Salário para o cargo de Gerente de produtos bancários
CBO 1417-05 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Gerente de produtos bancários - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Quanto ganha um Gerente de produtos bancários

Um Gerente de produtos bancários trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.597,78 e R$ 27.238,12, com a média salarial de R$ 10.148,60 e o salário mediana em R$ 7.741,94 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de produtos bancários

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 10.148,60 121.783,25 2.537,15 49,96
1º Quartil 3.597,78 43.173,34 899,44 17,71
Salário Mediana 7.741,94 92.903,28 1.935,49 38,11
3º Quartil 20.772,95 249.275,41 5.193,24 102,26
Teto Salarial 27.238,12 326.857,40 6.809,53 134,08


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 5.151 - 30.657 13.374,27 5.150,98 10.981,05 25.310,29 30.656,59
Belo Horizonte - MG 3.602 - 20.208 9.015,16 3.601,62 8.507,84 16.683,76 20.207,87
São Caetano do Sul - SP 12.562 - 26.811 16.080,65 12.561,73 15.000,00 22.135,73 26.811,46
Campinas - SP 4.409 - 11.048 6.577,68 4.408,52 6.774,20 9.121,42 11.048,13
Rio de Janeiro - RJ 4.358 - 23.373 10.709,14 4.357,97 8.258,07 19.296,66 23.372,69
Goiânia - GO 4.597 - 11.466 6.575,21 4.596,84 5.502,92 9.466,58 11.466,20
Cuiabá - MT 2.852 - 7.442 4.103,79 2.852,19 3.500,00 6.144,50 7.442,40
Barueri - SP 5.520 - 27.296 11.785,17 5.520,18 9.677,42 22.535,89 27.296,15
Ribeirão Preto - SP 4.057 - 23.460 9.830,06 4.056,86 7.419,36 19.368,55 23.459,77
Osasco - SP 3.684 - 35.756 11.457,89 3.683,67 6.246,46 29.520,58 35.756,21
Porto Alegre - RS 3.871 - 14.396 8.454,84 3.871,23 9.032,00 11.885,12 14.395,62
Brasília - DF 4.258 - 18.232 8.517,22 4.258,10 7.352,01 15.052,21 18.231,68
Recife - PE 2.496 - 18.284 8.270,52 2.495,68 8.064,47 15.095,67 18.284,32
Piracicaba - SP 5.604 - 13.234 7.538,62 5.604,10 6.774,20 10.926,27 13.234,22
Rondonópolis - MT 1.690 - 2.880 2.076,45 1.690,48 2.171,43 2.377,47 2.879,66
Campo Grande - MS 3.005 - 9.377 5.158,16 3.004,76 4.690,12 7.741,89 9.377,21
Sinop - MT 3.433 - 7.912 4.799,73 3.433,33 4.500,00 6.532,26 7.912,07
Guarulhos - SP 3.621 - 10.354 5.801,94 3.620,56 6.129,04 8.548,60 10.354,32
Presidente Prudente - SP 2.671 - 13.955 5.646,73 2.671,14 4.824,48 11.521,69 13.955,41
Cacoal - RO 3.500 - 5.632 3.787,50 3.500,00 3.500,00 4.650,00 5.632,22


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 4.543 - 28.751 12.274,24 4.543,02 10.164,22 23.736,75 28.750,67
Minas Gerais 3.462 - 15.541 6.732,25 3.462,24 5.137,50 12.830,81 15.541,06
Mato Grosso 2.095 - 7.203 3.777,31 2.095,07 3.500,00 5.946,70 7.202,82
Goiás 4.220 - 11.463 6.338,36 4.219,87 5.476,46 9.463,78 11.462,81
Rio de Janeiro 3.938 - 23.373 10.317,99 3.938,01 8.258,07 19.296,66 23.372,69
Paraná 3.594 - 13.034 6.641,76 3.594,41 6.099,25 10.761,33 13.034,45
Santa Catarina 3.758 - 12.714 6.416,02 3.758,24 5.451,54 10.496,70 12.713,91
Mato Grosso do Sul 2.724 - 8.741 4.558,74 2.724,11 4.000,00 7.216,72 8.741,11
Rio Grande do Sul 3.913 - 13.641 7.439,50 3.913,14 8.666,67 11.261,87 13.640,72
Bahia 4.283 - 11.654 6.089,19 4.282,99 5.217,52 9.621,47 11.653,82
Pernambuco 2.247 - 16.932 7.420,91 2.246,76 6.451,62 13.979,06 16.931,86
Rondônia 2.824 - 8.922 4.179,86 2.823,51 3.500,00 7.366,27 8.922,25
Distrito Federal 4.258 - 18.232 8.517,22 4.258,10 7.352,01 15.052,21 18.231,68
Paraíba 2.602 - 10.386 4.990,91 2.602,40 4.575,52 8.574,49 10.385,68
Ceará 3.324 - 11.435 5.868,36 3.323,72 5.388,86 9.440,72 11.434,88
Pará 4.662 - 14.785 6.874,72 4.661,77 5.382,04 12.206,41 14.784,77
Alagoas 4.550 - 10.609 6.158,71 4.549,77 5.501,72 8.759,07 10.609,24
Rio Grande do Norte 4.664 - 7.814 5.311,99 4.663,68 5.022,81 6.451,62 7.814,40
Tocantins 3.213 - 7.026 4.697,59 3.212,96 4.888,53 5.800,60 7.025,86
Amazonas 3.839 - 19.985 7.859,95 3.838,74 5.195,95 16.500,00 19.985,30
Piauí 2.582 - 6.600 4.183,59 2.581,71 4.037,39 5.448,70 6.599,63
Acre 1.650 - 5.513 2.893,12 1.650,00 2.980,00 4.551,82 5.513,30


