Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Artistas de circo (circenses)
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.
O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)
Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Treinador de animais (circense)
Artistas de circo (circenses) devem:
- comunicar-se;
- demonstrar competências pessoais;
- apresentar o número;
- vender o espetáculo ou número;
- produzir o número;
- inventar números;
- ensinar arte e técnica circense;
- ensaiar o número;
Atividades
- colaborar na divulgação do espetáculo;
- pesquisar movimentos corporais;
- criar guarda roupa;
- combinar códigos para informar imprevistos;
- divulgar o espetáculo ou número;
- desenvolver disciplina;
- adequar o número ao biótipo e aparelho;
- desenvolver consciência dos riscos profissionais;
- aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
- repetir o número aperfeiçoando técnicas;
- trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
- respeitar relações de trabalho;
- incorporar diferentes linguagens artísticas;
- pesquisar tecnologias;
- avaliar custos para fazer preço do trabalho;
- aprender a profissão ensaiando;
- investigar o valor do trabalho circense no mercado;
- realizar números testes para divulgação ou contratação;
- montar o aparelho;
- pesquisar truques;
- estabelecer comunicação com a cidade;
- sincronizar luz e som com a representação;
- definir coreografia;
- adquirir técnicas para cair;
- frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
- fazer concentração;
- trabalhar em equipe;
- pesquisar materiais;
- respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
- pesquisar aparelhos;
- demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
- utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
- adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
- observar o trabalho de outros profissionais do circo;
- dar entrevistas;
- demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
- fazer alongamento;
- desmontar o aparelho;
- estabelecer comunicação com o público;
- propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
- intercambiar informações com escolas de circo;
- respeitar o aparelho de outro artista;
- incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
- buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
- conquistar empatia do público;
- adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
- pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
- lidar com imprevistos de forma criativa;
- providenciar material impresso para divulgação;
- intercambiar informações com outras áreas artísticas;
- avaliar o potencial físico do aluno;
- pesquisar possibilidades de expressão artística;
- respeitar ética profissional;
- preparar a entrada do artista;
- intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
- fazer aquecimento;
- confeccionar o aparelho;
- introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
- estimular o desenvolvimento físico do aluno;
- dominar técnicas circenses do seu número;
- obedecer os comandos dos tempos dos truques;
- adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
- pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
- estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
- demonstrar determinação para aprender;
- criar aparelhos (materiais de trabalho);
- selecionar música;
- motivar os alunos;
- misturar os números criando outros;
- preparar material, aparelho e objetos para o número;
- definir equipamentos de segurança;
- transmitir ética circense;
- frequentar cursos de atualização;
- errar truques para valorização do trabalho;
- assimilar os tempos na realização dos truques;
- criar maquiagem;
- perceber as habilidades dos alunos;
Setores que mais contratam Treinador de animais (circense) no mercado de trabalho
- Criação de bovinos para corte