Salário para o cargo de Vendedor de informações comerciais
CBO 3541-20 > Especialistas em promoção de produtos e vendas

Vendedor de informações comerciais - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades de vendas especializadas e de demonstração de produtos. Realizam seus trabalhos através de visitas a clientes, onde apresentam e demonstram seus produtos, esclarecem dúvidas e acompanham o pós-venda. Contatam áreas internas da empresa, sugerem políticas de vendas e de promoção de produtos e participam de eventos.

Quanto ganha um Vendedor de informações comerciais

Um Vendedor de informações comerciais trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.519,81 e R$ 4.539,62, com a média salarial de R$ 2.218,65 e o salário mediana em R$ 1.747,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Vendedor de informações comerciais

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.218,65 26.623,83 554,66 10,34
1º Quartil 1.519,81 18.237,71 379,95 7,09
Salário Mediana 1.747,00 20.964,00 436,75 8,14
3º Quartil 3.462,11 41.545,34 865,53 16,14
Teto Salarial 4.539,62 54.475,49 1.134,91 21,16


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Especialistas em promoção de produtos e vendas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.523 - 7.200 2.871,20 1.522,96 1.879,50 5.944,19 7.199,78
Rio de Janeiro - RJ 1.412 - 4.095 2.018,72 1.412,00 1.590,00 3.380,66 4.094,76
Belo Horizonte - MG 1.415 - 5.486 2.370,27 1.414,50 1.689,50 4.529,36 5.486,09
Barueri - SP 1.462 - 7.550 2.879,73 1.462,34 1.824,00 6.233,64 7.550,37
Curitiba - PR 1.619 - 5.733 2.622,95 1.619,41 2.000,00 4.732,94 5.732,68
Goiânia - GO 1.420 - 3.344 1.858,85 1.420,50 1.630,00 2.760,69 3.343,83
Ribeirão Preto - SP 1.539 - 4.038 2.031,60 1.539,32 1.559,00 3.333,76 4.037,95
Fortaleza - CE 1.412 - 2.936 1.731,56 1.412,00 1.500,00 2.424,18 2.936,24
Campinas - SP 1.626 - 6.111 2.682,40 1.626,42 1.901,00 5.045,66 6.111,46
Brasília - DF 1.436 - 3.339 1.874,42 1.436,35 1.600,00 2.756,72 3.339,02
Porto Alegre - RS 1.551 - 6.253 2.724,98 1.551,33 1.991,00 5.162,87 6.253,42
Salvador - BA 1.413 - 3.249 1.800,78 1.413,23 1.520,00 2.682,34 3.248,93
Florianópolis - SC 1.718 - 5.424 2.686,62 1.718,48 2.208,00 4.478,36 5.424,33
Olinda - PE 1.412 - 2.019 1.495,32 1.412,00 1.455,00 1.666,94 2.019,04
Recife - PE 1.426 - 4.215 2.072,71 1.426,34 1.630,00 3.479,71 4.214,73
Rio Bonito - RJ 1.412 - 1.983 1.468,01 1.412,00 1.412,00 1.636,97 1.982,74
São Luís - MA 1.412 - 2.610 1.639,14 1.412,00 1.482,00 2.154,71 2.609,85
Maringá - PR 1.546 - 3.700 2.088,39 1.546,41 1.851,00 3.054,79 3.700,06
Manaus - AM 1.413 - 3.233 1.770,10 1.412,76 1.498,00 2.669,03 3.232,81
Teresina - PI 1.415 - 2.192 1.531,56 1.414,91 1.450,00 1.809,43 2.191,63


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.517 - 6.134 2.598,09 1.516,91 1.839,00 5.064,16 6.133,87
Minas Gerais 1.413 - 4.159 2.001,83 1.412,72 1.528,00 3.433,74 4.159,05
Rio de Janeiro 1.412 - 3.572 1.873,47 1.412,00 1.547,00 2.948,92 3.571,82
Paraná 1.565 - 4.718 2.332,90 1.565,32 1.900,00 3.895,39 4.718,22
Santa Catarina 1.678 - 5.053 2.493,10 1.677,73 2.000,00 4.171,92 5.053,16
Rio Grande do Sul 1.528 - 4.490 2.234,97 1.528,34 1.800,00 3.706,60 4.489,54
Goiás 1.416 - 3.456 1.876,57 1.416,37 1.600,00 2.853,38 3.456,10
Ceará 1.412 - 2.728 1.677,58 1.412,00 1.500,00 2.252,01 2.727,70
Pernambuco 1.412 - 3.074 1.727,48 1.412,00 1.455,00 2.537,95 3.074,04
Bahia 1.412 - 3.111 1.756,19 1.412,00 1.510,00 2.568,65 3.111,23
Distrito Federal 1.436 - 3.339 1.874,42 1.436,35 1.600,00 2.756,72 3.339,02
Espírito Santo 1.429 - 3.963 1.979,76 1.428,93 1.536,00 3.272,07 3.963,23
Mato Grosso 1.423 - 4.103 2.045,20 1.422,71 1.650,00 3.387,52 4.103,07
Maranhão 1.412 - 2.606 1.636,83 1.412,00 1.482,00 2.151,51 2.605,98
Pará 1.412 - 2.826 1.704,49 1.412,00 1.550,00 2.332,97 2.825,76
Mato Grosso do Sul 1.446 - 3.121 1.805,96 1.446,30 1.601,00 2.576,60 3.120,85
Alagoas 1.412 - 2.211 1.524,20 1.412,00 1.431,00 1.825,45 2.211,04
Piauí 1.414 - 2.252 1.543,38 1.413,67 1.448,00 1.859,02 2.251,70
Amazonas 1.413 - 3.185 1.760,50 1.412,93 1.498,00 2.629,51 3.184,94
Paraíba 1.412 - 2.739 1.670,94 1.412,00 1.510,00 2.261,44 2.739,12
Rio Grande do Norte 1.412 - 2.955 1.703,55 1.412,00 1.440,00 2.439,86 2.955,23
Sergipe 1.412 - 3.265 1.777,57 1.412,00 1.512,00 2.695,82 3.265,26
Rondônia 1.422 - 3.025 1.759,54 1.421,64 1.581,00 2.497,18 3.024,65
Tocantins 1.414 - 3.074 1.785,70 1.414,12 1.579,00 2.537,75 3.073,80
Acre 1.412 - 1.960 1.463,52 1.412,00 1.412,00 1.618,06 1.959,85
Roraima 1.412 - 2.602 1.618,24 1.412,00 1.412,00 2.148,21 2.601,97
Amapá 1.413 - 2.467 1.627,43 1.413,35 1.500,00 2.036,41 2.466,56


