Salário para o cargo de Técnico de resseguros
CBO 3517-35 > Técnicos de seguros

Técnico de resseguros - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Contatam corretores, segurados e equipe de trabalho, para comercializar seguros e para facilitar o relacionamento empresa- cliente, subscrevem e inspecionam riscos, operacionalizam cálculos de prêmios e outros procedimentos para cessão e recuperação de resseguros e co-seguros, executam regulação e liquidação de sinistros. Desenvolvem novas modalidades de seguros. Elaboram documentação técnica.

Quanto ganha um Técnico de resseguros

Um Técnico de resseguros trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.206,99 e R$ 17.274,15, com a média salarial de R$ 6.235,14 e o salário mediana em R$ 4.701,60 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Técnico de resseguros

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 6.235,14 74.821,63 1.558,78 30,12
1º Quartil 2.206,99 26.483,84 551,75 10,66
Salário Mediana 4.701,60 56.419,20 1.175,40 22,72
3º Quartil 13.174,00 158.088,05 3.293,50 63,65
Teto Salarial 17.274,15 207.289,80 4.318,54 83,46


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos das ciências administrativas
        • Técnicos de seguros

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.392 - 11.680 5.498,57 2.392,15 4.701,60 9.642,89 11.679,76
Rio de Janeiro - RJ 2.966 - 30.266 10.389,07 2.965,78 5.148,25 24.987,94 30.266,14


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.291 - 11.465 5.323,13 2.290,52 4.701,60 9.465,34 11.464,70
Rio de Janeiro 2.300 - 30.266 9.907,44 2.299,59 5.125,00 24.987,94 30.266,14


Principais locais de trabalho

Técnicos de seguros trabalham em empresas de seguros e de previdência privada, empresas de economia mista e órgãos governamentais da área securitária. O trabalho é realizado em ambientes fechados, nos horários diurnos. São trabalhadores celetistas ou estatutários e se organizam em equipe, sob supervisão. Eventualmente, estão sujeitos a pressões no trabalho que podem ocasionar estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos de seguros

O exercício desse cargo requer escolaridade de nível médio e cursos profissionalizantes de duzentas a quatrocentas horas-aula. O pleno desempenho das atividades, ocorre após três a quatro anos de experiência. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Técnico de resseguros

Técnicos de seguros devem:

  • comercializar seguros;
  • operacionalizar cessão e recuperação de resseguros e cosseguros;
  • elaborar documentação técnica;
  • demonstrar competências pessoais;
  • subscrever riscos;
  • inspecionar riscos;
  • desenvolver produtos;
  • executar regulação e liquidação de sinistros;

  • Atividades

    • agendar inspeção;
    • enviar avisos de renovação de seguros;
    • negociar orçamentos;
    • preparar documentação e relação de riscos cedidos (mapa ou borderô);
    • demonstrar capacidade de decisão;
    • preparar documentação e relação de sinistros pendentes e pagos;
    • identificar exposição e agravação física e moral do risco;
    • calcular prêmios e recuperação de resseguros;
    • obter aprovação interna do produto;
    • registrar sinistros;
    • preparar relatório técnico de sinistros;
    • avaliar danos e orçamentos;
    • liquidar sinistro (pagamento ao beneficiário ou ao segurado);
    • divulgar produtos;
    • enquadrar propostas às condições de resseguro e cosseguro da companhia;
    • juntar documentação para licitações;
    • redigir condições contratuais para novos produtos;
    • avaliar dinâmica do sinistro, com nexo causal (causa e efeito);
    • promover ajustes no produto;
    • apurar índice de sinistralidade do segurado;
    • pesquisar legislação;
    • apurar rentabilidade do seguro;
    • consultar demais áreas da empresa;
    • obter informações sobre características físicas e morais do risco;
    • processar documentos (apólices, aditamentos, endossos, averbações);
    • submeter propostas às normas de subscrição da companhia;
    • propor sindicância;
    • agir com empatia;
    • analisar condições propostas para o seguro;
    • analisar contrato;
    • verificar documentação do objeto de inspeção;
    • conciliar conta corrente com ressegurador e co-segurador;
    • informar dados para elaboração de nota técnica (custo de comercialização, sinistralidade);
    • pesquisar mercado concorrente;
    • criar normas e procedimentos internos;
    • identificar novos nichos de mercado;
    • testar equipamentos de segurança contra incêndio;
    • definir procedimentos de inspeção;
    • auxiliar no treinamento e desenvolvimento de pessoal envolvido com o produto;
    • agir com persuasão;
    • elaborar relatórios de inspeção e vistoria;
    • conceituar o produto;
    • incrementar produção junto aos canais de distribuição;
    • agir com objetividade;
    • expressar-se de forma oral e escrita;
    • demonstrar flexibilidade;
    • solicitar adiantamento de recuperação;
    • agir com paciência;
    • fotografar objeto do seguro;
    • solicitar documentação;
    • analisar relatórios de inspeção, laudos médicos e questionários;
    • recomendar medidas de prevenção de perdas;
    • fornecer cotação e condições do seguro;
    • dar suporte técnico e comercial aos clientes;
    • assistir ao desenvolvimento do sistema de informática;
    • sugerir valor segurável;
    • monitorar resultados da carteira;
    • comparar produtos de concorrentes;
    • implementar parcerias com corretores e outros canais de distribuição;
    • calcular prêmios;
    • requisitar laudos médicos e inspeções;
    • elaborar parecer técnico;
    • raciocinar de forma lógica;
    • encaminhar processos para ressarcimento e ou recuperação;
    • transmitir informações sobre necessidades de clientes;
    • avisar ressegurador e cossegurados dos sinistros ocorridos;
    • acompanhar implementação do produto;
    • demonstrar capacidade de pesquisa;
    • levantar necessidades dos clientes;
    • encerrar processos;
    • dar provas de credibilidade;
    • demonstrar senso de observação;
    • captar novos negócios e clientes;
    • verificar implementação das medidas sugeridas;
    • recepcionar pedidos de cotação e ou propostas;


    Setores que mais contratam Técnico de resseguros no mercado de trabalho

    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Corretores e agentes de seguros, de planos de previdência complementar e de saúde
    • Resseguros
    • Seguros não-vida
    • Serviços de engenharia
    • Seguros de vida
    • Serviços de reboque de veículos
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Sociedades de capitalização




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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