua