Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
- Programadores, avaliadores e orientadores de ensino
Cargos relacionados:
- Coordenador pedagógico
- Pedagogo
- Técnico de orientação profissional
- Coordenador de orientação pedagógica
- Professor de orientação educacional
- Supervisor pedagógico
- Auxiliar de coordenação de ensino fundamental de primeira a quarta séries
- Coordenador de disciplina e área de estudo
- Auxiliar de orientação educacional
- Designer instrucional
- Desenhista instrucional
- Orientador de disciplina e área de estudo
Principais locais de trabalho
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino
O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.
Funções e atividades do Supervisor de ensino
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:
- avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
- demonstrar competências pessoais;
- viabilizar o trabalho coletivo;
- promover a formação contínua dos profissionais;
- coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
- implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;
- comunicar-se;
Atividades
- formar equipes de trabalho;
- respeitar a autoria do educador;
- explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
- coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
- articular a ação da escola com outras instituições;
- criar espaços para o exercício da diversidade;
- orientar atividades interdisciplinares;
- avaliar o desempenho profissional dos educadores;
- contextualizar historicamente a escola;
- observar conselhos de classe e de escola;
- respeitar as diversidades;
- trabalhar em equipe;
- identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
- avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
- participar da avaliação proposta pela instituição;
- estimular a participação dos diferentes sujeitos;
- selecionar bibliografia;
- assessorar o trabalho docente;
- organizar reuniões com equipes de trabalho;
- aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
- articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
- expressar-se com clareza;
- criar espaços de participação/interação;
- avaliar a instituição escolar;
- formar-se continuamente;
- participar das avaliações externas;
- desenvolver a autoestima;
- administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
- dimensionar os problemas;
- aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
- detectar eventuais problemas educacionais;
- analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
- visitar rotineiramente as escolas;
- intermediar conflitos entre a escola e a família;
- verificar o cumprimento das metas;
- criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
- contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
- assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
- administrar a progressão da aprendizagem;
- dominar a língua portuguesa;
- acompanhar a produção dos alunos;
- criar mecanismos de participação/interação;
- pesquisar práticas educativas;
- planejar reuniões com equipes de trabalho;
- assessorar as escolas/instituições;
- entrevistar;
- respeitar a alteridade;
- estimular a participação nas instituições associativas;
- demonstrar proatividade;
- compreender o contexto;
- olhar com intencionalidade pedagógica;
- avaliar o desempenho das classes/turmas;
- propor soluções para problemas educacionais detectados;
- estimular a transparência na condução dos trabalhos;
- construir sistema de avaliação;
- administrar tempo;
- promover trocas de experiências;
- emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
- analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
- demonstrar flexibilidade;
- divulgar experiências pedagógicas;
- administrar conflitos;
- divulgar resultados de avaliação;
- estimular o senso crítico;
- estimular a criatividade;
- sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
- valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
- pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
- buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
- participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
- analisar o desempenho das classes;
- demonstrar capacidade de observação;
- intervir na aplicação de medidas disciplinares;
- registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
- fornecer subsídios teóricos;
- estimular o senso de justiça;
- criar clima favorável de trabalho;
- elaborar relatórios;
- socializar informações;
- estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
- equalizar informações;
- demonstrar versatilidade;
- fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
- aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
- produzir material de apoio pedagógico;
- organizar grupos de estudos;
- organizar encontros, congressos e seminários;
- promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
- demonstrar criatividade;
- participar de cursos, seminários e congressos;
- estimular valores estéticos;
- acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
- coordenar reuniões;
- fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
- avaliar a implementação de projetos educacionais;
- emitir pareceres;
- estimular a solidariedade;
- estimular a cooperação;
- auto avaliar-se;
- publicar experiências pedagógicas;
- levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
- estudar continuamente;
- administrar recursos de trabalho;
- participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
- construir instrumentos de avaliação;
- assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
- estimular o respeito mútuo;
- atualizar-se continuamente;
- administrar a demanda por vagas;
- sugerir mudanças no projeto pedagógico;
- organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
- avaliar os planos diretores;
- interagir com os pais;
- respeitar a autonomia do educador;
- divulgar deliberações;
- elaborar textos de orientação;
- valorizar experiências pedagógicas significativas;
- selecionar referencial teórico;
- estruturar os tempos pedagógicos;
- observar o desempenho das classes;
Setores que mais contratam Supervisor de ensino no mercado de trabalho
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Ensino fundamental
- Outras atividades de ensino
- Educação superior - graduação
- Educação infantil - pré-escola
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Educação infantil - creche
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Educação profissional de nível técnico
- Ensino médio
- Ensino de idiomas
- Administração pública em geral
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Treinamento em informática
- Produção e promoção de eventos esportivos
- Educação superior - pós-graduação e extensão
- Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
- Cursos preparatórios para concursos
- Atividades associativas
- Comércio varejista de livros