Salário para o cargo de Operador de locomotiva
CBO 7826-10 > Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Operador de locomotiva - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Conduzem e manobram trens, bondes e metrôs - monitorando equipamentos de bordo e movimentando o veículo na modalidade manual, semi-automática e automática - e operam teleféricos para transportar passageiros e cargas, adequando a condução ao tipo de veículo. Realizam inspeções e vistorias nos veículos e tomam providências para corrigir falhas detectadas nos equipamentos. Seguem procedimentos de segurança, obedecendo sinalização de via, acatando instruções enviadas por rádio e acionando freio de emergência em situação de risco. No desempenho das atividades utilizam-se de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Operador de locomotiva

Um Operador de locomotiva trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.014,43 e R$ 4.041,36, com a média salarial de R$ 2.409,09 e o salário mediana em R$ 2.171,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de locomotiva

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.409,09 28.909,13 602,27 11,63
1º Quartil 2.014,43 24.173,20 503,61 9,72
Salário Mediana 2.171,00 26.052,00 542,75 10,48
3º Quartil 3.082,12 36.985,40 770,53 14,88
Teto Salarial 4.041,36 48.496,36 1.010,34 19,51


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
    • Trabalhadores de funções transversais
      • Condutores de veículos e operadores de equipamentos de elevação e de movimentação de cargas
        • Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.993 - 2.979 2.142,11 1.992,97 2.088,00 2.459,07 2.978,50
Paulínia - SP 1.913 - 3.157 2.260,54 1.912,68 2.265,00 2.606,39 3.156,94
Belo Horizonte - MG 1.746 - 3.817 2.355,51 1.745,58 2.265,00 3.151,74 3.817,48
Vitoria - ES 2.053 - 5.041 2.714,22 2.053,00 2.053,00 4.161,56 5.040,61
São Luís - MA 1.695 - 4.641 2.736,45 1.694,87 2.282,50 3.831,67 4.641,03
Juiz de Fora - MG 2.241 - 3.520 2.459,07 2.240,63 2.340,00 2.906,13 3.519,99
Canoas - RS 1.880 - 3.404 2.326,99 1.880,09 2.301,50 2.810,43 3.404,08
Curitiba - PR 2.004 - 3.392 2.278,02 2.004,33 2.088,00 2.800,17 3.391,65
Rio de Janeiro - RJ 2.251 - 7.868 3.901,38 2.251,09 3.245,00 6.496,28 7.868,48
Serra - ES 2.162 - 4.680 2.659,68 2.162,25 2.235,00 3.864,00 4.680,19
Araraquara - SP 2.017 - 2.536 2.059,78 2.017,00 2.094,00 2.094,00 2.536,32
Rondonópolis - MT 2.026 - 2.766 2.125,33 2.025,75 2.094,00 2.284,00 2.766,45
Ipatinga - MG 1.975 - 4.138 2.560,70 1.975,33 2.477,00 3.416,33 4.137,97
Anápolis - GO 1.936 - 2.536 2.065,27 1.936,00 2.094,00 2.094,00 2.536,32
Alagoinhas - BA 2.205 - 4.013 2.602,90 2.205,00 2.478,00 3.313,50 4.013,41
Uberaba - MG 2.868 - 3.543 2.880,78 2.868,00 2.868,00 2.925,50 3.543,45
Campo Grande - MS 1.871 - 2.688 2.100,63 1.870,50 2.156,50 2.219,00 2.687,72
Mafra - SC 2.048 - 3.567 2.276,14 2.048,00 2.213,00 2.945,00 3.567,07
Santos - SP 2.588 - 3.792 2.769,00 2.588,00 2.588,00 3.131,00 3.792,36
Salgueiro - PE 1.551 - 2.483 1.933,17 1.551,00 2.050,00 2.050,00 2.483,02


