Salário para o cargo de Segundo oficial de náutica (comandante)
CBO 2151-15 > Oficiais de convés

Segundo oficial de náutica (comandante) - Descrição, atividades e funções do cargo

Comandam, imediatam e tripulam embarcações na navegação de longo curso, cabotagem e apoio marítimo, coordenam operações de navegação de apoio portuário e águas interiores. Navegam e orientam a navegação, operam com cargas, transportam passageiros e manobram embarcações. Gerenciam pessoal e supervisionam operações, gerenciam material e documentação de bordo. Ministram treinamento e formam aquaviários, realizam atividades de inspeção e vistoria naval, trabalhando de acordo com normas, regulamentos, convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente e saúde ocupacional. Coordenam manutenção e podem realizar manutenção a bordo.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Oficiais de convés

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.


O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.


Funções e atividades do Segundo oficial de náutica (comandante)

Oficiais de convés devem:

  • coordenar manutenção de bordo;
  • trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
  • realizar inspeção naval a bordo;
  • navegar com segurança;
  • qualificar pessoal;
  • operar cargas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar pessoal;
  • gerenciar operações;
  • gerenciar material de bordo;

Atividades

  • avaliar estanqueidade dos porões;
  • orientar praticante-aluno a bordo;
  • demonstrar raciocínio matemático;
  • demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
  • elaborar conteúdo programático;
  • controlar atmosfera do tanque;
  • elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
  • executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
  • proferir palestras;
  • conferir certificação da tripulação;
  • aplicar legislação;
  • controlar a manutenção de equipamentos de convés nas unidades móveis marítimas;
  • realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
  • supervisionar equipe de combate à poluição;
  • acionar plano de contingência;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
  • avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
  • tomar decisões;
  • controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
  • verificar marcação das cargas;
  • supervisionar o sms;
  • orientar estagiário-aluno a bordo;
  • demonstrar liderança;
  • familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
  • executar procedimentos para navegação em águas rasas;
  • controlar planos de bordo;
  • executar procedimentos de serviços no porto;
  • controlar rancho;
  • demonstrar raciocínio sintético;
  • executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
  • supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
  • manobrar a embarcação;
  • avaliar o preparo da tripulação;
  • realizar o plano de viagem;
  • ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
  • verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
  • inspecionar equipamentos de convés;
  • controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
  • realizar manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
  • demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
  • conferir certificação da embarcação;
  • operar equipamentos de navegação;
  • controlar as condições da carga durante a viagem;
  • fiscalizar o uso de epi;
  • auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
  • conduzir embarcação rápida de salvamento;
  • ministrar treinamento a bordo;
  • realizar manutenção de equipamentos de segurança;
  • controlar material de custeio;
  • realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
  • elaborar o plano para reboque;
  • coordenar equipe de resgate;
  • coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
  • tomar decisões rápidas em situações críticas;
  • ministrar aulas de formação profissional;
  • inspecionar equipamentos de segurança;
  • elaborar material didático;
  • coordenar postos de emergência;
  • executar procedimentos para navegação em mau tempo;
  • familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
  • demonstrar comportamento proativo;
  • operar sistema de posicionamento dinâmico;
  • avaliar as condições para amarração;
  • avaliar as condições para desamarração;
  • controlar temperatura dos tanques;
  • inspecionar condições de flutuabilidade;
  • operar guincho de manuseio de âncoras;
  • executar procedimentos para navegação costeira;
  • realizar manutenção de equipamentos de convés na plataforma;
  • supervisionar equipe de convés;
  • realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
  • efetuar embarque e desembarque de passageiros;
  • trabalhar sob pressão;
  • demonstrar capacidade de adaptação;
  • trabalhar em equipe;
  • testar equipamentos de salvatagem;
  • ministrar treinamento em terra;
  • controlar material de passadiço;
  • avaliar as condições para desatracação;
  • coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
  • controlar publicações regulamentares de bordo;
  • supervisionar postos de manobra de fundeio;
  • supervisionar o sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
  • coordenar operações de resgate;
  • elaborar apresentações;
  • preparar a unidade para reboque;
  • fiscalizar a aplicação da legislação;
  • consultar legislação;
  • coordenar a operação do guincho de reboque;
  • discriminar cores;
  • supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
  • coordenar reuniões de segurança;
  • demonstrar percepção cinemática;
  • demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
  • avaliar procedimentos de prevenção da poluição ambiental;
  • discriminar sons e ruídos;
  • supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
  • inspecionar equipamentos de salvatagem;
  • calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
  • executar procedimentos para navegação com o prático;
  • orientar a navegação;
  • realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
  • operar guincho de reboque;
  • supervisionar seção de câmara;
  • controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
  • controlar certificação da tripulação;
  • avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • controlar material de combate à poluição;
  • controlar a manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
  • conduzir embarcação de salvamento;
  • supervisionar operações de carga e descarga;
  • avaliar as condições de atracação;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
  • orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
  • efetuar auditorias internas;
  • inspecionar equipamentos de navegação;
  • coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
  • controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
  • coordenar operações de reboque;
  • efetuar embarque e desembarque da tripulação;
  • demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
  • avaliar as condições de calado;
  • efetuar os registros pertinentes;
  • supervisionar equipe de hotelaria;
  • executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
  • coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
  • definir área segura para trabalho;
  • coordenar operação de controle à poluição;
  • realizar manutenção de equipamentos de navegação;
  • calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
  • supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
  • controlar certificados regulamentares de bordo;
  • demonstrar criatividade;
  • testar equipamentos de segurança;
  • controlar manuais técnicos de bordo;
  • realizar comunicação de bordo;
  • controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
  • acionar plano de emergência;
  • coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
  • transportar passageiros;
  • coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
  • avaliar a quantidade de carga movimentada;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
  • emitir permissão para trabalho;
  • preparar documentação para despacho da embarcação;
  • controlar medicamento de bordo;
  • coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
  • fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
  • demonstrar percepção espacial;
  • inspecionar condições de navegabilidade;
  • supervisionar equipe de lastro;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
  • realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
  • operar o sistema de lastro;
  • demonstrar capacidade de improvisação;
  • avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
  • coordenar manutenção de equipamentos de convés;
  • demonstrar capacidade de autocontrole;
  • supervisionar postos de manobra de amarração;
  • inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
  • inspecionar as condições de segurança;
  • avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
  • supervisionar pessoal de segurança do trabalho;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
  • demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
  • orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
  • controlar pressão atmosférica dos tanques;
  • controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
  • verificar peação da carga;
  • supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
  • avaliar as condições meteorológicas;
  • controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
  • coordenar navegação de objeto rebocado;
  • inspecionar equipamentos de comunicação;
  • coordenar operações de manuseio de âncora;
  • verificar a permissão de acesso de terceiros;


Setores que mais contratam Segundo oficial de náutica (comandante) no mercado de trabalho

  • Navegação de apoio marítimo
  • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Transporte por navegação interior de carga, municipal
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Operações de terminais
  • Navegação de apoio portuário
  • Transporte marítimo de cabotagem - carga
  • Outros transportes aquaviários
  • Organização logística do transporte de carga
  • Atividades de agenciamento marítimo
  • Transporte marítimo de longo curso - carga
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Serviços de engenharia
  • Manutenção e reparação de embarcações e estruturas flutuantes




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