Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Artistas de circo (circenses)
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.
O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)
Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Treinador de animais (circense)
Artistas de circo (circenses) devem:
- comunicar-se;
- ensinar arte e técnica circense;
- demonstrar competências pessoais;
- inventar números;
- produzir o número;
- vender o espetáculo ou número;
- ensaiar o número;
- apresentar o número;
Atividades
- desenvolver consciência dos riscos profissionais;
- desenvolver disciplina;
- intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
- pesquisar possibilidades de expressão artística;
- confeccionar o aparelho;
- respeitar relações de trabalho;
- frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
- definir coreografia;
- lidar com imprevistos de forma criativa;
- divulgar o espetáculo ou número;
- respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
- selecionar música;
- definir equipamentos de segurança;
- pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
- desmontar o aparelho;
- conquistar empatia do público;
- fazer alongamento;
- estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
- respeitar ética profissional;
- sincronizar luz e som com a representação;
- adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
- criar aparelhos (materiais de trabalho);
- pesquisar truques;
- preparar material, aparelho e objetos para o número;
- pesquisar tecnologias;
- combinar códigos para informar imprevistos;
- trabalhar em equipe;
- dar entrevistas;
- estabelecer comunicação com a cidade;
- misturar os números criando outros;
- adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
- avaliar o potencial físico do aluno;
- pesquisar aparelhos;
- estabelecer comunicação com o público;
- montar o aparelho;
- introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
- propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
- criar guarda roupa;
- observar o trabalho de outros profissionais do circo;
- estimular o desenvolvimento físico do aluno;
- errar truques para valorização do trabalho;
- perceber as habilidades dos alunos;
- buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
- demonstrar determinação para aprender;
- obedecer os comandos dos tempos dos truques;
- adequar o número ao biótipo e aparelho;
- repetir o número aperfeiçoando técnicas;
- utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
- investigar o valor do trabalho circense no mercado;
- transmitir ética circense;
- colaborar na divulgação do espetáculo;
- intercambiar informações com outras áreas artísticas;
- assimilar os tempos na realização dos truques;
- frequentar cursos de atualização;
- adquirir técnicas para cair;
- fazer aquecimento;
- providenciar material impresso para divulgação;
- incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
- intercambiar informações com escolas de circo;
- demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
- realizar números testes para divulgação ou contratação;
- pesquisar movimentos corporais;
- trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
- aprender a profissão ensaiando;
- avaliar custos para fazer preço do trabalho;
- dominar técnicas circenses do seu número;
- incorporar diferentes linguagens artísticas;
- motivar os alunos;
- respeitar o aparelho de outro artista;
- preparar a entrada do artista;
- aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
- criar maquiagem;
- adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
- fazer concentração;
- pesquisar materiais;
- pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
- demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
Setores que mais contratam Treinador de animais (circense) no mercado de trabalho
- Criação de bovinos para corte