Salário para o cargo de Superintendente de serviços culturais
CBO 1311-05 > Diretores e gerentes de operações em empresa de serviços pessoais, sociais e culturais

Superintendente de serviços culturais - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Definem política institucional, planejam atividades, administram e captam recursos para projetos sociais e culturais. Fomentam ações culturais na comunidade, administram acervos, orientam a elaboração de projetos, coordenam equipes de trabalho e definem política de recursos humanos.

Quanto ganha um Superintendente de serviços culturais

Um Superintendente de serviços culturais trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.727,90 e R$ 32.445,11, com a média salarial de R$ 8.989,22 e o salário mediana em R$ 4.765,79 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Superintendente de serviços culturais

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 8.989,22 107.870,60 2.247,30 44,51
1º Quartil 1.727,90 20.734,84 431,98 8,56
Salário Mediana 4.765,79 57.189,48 1.191,45 23,60
3º Quartil 24.744,02 296.928,28 6.186,01 122,53
Teto Salarial 32.445,11 389.341,27 8.111,28 160,66


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
      • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, de educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
        • Diretores e gerentes de operações em empresa de serviços pessoais, sociais e culturais

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 4.434 - 53.534 18.491,75 4.433,63 12.000,00 44.198,05 53.534,00
Rio de Janeiro - RJ 1.485 - 57.750 14.895,12 1.485,00 3.009,45 47.678,61 57.749,76
Belo Horizonte - MG 3.104 - 35.304 9.892,91 3.103,89 4.615,80 29.147,26 35.304,04
Brasília - DF 1.673 - 36.337 8.457,87 1.672,64 3.493,08 30.000,00 36.336,90
Elias Fausto - SP 4.821 - 5.992 4.926,13 4.821,30 4.947,10 4.947,10 5.992,08
Porto Alegre - RS 2.894 - 51.647 12.359,17 2.893,99 6.370,00 42.640,00 51.646,85
Campinas - SP 1.927 - 39.155 15.050,27 1.926,62 9.774,01 32.327,00 39.155,43


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.127 - 37.025 10.984,07 2.127,05 5.162,62 30.568,22 37.025,15
Minas Gerais 1.898 - 24.945 7.735,42 1.898,24 3.995,00 20.594,95 24.945,22
Rio de Janeiro 1.500 - 49.723 12.301,86 1.500,00 3.000,00 41.051,69 49.723,04
Rio Grande do Sul 1.582 - 21.611 6.290,23 1.581,75 2.893,99 17.842,54 21.611,42
Paraná 1.434 - 4.980 2.559,75 1.433,59 2.350,00 4.111,42 4.979,88
Ceará 1.288 - 17.281 5.400,76 1.288,14 2.700,00 14.266,91 17.280,51
Goiás 5.755 - 16.957 8.716,62 5.755,43 7.685,50 14.000,00 16.957,22
Bahia 1.703 - 45.409 11.925,62 1.702,85 4.500,00 37.490,32 45.409,40
Santa Catarina 1.303 - 21.411 7.766,50 1.302,77 5.018,82 17.677,22 21.411,18
Distrito Federal 1.673 - 36.337 8.457,87 1.672,64 3.493,08 30.000,00 36.336,90


Principais locais de trabalho

Diretores e gerentes de operações em empresa de serviços pessoais, sociais e culturais exercem suas funções em instituições, associações e empresas dos ramos de atividades culturais, sociais, recreativas, de saúde e serviços sociais. São contratados na condição de empregados com carteira e também atuam como autônomos. Trabalham em equipe, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados, no período diurno. Em algumas de suas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores e gerentes de operações em empresa de serviços pessoais, sociais e culturais

Para o exercício desse cargo requer-se curso superior. O exercício pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Superintendente de serviços culturais

Diretores e gerentes de operações em empresa de serviços pessoais, sociais e culturais devem:

