Salário para o cargo de Segundo oficial de náutica (comandante)
CBO 2151-15 > Oficiais de convés

Segundo oficial de náutica (comandante) - Descrição, atividades e funções do cargo

Comandam, imediatam e tripulam embarcações na navegação de longo curso, cabotagem e apoio marítimo, coordenam operações de navegação de apoio portuário e águas interiores. Navegam e orientam a navegação, operam com cargas, transportam passageiros e manobram embarcações. Gerenciam pessoal e supervisionam operações, gerenciam material e documentação de bordo. Ministram treinamento e formam aquaviários, realizam atividades de inspeção e vistoria naval, trabalhando de acordo com normas, regulamentos, convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente e saúde ocupacional. Coordenam manutenção e podem realizar manutenção a bordo.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Oficiais de convés

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.


O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.


Funções e atividades do Segundo oficial de náutica (comandante)

Oficiais de convés devem:

  • realizar inspeção naval a bordo;
  • administrar pessoal;
  • operar cargas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar manutenção de bordo;
  • trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
  • gerenciar material de bordo;
  • gerenciar operações;
  • navegar com segurança;
  • qualificar pessoal;

Atividades

  • efetuar embarque e desembarque de passageiros;
  • ministrar treinamento a bordo;
  • conduzir embarcação rápida de salvamento;
  • controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
  • realizar manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
  • realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
  • supervisionar postos de manobra de amarração;
  • realizar manutenção de equipamentos de navegação;
  • demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
  • demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
  • demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
  • acionar plano de emergência;
  • avaliar as condições de calado;
  • demonstrar capacidade de improvisação;
  • avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
  • preparar a unidade para reboque;
  • controlar medicamento de bordo;
  • verificar marcação das cargas;
  • discriminar cores;
  • controlar temperatura dos tanques;
  • demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
  • coordenar operações de resgate;
  • controlar rancho;
  • coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
  • supervisionar operações de carga e descarga;
  • controlar as condições da carga durante a viagem;
  • manobrar a embarcação;
  • operar guincho de reboque;
  • elaborar material didático;
  • calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
  • realizar manutenção de equipamentos de segurança;
  • demonstrar raciocínio sintético;
  • supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
  • controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
  • coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
  • orientar praticante-aluno a bordo;
  • inspecionar equipamentos de comunicação;
  • controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
  • definir área segura para trabalho;
  • efetuar auditorias internas;
  • supervisionar seção de câmara;
  • demonstrar comportamento proativo;
  • supervisionar o sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
  • operar o sistema de lastro;
  • inspecionar condições de navegabilidade;
  • realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
  • supervisionar equipe de lastro;
  • conferir certificação da embarcação;
  • orientar estagiário-aluno a bordo;
  • avaliar as condições meteorológicas;
  • calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
  • preparar documentação para despacho da embarcação;
  • executar procedimentos para navegação com o prático;
  • avaliar procedimentos de prevenção da poluição ambiental;
  • supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
  • inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
  • orientar a navegação;
  • tomar decisões;
  • controlar publicações regulamentares de bordo;
  • demonstrar capacidade de autocontrole;
  • operar equipamentos de navegação;
  • coordenar postos de emergência;
  • ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
  • avaliar a quantidade de carga movimentada;
  • controlar manuais técnicos de bordo;
  • coordenar operação de controle à poluição;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • trabalhar sob pressão;
  • verificar peação da carga;
  • realizar comunicação de bordo;
  • controlar pressão atmosférica dos tanques;
  • coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
  • coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
  • controlar a manutenção de equipamentos de convés nas unidades móveis marítimas;
  • elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
  • verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
  • executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
  • supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
  • elaborar conteúdo programático;
  • controlar atmosfera do tanque;
  • realizar o plano de viagem;
  • inspecionar condições de flutuabilidade;
  • consultar legislação;
  • controlar certificados regulamentares de bordo;
  • emitir permissão para trabalho;
  • fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
  • executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
  • controlar material de custeio;
  • executar procedimentos para navegação costeira;
  • executar procedimentos para navegação em águas rasas;
  • executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
  • inspecionar equipamentos de segurança;
  • ministrar treinamento em terra;
  • supervisionar equipe de convés;
  • supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
  • coordenar equipe de resgate;
  • avaliar as condições para desamarração;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
  • controlar material de combate à poluição;
  • testar equipamentos de salvatagem;
  • orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
  • proferir palestras;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
  • coordenar manutenção de equipamentos de convés;
  • supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
  • supervisionar pessoal de segurança do trabalho;
  • controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
  • aplicar legislação;
  • demonstrar criatividade;
  • transportar passageiros;
  • orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
  • controlar a manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
  • avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
  • demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
  • demonstrar capacidade de adaptação;
  • realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
  • coordenar a operação do guincho de reboque;
  • inspecionar as condições de segurança;
  • coordenar operações de reboque;
  • fiscalizar o uso de epi;
  • demonstrar liderança;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
  • realizar manutenção de equipamentos de convés na plataforma;
  • operar sistema de posicionamento dinâmico;
  • supervisionar postos de manobra de fundeio;
  • demonstrar raciocínio matemático;
  • auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
  • demonstrar percepção espacial;
  • controlar planos de bordo;
  • coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
  • supervisionar equipe de hotelaria;
  • avaliar o preparo da tripulação;
  • elaborar apresentações;
  • controlar certificação da tripulação;
  • inspecionar equipamentos de convés;
  • testar equipamentos de segurança;
  • supervisionar equipe de combate à poluição;
  • conduzir embarcação de salvamento;
  • tomar decisões rápidas em situações críticas;
  • controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
  • ministrar aulas de formação profissional;
  • discriminar sons e ruídos;
  • coordenar reuniões de segurança;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
  • realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
  • efetuar os registros pertinentes;
  • familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
  • verificar a permissão de acesso de terceiros;
  • operar guincho de manuseio de âncoras;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
  • avaliar as condições para amarração;
  • executar procedimentos de serviços no porto;
  • trabalhar em equipe;
  • avaliar estanqueidade dos porões;
  • efetuar embarque e desembarque da tripulação;
  • acionar plano de contingência;
  • elaborar o plano para reboque;
  • executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
  • inspecionar equipamentos de navegação;
  • supervisionar o sms;
  • familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
  • coordenar operações de manuseio de âncora;
  • avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
  • realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
  • conferir certificação da tripulação;
  • controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
  • avaliar as condições para desatracação;
  • coordenar navegação de objeto rebocado;
  • avaliar as condições de atracação;
  • controlar material de passadiço;
  • inspecionar equipamentos de salvatagem;
  • coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
  • executar procedimentos para navegação em mau tempo;
  • avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
  • fiscalizar a aplicação da legislação;
  • demonstrar percepção cinemática;
  • coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;


Setores que mais contratam Segundo oficial de náutica (comandante) no mercado de trabalho

  • Navegação de apoio marítimo
  • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Transporte por navegação interior de carga, municipal
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Operações de terminais
  • Navegação de apoio portuário
  • Transporte marítimo de cabotagem - carga
  • Outros transportes aquaviários
  • Organização logística do transporte de carga
  • Atividades de agenciamento marítimo
  • Transporte marítimo de longo curso - carga
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Serviços de engenharia
  • Manutenção e reparação de embarcações e estruturas flutuantes




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Aquarelista
Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

Aquarelista

Salário para o cargo de Esteticista
Tecnólogos e técnicos em terapias complementares e estéticas

Esteticista

Salário para o cargo de Instrutor educacional
Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

Instrutor educacional