Salário para o cargo de Supervisor de ensino
CBO 2394-30 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Supervisor de ensino - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Supervisor de ensino

Um Supervisor de ensino trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.016,32 e R$ 8.159,23, com a média salarial de R$ 3.608,94 e o salário mediana em R$ 2.712,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Supervisor de ensino

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.608,94 43.307,25 902,23 18,83
1º Quartil 2.016,32 24.195,89 504,08 10,52
Salário Mediana 2.712,00 32.544,00 678,00 14,15
3º Quartil 6.222,58 74.670,95 1.555,64 32,46
Teto Salarial 8.159,23 97.910,79 2.039,81 42,57


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.322 - 11.498 5.253,93 2.322,34 4.715,00 9.492,99 11.498,19
Indaial - SC 2.344 - 3.820 2.730,35 2.343,54 2.712,00 3.154,15 3.820,40
Rio de Janeiro - RJ 1.583 - 9.234 3.829,87 1.583,11 2.923,50 7.623,88 9.234,27
Recife - PE 1.566 - 4.938 2.575,87 1.566,45 2.420,00 4.076,49 4.937,56
Fortaleza - CE 1.874 - 7.751 3.701,56 1.874,15 3.000,00 6.399,20 7.750,90
Belo Horizonte - MG 2.118 - 10.485 4.678,94 2.118,35 3.805,57 8.656,25 10.484,71
Brasília - DF 1.505 - 9.489 3.811,16 1.504,92 2.579,00 7.833,95 9.488,72
Salvador - BA 1.866 - 5.248 2.834,84 1.865,77 2.205,00 4.333,03 5.248,30
Manaus - AM 1.510 - 7.156 3.078,78 1.510,47 2.073,00 5.908,01 7.155,96
Taubaté - SP 2.040 - 5.995 3.483,06 2.040,13 3.350,00 4.949,69 5.995,21
Goiânia - GO 1.513 - 5.937 2.784,77 1.513,40 2.300,00 4.901,80 5.937,21
Porto Alegre - RS 1.771 - 10.133 3.982,44 1.770,81 2.621,00 8.365,51 10.132,56
Curitiba - PR 1.771 - 7.692 3.609,22 1.771,31 2.800,00 6.350,23 7.691,59
Aracaju - SE 1.856 - 4.944 2.801,34 1.855,63 2.545,00 4.081,45 4.943,57
Uberlândia - MG 1.552 - 4.086 2.177,48 1.552,08 2.100,00 3.373,46 4.086,04
Batatais - SP 2.293 - 3.843 2.615,92 2.293,25 2.584,00 3.172,89 3.843,10
São Luís - MA 1.789 - 8.174 3.802,00 1.788,60 3.000,00 6.748,16 8.173,57
Montes Claros - MG 1.850 - 6.834 3.578,23 1.849,75 3.349,50 5.642,00 6.833,76
Florianópolis - SC 1.908 - 11.675 4.974,20 1.908,17 3.959,00 9.639,26 11.675,36
Contagem - MG 1.655 - 7.887 3.330,10 1.654,56 2.500,00 6.511,32 7.886,70


