Salário para o cargo de Técnico de resseguros
CBO 3517-35 > Técnicos de seguros

Técnico de resseguros - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Contatam corretores, segurados e equipe de trabalho, para comercializar seguros e para facilitar o relacionamento empresa- cliente, subscrevem e inspecionam riscos, operacionalizam cálculos de prêmios e outros procedimentos para cessão e recuperação de resseguros e co-seguros, executam regulação e liquidação de sinistros. Desenvolvem novas modalidades de seguros. Elaboram documentação técnica.

Quanto ganha um Técnico de resseguros

Um Técnico de resseguros trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 4.567,46 e R$ 20.860,36, com a média salarial de R$ 9.082,10 e o salário mediana em R$ 7.386,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Técnico de resseguros

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 9.082,10 108.985,17 2.270,52 44,78
1º Quartil 4.567,46 54.809,47 1.141,86 22,52
Salário Mediana 7.386,00 88.632,00 1.846,50 36,41
3º Quartil 15.909,00 190.908,00 3.977,25 78,43
Teto Salarial 20.860,36 250.324,30 5.215,09 102,84


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos das ciências administrativas
        • Técnicos de seguros

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 3.763 - 20.136 8.832,46 3.762,99 6.868,00 16.624,33 20.135,89
Rio de Janeiro - RJ 4.492 - 23.521 11.122,70 4.491,50 10.000,00 19.419,10 23.521,00


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 3.518 - 19.777 8.530,28 3.517,52 6.300,00 16.328,32 19.777,35
Rio de Janeiro 4.492 - 23.521 11.122,70 4.491,50 10.000,00 19.419,10 23.521,00


Principais locais de trabalho

Técnicos de seguros trabalham em empresas de seguros e de previdência privada, empresas de economia mista e órgãos governamentais da área securitária. O trabalho é realizado em ambientes fechados, nos horários diurnos. São trabalhadores celetistas ou estatutários e se organizam em equipe, sob supervisão. Eventualmente, estão sujeitos a pressões no trabalho que podem ocasionar estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos de seguros

O exercício desse cargo requer escolaridade de nível médio e cursos profissionalizantes de duzentas a quatrocentas horas-aula. O pleno desempenho das atividades, ocorre após três a quatro anos de experiência. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Técnico de resseguros

Técnicos de seguros devem:

  • elaborar documentação técnica;
  • subscrever riscos;
  • desenvolver produtos;
  • executar regulação e liquidação de sinistros;
  • inspecionar riscos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • operacionalizar cessão e recuperação de resseguros e cosseguros;
  • comercializar seguros;

  • Atividades

    • calcular prêmios;
    • requisitar laudos médicos e inspeções;
    • negociar orçamentos;
    • dar provas de credibilidade;
    • avaliar dinâmica do sinistro, com nexo causal (causa e efeito);
    • raciocinar de forma lógica;
    • redigir condições contratuais para novos produtos;
    • divulgar produtos;
    • analisar relatórios de inspeção, laudos médicos e questionários;
    • submeter propostas às normas de subscrição da companhia;
    • expressar-se de forma oral e escrita;
    • elaborar relatórios de inspeção e vistoria;
    • auxiliar no treinamento e desenvolvimento de pessoal envolvido com o produto;
    • fornecer cotação e condições do seguro;
    • conciliar conta corrente com ressegurador e co-segurador;
    • sugerir valor segurável;
    • demonstrar capacidade de decisão;
    • pesquisar mercado concorrente;
    • agir com persuasão;
    • implementar parcerias com corretores e outros canais de distribuição;
    • preparar relatório técnico de sinistros;
    • agir com paciência;
    • verificar documentação do objeto de inspeção;
    • fotografar objeto do seguro;
    • demonstrar flexibilidade;
    • encaminhar processos para ressarcimento e ou recuperação;
    • agendar inspeção;
    • captar novos negócios e clientes;
    • transmitir informações sobre necessidades de clientes;
    • liquidar sinistro (pagamento ao beneficiário ou ao segurado);
    • calcular prêmios e recuperação de resseguros;
    • conceituar o produto;
    • consultar demais áreas da empresa;
    • elaborar parecer técnico;
    • obter informações sobre características físicas e morais do risco;
    • obter aprovação interna do produto;
    • informar dados para elaboração de nota técnica (custo de comercialização, sinistralidade);
    • solicitar adiantamento de recuperação;
    • avaliar danos e orçamentos;
    • solicitar documentação;
    • recomendar medidas de prevenção de perdas;
    • recepcionar pedidos de cotação e ou propostas;
    • enviar avisos de renovação de seguros;
    • identificar exposição e agravação física e moral do risco;
    • dar suporte técnico e comercial aos clientes;
    • analisar condições propostas para o seguro;
    • identificar novos nichos de mercado;
    • testar equipamentos de segurança contra incêndio;
    • propor sindicância;
    • agir com empatia;
    • encerrar processos;
    • apurar índice de sinistralidade do segurado;
    • verificar implementação das medidas sugeridas;
    • demonstrar senso de observação;
    • promover ajustes no produto;
    • comparar produtos de concorrentes;
    • preparar documentação e relação de riscos cedidos (mapa ou borderô);
    • definir procedimentos de inspeção;
    • assistir ao desenvolvimento do sistema de informática;
    • levantar necessidades dos clientes;
    • demonstrar capacidade de pesquisa;
    • avisar ressegurador e cossegurados dos sinistros ocorridos;
    • agir com objetividade;
    • acompanhar implementação do produto;
    • registrar sinistros;
    • juntar documentação para licitações;
    • monitorar resultados da carteira;
    • enquadrar propostas às condições de resseguro e cosseguro da companhia;
    • criar normas e procedimentos internos;
    • incrementar produção junto aos canais de distribuição;
    • preparar documentação e relação de sinistros pendentes e pagos;
    • processar documentos (apólices, aditamentos, endossos, averbações);
    • apurar rentabilidade do seguro;
    • pesquisar legislação;
    • analisar contrato;


    Setores que mais contratam Técnico de resseguros no mercado de trabalho

    • Resseguros
    • Corretores e agentes de seguros, de planos de previdência complementar e de saúde
    • Seguros não-vida
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Seguros de vida
    • Agenciamento de espaços para publicidade, exceto em veículos de comunicação
    • Sociedades de capitalização
    • Serviços de reboque de veículos
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: