Salário para o cargo de Operador de locomotiva
CBO 7826-10 > Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Operador de locomotiva - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Conduzem e manobram trens, bondes e metrôs - monitorando equipamentos de bordo e movimentando o veículo na modalidade manual, semi-automática e automática - e operam teleféricos para transportar passageiros e cargas, adequando a condução ao tipo de veículo. Realizam inspeções e vistorias nos veículos e tomam providências para corrigir falhas detectadas nos equipamentos. Seguem procedimentos de segurança, obedecendo sinalização de via, acatando instruções enviadas por rádio e acionando freio de emergência em situação de risco. No desempenho das atividades utilizam-se de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Operador de locomotiva

Um Operador de locomotiva trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.441,32 e R$ 3.891,54, com a média salarial de R$ 1.974,00 e o salário mediana em R$ 1.696,42 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de locomotiva

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.974,00 23.688,04 493,50 9,49
1º Quartil 1.441,32 17.295,83 360,33 6,93
Salário Mediana 1.696,42 20.357,04 424,11 8,15
3º Quartil 2.967,85 35.614,25 741,96 14,26
Teto Salarial 3.891,54 46.698,48 972,88 18,70


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
    • Trabalhadores de funções transversais
      • Condutores de veículos e operadores de equipamentos de elevação e de movimentação de cargas
        • Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.579 - 2.376 1.730,13 1.578,98 1.696,42 1.961,28 2.375,56
São Luís - MA 1.582 - 4.711 2.335,47 1.581,67 1.721,46 3.889,65 4.711,26
Vitoria - ES 2.691 - 4.777 3.302,32 2.691,12 3.227,30 3.943,61 4.776,62
Belo Horizonte - MG 1.261 - 2.801 1.607,48 1.261,45 1.419,08 2.312,69 2.801,20
Curitiba - PR 1.296 - 2.506 1.641,49 1.295,74 1.603,76 2.069,11 2.506,17
Juiz de Fora - MG 1.687 - 3.055 2.019,32 1.687,42 1.960,10 2.521,82 3.054,51
Rondonópolis - MT 1.529 - 2.108 1.654,74 1.528,77 1.696,42 1.740,16 2.107,74
Rio de Janeiro - RJ 1.812 - 4.962 2.583,54 1.812,33 2.079,00 4.096,28 4.961,54
Paulínia - SP 1.265 - 1.976 1.417,12 1.265,19 1.398,15 1.631,69 1.976,35
Serra - ES 1.940 - 4.350 2.487,23 1.939,76 1.939,76 3.591,06 4.349,60
Leopoldo de Bulhoes - GO 1.398 - 2.431 1.551,45 1.398,15 1.440,09 2.007,25 2.431,24
Santos - SP 1.951 - 3.446 2.185,31 1.950,51 2.001,07 2.844,76 3.445,65
Fortaleza - CE 1.488 - 2.200 1.638,72 1.487,94 1.627,35 1.816,03 2.199,63
Araraquara - SP 1.538 - 2.055 1.667,62 1.538,00 1.696,42 1.696,42 2.054,75
Canoas - RS 1.427 - 1.880 1.476,96 1.427,23 1.464,12 1.552,38 1.880,29
Uberaba - MG 2.228 - 2.920 2.328,49 2.227,75 2.340,70 2.410,92 2.920,18
Mafra - SC 1.140 - 1.943 1.446,68 1.140,00 1.462,55 1.603,75 1.942,51
São Gonçalo do Amarante - CE 1.371 - 2.000 1.584,90 1.370,68 1.611,88 1.651,53 2.000,38
Bauru - SP 1.463 - 1.863 1.508,49 1.462,55 1.519,50 1.538,00 1.862,87
Ipatinga - MG 1.338 - 2.354 1.536,82 1.337,75 1.435,60 1.943,60 2.354,15