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.726 - 9.862 4.229,81 1.726,23 3.394,00 8.142,41 9.862,34
Minas Gerais 1.634 - 7.870 3.426,47 1.634,08 2.719,50 6.497,64 7.870,14
Santa Catarina 2.237 - 8.794 3.981,65 2.236,62 2.712,00 7.259,99 8.793,52
Rio de Janeiro 1.555 - 8.854 3.554,28 1.554,57 2.534,00 7.309,78 8.853,82
Pernambuco 1.523 - 5.494 2.648,71 1.522,67 2.327,28 4.535,97 5.494,10
Ceará 1.759 - 7.620 3.623,78 1.759,02 3.000,00 6.291,37 7.620,29
Rio Grande do Sul 1.836 - 9.483 4.183,96 1.835,58 3.113,00 7.829,55 9.483,39
Paraná 1.571 - 6.733 2.994,73 1.570,70 2.320,50 5.558,85 6.733,05
Bahia 1.746 - 6.118 2.986,92 1.746,40 2.205,00 5.050,75 6.117,62
Goiás 1.435 - 6.073 2.669,25 1.434,58 1.821,00 5.013,87 6.072,95
Distrito Federal 1.505 - 9.489 3.811,16 1.504,92 2.579,00 7.833,95 9.488,72
Espírito Santo 1.675 - 10.486 4.292,36 1.674,62 3.400,00 8.657,06 10.485,69
Amazonas 1.527 - 7.157 3.151,98 1.526,56 2.130,00 5.908,57 7.156,63
Maranhão 1.801 - 7.915 3.910,64 1.800,60 3.141,00 6.534,42 7.914,69
Paraíba 1.564 - 6.081 2.839,23 1.563,65 2.294,00 5.020,29 6.080,73
Pará 1.412 - 5.111 2.363,75 1.412,00 1.988,50 4.219,35 5.110,61
Sergipe 1.827 - 4.944 2.780,40 1.827,40 2.530,00 4.081,45 4.943,57
Mato Grosso 2.106 - 16.352 6.032,80 2.106,08 3.750,00 13.499,99 16.351,59
Rio Grande do Norte 1.804 - 6.320 3.156,94 1.803,74 2.460,00 5.218,10 6.320,32
Rondônia 1.678 - 5.580 3.115,54 1.677,91 2.796,00 4.606,90 5.580,02
Piauí 1.634 - 5.157 2.793,09 1.633,75 2.348,00 4.257,38 5.156,66
Mato Grosso do Sul 1.810 - 5.332 2.982,74 1.809,88 2.825,00 4.402,38 5.332,29
Acre 1.534 - 5.762 3.137,26 1.534,19 3.296,00 4.757,14 5.761,99
Alagoas 1.463 - 5.757 2.597,05 1.462,60 2.114,00 4.753,40 5.757,46
Tocantins 1.732 - 6.247 3.403,39 1.731,60 3.672,50 5.157,96 6.247,48
Roraima 1.444 - 4.233 2.336,68 1.443,50 2.236,00 3.494,50 4.232,64
Amapá 1.412 - 4.504 2.181,62 1.412,00 1.412,00 3.718,67 4.504,16


Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Supervisor de ensino

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • desenvolver projeto pedagógico/instrucional;
  • promover a formação contínua dos profissionais;
  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • elaborar projeto instrucional;