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.964 - 3.079 2.177,86 1.963,67 2.094,00 2.541,86 3.078,78
Minas Gerais 1.936 - 3.747 2.446,08 1.935,83 2.300,00 3.093,74 3.747,23
Espírito Santo 2.042 - 4.978 2.725,39 2.042,45 2.235,00 4.109,59 4.977,66
Rio Grande do Sul 1.915 - 3.823 2.408,18 1.914,87 2.213,00 3.155,97 3.822,60
Maranhão 1.695 - 4.641 2.736,45 1.694,87 2.282,50 3.831,67 4.641,03
Rio de Janeiro 2.217 - 7.868 3.785,39 2.217,09 2.684,50 6.496,28 7.868,48
Paraná 2.004 - 3.392 2.278,02 2.004,33 2.088,00 2.800,17 3.391,65
Mato Grosso 2.026 - 2.766 2.125,33 2.025,75 2.094,00 2.284,00 2.766,45
Goiás 2.015 - 2.941 2.161,00 2.015,00 2.094,00 2.428,25 2.941,17
Bahia 2.129 - 3.812 2.527,08 2.129,33 2.293,00 3.147,33 3.812,14
Pará 1.901 - 7.682 3.507,64 1.900,80 3.611,00 6.342,50 7.682,23
Ceará 1.741 - 2.511 1.990,99 1.740,50 2.050,00 2.073,50 2.511,49
Pernambuco 1.700 - 6.653 2.823,13 1.699,50 2.050,00 5.493,00 6.653,29
Mato Grosso do Sul 1.871 - 2.688 2.100,63 1.870,50 2.156,50 2.219,00 2.687,72
Santa Catarina 2.048 - 3.567 2.276,14 2.048,00 2.213,00 2.945,00 3.567,07


Principais locais de trabalho

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Para o exercício desse cargo requer-se ensino médio concluído, exceto o motorneiro, para o qual é requerida escolaridade de nível fundamental. Requer-se, para todos, curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula. O maquinista de trem precisa de um treinamento específico para cada perfil de via. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho no caso do operador de trem de metrô, esse desempenho é alcançado com quatro anos de experiência profissional. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de locomotiva

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos devem:

  • comunicar-se com o centro de controle operacional (cco);
  • demonstrar competências pessoais;
  • manobrar trem, bonde e metrô;
  • atuar em falhas de equipamentos;
  • trabalhar com segurança;
  • transportar cargas;
  • transportar passageiros;
  • conduzir trem, bonde e metrô;
  • inspecionar trem, bonde e metrô;
  • operar teleférico;
  • vistoriar teleférico;

