Salário para o cargo de Treinador de animais (circense)
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-25

Treinador de animais (circense) - Descrição, atividades e funções do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Treinador de animais (circense)

Artistas de circo (circenses) devem:

  • inventar números;
  • produzir o número;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • apresentar o número;
  • vender o espetáculo ou número;
  • ensaiar o número;

Atividades

  • intercambiar informações com escolas de circo;
  • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
  • dominar técnicas circenses do seu número;
  • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
  • fazer alongamento;
  • criar guarda roupa;
  • confeccionar o aparelho;
  • realizar números testes para divulgação ou contratação;
  • aprender a profissão ensaiando;
  • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
  • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
  • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
  • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
  • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
  • avaliar o potencial físico do aluno;
  • divulgar o espetáculo ou número;
  • pesquisar movimentos corporais;
  • trabalhar em equipe;
  • preparar a entrada do artista;
  • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
  • conquistar empatia do público;
  • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
  • perceber as habilidades dos alunos;
  • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
  • colaborar na divulgação do espetáculo;
  • adequar o número ao biótipo e aparelho;
  • fazer concentração;
  • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
  • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
  • misturar os números criando outros;
  • dar entrevistas;
  • preparar material, aparelho e objetos para o número;
  • estabelecer comunicação com o público;
  • sincronizar luz e som com a representação;
  • respeitar o aparelho de outro artista;
  • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
  • pesquisar aparelhos;
  • transmitir ética circense;
  • pesquisar possibilidades de expressão artística;
  • errar truques para valorização do trabalho;
  • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
  • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
  • respeitar ética profissional;
  • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
  • lidar com imprevistos de forma criativa;
  • adquirir técnicas para cair;
  • montar o aparelho;
  • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
  • incorporar diferentes linguagens artísticas;
  • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
  • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
  • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
  • frequentar cursos de atualização;
  • estabelecer comunicação com a cidade;
  • demonstrar determinação para aprender;
  • desenvolver disciplina;
  • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
  • motivar os alunos;
  • respeitar relações de trabalho;
  • pesquisar tecnologias;
  • selecionar música;
  • assimilar os tempos na realização dos truques;
  • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
  • desmontar o aparelho;
  • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
  • providenciar material impresso para divulgação;
  • combinar códigos para informar imprevistos;
  • pesquisar truques;
  • criar aparelhos (materiais de trabalho);
  • definir coreografia;
  • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
  • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
  • definir equipamentos de segurança;
  • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
  • pesquisar materiais;
  • fazer aquecimento;
  • criar maquiagem;


Setores que mais contratam Treinador de animais (circense) no mercado de trabalho

  • Criação de bovinos para corte




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