  • fomentar ações culturais na comunidade;
  • administrar projetos sociais e culturais;
  • definir política de recursos humanos;
  • definir política institucional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • captar recursos para projetos culturais e sociais;
  • administrar acervos;
  • orientar a elaboração de projetos;
  • coordenar equipes de trabalho;
  • planejar atividades;

  • Atividades

    • definir benefícios;
    • avaliar desempenho da equipe;
    • avaliar execução do projeto;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • agir com iniciativa;
    • estabelecer rede de relações institucionais;
    • definir plano de divulgação;
    • definir estratégia de captação de recursos;
    • selecionar propostas teatrais;
    • objetivar comunicação;
    • zelar pela conservação do acervo;
    • participar na definição de cargos e salários;
    • definir escopo de projeto;
    • implementar atividades de treinamento;
    • coordenar atividades de trabalho voluntário;
    • sugerir políticas públicas;
    • apresentar soluções criativas;
    • estabelecer metodologias;
    • estabelecer indicadores de avaliação de projeto;
    • definir estratégias operacionais;
    • definir demandas sociais e culturais;
    • demonstrar capacidade de discernimento;
    • elaborar relatórios técnicos;
    • orçar projeto;
    • promover a organização de campanhas de mobilização social;
    • priorizar atividades;
    • estabelecer canais de comunicação interna;
    • avaliar resultados do projeto;
    • selecionar projetos sociais;
    • redimensionar atividades;
    • compartilhar informações com equipe de trabalho;
    • planejar agenda de reuniões;
    • alocar recursos;
    • trabalhar com determinação;
    • identificar potenciais financiadores;
    • estabelecer parceiros na implementação do projeto;
    • zelar pelas condições de trabalho;
    • ponderar opiniões divergentes;
    • estabelecer parcerias;
    • demonstrar motivação;
    • analisar viabilidade do projeto;
    • selecionar projeto para financiamento;
    • selecionar recursos humanos;
    • coordenar eventos;
    • definir metas da instituição;
    • negociar com fornecedores de serviços;
    • demonstrar clareza de expressão verbal;
    • monitorar projetos em comunidades;
    • definir prioridades na aquisição de acervos;
    • organizar logística;
    • delegar responsabilidades;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • elaborar cronograma de atividades;
    • promover políticas de incentivos e promoções;
    • estabelecer critérios de avaliação das metas e objetivo da instituição;
    • promover a organização de campanhas de conscientização;
    • definir objetivos do projeto;
    • definir políticas de contratação;
    • enquadrar projetos na legislação vigente;
    • tomar decisão;
    • liderar equipe;
    • definir objetivos da instituição;
    • avaliar execução do cronograma físico-financeiro;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • disponibilizar acervos;
    • atualizar missão da instituição;
    • representar a instituição;
    • elaborar programa anual de trabalho;
    • analisar propostas teatrais;
    • definir políticas de descarte e reutilização de acervo;
    • participar na seleção de peças para exposições e amostras;
    • demonstrar sociabilidade;
    • negociar com financiadores;
    • formar acervos;
    • atualizar-se tecnicamente;
    • definir mostras e exposições;
    • definir público alvo;
    • participar na divulgação de espetáculos;
    • coordenar ações na área social;
    • promover a organização de atividades comunitárias;
    • elaborar relatórios de resultados do projeto;
    • criar incentivos para desenvolvimento profissional dos funcionários;
    • definir estratégia de marketing;
    • administrar conflitos;
    • obter informações para subsídio do projeto;
    • definir a organização de catálogos e prospectos;
    • agir com dinamismo;
    • organizar reuniões de avaliação, acompanhamento e planejamento;
    • definir políticas de treinamento;
    • identificar necessidades de tratamento do acervo;
    • estabelecer critérios de contratação de serviços;
    • propor atividades de incentivo cultural e social;


    Setores que mais contratam Superintendente de serviços culturais no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Administração pública em geral
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
    • Hotéis
    • Atividades de exibição cinematográfica
    • Atividades de organizações associativas patronais e empresariais
    • Clubes sociais, esportivos e similares
    • Ensino fundamental
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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