Salário para o cargo de Vice-presidente de vendas
CBO 1233-05 > Diretores de comercialização e marketing

Vice-presidente de vendas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atuam na definição do planejamento estratégico da empresa, definem e executam plano de marketing e vendas, gerem a qualidade da venda. Participam da definição de políticas de recursos humanos. Comunicam-se primordialmente para disseminar informações ao público de interesse da empresa.

Quanto ganha um Vice-presidente de vendas

Um Vice-presidente de vendas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 8.356,69 e R$ 70.745,14, com a média salarial de R$ 27.356,71 e o salário mediana em R$ 25.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Vice-presidente de vendas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 27.356,71 328.280,52 6.839,18 128,95
1º Quartil 8.356,69 100.280,30 2.089,17 39,39
Salário Mediana 25.000,00 300.000,00 6.250,00 117,85
3º Quartil 53.953,27 647.439,19 13.488,32 254,32
Teto Salarial 70.745,14 848.941,69 17.686,29 333,48


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de Áreas de apoio
        • Diretores de comercialização e marketing

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 13.972 - 81.417 39.609,46 13.971,76 38.000,00 67.218,55 81.417,12
Barueri - SP 6.107 - 68.684 30.813,30 6.107,39 30.317,45 56.705,67 68.683,61
Rio de Janeiro - RJ 5.822 - 81.228 34.065,50 5.821,86 32.911,00 67.062,21 81.227,76
Belo Horizonte - MG 2.383 - 55.328 20.944,08 2.383,35 16.279,29 45.679,20 55.328,02
Campinas - SP 7.336 - 77.736 35.094,89 7.335,50 33.940,00 64.179,19 77.735,76
Curitiba - PR 3.673 - 68.904 29.293,67 3.673,05 33.000,00 56.887,37 68.903,69
Brasília - DF 2.297 - 52.221 17.581,84 2.296,61 10.734,00 43.113,65 52.220,55
Monte Belo - MG 2.423 - 3.466 2.550,98 2.423,00 2.423,21 2.861,17 3.465,54
Fortaleza - CE 1.674 - 47.763 14.378,45 1.673,62 6.200,00 39.433,69 47.763,27
Porto Alegre - RS 4.124 - 63.010 25.884,43 4.123,91 24.744,50 52.021,79 63.010,35
Recife - PE 1.738 - 43.321 12.892,49 1.738,07 6.632,50 35.766,22 43.321,12
Goiânia - GO 2.540 - 41.852 13.482,45 2.540,00 7.438,00 34.553,12 41.851,78
Jundiaí - SP 3.559 - 67.257 26.766,87 3.558,71 26.500,00 55.527,86 67.257,01
Sorocaba - SP 3.790 - 77.494 33.696,40 3.790,43 33.729,50 63.980,00 77.494,50
Guarulhos - SP 3.560 - 53.360 20.587,71 3.560,00 18.000,00 44.054,57 53.360,22
Cuiabá - MT 1.511 - 81.723 21.096,61 1.510,67 8.000,00 67.470,76 81.722,61
Osasco - SP 7.958 - 68.065 31.281,82 7.958,33 31.952,80 56.194,98 68.065,05
Florianópolis - SC 3.626 - 79.518 26.958,20 3.626,00 21.399,00 65.650,83 79.518,26
São Caetano do Sul - SP 8.728 - 78.052 38.004,08 8.728,33 38.000,00 64.440,00 78.051,66
Manaus - AM 1.979 - 32.027 9.956,10 1.978,87 5.000,00 26.442,00 32.027,34


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 7.185 - 77.325 34.981,85 7.184,82 35.000,00 63.840,17 77.325,13
Minas Gerais 1.980 - 45.510 13.437,18 1.980,31 6.000,00 37.573,46 45.510,10
Rio de Janeiro 3.553 - 76.220 29.143,51 3.553,24 25.974,00 62.927,96 76.220,24
Paraná 2.217 - 55.576 18.507,55 2.216,94 10.770,00 45.884,24 55.576,37
Santa Catarina 2.256 - 52.533 16.044,15 2.255,92 7.285,00 43.371,26 52.532,57
Rio Grande do Sul 2.818 - 55.449 18.866,02 2.817,70 12.906,00 45.779,29 55.449,25
Goiás 2.151 - 37.077 10.847,89 2.150,96 4.365,50 30.610,74 37.076,65
Ceará 1.716 - 50.911 14.827,52 1.716,25 6.873,80 42.032,60 50.911,15
Pernambuco 1.750 - 39.079 11.288,93 1.750,04 5.559,50 32.263,72 39.078,79
Mato Grosso 1.437 - 66.805 20.014,99 1.437,19 8.000,00 55.154,91 66.805,28
Distrito Federal 2.297 - 52.221 17.581,84 2.296,61 10.734,00 43.113,65 52.220,55
Bahia 1.932 - 49.168 14.028,84 1.932,43 5.177,50 40.593,14 49.167,62
Espírito Santo 2.029 - 23.884 7.143,33 2.028,60 3.000,00 19.718,41 23.883,53
Pará 2.210 - 33.920 10.958,20 2.210,20 5.100,00 28.004,40 33.919,77
Rio Grande do Norte 1.511 - 12.628 4.510,19 1.511,00 2.750,00 10.426,17 12.628,49
Mato Grosso do Sul 1.795 - 20.337 7.714,95 1.795,33 4.750,00 16.790,67 20.337,36
Amazonas 2.066 - 29.718 9.707,93 2.065,73 4.596,00 24.535,00 29.717,53
Paraíba 1.517 - 9.479 3.920,13 1.517,33 3.099,00 7.826,00 9.479,09
Maranhão 1.776 - 11.850 4.604,05 1.775,79 3.162,00 9.783,80 11.850,43
Alagoas 2.650 - 43.781 13.733,90 2.649,82 8.000,00 36.145,50 43.780,51
Piauí 1.475 - 25.578 6.969,49 1.474,67 3.317,50 21.116,97 25.577,50
Tocantins 1.446 - 30.840 8.363,62 1.445,67 2.838,00 25.461,33 30.839,53
Sergipe 2.514 - 43.201 13.945,85 2.513,67 9.955,00 35.666,67 43.200,54
Rondônia 2.024 - 19.945 7.494,00 2.024,00 7.000,00 16.466,67 19.944,92