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.476 - 2.531 1.729,88 1.476,27 1.696,42 2.089,95 2.531,41
Minas Gerais 1.347 - 3.026 1.863,46 1.346,56 1.763,34 2.498,07 3.025,74
Espírito Santo 2.137 - 4.716 3.093,00 2.136,62 3.172,68 3.893,75 4.716,23
Maranhão 1.582 - 4.711 2.335,47 1.581,67 1.721,46 3.889,65 4.711,26
Paraná 1.296 - 2.506 1.641,49 1.295,74 1.603,76 2.069,11 2.506,17
Rio de Janeiro 1.684 - 4.856 2.429,24 1.684,44 2.038,51 4.009,50 4.856,43
Mato Grosso 1.529 - 2.108 1.654,74 1.528,77 1.696,42 1.740,16 2.107,74
Ceará 1.486 - 2.149 1.633,44 1.486,18 1.627,35 1.774,19 2.148,95
Goiás 1.398 - 2.431 1.551,45 1.398,15 1.440,09 2.007,25 2.431,24
Rio Grande do Sul 1.427 - 2.198 1.566,59 1.427,23 1.501,00 1.814,59 2.197,88
Santa Catarina 1.275 - 3.139 1.701,04 1.274,65 1.526,37 2.591,29 3.138,65
Pará 2.726 - 5.458 3.356,40 2.725,80 3.307,44 4.505,80 5.457,56


Principais locais de trabalho

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Para o exercício desse cargo requer-se ensino médio concluído, exceto o motorneiro, para o qual é requerida escolaridade de nível fundamental. Requer-se, para todos, curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula. O maquinista de trem precisa de um treinamento específico para cada perfil de via. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho no caso do operador de trem de metrô, esse desempenho é alcançado com quatro anos de experiência profissional. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de locomotiva

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos devem:

