Salário para o cargo de Gerente de produtos
CBO 1423-15 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Gerente de produtos - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Gerente de produtos

Um Gerente de produtos trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.306,33 e R$ 27.683,63, com a média salarial de R$ 10.225,57 e o salário mediana em R$ 7.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de produtos

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 10.225,57 122.706,81 2.556,39 47,89
1º Quartil 3.306,33 39.675,91 826,58 15,48
Salário Mediana 7.000,00 84.000,00 1.750,00 32,78
3º Quartil 21.112,72 253.352,63 5.278,18 98,87
Teto Salarial 27.683,63 332.203,57 6.920,91 129,65


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 4.738 - 35.887 15.685,15 4.738,45 14.000,00 29.628,80 35.887,29
Rio de Janeiro - RJ 2.631 - 29.992 11.763,48 2.630,68 9.451,00 24.761,45 29.991,81
Belo Horizonte - MG 2.250 - 19.849 7.703,54 2.250,12 5.659,00 16.387,18 19.848,65
Fortaleza - CE 1.591 - 9.699 3.767,50 1.590,60 2.599,00 8.007,86 9.699,36
Curitiba - PR 2.645 - 22.179 8.623,19 2.644,72 6.464,00 18.310,84 22.178,64
Barueri - SP 4.555 - 35.633 15.339,15 4.555,16 13.545,50 29.419,11 35.633,31
Campinas - SP 2.670 - 32.455 12.251,98 2.670,42 9.500,00 26.795,18 32.455,13
Recife - PE 1.664 - 13.608 5.090,61 1.663,77 3.616,00 11.234,47 13.607,52
Porto Alegre - RS 2.274 - 23.449 8.713,09 2.273,70 6.652,00 19.360,06 23.449,48
Brasília - DF 1.894 - 16.452 5.980,50 1.893,52 3.950,00 13.582,58 16.451,63
Goiânia - GO 1.923 - 16.692 6.087,14 1.923,16 4.236,00 13.781,00 16.691,97
Florianópolis - SC 2.682 - 23.955 9.003,27 2.681,91 6.546,00 19.777,81 23.955,48
Salvador - BA 1.946 - 26.472 8.492,02 1.946,30 4.553,00 21.855,16 26.471,63
Osasco - SP 4.437 - 44.185 18.447,31 4.436,92 15.563,81 36.479,08 44.184,55
Guarulhos - SP 2.298 - 27.659 10.098,44 2.297,74 7.000,00 22.835,15 27.658,62
Joinville - SC 2.693 - 24.121 9.029,60 2.693,34 6.785,00 19.914,42 24.120,94
João Pessoa - PB 1.576 - 6.846 3.085,97 1.576,16 2.500,00 5.652,34 6.846,29
Londrina - PR 2.072 - 20.380 6.497,53 2.072,28 3.500,00 16.825,74 20.379,84
Maringá - PR 2.199 - 12.156 5.145,58 2.199,08 4.176,00 10.036,35 12.156,32
São Luís - MA 1.582 - 7.295 3.028,95 1.582,37 2.129,00 6.022,44 7.294,56


