Salário para o cargo de Técnico de resseguros
CBO 3517-35 > Técnicos de seguros

Técnico de resseguros - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Contatam corretores, segurados e equipe de trabalho, para comercializar seguros e para facilitar o relacionamento empresa- cliente, subscrevem e inspecionam riscos, operacionalizam cálculos de prêmios e outros procedimentos para cessão e recuperação de resseguros e co-seguros, executam regulação e liquidação de sinistros. Desenvolvem novas modalidades de seguros. Elaboram documentação técnica.

Quanto ganha um Técnico de resseguros

Um Técnico de resseguros trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.206,99 e R$ 17.274,15, com a média salarial de R$ 6.235,14 e o salário mediana em R$ 4.701,60 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Técnico de resseguros

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 6.235,14 74.821,63 1.558,78 30,12
1º Quartil 2.206,99 26.483,84 551,75 10,66
Salário Mediana 4.701,60 56.419,20 1.175,40 22,72
3º Quartil 13.174,00 158.088,05 3.293,50 63,65
Teto Salarial 17.274,15 207.289,80 4.318,54 83,46


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos das ciências administrativas
        • Técnicos de seguros

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.392 - 11.680 5.498,57 2.392,15 4.701,60 9.642,89 11.679,76
Rio de Janeiro - RJ 2.966 - 30.266 10.389,07 2.965,78 5.148,25 24.987,94 30.266,14


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.291 - 11.465 5.323,13 2.290,52 4.701,60 9.465,34 11.464,70
Rio de Janeiro 2.300 - 30.266 9.907,44 2.299,59 5.125,00 24.987,94 30.266,14


Principais locais de trabalho

Técnicos de seguros trabalham em empresas de seguros e de previdência privada, empresas de economia mista e órgãos governamentais da área securitária. O trabalho é realizado em ambientes fechados, nos horários diurnos. São trabalhadores celetistas ou estatutários e se organizam em equipe, sob supervisão. Eventualmente, estão sujeitos a pressões no trabalho que podem ocasionar estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos de seguros

O exercício desse cargo requer escolaridade de nível médio e cursos profissionalizantes de duzentas a quatrocentas horas-aula. O pleno desempenho das atividades, ocorre após três a quatro anos de experiência. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Técnico de resseguros

Técnicos de seguros devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • desenvolver produtos;
  • inspecionar riscos;
  • elaborar documentação técnica;
  • subscrever riscos;
  • comercializar seguros;
  • operacionalizar cessão e recuperação de resseguros e cosseguros;
  • executar regulação e liquidação de sinistros;

  • Atividades

    • incrementar produção junto aos canais de distribuição;
    • agir com objetividade;
    • recepcionar pedidos de cotação e ou propostas;
    • obter aprovação interna do produto;
    • raciocinar de forma lógica;
    • recomendar medidas de prevenção de perdas;
    • verificar implementação das medidas sugeridas;
    • informar dados para elaboração de nota técnica (custo de comercialização, sinistralidade);
    • testar equipamentos de segurança contra incêndio;
    • elaborar parecer técnico;
    • levantar necessidades dos clientes;
    • preparar documentação e relação de sinistros pendentes e pagos;
    • redigir condições contratuais para novos produtos;
    • dar provas de credibilidade;
    • obter informações sobre características físicas e morais do risco;
    • conceituar o produto;
    • promover ajustes no produto;
    • apurar índice de sinistralidade do segurado;
    • criar normas e procedimentos internos;
    • agendar inspeção;
    • dar suporte técnico e comercial aos clientes;
    • juntar documentação para licitações;
    • analisar contrato;
    • submeter propostas às normas de subscrição da companhia;
    • transmitir informações sobre necessidades de clientes;
    • requisitar laudos médicos e inspeções;
    • captar novos negócios e clientes;
    • elaborar relatórios de inspeção e vistoria;
    • assistir ao desenvolvimento do sistema de informática;
    • identificar exposição e agravação física e moral do risco;
    • verificar documentação do objeto de inspeção;
    • encerrar processos;
    • analisar relatórios de inspeção, laudos médicos e questionários;
    • processar documentos (apólices, aditamentos, endossos, averbações);
    • fornecer cotação e condições do seguro;
    • avaliar danos e orçamentos;
    • comparar produtos de concorrentes;
    • acompanhar implementação do produto;
    • pesquisar mercado concorrente;
    • expressar-se de forma oral e escrita;
    • encaminhar processos para ressarcimento e ou recuperação;
    • auxiliar no treinamento e desenvolvimento de pessoal envolvido com o produto;
    • registrar sinistros;
    • agir com persuasão;
    • enquadrar propostas às condições de resseguro e cosseguro da companhia;
    • demonstrar capacidade de decisão;
    • avaliar dinâmica do sinistro, com nexo causal (causa e efeito);
    • consultar demais áreas da empresa;
    • enviar avisos de renovação de seguros;
    • conciliar conta corrente com ressegurador e co-segurador;
    • liquidar sinistro (pagamento ao beneficiário ou ao segurado);
    • definir procedimentos de inspeção;
    • implementar parcerias com corretores e outros canais de distribuição;
    • avisar ressegurador e cossegurados dos sinistros ocorridos;
    • propor sindicância;
    • calcular prêmios e recuperação de resseguros;
    • agir com empatia;
    • fotografar objeto do seguro;
    • identificar novos nichos de mercado;
    • calcular prêmios;
    • apurar rentabilidade do seguro;
    • pesquisar legislação;
    • solicitar documentação;
    • preparar documentação e relação de riscos cedidos (mapa ou borderô);
    • agir com paciência;
    • demonstrar capacidade de pesquisa;
    • solicitar adiantamento de recuperação;
    • demonstrar flexibilidade;
    • preparar relatório técnico de sinistros;
    • demonstrar senso de observação;
    • analisar condições propostas para o seguro;
    • monitorar resultados da carteira;
    • sugerir valor segurável;
    • divulgar produtos;
    • negociar orçamentos;


    Setores que mais contratam Técnico de resseguros no mercado de trabalho

    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Corretores e agentes de seguros, de planos de previdência complementar e de saúde
    • Resseguros
    • Seguros não-vida
    • Serviços de engenharia
    • Seguros de vida
    • Serviços de reboque de veículos
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Sociedades de capitalização




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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