Principais locais de trabalho

Diretores de comercialização e marketing xercem funções de direção comercial e de marketing em empresas das mais diversas atividades econômicas, geralmente de médio e grande portes. São assalariados, com carteira assinada, atuam de forma cooperativa, sem supervisão, em ambientes fechados e em período diurno. Podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de comercialização e marketing

Para o exercício desse cargo requer-se ensino superior completo. O exercício pleno das atividades profissionais ocorre entre quatro e cinco anos de experiência na área.


Funções e atividades do Vice-presidente de vendas

Diretores de comercialização e marketing devem:

  • participar na definição de políticas de recursos humanos;
  • gerir qualidade da venda;
  • comunicar-se;
  • definir plano de marketing e vendas;
  • executar plano de marketing e vendas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atuar na definição do planejamento estratégico;

  • Atividades

    • utilizar tecnologia da informação;
    • realizar ações preventivas e corretivas;
    • definir metas e padrões de qualidade;
    • orientar planejamento da produção;
    • trabalhar em equipe;
    • demonstrar respeito a chefes e subordinados;
    • motivar equipe;
    • analisar plano de marketing e vendas;
    • analisar viabilidade econômica;
    • tomar decisões;
    • promover rastreabilidade do produto;
    • administrar conflitos;
    • acompanhar utilização dos recursos humanos, materiais e financeiros;
    • minimizar rupturas de vendas;
    • gerir pós-venda;
    • transformar dados em informação;
    • definir plano de investimento com grupo gestor;
    • contribuir na elaboração de descrição de cargos;
    • zelar pela apresentação pessoal;
    • definir perfil de qualificação do pessoal;
    • aprovar normas e instruções;
    • monitorar índice de satisfação de clientes e fornecedores;
    • redigir relatórios;
    • validar métodos;
    • aprovar contratação de terceiros;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • demonstrar visão de futuro;
    • disseminar plano de marketing;
    • especificar recursos humanos, materiais e financeiros (orçamento);
    • fazer exposições na mídia;
    • dimensionar recursos;
    • avaliar exequibilidade de projetos;
    • dialogar com públicos de interesse da empresa;
    • avaliar resultados (negócios e processos);
    • mostrar otimismo;
    • fazer cumprir política comercial da empresa;
    • prospectar tendências tecnológicas, de produtos e modismos;
    • delegar responsabilidades;
    • mostrar versatilidade;
    • identificar novos fornecedores e prestadores de serviço;
    • desenvolver sistemáticas de monitoração do trabalho;
    • gerenciar salários, promoções, admissões e demissões;
    • promover campanhas internas de conscientização;
    • fomentar pesquisa e desenvolvimento de tendências de mercado consumidor;
    • aproveitar oportunidades;
    • fixar metas de vendas (objetivos e prazos);
    • avaliar desempenho da equipe;
    • manipular tendência de mercado;
    • diagnosticar necessidade de treinamento e desenvolvimento de pessoal;
    • revisar plano de marketing e vendas;
    • focalizar na busca de resultados;
    • verificar cumprimento dos prazos de cobrança;
    • realizar pesquisas (top of mind);
    • implementar planos de marketing e vendas;
    • elaborar plano de contingência;
    • trabalhar com responsabilidade social;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • disseminar informações ao público de interesse da empresa;
    • mostrar coerência;
    • prospectar formadores de opinião;
    • trabalhar com ética;
    • estimular processo de comunicação;
    • implantar novas metodologias de trabalho;
    • gerenciar custos e prazos logísticos;
    • promover treinamento e desenvolvimento da equipe;
    • atuar na definição de linhas de produto;
    • instituir metodologia de trabalho;
    • participar da definição de políticas ambientais, sociais e de segurança e higiene do trabalho;
    • monitorar rentabilidade de produtos e clientes;
    • mostrar criatividade;
    • promover inovação;
    • definir metas de venda com grupo gestor (quantidade e prazo);
    • acompanhar indicadores de venda (volume de vendas, cumprimento de prazos);
    • expor ideias em público;


    Setores que mais contratam Vice-presidente de vendas no mercado de trabalho

    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
    • Consultoria em tecnologia da informação
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Instrutor educacional
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Instrutor educacional