Salário para o cargo de Segundo oficial de náutica (comandante)
CBO 2151-15 > Oficiais de convés

Segundo oficial de náutica (comandante) - Descrição, atividades e funções do cargo

Comandam, imediatam e tripulam embarcações na navegação de longo curso, cabotagem e apoio marítimo, coordenam operações de navegação de apoio portuário e águas interiores. Navegam e orientam a navegação, operam com cargas, transportam passageiros e manobram embarcações. Gerenciam pessoal e supervisionam operações, gerenciam material e documentação de bordo. Ministram treinamento e formam aquaviários, realizam atividades de inspeção e vistoria naval, trabalhando de acordo com normas, regulamentos, convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente e saúde ocupacional. Coordenam manutenção e podem realizar manutenção a bordo.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Oficiais de convés

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.


O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.


Funções e atividades do Segundo oficial de náutica (comandante)

Oficiais de convés devem:

  • qualificar pessoal;
  • operar cargas;
  • gerenciar operações;
  • gerenciar material de bordo;
  • realizar inspeção naval a bordo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar pessoal;
  • trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
  • navegar com segurança;
  • coordenar manutenção de bordo;

Atividades

  • inspecionar as condições de segurança;
  • demonstrar capacidade de autocontrole;
  • proferir palestras;
  • coordenar a operação do guincho de reboque;
  • coordenar operações de reboque;
  • realizar manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
  • executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
  • avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
  • avaliar as condições de calado;
  • operar guincho de reboque;
  • supervisionar equipe de hotelaria;
  • supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
  • inspecionar equipamentos de navegação;
  • supervisionar pessoal de segurança do trabalho;
  • calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
  • elaborar apresentações;
  • avaliar a quantidade de carga movimentada;
  • controlar certificação da tripulação;
  • avaliar estanqueidade dos porões;
  • avaliar procedimentos de prevenção da poluição ambiental;
  • avaliar as condições para desamarração;
  • conduzir embarcação rápida de salvamento;
  • controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
  • realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
  • supervisionar equipe de combate à poluição;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
  • controlar temperatura dos tanques;
  • demonstrar capacidade de adaptação;
  • verificar peação da carga;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
  • avaliar o preparo da tripulação;
  • avaliar as condições para amarração;
  • realizar manutenção de equipamentos de segurança;
  • controlar certificados regulamentares de bordo;
  • inspecionar equipamentos de convés;
  • elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
  • realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
  • inspecionar equipamentos de segurança;
  • efetuar os registros pertinentes;
  • elaborar o plano para reboque;
  • supervisionar o sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
  • inspecionar condições de flutuabilidade;
  • manobrar a embarcação;
  • acionar plano de emergência;
  • definir área segura para trabalho;
  • demonstrar percepção espacial;
  • realizar manutenção de equipamentos de convés na plataforma;
  • executar procedimentos para navegação em mau tempo;
  • efetuar auditorias internas;
  • operar guincho de manuseio de âncoras;
  • coordenar operações de resgate;
  • avaliar as condições para desatracação;
  • executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
  • controlar atmosfera do tanque;
  • conduzir embarcação de salvamento;
  • controlar medicamento de bordo;
  • ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
  • realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
  • verificar marcação das cargas;
  • supervisionar equipe de lastro;
  • calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
  • orientar praticante-aluno a bordo;
  • ministrar treinamento a bordo;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
  • demonstrar raciocínio matemático;
  • controlar material de combate à poluição;
  • controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
  • supervisionar seção de câmara;
  • controlar material de custeio;
  • consultar legislação;
  • coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
  • transportar passageiros;
  • supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
  • coordenar operações de manuseio de âncora;
  • supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
  • executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
  • controlar planos de bordo;
  • controlar pressão atmosférica dos tanques;
  • fiscalizar a aplicação da legislação;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
  • elaborar material didático;
  • controlar material de passadiço;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
  • discriminar sons e ruídos;
  • fiscalizar o uso de epi;
  • supervisionar o sms;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
  • efetuar embarque e desembarque de passageiros;
  • auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
  • coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
  • coordenar reuniões de segurança;
  • supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
  • coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
  • executar procedimentos para navegação com o prático;
  • operar equipamentos de navegação;
  • acionar plano de contingência;
  • testar equipamentos de salvatagem;
  • controlar a manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
  • orientar estagiário-aluno a bordo;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • controlar a manutenção de equipamentos de convés nas unidades móveis marítimas;
  • coordenar operação de controle à poluição;
  • realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
  • executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
  • emitir permissão para trabalho;
  • demonstrar raciocínio sintético;
  • realizar manutenção de equipamentos de navegação;
  • controlar publicações regulamentares de bordo;
  • orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
  • avaliar as condições meteorológicas;
  • controlar as condições da carga durante a viagem;
  • demonstrar criatividade;
  • executar procedimentos para navegação costeira;
  • verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
  • familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
  • executar procedimentos para navegação em águas rasas;
  • demonstrar capacidade de improvisação;
  • orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
  • aplicar legislação;
  • fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
  • controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
  • avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
  • verificar a permissão de acesso de terceiros;
  • tomar decisões rápidas em situações críticas;
  • inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
  • orientar a navegação;
  • realizar comunicação de bordo;
  • testar equipamentos de segurança;
  • controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
  • ministrar aulas de formação profissional;
  • realizar o plano de viagem;
  • executar procedimentos de serviços no porto;
  • avaliar as condições de atracação;
  • conferir certificação da tripulação;
  • trabalhar sob pressão;
  • tomar decisões;
  • demonstrar liderança;
  • inspecionar equipamentos de comunicação;
  • coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
  • trabalhar em equipe;
  • demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
  • demonstrar comportamento proativo;
  • avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
  • controlar manuais técnicos de bordo;
  • coordenar postos de emergência;
  • operar sistema de posicionamento dinâmico;
  • coordenar manutenção de equipamentos de convés;
  • inspecionar condições de navegabilidade;
  • avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
  • demonstrar percepção cinemática;
  • efetuar embarque e desembarque da tripulação;
  • supervisionar postos de manobra de fundeio;
  • controlar rancho;
  • demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
  • supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
  • operar o sistema de lastro;
  • inspecionar equipamentos de salvatagem;
  • conferir certificação da embarcação;
  • coordenar navegação de objeto rebocado;
  • coordenar equipe de resgate;
  • ministrar treinamento em terra;
  • demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
  • controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
  • preparar documentação para despacho da embarcação;
  • realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
  • supervisionar equipe de convés;
  • familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
  • coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
  • preparar a unidade para reboque;
  • controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
  • discriminar cores;
  • controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
  • demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
  • supervisionar postos de manobra de amarração;
  • elaborar conteúdo programático;
  • coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
  • coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
  • supervisionar operações de carga e descarga;


Setores que mais contratam Segundo oficial de náutica (comandante) no mercado de trabalho

  • Navegação de apoio marítimo
  • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Transporte por navegação interior de carga, municipal
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Operações de terminais
  • Navegação de apoio portuário
  • Transporte marítimo de cabotagem - carga
  • Outros transportes aquaviários
  • Organização logística do transporte de carga
  • Atividades de agenciamento marítimo
  • Transporte marítimo de longo curso - carga
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Serviços de engenharia
  • Manutenção e reparação de embarcações e estruturas flutuantes




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Operador de reator nuclear
Operadores de instalações de geração e distribuição de energia elétrica, hidráulica, térmica ou nuclear

Operador de reator nuclear