Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Dançarinos tradicionais e populares
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Dançarinos tradicionais e populares os profissionais dançam em lugares públicos, em festas propulares, folguedos, rituais religiosos e apresentações e também em salões, teatros, estúdios de tv etc., Em geral, em grupos, portando vestes, paramentos e objetos apropriados à representação ou dança. São, na quase totalidade, autônomos, e seu calendário de trabalho tende à irregularidade, pois está atrelado àquele das festas, folguedos, rituais e apresentações. Por isso, os profissionais costumam desempenhar outra ocupação simultaneamente. Além de atuarem em atividades recreativas e culturais, podem aplicar conhecimentos e performances da dança popular e tradicional no ensino, em programas sociais voltados para adolescentes e crianças e em trabalhos terapêuticos diversos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Dançarinos tradicionais e populares
As ocupações da família são, em geral, aprendidas na prática, junto às comunidades tradicionais e aos grupos que executam as danças populares e tradicionais, muitas vezes desde muito cedo, por meio da participação em festejos, rituais e apresentações. O aprendizado costuma se dar também de forma tradicional, ou seja, via transmissão direta do mestre ao discípulo, como vem sendo feito há gerações. Particularmente no caso das danças populares, o aprendizado costuma se dar por intermédio de cursos informais, de duração variada, em geral, ministrados por dançarinos de renome na sua técnica ou tradição. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Sambista
Dançarinos tradicionais e populares devem:
- interpretar danças tradicionais e populares respeitando as tradições;
- ensaiar dança tradicional e popular;
- administrar atividades relacionadas À dança;
- estudar danças tradicionais e populares;
- inserir o acervo cultural da dança tradicional e popular em diferentes contextos;
- pesquisar danças tradicionais e populares;
- demonstrar competências pessoais;
- dar aulas de danças tradicionais e populares;
Atividades
- divulgar o evento;
- participar de debates sobre políticas públicas relacionadas à dança;
- transmitir estórias sobre dança tradicional e popular;
- estudar movimentos na dança;
- identificar pluralidade rítmica da dança tradicional e popular;
- adequar métodos a diferentes faixas etárias;
- coordenar movimentos e expressão corporal;
- respeitar hierarquias em conformidade com as tradições e conhecimentos;
- preparar o corpo para dançar através do toque dos tambores;
- dar a conhecer os mestres das tradições;
- conhecer os fundamentos e origem da dança (históricos, sociais e religiosos);
- preparar o corpo através de loas, saudações, ladainhas e cantos;
- pesquisar passos, gestos e movimentos;
- interpretar danças rituais;
- estudar gestos na dança;
- trabalhar passos, gestos e movimentos;
- demonstrar consciência da responsabilidade do dançarino frente às tradições culturais;
- gerenciar a produção executiva;
- estudar passos na dança;
- dominar passos, gestos e movimentos;
- experimentar novos movimentos;
- aplicar a dança a projetos sociais, empresariais e institucionais;
- trabalhar as músicas dançadas (dançando, cantando e mixando);
- aplicar a dança a contextos terapêuticos;
- aplicar a dança à ação cultural;
- interpretar coreografia;
- utilizar elementos próprios da dança (adereços, objetos, instrumentos, etc);
- consultar leis de incentivo a cultura;
- aplicar a dança a contextos pedagógicos;
- explorar possibilidades de movimentos com objetos;
- dirigir ensaios (dançarino ensaiador);
- participar de oficinas e cursos de atualização profissional;
- vivenciar a dança;
- ministrar aulas para profissionalizar dançarinos e professores;
- atribuir funções aos diferentes membros da equipe;
- adaptar vivência à dança a ser realizada;
- avaliar o nível de dificuldade dos passos, movimentos e gestos;
- utilizar figurinos próprios á dança;
- transmitir conhecimentos históricos sobre dança tradicional e popular;
- trabalhar o tempo ritual;
- pesquisar figurinos;
- desenvolver acuidade auditiva e rítmica;
- interpretar danças tradicionais;
- estudar música tradicional e popular;
- realizar oficinas de trabalho;
- trabalhar em equipe;
- ministrar cursos para profissionais de outras áreas (educadores, terapeutas);
- desenvolver habilidades para trabalhar com grupos;
- participar na definição de políticas e ações culturais através da dança;
- dirigir a própria apresentação ou a do grupo de dança;
- pesquisar comunidades, festejos e ambientes específicos de dança;
- gerenciar a produção artística;
- executar danças dramáticas;
- captar recursos;
- aprimorar a coreografia;
- utilizar instrumentos musicais adequados e próprios à dança;
- estudar figurino popular e tradicional;
- participar de debates, fóruns, congressos referentes à dança;
- conscientizar comunidades sobre o valor de suas tradições;
- preparar o corpo através do calor da fogueira;
- executar a dança conforme ritmos tradicionais;
- dançar representando histórias;
Setores que mais contratam Sambista no mercado de trabalho
- Discotecas, danceterias, salões de dança e similares
- Locação de mão-de-obra temporária