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 3.350 - 34.097 14.043,11 3.350,15 12.000,00 28.150,50 34.096,73
Minas Gerais 1.740 - 17.577 6.259,11 1.740,18 4.000,00 14.511,55 17.576,82
Paraná 2.077 - 19.404 6.914,93 2.077,48 4.402,00 16.019,96 19.403,85
Rio de Janeiro 2.144 - 27.655 10.184,55 2.143,79 7.786,00 22.832,06 27.654,88
Santa Catarina 1.996 - 17.266 6.373,93 1.995,80 4.334,50 14.255,16 17.266,28
Ceará 1.539 - 12.314 4.227,95 1.538,82 2.500,00 10.166,55 12.314,03
Rio Grande do Sul 2.013 - 18.665 6.753,31 2.013,26 4.490,50 15.410,08 18.665,15
Pernambuco 1.541 - 12.051 4.318,84 1.541,31 2.640,00 9.949,09 12.050,63
Goiás 1.753 - 16.271 5.885,61 1.752,92 4.000,00 13.433,75 16.271,36
Bahia 1.581 - 18.382 5.893,11 1.580,83 3.168,00 15.176,33 18.382,02
Distrito Federal 1.894 - 16.452 5.980,50 1.893,52 3.950,00 13.582,58 16.451,63
Paraíba 1.488 - 6.982 2.972,36 1.487,87 2.220,00 5.764,30 6.981,89
Espírito Santo 1.923 - 14.381 5.510,13 1.922,58 3.700,00 11.873,05 14.381,00
Mato Grosso 1.716 - 18.543 6.223,38 1.716,02 3.960,00 15.308,96 18.542,67
Rio Grande do Norte 1.503 - 7.123 3.075,93 1.502,85 2.437,00 5.881,05 7.123,30
Maranhão 1.502 - 6.588 2.847,03 1.501,82 2.022,00 5.439,39 6.588,36
Pará 1.517 - 7.252 3.095,98 1.517,37 2.350,00 5.986,97 7.251,60
Piauí 1.431 - 11.234 3.785,03 1.430,69 2.184,00 9.274,49 11.233,54
Mato Grosso do Sul 1.800 - 11.526 4.583,62 1.799,63 3.503,00 9.515,68 11.525,68
Alagoas 1.670 - 9.040 3.637,15 1.670,19 2.800,00 7.463,43 9.039,93
Sergipe 1.468 - 7.227 3.075,35 1.468,05 2.500,00 5.966,75 7.227,11
Amazonas 1.824 - 11.166 4.514,62 1.823,80 3.060,00 9.219,05 11.166,39
Rondônia 1.467 - 6.051 2.630,60 1.467,00 2.000,00 4.996,14 6.051,48
Tocantins 1.449 - 7.075 2.967,76 1.449,20 2.500,00 5.841,20 7.075,04
Amapá 1.512 - 5.889 2.666,83 1.511,57 2.315,00 4.862,29 5.889,35
Roraima 1.790 - 9.692 3.587,39 1.789,50 2.575,00 8.002,00 9.692,26
Acre 1.652 - 11.062 3.948,00 1.651,75 2.200,00 9.132,75 11.061,86


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de produtos

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • gerenciar recursos humanos;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;

  • Atividades

    • gerenciar equipes;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • analisar demanda reclamatória;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • elaborar orçamentos;
    • entrevistar candidatos;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • trabalhar em equipe;
    • realizar escuta ativa;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • negociar com partes interessadas;
    • checar informações para divulgação;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • pesquisar mercado;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • revisar planos;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • contratar serviços de terceiros;
    • formular plano de incentivos;
    • elaborar relatórios;
    • realizar campanhas de vendas;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • planejar campanhas de vendas;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • administrar orçamentos;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • monitorar mídias;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • analisar impacto normativo;
    • estabelecer diálogo;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • demonstrar flexibilidade;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • liderar pessoas;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • negociar com clientes;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • demonstrar criatividade;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • mediar conflitos;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • otimizar custos e recursos;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • dimensionar equipe;
    • tomar decisões;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • analisar demanda do cliente;
    • gerenciar remanejamentos;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • agir com empatia;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • saber ouvir;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • analisar cenários;
    • analisar tendências do mercado;
    • cobrar resultados da equipe;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • gerir lucratividade;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • pensar estrategicamente;
    • mapear processo de decisão;
    • avaliar desempenho;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • representar empresa publicamente;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • estabelecer política comercial;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • captar recursos;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • autorizar pagamentos;
    • identificar necessidade de recursos;
    • monitorar contratos;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • analisar contexto;
    • administrar conflitos entre partes;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • definir perfis profissionais;
    • examinar currículos;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • delegar atribuições;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • cobrar ações;
    • demonstrar visão sistêmica;


    Setores que mais contratam Gerente de produtos no mercado de trabalho

    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Agências de publicidade
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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