  • Atividades

    • solicitar desenergização da via;
    • conduzir veículo para a via principal;
    • demonstrar percepção;
    • solicitar licenciamento para partida;
    • cumprir tempo de percurso;
    • conferir documentação da carga;
    • vistoriar fio de curso;
    • liberar o freio;
    • vistoriar freio manual;
    • acionar freio de emergência em situação de risco;
    • alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros;
    • comunicar-se com a base de retorno;
    • transportar funcionários e equipamentos de manutenção;
    • combater incêndios em casos de emergência;
    • testar freio de reversão e automático;
    • movimentar o veículo na modalidade semiautomática;
    • obedecer velocidade máxima autorizada;
    • preencher livro de bordo;
    • vistoriar morsas;
    • recolher veículo;
    • movimentar o veículo na modalidade manual;
    • cumprir horários;
    • emitir relatório de ocorrência;
    • adequar a condução ao tipo de veículo;
    • verificar o comportamento da composição durante a viagem;
    • instalar equipamento detector de trem completo (dtc);
    • comunicar ocorrências externas ao sistema;
    • vistoriar contra-pino;
    • obedecer sinais de manobra;
    • manobrar para manutenção de via permanente;
    • conferir lacre, portas e lonas dos vagões;
    • monitorar embarque e desembarque de passageiros;
    • atentar para passagem de nível e pedestres;
    • verificar controle de falhas;
    • conferir número, quantidade e peso dos vagões;
    • zelar pelos equipamentos de trabalho;
    • acionar teleférico;
    • acoplar e desacoplar mangueiras de ar;
    • manobrar guindaste para prestar socorro;
    • instalar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
    • verificar dispositivos de segurança;
    • manobrar para manutenção;
    • comunicar impedimentos de circulação do veículo;
    • conferir acomodação dos passageiros;
    • separar vagões por destino;
    • manobrar para pesagem de vagões;
    • cumprir tempo de parada;
    • desengatar locomotivas e vagões da composição;
    • verificar condições de limpeza;
    • posicionar vagão para carga e descarga;
    • preparar trem para reboque;
    • operar aparelho de mudança de via (amv);
    • inspecionar alavanca;
    • conferir a formação da composição;
    • demonstrar autocontrole;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • vistoriar travas das cadeiras;
    • conduzir usuário na passagem de emergência;
    • acatar instruções via rádio;
    • solicitar equipe de segurança;
    • inspecionar equipamentos de bordo;
    • auxiliar o maquinista na condução;
    • operar equipamento de gravação do movimento de passageiros;
    • conferir acondicionamento da carga;
    • vistoriar cadeiras;
    • demonstrar assiduidade;
    • controlar velocidade do teleférico;
    • demonstrar rapidez de raciocínio;
    • inspecionar equipamentos de segurança (extintor, janelas, portas e outros);
    • aperfeiçoar-se;
    • orientar passageiros sobre regras de segurança;
    • cumprir paradas programadas;
    • solicitar manutenção;
    • demonstrar responsabilidade;
    • vistoriar embuchamento;
    • verificar níveis de combustível e areia;
    • inspecionar condições físicas do veículo (janelas, engates, mangueiras e outras);
    • verificar vazamentos de carga;
    • vistoriar roldanas;
    • verificar existência de fita velocimétrica;
    • monitorar painel de controle;
    • conduzir trem em licenciamento emergencial;
    • acionar gerador de energia;
    • vistoriar contrapeso do teleférico;
    • demonstrar acuidade visual;
    • movimentar o veículo na modalidade automática;
    • acompanhar circuito fechado de televisão;
    • comunicar entrada na via;
    • estacionar para limpeza;
    • desligar o veículo;
    • obedecer sinalização de via;
    • interromper manobra em caso de perda de contato;
    • manter farol aceso;
    • demonstrar firmeza nas decisões;
    • cumprir licenciamento via satélite;
    • comunicar irregularidades ao maquinista;
    • vistoriar circuito fechado de televisão;
    • trabalhar em equipe;
    • acatar sinalização do painel de bordo;
    • solucionar pequenas falhas;
    • verificar ficha e documentação do trem;
    • solicitar resgate de passageiros;
    • monitorar equipamentos de bordo;
    • solicitar interdição da via;
    • uniformizar-se;
    • remover vagões avariados;
    • informar situação de risco ao longo da via;
    • verificar livro de bordo;
    • manobrar para testes operacionais;
    • observar perfil de via;
    • engatar locomotivas e vagões na composição;
    • testar sistema de portas;
    • anunciar mensagens;
    • utilizar equipamentos de proteção ambiental (epa);
    • ligar o veículo;
    • confirmar destino;
    • concentrar-se nas suas atribuições;
    • demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo;
    • usar equipamentos de proteção individual (epi);
    • retirar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
    • informar ocorrências com o usuário;
    • vistoriar cabos de aço;
    • repor equipamento de segurança;
    • conferir limite de tração;
    • vistoriar sistema elétrico do teleférico;
    • monitorar carregamento do vagão (lixo, malotes e outros);
    • preencher relatório de viagem;
    • vistoriar conjuntos das torres;
    • treinar funcionários;
    • retirar equipamento detector de trem completo (dtc);
    • solicitar prefixo do trem;
    • solicitar reboque;
    • testar sistema de comunicação;
    • vistoriar sistema de comunicação visual;
    • preencher relatório de bilhetes e malotes;
    • inspecionar sistemas de refrigeração e lubrificação;
    • aplicar freio de estacionamento e calços;
    • preencher relatório de quilometragem;
    • operar terminal móvel de comunicação via satélite (mct);
    • informar nome das estações;
    • controlar abertura e fechamento das portas;
    • evacuar veículo;
    • demonstrar segurança;
    • estacionar em local predeterminado;
    • detectar falhas de equipamentos;
    • testar sistemas elétrico e pneumático;
    • demonstrar iniciativa;
    • distribuir passageiros para balanceamento de peso;
    • acompanhar manutenção na pesquisa de falhas;
    • prestar informações ao usuário;
    • informar posicionamento;
    • acionar buzina;
    • manobrar para lavagem;
    • vistoriar dispositivos de segurança;
    • anunciar energização do veículo;
    • efetuar reboque;
    • comunicar-se com clareza;
    • prestar primeiros-socorros;
    • observar condições de via;


    Setores que mais contratam Operador de locomotiva no mercado de trabalho

    • Transporte ferroviário de carga
    • Produção de laminados planos de aço ao carbono, revestidos ou não
    • Transporte ferroviário de passageiros municipal e em região metropolitana
    • Construção de edifícios
    • Manutenção e reparação de veículos ferroviários
    • Aluguel de máquinas e equipamentos para construção sem operador, exceto andaimes
    • Parques de diversão e parques temáticos
    • Extração de minério de alumínio
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Agências de viagens




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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