Principais locais de trabalho

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Especialistas em promoção de produtos e vendas

Para o exercício desse cargo requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Vendedor de informações comerciais

Especialistas em promoção de produtos e vendas devem:

  • contatar Áreas internas da empresa;
  • planejar visitas e contatos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • divulgar produtos e serviços;
  • concretizar vendas;
  • sugerir políticas de vendas;
  • acompanhar clientes pós-venda e/ou visita;
  • participar de eventos;

  • Atividades

    • participar de lançamento de novos produtos;
    • contatar clientes;
    • checar irregularidades na entrega dos produtos;
    • participar de treinamento de técnica de venda;
    • atender solicitação de clientes;
    • identificar necessidades do cliente;
    • preencher contrato;
    • encaminhar documentação do cliente;
    • estabelecer prazos de entrega dos produtos;
    • entrevistar novos candidatos;
    • participar de reuniões;
    • demonstrar flexibilidade;
    • entregar brindes ao cliente;
    • treinar novos funcionários;
    • divulgar eventos científicos;
    • definir participação no mercado;
    • expor produtos em locais definidos pela empresa;
    • tirar pedidos de produtos;
    • esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
    • contornar situações adversas;
    • apresentar tabelas de preços;
    • verificar prazo de entrega dos produtos;
    • implantar contratos de serviços;
    • explicar formas de pagamento;
    • participar de feiras relacionadas a área;
    • requisitar assistência técnica;
    • demonstrar resiliência;
    • transmitir pedido de venda ao escritório central;
    • classificar clientes por potencial;
    • entregar produtos vendidos;
    • organizar eventos científicos;
    • demonstrar características e benefícios do produto;
    • divulgar ações promocionais aos funcionários;
    • informar ao superior resultados de vendas;
    • gerenciar verbas;
    • obter informações de pré-venda;
    • organizar material de trabalho;
    • demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
    • atualizar cadastro de clientes;
    • priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
    • participar de cursos de aperfeiçoamento;
    • encaminhar cliente para cadastro;
    • enviar mala direta aos clientes;
    • fornecer amostras;
    • participar de palestras relacionadas a área;
    • tomar decisões;
    • calcular custo do produto;
    • esclarecer dúvidas do contrato;
    • requisitar troca de produtos;
    • analisar potencial de clientes;
    • coordenar assessoria técnica ao cliente;
    • requisitar material de divulgação;
    • cumprir cotas de venda do produto;
    • esclarecer dados científicos do produto;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • definir autonomia para negociação;
    • alterar contratos de clientes;
    • definir estratégia de marketing;
    • gerar demanda de produtos;
    • enviar brindes ao cliente;
    • receber indicação de futuros clientes;
    • convidar clientes para visitar empresa;
    • integrar novos funcionários;
    • discriminar tipos de produtos;
    • demonstrar confiança;
    • elaborar relatórios e estatísticas;
    • comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • convocar clientes para assembleia extraordinária;
    • emitir recibo de venda;
    • visitar cliente pós-venda;
    • fazer itinerário de visitas;
    • requisitar material de consumo;
    • verificar clientes inadimplentes;
    • controlar vendas efetuadas;
    • visitar área industrial da empresa;
    • cobrar clientes inadimplentes;
    • esclarecer dúvidas do pedido;
    • convidar clientes para lançamento de produtos;
    • agendar horário;
    • auxiliar na escolha dos produtos;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • apresentar proposta ao cliente;
    • relatar irregularidades dos produtos;
    • trabalhar sob pressão;
    • demonstrar senso de organização;
    • intermediar apoio científico para clientes;
    • discutir estratégias com o superior;
    • planejar sequência de trabalho;
    • trabalhar em equipe;
    • sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
    • verificar opiniões do cliente;
    • preparar cadastro de novos clientes;
    • controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente;
    • renovar contratos;
    • receber pagamento do produto;
    • filtrar informações para melhorar serviços;
    • classificar clientes por faturamento;
    • orientar cliente e revendedor na distribuição de display;
    • discriminar tipos de serviços;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • realizar pesquisas junto aos clientes;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • assessorar os vendedores na venda;
    • verificar ficha cadastral do cliente;
    • demonstrar criatividade;
    • demonstrar senso ético;
    • explicar objetivos da visita;
    • comunicar as transações realizadas;
    • prever vendas;
    • consultar publicações técnicas;
    • pesquisar ações dos concorrentes;
    • dar retorno das sugestões ao cliente;
    • implementar estratégias de marketing;
    • relatar visitas;
    • demonstrar capacidade de liderança;


    Setores que mais contratam Vendedor de informações comerciais no mercado de trabalho

    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Locação de automóveis sem condutor
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Promoção de vendas
    • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Educação profissional de nível técnico




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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