Quanto ganha um Segundo oficial de náutica (comandante)
Um Segundo oficial de náutica (comandante) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.688,13 e R$ 18.454,67, com a média salarial de R$ 8.077,03 e o salário mediana em R$ 7.840,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 8.077,03 | 96.924,39 | 2.019,26 | 37,69 |
1º Quartil | 3.688,13 | 44.257,55 | 922,03 | 17,21 |
Salário Mediana | 7.840,00 | 94.080,00 | 1.960,00 | 36,59 |
3º Quartil | 14.074,32 | 168.891,80 | 3.518,58 | 65,68 |
Teto Salarial | 18.454,67 | 221.456,00 | 4.613,67 | 86,12 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
- Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
- Oficiais de convés
Cargos relacionados:
- Prático de portos da marinha mercante
- Imediato da marinha mercante
- Segundo oficial de náutica
- Agente de manobra e docagem
- Capitão de cabotagem (imediato)
- Primeiro oficial de náutica (imediato)
- Capitão de longo curso
- Capitão de longo curso (comandante)
- Capitão de cabotagem (comandante)
- Comandante da marinha mercante
- Coordenador de operações de combate à poluição no meio aquaviário
- Inspetor naval
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Rio de Janeiro - RJ | 4.356 - 19.081 | 9.434,01 | 4.355,62 | 7.982,31 | 15.753,42 | 19.081,02 |
Macaé - RJ | 5.738 - 16.816 | 9.839,87 | 5.738,25 | 10.463,00 | 13.883,64 | 16.816,28 |
Manaus - AM | 1.805 - 4.105 | 2.208,19 | 1.805,23 | 1.819,00 | 3.389,45 | 4.105,40 |
Porto Velho - RO | 9.510 - 11.904 | 9.583,31 | 9.510,00 | 9.510,00 | 9.827,66 | 11.903,56 |
São Simão - GO | 3.837 - 17.513 | 10.023,45 | 3.837,00 | 13.838,00 | 14.459,00 | 17.513,17 |
Belém - PA | 1.863 - 14.168 | 5.448,90 | 1.863,00 | 1.881,00 | 11.697,00 | 14.167,76 |
Rio das Ostras - RJ | 10.175 - 18.561 | 12.233,25 | 10.175,42 | 12.127,00 | 15.324,50 | 18.561,49 |
Barueri - SP | 3.593 - 6.646 | 4.038,59 | 3.593,00 | 3.593,00 | 5.486,75 | 6.645,72 |
São Luís - MA | 2.037 - 14.472 | 5.516,82 | 2.036,50 | 2.746,00 | 11.948,50 | 14.472,38 |
São João da Barra - RJ | 9.991 - 15.563 | 11.601,23 | 9.991,09 | 11.070,00 | 12.849,00 | 15.563,09 |
São Gonçalo - RJ | 27.344 - 39.711 | 31.262,62 | 27.343,67 | 32.786,00 | 32.786,00 | 39.711,39 |
São Paulo - SP | 3.158 - 12.053 | 6.777,75 | 3.158,00 | 7.001,00 | 9.951,00 | 12.052,95 |
Niterói - RJ | 1.770 - 13.258 | 7.062,10 | 1.769,50 | 9.620,00 | 10.945,50 | 13.257,52 |
Barcarena - PA | 2.400 - 5.130 | 3.404,71 | 2.400,00 | 3.308,00 | 4.235,00 | 5.129,56 |
Itacoatiara - AM | 2.685 - 3.741 | 2.800,19 | 2.685,00 | 2.685,00 | 3.088,30 | 3.740,64 |
Natal - RN | 2.600 - 4.324 | 2.765,67 | 2.600,00 | 2.600,00 | 3.570,00 | 4.324,09 |
Corumbá - MS | 2.300 - 6.243 | 4.333,60 | 2.300,00 | 5.154,00 | 5.154,00 | 6.242,68 |
Itaguaí - RJ | 13.402 - 17.159 | 13.555,00 | 13.402,00 | 13.402,00 | 14.167,00 | 17.159,50 |
Porto do Mangue - RN | 4.000 - 4.845 | 4.000,00 | 4.000,00 | 4.000,00 | 4.000,00 | 4.844,92 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Rio de Janeiro | 4.838 - 21.558 | 10.620,00 | 4.837,62 | 10.463,00 | 17.798,40 | 21.557,95 |
Amazonas | 1.806 - 4.328 | 2.254,40 | 1.806,38 | 1.819,00 | 3.572,89 | 4.327,59 |
São Paulo | 2.783 - 10.559 | 5.036,75 | 2.782,70 | 3.593,00 | 8.717,40 | 10.558,78 |
Rondônia | 9.510 - 11.904 | 9.583,31 | 9.510,00 | 9.510,00 | 9.827,66 | 11.903,56 |
Pará | 1.841 - 12.638 | 4.709,78 | 1.841,22 | 2.629,00 | 10.433,67 | 12.637,57 |
Goiás | 3.837 - 17.421 | 9.472,05 | 3.837,00 | 13.838,00 | 14.383,25 | 17.421,42 |
Maranhão | 2.037 - 14.472 | 5.516,82 | 2.036,50 | 2.746,00 | 11.948,50 | 14.472,38 |
Rio Grande do Norte | 2.600 - 4.845 | 3.315,27 | 2.600,00 | 3.252,48 | 4.000,00 | 4.844,92 |
Santa Catarina | 3.578 - 17.159 | 11.317,98 | 3.578,00 | 13.317,00 | 14.167,00 | 17.159,50 |
Bahia | 1.610 - 2.140 | 1.700,07 | 1.610,00 | 1.746,00 | 1.767,00 | 2.140,24 |
Mato Grosso do Sul | 2.300 - 6.243 | 4.333,60 | 2.300,00 | 5.154,00 | 5.154,00 | 6.242,68 |
Principais locais de trabalho
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Funções e atividades do Segundo oficial de náutica (comandante)
Oficiais de convés devem:
Atividades
- supervisionar seção de câmara;
- verificar compatibilidade de cargas;
- inspecionar as condições de segurança;
- executar procedimentos para navegação em águas rasas;
- demonstrar capacidade de adaptação;
- controlar medicamento de bordo;
- controlar manuais técnicos de bordo;
- inspecionar equipamentos de segurança;
- conferir certificação da tripulação;
- realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
- acionar plano de contingência;
- testar equipamentos de salvatagem;
- executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
- controlar certificação da tripulação;
- fiscalizar a aplicação da legislação;
- realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- avaliar as condições de atracação;
- supervisionar o sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
- familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
- manobrar a embarcação;
- controlar material de custeio;
- trabalhar em equipe;
- demonstrar raciocínio analítico;
- elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
- verificar a permissão de acesso de terceiros;
- coordenar navegação de objeto rebocado;
- controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- supervisionar postos de manobra de fundeio;
- discriminar cores;
- operar rampas de cargas;
- controlar a manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
- avaliar procedimentos de prevenção da poluição ambiental;
- coordenar operações de reboque;
- controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
- trabalhar sob pressão;
- supervisionar equipe de combate à poluição;
- emitir notificação de detenção e liberação da embarcação;
- inspecionar condições de flutuabilidade;
- demonstrar capacidade de improvisação;
- ministrar treinamento em terra;
- coordenar operações de resgate;
- supervisionar o sms;
- efetuar embarque e desembarque de passageiros;
- controlar material de diques e comportas;
- controlar epi e epc;
- demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
- calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
- elaborar plano de manuseio da carga;
- executar procedimentos de serviços no porto;
- operar sistema de posicionamento dinâmico;
- realizar manutenção de equipamentos de convés na plataforma;
- executar procedimentos para navegação em mau tempo;
- avaliar a quantidade de carga movimentada;
- avaliar as condições para amarração;
- avaliar estanqueidade dos porões;
- demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
- demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
- inspecionar equipamentos de convés;
- operar cobertas de cargas;
- controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
- avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
- supervisionar equipe de hotelaria;
- executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
- coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
- coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
- demonstrar criatividade;
- coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
- executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
- demonstrar capacidade de autocontrole;
- verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
- supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
- coordenar operação de controle à poluição;
- realizar manutenção de equipamentos de segurança;
- controlar publicações regulamentares de bordo;
- controlar temperatura dos tanques;
- testar equipamentos de segurança;
- fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
- orientar a entrada de diques e ou comportas;
- elaborar planos de carregamento descarga;
- manusear cargas a bordo;
- coordenar as embarcações de apoio;
- aplicar legislação;
- controlar pressão atmosférica dos tanques;
- avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
- supervisionar equipe de conexão de mangote;
- orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
- ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
- operar o sistema de lastro;
- orientar a navegação;
- operar guincho de manuseio de âncoras;
- coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
- controlar material de combate à poluição;
- supervisionar pessoal de segurança do trabalho;
- supervisionar postos de manobra de amarração;
- coordenar equipe de resgate;
- demonstrar raciocínio matemático;
- tomar decisões rápidas em situações críticas;
- controlar as condições da carga durante a viagem;
- avaliar as condições para desatracação;
- avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
- coordenar a operação do guincho de reboque;
- demonstrar percepção cinemática;
- consultar legislação;
- demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
- operar rampas de acesso;
- coordenar operações de manuseio de âncora;
- verificar peação da carga;
- coordenar postos de emergência;
- supervisionar equipe de convés;
- avaliar o preparo da tripulação;
- coordenar operações de manutenção offshore;
- transportar passageiros;
- demonstrar capacidade de negociação;
- operar guincho de reboque;
- orientar estagiário-aluno a bordo;
- supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
- demonstrar comportamento proativo;
- realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- efetuar auditorias internas;
- realizar manutenção de equipamentos de navegação;
- controlar rancho;
- inspecionar equipamentos de comunicação;
- conduzir embarcação de salvamento;
- elaborar material didático;
- realizar o plano de viagem;
- elaborar o plano para reboque;
- coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
- supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
- avaliar as condições de calado;
- coordenar embarcações de manuseio de espias;
- fiscalizar o uso de epi;
- controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
- preparar a unidade para reboque;
- controlar a manutenção de equipamentos de convés nas unidades móveis marítimas;
- calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
- coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
- supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
- elaborar conteúdo programático;
- coordenar manutenção de equipamentos de convés;
- efetuar os registros pertinentes;
- inspecionar equipamentos de salvatagem;
- familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
- executar procedimentos para navegação costeira;
- controlar certificados regulamentares de bordo;
- supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
- acionar plano de emergência;
- demonstrar percepção espacial;
- verificar marcação das cargas;
- tomar decisões;
- controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
- realizar manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
- ministrar aulas de formação profissional;
- inspecionar equipamentos de navegação;
- controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- controlar material de passadiço;
- elaborar apresentações;
- executar procedimentos para navegação com o prático;
- avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
- conferir certificação da embarcação;
- supervisionar o preparo do berço de diques;
- proferir palestras;
- inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
- efetuar embarque e desembarque da tripulação;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
- emitir permissão para trabalho;
- executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
- controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
- orientar praticante-aluno a bordo;
- controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
- avaliar as condições meteorológicas;
- operar tampas de escotilha;
- supervisionar equipe de apoio à docagem;
- controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- inspecionar equipamentos da seção de máquinas;
- avaliar as condições para desamarração;
- operar equipamentos de navegação;
- coordenar equipe de amarração;
- demonstrar liderança;
- inspecionar condições de navegabilidade;
- coordenar reuniões de segurança;
- ministrar treinamento a bordo;
- controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
- controlar atmosfera do tanque;
- conduzir embarcação rápida de salvamento;
- supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
- controlar planos de bordo;
- demonstrar raciocínio sintético;
- realizar comunicação de bordo;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
- supervisionar operações de carga e descarga;
- supervisionar equipe de manutenção offshore;
- conferir certificação de equipamentos;
- coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
- auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
- definir área segura para trabalho;
- preparar documentação para despacho da embarcação;
- supervisionar equipe de lastro;
- orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
- demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
- discriminar sons e ruídos;
- controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
- realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
Setores que mais contratam Segundo oficial de náutica (comandante) no mercado de trabalho
- Navegação de apoio marítimo
- Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional, exceto travessia
- Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
- Locação de mão-de-obra temporária
- Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
- Transporte por navegação interior de carga, municipal, exceto travessia
- Navegação de apoio portuário
- Outros transportes aquaviários não especificados anteriormente
- Atividades de agenciamento marítimo
- Transporte marítimo de cabotagem - carga
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br