  • inspecionar trem, bonde e metrô;
  • transportar passageiros;
  • comunicar-se com o centro de controle operacional (cco);
  • trabalhar com segurança;
  • atuar em falhas de equipamentos;
  • transportar cargas;
  • vistoriar teleférico;
  • manobrar trem, bonde e metrô;
  • operar teleférico;
  • conduzir trem, bonde e metrô;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • comunicar impedimentos de circulação do veículo;
    • acatar sinalização do painel de bordo;
    • ligar o veículo;
    • verificar controle de falhas;
    • verificar vazamentos de carga;
    • engatar locomotivas e vagões na composição;
    • acoplar e desacoplar mangueiras de ar;
    • aplicar freio de estacionamento e calços;
    • anunciar mensagens;
    • inspecionar equipamentos de bordo;
    • conferir lacre, portas e lonas dos vagões;
    • desengatar locomotivas e vagões da composição;
    • conferir número, quantidade e peso dos vagões;
    • combater incêndios em casos de emergência;
    • uniformizar-se;
    • verificar o comportamento da composição durante a viagem;
    • treinar funcionários;
    • verificar condições de limpeza;
    • solicitar interdição da via;
    • acionar freio de emergência em situação de risco;
    • acatar instruções via rádio;
    • efetuar reboque;
    • preencher relatório de bilhetes e malotes;
    • acompanhar manutenção na pesquisa de falhas;
    • transportar funcionários e equipamentos de manutenção;
    • solicitar manutenção;
    • movimentar o veículo na modalidade manual;
    • vistoriar cadeiras;
    • usar equipamentos de proteção individual (epi);
    • verificar níveis de combustível e areia;
    • preencher livro de bordo;
    • vistoriar contrapeso do teleférico;
    • preencher relatório de quilometragem;
    • demonstrar rapidez de raciocínio;
    • evacuar veículo;
    • informar situação de risco ao longo da via;
    • observar condições de via;
    • manobrar para manutenção;
    • vistoriar circuito fechado de televisão;
    • aperfeiçoar-se;
    • verificar livro de bordo;
    • obedecer sinais de manobra;
    • conduzir usuário na passagem de emergência;
    • inspecionar alavanca;
    • retirar equipamento detector de trem completo (dtc);
    • emitir relatório de ocorrência;
    • demonstrar acuidade visual;
    • operar terminal móvel de comunicação via satélite (mct);
    • estacionar em local predeterminado;
    • auxiliar o maquinista na condução;
    • solicitar equipe de segurança;
    • demonstrar assiduidade;
    • verificar ficha e documentação do trem;
    • liberar o freio;
    • instalar equipamento detector de trem completo (dtc);
    • monitorar carregamento do vagão (lixo, malotes e outros);
    • vistoriar embuchamento;
    • cumprir tempo de percurso;
    • demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo;
    • comunicar ocorrências externas ao sistema;
    • demonstrar responsabilidade;
    • inspecionar sistemas de refrigeração e lubrificação;
    • estacionar para limpeza;
    • manter farol aceso;
    • solucionar pequenas falhas;
    • conferir a formação da composição;
    • acionar teleférico;
    • conduzir veículo para a via principal;
    • comunicar entrada na via;
    • vistoriar sistema de comunicação visual;
    • vistoriar travas das cadeiras;
    • obedecer sinalização de via;
    • preencher relatório de viagem;
    • cumprir licenciamento via satélite;
    • comunicar-se com clareza;
    • conferir documentação da carga;
    • observar perfil de via;
    • atentar para passagem de nível e pedestres;
    • vistoriar freio manual;
    • verificar existência de fita velocimétrica;
    • manobrar para pesagem de vagões;
    • obedecer velocidade máxima autorizada;
    • utilizar equipamentos de proteção ambiental (epa);
    • instalar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
    • operar equipamento de gravação do movimento de passageiros;
    • trabalhar em equipe;
    • vistoriar sistema elétrico do teleférico;
    • testar sistema de comunicação;
    • monitorar embarque e desembarque de passageiros;
    • separar vagões por destino;
    • posicionar vagão para carga e descarga;
    • repor equipamento de segurança;
    • manobrar para testes operacionais;
    • recolher veículo;
    • interromper manobra em caso de perda de contato;
    • zelar pelos equipamentos de trabalho;
    • movimentar o veículo na modalidade automática;
    • concentrar-se nas suas atribuições;
    • detectar falhas de equipamentos;
    • prestar informações ao usuário;
    • conduzir trem em licenciamento emergencial;
    • acionar buzina;
    • vistoriar contra-pino;
    • manobrar para manutenção de via permanente;
    • solicitar prefixo do trem;
    • alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros;
    • cumprir paradas programadas;
    • demonstrar iniciativa;
    • vistoriar conjuntos das torres;
    • informar nome das estações;
    • controlar velocidade do teleférico;
    • vistoriar morsas;
    • comunicar irregularidades ao maquinista;
    • retirar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
    • prestar primeiros-socorros;
    • verificar dispositivos de segurança;
    • solicitar licenciamento para partida;
    • solicitar resgate de passageiros;
    • solicitar reboque;
    • monitorar equipamentos de bordo;
    • adequar a condução ao tipo de veículo;
    • demonstrar autocontrole;
    • desligar o veículo;
    • acionar gerador de energia;
    • inspecionar condições físicas do veículo (janelas, engates, mangueiras e outras);
    • informar ocorrências com o usuário;
    • conferir acondicionamento da carga;
    • distribuir passageiros para balanceamento de peso;
    • operar aparelho de mudança de via (amv);
    • preparar trem para reboque;
    • solicitar desenergização da via;
    • confirmar destino;
    • conferir acomodação dos passageiros;
    • controlar abertura e fechamento das portas;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • demonstrar firmeza nas decisões;
    • manobrar para lavagem;
    • demonstrar percepção;
    • conferir limite de tração;
    • vistoriar cabos de aço;
    • testar sistemas elétrico e pneumático;
    • demonstrar segurança;
    • remover vagões avariados;
    • cumprir tempo de parada;
    • acompanhar circuito fechado de televisão;
    • vistoriar roldanas;
    • cumprir horários;
    • orientar passageiros sobre regras de segurança;
    • testar sistema de portas;
    • informar posicionamento;
    • inspecionar equipamentos de segurança (extintor, janelas, portas e outros);
    • vistoriar fio de curso;
    • comunicar-se com a base de retorno;
    • movimentar o veículo na modalidade semiautomática;
    • monitorar painel de controle;
    • testar freio de reversão e automático;
    • manobrar guindaste para prestar socorro;
    • vistoriar dispositivos de segurança;
    • anunciar energização do veículo;


    Setores que mais contratam Operador de locomotiva no mercado de trabalho

    • Transporte ferroviário de carga
    • Produção de laminados planos de aço ao carbono, revestidos ou não
    • Transporte ferroviário de passageiros municipal e em região metropolitana
    • Construção de edifícios
    • Produção de semi-acabados de aço
    • Serviços de engenharia
    • Comércio varejista de madeira e artefatos
    • Fabricação de móveis com predominância de madeira
    • Transporte ferroviário de passageiros intermunicipal e interestadual
    • Carga e descarga




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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