Salário para o cargo de Técnico de resseguros
CBO 3517-35 > Técnicos de seguros

Técnico de resseguros - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Contatam corretores, segurados e equipe de trabalho, para comercializar seguros e para facilitar o relacionamento empresa- cliente, subscrevem e inspecionam riscos, operacionalizam cálculos de prêmios e outros procedimentos para cessão e recuperação de resseguros e co-seguros, executam regulação e liquidação de sinistros. Desenvolvem novas modalidades de seguros. Elaboram documentação técnica.

Quanto ganha um Técnico de resseguros

Um Técnico de resseguros trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.175,02 e R$ 15.124,11, com a média salarial de R$ 6.235,14 e o salário mediana em R$ 4.701,60 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Técnico de resseguros

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 6.235,14 74.821,63 1.558,78 30,12
1º Quartil 3.175,02 38.100,27 793,76 15,34
Salário Mediana 4.701,60 56.419,20 1.175,40 22,72
3º Quartil 11.534,29 138.411,54 2.883,57 55,73
Teto Salarial 15.124,11 181.489,36 3.781,03 73,07


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos das ciências administrativas
        • Técnicos de seguros

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.392 - 11.680 5.498,57 2.392,15 4.701,60 9.642,89 11.679,76
Rio de Janeiro - RJ 2.966 - 30.266 10.389,07 2.965,78 5.148,25 24.987,94 30.266,14


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.291 - 11.465 5.323,13 2.290,52 4.701,60 9.465,34 11.464,70
Rio de Janeiro 2.300 - 30.266 9.907,44 2.299,59 5.125,00 24.987,94 30.266,14


Principais locais de trabalho

Técnicos de seguros trabalham em empresas de seguros e de previdência privada, empresas de economia mista e órgãos governamentais da área securitária. O trabalho é realizado em ambientes fechados, nos horários diurnos. São trabalhadores celetistas ou estatutários e se organizam em equipe, sob supervisão. Eventualmente, estão sujeitos a pressões no trabalho que podem ocasionar estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos de seguros

O exercício desse cargo requer escolaridade de nível médio e cursos profissionalizantes de duzentas a quatrocentas horas-aula. O pleno desempenho das atividades, ocorre após três a quatro anos de experiência. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Técnico de resseguros

Técnicos de seguros devem:

  • desenvolver produtos;
  • inspecionar riscos;
  • operacionalizar cessão e recuperação de resseguros e cosseguros;
  • executar regulação e liquidação de sinistros;
  • elaborar documentação técnica;
  • comercializar seguros;
  • subscrever riscos;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • preparar documentação e relação de riscos cedidos (mapa ou borderô);
    • registrar sinistros;
    • preparar documentação e relação de sinistros pendentes e pagos;
    • captar novos negócios e clientes;
    • enviar avisos de renovação de seguros;
    • promover ajustes no produto;
    • negociar orçamentos;
    • conciliar conta corrente com ressegurador e co-segurador;
    • criar normas e procedimentos internos;
    • preparar relatório técnico de sinistros;
    • dar suporte técnico e comercial aos clientes;
    • sugerir valor segurável;
    • solicitar adiantamento de recuperação;
    • avaliar danos e orçamentos;
    • demonstrar capacidade de decisão;
    • recomendar medidas de prevenção de perdas;
    • divulgar produtos;
    • expressar-se de forma oral e escrita;
    • submeter propostas às normas de subscrição da companhia;
    • avisar ressegurador e cossegurados dos sinistros ocorridos;
    • verificar documentação do objeto de inspeção;
    • demonstrar capacidade de pesquisa;
    • agendar inspeção;
    • agir com paciência;
    • solicitar documentação;
    • apurar rentabilidade do seguro;
    • apurar índice de sinistralidade do segurado;
    • enquadrar propostas às condições de resseguro e cosseguro da companhia;
    • transmitir informações sobre necessidades de clientes;
    • recepcionar pedidos de cotação e ou propostas;
    • auxiliar no treinamento e desenvolvimento de pessoal envolvido com o produto;
    • elaborar parecer técnico;
    • incrementar produção junto aos canais de distribuição;
    • processar documentos (apólices, aditamentos, endossos, averbações);
    • identificar novos nichos de mercado;
    • calcular prêmios;
    • comparar produtos de concorrentes;
    • conceituar o produto;
    • avaliar dinâmica do sinistro, com nexo causal (causa e efeito);
    • acompanhar implementação do produto;
    • agir com persuasão;
    • implementar parcerias com corretores e outros canais de distribuição;
    • identificar exposição e agravação física e moral do risco;
    • encerrar processos;
    • informar dados para elaboração de nota técnica (custo de comercialização, sinistralidade);
    • obter aprovação interna do produto;
    • elaborar relatórios de inspeção e vistoria;
    • raciocinar de forma lógica;
    • agir com objetividade;
    • assistir ao desenvolvimento do sistema de informática;
    • agir com empatia;
    • redigir condições contratuais para novos produtos;
    • demonstrar flexibilidade;
    • juntar documentação para licitações;
    • levantar necessidades dos clientes;
    • analisar relatórios de inspeção, laudos médicos e questionários;
    • requisitar laudos médicos e inspeções;
    • fotografar objeto do seguro;
    • liquidar sinistro (pagamento ao beneficiário ou ao segurado);
    • demonstrar senso de observação;
    • consultar demais áreas da empresa;
    • dar provas de credibilidade;
    • definir procedimentos de inspeção;
    • fornecer cotação e condições do seguro;
    • encaminhar processos para ressarcimento e ou recuperação;
    • analisar contrato;
    • calcular prêmios e recuperação de resseguros;
    • analisar condições propostas para o seguro;
    • verificar implementação das medidas sugeridas;
    • monitorar resultados da carteira;
    • testar equipamentos de segurança contra incêndio;
    • propor sindicância;
    • obter informações sobre características físicas e morais do risco;
    • pesquisar legislação;
    • pesquisar mercado concorrente;


    Setores que mais contratam Técnico de resseguros no mercado de trabalho

    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Corretores e agentes de seguros, de planos de previdência complementar e de saúde
    • Resseguros
    • Seguros não-vida
    • Serviços de engenharia
    • Serviços de reboque de veículos
    • Seguros de vida
    • Sociedades de capitalização
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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