  • Atividades

    • elaborar textos de orientação;
    • acompanhar processo de revisão;
    • levantar necessidades educacionais e sociais;
    • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
    • contextualizar historicamente a escola;
    • verificar o cumprimento das metas;
    • organizar reuniões com equipes de trabalho;
    • definir processos de avaliação;
    • mapear competências;
    • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
    • participar de cursos, seminários e congressos;
    • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
    • entrevistar;
    • administrar a progressão da aprendizagem;
    • elaborar objetivos;
    • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
    • administrar conflitos;
    • articular a ação da escola com outras instituições;
    • descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
    • estimular valores estéticos;
    • avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
    • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
    • elaborar roteiro visual (storyboard);
    • detectar eventuais problemas educacionais;
    • identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
    • estimular a cooperação;
    • traçar cronograma de execução;
    • analisar o desempenho das classes;
    • organizar encontro de educandos;
    • compreender o contexto;
    • planejar ações de operacionalização;
    • garantir a integridade instrucional;
    • divulgar deliberações;
    • socializar informações;
    • acompanhar a produção dos alunos;
    • emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
    • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
    • administrar tempo;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • construir instrumentos de avaliação;
    • respeitar as diversidades;
    • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
    • interagir com os pais;
    • compatibilizar carga horária por atividades;
    • orientar equipe de produção;
    • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
    • caracterizar o perfil dos alunos;
    • criar mecanismos de participação/interação;
    • assessorar o trabalho docente;
    • participar das avaliações externas;
    • reunir-se com conselhos de classe;
    • validar produto final;
    • estimular o senso de justiça;
    • definir abordagem de comunicação;
    • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
    • demonstrar flexibilidade;
    • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
    • planejar reuniões com equipes de trabalho;
    • elaborar atividades;
    • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
    • desenvolver a autoestima;
    • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
    • promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
    • avaliar os planos diretores;
    • promover estudos de caso;
    • identificar contexto de aprendizagem;
    • estimular a solidariedade;
    • estimular a criatividade;
    • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
    • selecionar referencial teórico;
    • assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
    • trabalhar em equipe;
    • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
    • propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
    • estimular o senso crítico;
    • orientar atividades interdisciplinares;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • administrar a demanda por vagas;
    • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
    • realizar controle de qualidade;
    • estimular a participação nas instituições associativas;
    • organizar grupos de estudos;
    • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
    • selecionar bibliografia;
    • auto avaliar-se;
    • participar da avaliação proposta pela instituição;
    • assessorar as escolas/instituições;
    • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
    • respeitar a alteridade;
    • visitar rotineiramente as escolas;
    • aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
    • construir sistema de avaliação;
    • promover trocas de experiências;
    • definir escopo;
    • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
    • demonstrar versatilidade;
    • avaliar o desempenho das classes/turmas;
    • elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
    • elaborar relatórios;
    • valorizar experiências pedagógicas significativas;
    • propor estratégias de participação/interação;
    • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
    • avaliar a instituição escolar;
    • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
    • criar mecanismos de usabilidade;
    • analisar resultados das avaliações;
    • olhar com intencionalidade pedagógica;
    • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
    • respeitar a autoria do educador;
    • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
    • produzir material de apoio pedagógico;
    • respeitar a autonomia do educador;
    • mapear conteúdo;
    • traçar metas educacionais;
    • emitir pareceres;
    • roteirizar material;
    • formar-se continuamente;
    • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
    • acompanhar equipe de produção;
    • demonstrar proatividade;
    • validar material revisado;
    • participar da criação do projeto gráfico;
    • propor mecanismos de acessibilidade;
    • adequar linguagem textual e imagética;
    • criar espaços de participação/interação;
    • traçar objetivos educacionais;
    • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
    • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
    • identificar público alvo;
    • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
    • dimensionar os problemas;
    • publicar experiências pedagógicas;
    • observar o desempenho das classes;
    • descrever atividades;
    • divulgar experiências pedagógicas;
    • administrar recursos de trabalho;
    • equalizar informações;
    • propor soluções para problemas educacionais detectados;
    • dominar a língua portuguesa;
    • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
    • avaliar a implementação de projetos educacionais;
    • estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
    • propor ações que favoreçam a maturação da criança;
    • criar clima favorável de trabalho;
    • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
    • expressar-se com clareza;
    • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
    • dimensionar carga horária;
    • estudar continuamente;
    • estruturar os tempos pedagógicos;
    • atualizar-se continuamente;
    • acompanhar a trajetória escolar do aluno;
    • fornecer subsídios teóricos;
    • pesquisar práticas educativas;
    • criar espaços para o exercício da diversidade;
    • orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
    • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
    • demonstrar criatividade;
    • estimular o respeito mútuo;
    • definir estratégias de ensino;
    • intermediar conflitos entre a escola e a família;
    • observar conselhos de classe e de escola;
    • coordenar reuniões;
    • interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
    • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
    • definir mídias;
    • mediar informações entre autor e equipe de produção;
    • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
    • observar o processo de trabalho em salas de aula;
    • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
    • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
    • formar equipes de trabalho;
    • organizar encontros, congressos e seminários;


    Setores que mais contratam Supervisor de ensino no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Ensino fundamental
    • Outras atividades de ensino
    • Educação superior - graduação
    • Educação infantil - pré-escola
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Educação infantil - creche
    • Ensino médio
    • Educação profissional de nível técnico




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: