Salário para o cargo de Supervisor de hospedagem
CBO 5101-20 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Supervisor de hospedagem - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Supervisor de hospedagem

Um Supervisor de hospedagem trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.886,22 e R$ 5.281,61, com a média salarial de R$ 2.707,03 e o salário mediana em R$ 2.300,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Supervisor de hospedagem

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.707,03 32.484,42 676,76 12,52
1º Quartil 1.886,22 22.634,67 471,56 8,72
Salário Mediana 2.300,00 27.600,00 575,00 10,64
3º Quartil 4.027,98 48.335,77 1.007,00 18,63
Teto Salarial 5.281,61 63.379,31 1.320,40 24,43


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.021 - 8.568 3.950,45 2.021,45 3.100,00 7.073,60 8.567,76
Rio de Janeiro - RJ 2.222 - 6.103 3.287,90 2.222,00 2.840,00 5.038,50 6.102,78
Sorocaba - SP 1.805 - 2.371 1.872,39 1.805,33 1.864,00 1.957,17 2.370,58
Porto Alegre - RS 1.971 - 6.080 3.249,20 1.971,00 2.980,50 5.019,40 6.079,65
Belo Horizonte - MG 1.929 - 6.459 3.389,99 1.929,48 3.103,50 5.332,20 6.458,52
Gramado - RS 2.041 - 6.155 3.102,41 2.041,00 2.700,00 5.081,85 6.155,29
Florianópolis - SC 1.939 - 5.877 2.993,05 1.938,50 2.500,00 4.852,00 5.876,89
Manaus - AM 1.428 - 5.390 2.842,47 1.428,25 2.129,00 4.450,00 5.389,97
Salvador - BA 1.443 - 5.005 2.575,76 1.442,75 2.000,00 4.132,25 5.005,11
Ribeirão Preto - SP 2.115 - 5.231 3.179,90 2.115,10 3.000,00 4.318,75 5.231,00
Brasília - DF 1.907 - 5.796 3.242,45 1.907,00 3.154,00 4.785,50 5.796,34
São Leopoldo - RS 1.770 - 3.236 2.240,79 1.770,00 2.400,00 2.671,67 3.236,00
Ipojuca - PE 1.876 - 5.122 3.142,14 1.876,00 3.312,00 4.228,67 5.121,89
Belém - PA 1.437 - 3.815 2.194,08 1.437,33 2.122,00 3.149,33 3.814,57
Osasco - SP 2.188 - 2.719 2.231,80 2.187,82 2.245,00 2.245,00 2.719,21
São Luís - MA 1.730 - 2.830 1.917,30 1.730,00 1.800,00 2.336,65 2.830,21
Fortaleza - CE 1.436 - 3.028 1.900,64 1.436,00 1.698,00 2.500,00 3.028,08
Porto Seguro - BA 1.446 - 5.019 2.328,09 1.445,50 2.198,00 4.143,50 5.018,73
Tubarão - SC 1.784 - 2.363 1.899,50 1.783,50 1.951,00 1.951,00 2.363,11
Cairu - BA 2.042 - 3.464 2.350,40 2.042,00 2.263,00 2.860,00 3.464,12


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.831 - 6.073 2.882,29 1.830,96 2.246,50 5.013,90 6.072,99
Rio de Janeiro 1.793 - 5.586 2.962,76 1.793,16 2.782,00 4.612,11 5.586,33
Minas Gerais 1.675 - 4.670 2.498,46 1.675,43 2.143,00 3.855,87 4.670,35
Rio Grande do Sul 1.753 - 5.556 2.835,22 1.752,77 2.500,00 4.586,74 5.555,60
Santa Catarina 1.858 - 4.344 2.558,19 1.857,50 2.441,00 3.586,50 4.344,08
Bahia 1.525 - 4.419 2.411,11 1.524,87 2.212,00 3.648,13 4.418,73
Paraná 1.723 - 5.335 2.720,90 1.723,20 2.354,00 4.404,23 5.334,54
Pernambuco 1.556 - 4.802 2.598,05 1.555,56 2.296,00 3.964,33 4.801,72
Pará 1.479 - 3.906 2.301,70 1.478,67 2.122,00 3.225,17 3.906,42
Mato Grosso 1.500 - 6.183 2.838,12 1.500,00 2.500,00 5.104,67 6.182,93
Ceará 1.449 - 4.360 2.204,44 1.449,00 1.900,00 3.600,00 4.360,43
Amazonas 1.428 - 5.390 2.842,47 1.428,25 2.129,00 4.450,00 5.389,97
Goiás 1.609 - 5.069 2.496,52 1.608,55 2.118,50 4.184,80 5.068,76
Mato Grosso do Sul 1.854 - 3.676 2.531,94 1.853,75 2.623,00 3.035,25 3.676,39
Distrito Federal 1.907 - 5.796 3.242,45 1.907,00 3.154,00 4.785,50 5.796,34
Alagoas 1.859 - 5.759 2.798,01 1.859,35 2.300,00 4.754,33 5.758,59
Paraíba 1.430 - 4.019 2.031,28 1.430,00 1.800,00 3.317,86 4.018,69
Maranhão 1.624 - 2.764 1.875,19 1.624,00 1.800,00 2.282,10 2.764,14
Sergipe 1.484 - 2.225 1.599,67 1.484,00 1.500,00 1.837,00 2.225,03
Espírito Santo 1.776 - 4.879 2.888,20 1.776,00 2.850,00 4.028,00 4.878,83


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Supervisor de hospedagem

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • avaliar execução de serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • preparar alimentos e bebidas;

  • Atividades

    • executar preparação de bebidas;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • liderar equipe;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • supervisionar horários de portaria;
    • controlar venda de bilhetes;
    • demonstrar bom senso;
    • supervisionar guarda de valores;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • encaminhar clientes;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • atender reclamações;
    • acompanhar visitações;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • pesquisar preços de produtos;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • registrar pedido do cliente;
    • recepcionar clientes;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • manter-se atualizado;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • aplicar normas do condomínio;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • orientar pedido do cliente;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • orientar execução dos serviços;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • verificar estado das instalações;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • motivar funcionários;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • planejar operações para datas especiais;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • manter boa postura pessoal;
    • acomodar clientes;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • controlar emissão de comandas;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • programar abastecimento dos setores;
    • escolher matéria-prima;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • demonstrar agilidade;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • executar trabalho de subordinados;
    • implementar sanções disciplinares;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • distribuir funcionários em setores;
    • participar de programas de treinamento;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • demonstrar senso de organização;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;


    Setores que mais contratam Supervisor de hospedagem no mercado de trabalho

    • Hotéis
    • Condomínios prediais
    • Motéis
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais
    • Outros alojamentos não especificados anteriormente
    • Atividades de vigilância e segurança privada
    • Restaurantes e similares
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Agências de viagens




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: