Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Artistas de circo (circenses)
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.
O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)
Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Treinador de animais (circense)
Artistas de circo (circenses) devem:
- ensinar arte e técnica circense;
- produzir o número;
- inventar números;
- apresentar o número;
- comunicar-se;
- demonstrar competências pessoais;
- ensaiar o número;
- vender o espetáculo ou número;
Atividades
- adequar o número ao biótipo e aparelho;
- aprender a profissão ensaiando;
- pesquisar truques;
- selecionar música;
- investigar o valor do trabalho circense no mercado;
- conquistar empatia do público;
- errar truques para valorização do trabalho;
- respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
- adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
- pesquisar possibilidades de expressão artística;
- demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
- pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
- divulgar o espetáculo ou número;
- providenciar material impresso para divulgação;
- repetir o número aperfeiçoando técnicas;
- pesquisar materiais;
- respeitar ética profissional;
- trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
- introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
- intercambiar informações com escolas de circo;
- preparar a entrada do artista;
- intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
- incorporar diferentes linguagens artísticas;
- frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
- aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
- motivar os alunos;
- definir coreografia;
- pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
- lidar com imprevistos de forma criativa;
- pesquisar movimentos corporais;
- desenvolver disciplina;
- criar guarda roupa;
- intercambiar informações com outras áreas artísticas;
- confeccionar o aparelho;
- avaliar custos para fazer preço do trabalho;
- dominar técnicas circenses do seu número;
- trabalhar em equipe;
- assimilar os tempos na realização dos truques;
- adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
- respeitar relações de trabalho;
- respeitar o aparelho de outro artista;
- misturar os números criando outros;
- incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
- montar o aparelho;
- criar aparelhos (materiais de trabalho);
- combinar códigos para informar imprevistos;
- frequentar cursos de atualização;
- utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
- demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
- estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
- fazer concentração;
- transmitir ética circense;
- preparar material, aparelho e objetos para o número;
- realizar números testes para divulgação ou contratação;
- desmontar o aparelho;
- dar entrevistas;
- estabelecer comunicação com a cidade;
- demonstrar determinação para aprender;
- adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
- buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
- fazer aquecimento;
- criar maquiagem;
- pesquisar tecnologias;
- avaliar o potencial físico do aluno;
- desenvolver consciência dos riscos profissionais;
- pesquisar aparelhos;
- estabelecer comunicação com o público;
- propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
- perceber as habilidades dos alunos;
- definir equipamentos de segurança;
- obedecer os comandos dos tempos dos truques;
- observar o trabalho de outros profissionais do circo;
- sincronizar luz e som com a representação;
- fazer alongamento;
- estimular o desenvolvimento físico do aluno;
- adquirir técnicas para cair;
- colaborar na divulgação do espetáculo;
Setores que mais contratam Treinador de animais (circense) no mercado de trabalho
- Criação de bovinos para corte