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Gerente de produtos bancários

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • implementar processos operacionais;
  • comunicar-se;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;
  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;
  • gerenciar pessoas;
  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;
  • planejar processos de operações bancárias;

  • Atividades

    • determinar perfil de ocupações;
    • especificar condições e fluxos operacionais;
    • solucionar reclamações de clientes;
    • sugerir promoção de pessoal;
    • divulgar normas e procedimentos;
    • revisar plano diretor;
    • definir atribuições para cada cargo;
    • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
    • obter aprovação interna de produtos, serviços e processos;
    • demonstrar poder de decisão;
    • motivar equipes;
    • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
    • demonstrar visão gerencial;
    • demonstrar segurança;
    • participar de comitê de crédito;
    • reconhecer nichos de mercado;
    • comunicar alterações de taxas e tarifas ao bacen e a clientes;
    • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
    • estudar sugestões de clientes;
    • estabelecer prioridades;
    • propor remuneração de pessoal;
    • analisar dossiê de operações de câmbio;
    • programar desenvolvimento de equipes;
    • demonstrar percepção (feeling);
    • participar do comitê operacional e de produtos;
    • consolidar informações gerenciais;
    • administrar conflitos;
    • desenvolver modelos estatísticos de análise de crédito;
    • coordenar equipes;
    • coordenar processo de revisão de crédito;
    • checar aplicação do crédito na finalidade;
    • divulgar objetivos e metas da área;
    • interagir com demais áreas do banco;
    • selecionar pessoas;
    • examinar operações gerenciais;
    • incrementar resultados;
    • fomentar prospecção de clientes;
    • identificar necessidade de cliente;
    • solicitar compra de equipamentos;
    • montar estratégias de exigibilidade e aplicações;
    • remanejar pessoal;
    • controlar orçamento da área;
    • elaborar orçamento da área;
    • reestudar políticas operacionais e de crédito;
    • visitar clientes;
    • prever impactos de normas internas e externas;
    • classificar clientes (rating e score);
    • delegar atribuições;
    • verificar enquadramento de garantias;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • atender auditoria interna e externa;
    • gerir processos de crédito;
    • realizar avaliação cruzada de desempenho;
    • assegurar padrões de atendimento;
    • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
    • analisar mercado e concorrência;
    • contratar serviços terceirizados;
    • demonstrar liderança;
    • recomendar ações de marketing e vendas;
    • ajustar parâmetros operacionais;
    • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
    • demonstrar pensamento estruturado;
    • liberar pagamentos em moeda estrangeira e nacional;
    • estipular políticas por produto;
    • demonstrar persuasão;
    • otimizar fluxo de trabalho;
    • coordenar processos de recuperação de crédito;
    • monitorar recuperação de crédito;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • submeter plano diretor à aprovação superior;
    • dispensar pessoas;
    • definir canais de distribuição (agências, internet, terminais eletrônicos);
    • conferir documentação, na negociação de cartas de crédito;
    • adequar perfil ocupacional à função;
    • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
    • instruir processos de cobrança e recuperação de crédito;
    • demonstrar flexibilidade;
    • respeitar valores da instituição;
    • controlar custos;
    • avaliar riscos inerentes ao produto;
    • conduzir reuniões com equipe;
    • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
    • acompanhar formalização de operações;
    • desenvolver processos de prospecção de clientes;
    • avaliar potencial de pessoal da equipe;
    • submeter contratos de produtos à validação do jurídico;
    • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj);
    • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
    • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
    • reciclar-se profissionalmente;
    • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
    • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
    • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
    • estabelecer objetivos e metas;
    • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
    • executar políticas de manutenção de clientes;
    • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
    • definir estrutura organizacional da área;
    • monitorar qualidade da carteira de crédito;
    • propor alteração de rating ou score para clientes;
    • controlar execução de serviços de terceiros;
    • promover interação da equipe;
    • programar férias da equipe;
    • validar contratos de produtos com compliance;
    • desenvolver processos de análise de informações de crédito;
    • demonstrar raciocínio analítico;
    • mensurar composição dos ativos do banco;
    • conferir autenticidade de informações;
    • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
    • executar consultas de crédito;
    • participar de projetos da instituição;
    • obter conformidade legal de produtos e serviços;
    • divulgar campanhas de vendas;
    • implementar políticas internas e externas;
    • participar das comissões febraban, abecip;
    • estabelecer indicadores de resultados;
    • aprovar taxas e tarifas;


    Setores que mais contratam Gerente de produtos bancários no mercado de trabalho

    • Bancos múltiplos, com carteira comercial
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Cooperativas de crédito mútuo
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
    • Sociedades de crédito, financiamento e investimento - financeiras
    • Distribuidoras de títulos e valores mobiliários
    • Bancos comerciais
    • Cooperativas de crédito rural
    • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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