Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
- Técnicos das ciências administrativas
- Técnicos de seguros
Cargos relacionados:
- Técnico de resseguros
- Assistente de analista de produtos
- Inspetor de risco
- Inspetor de sinistros
- Vistoriador de sinistros
- Analista técnico de sinistros
- Assistente de contas de seguros
- Vistoriador de risco de auto
- Inspetor de produção de seguros
- Subscritor assistente de seguros
- Comissário de avarias
- Assistente comercial de seguros
Principais locais de trabalho
Técnicos de seguros trabalham em empresas de seguros e de previdência privada, empresas de economia mista e órgãos governamentais da área securitária. O trabalho é realizado em ambientes fechados, nos horários diurnos. São trabalhadores celetistas ou estatutários e se organizam em equipe, sob supervisão. Eventualmente, estão sujeitos a pressões no trabalho que podem ocasionar estresse.
O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos de seguros
O exercício desse cargo requer escolaridade de nível médio e cursos profissionalizantes de duzentas a quatrocentas horas-aula. O pleno desempenho das atividades, ocorre após três a quatro anos de experiência. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Técnico de seguros
Técnicos de seguros devem:
- desenvolver produtos;
- comercializar seguros;
- demonstrar competências pessoais;
- elaborar documentação técnica;
- inspecionar riscos;
- subscrever riscos;
Atividades
- raciocinar de forma lógica;
- fornecer cotação e condições do seguro;
- elaborar parecer técnico;
- enquadrar propostas às condições de resseguro e cosseguro da companhia;
- agir com persuasão;
- pesquisar legislação;
- demonstrar senso de observação;
- analisar condições propostas para o seguro;
- assistir ao desenvolvimento do sistema de informática;
- processar documentos (apólices, aditamentos, endossos, averbações);
- apurar rentabilidade do seguro;
- expressar-se de forma oral e escrita;
- agir com objetividade;
- demonstrar capacidade de decisão;
- requisitar laudos médicos e inspeções;
- enviar avisos de renovação de seguros;
- monitorar resultados da carteira;
- juntar documentação para licitações;
- calcular prêmios;
- demonstrar flexibilidade;
- demonstrar capacidade de pesquisa;
- dar provas de credibilidade;
- sugerir valor segurável;
- agir com paciência;
- agir com empatia;
- recepcionar pedidos de cotação e ou propostas;
- submeter propostas às normas de subscrição da companhia;
- apurar índice de sinistralidade do segurado;
- dar suporte técnico e comercial aos clientes;
- analisar relatórios de inspeção, laudos médicos e questionários;
Setores que mais contratam Técnico de seguros no mercado de trabalho
- Corretores e agentes de seguros, de planos de previdência complementar e de saúde
- Seguros não-vida
- Locação de mão-de-obra temporária
- Seguros de vida
- Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
- Atividades auxiliares dos seguros, da previdência complementar e dos planos de saúde
- Atividades de teleatendimento
- Seguros-saúde
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Descontaminação e outros serviços de gestão de resíduos
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
- Peritos e avaliadores de seguros