Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Dançarinos tradicionais e populares
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Dançarinos tradicionais e populares os profissionais dançam em lugares públicos, em festas propulares, folguedos, rituais religiosos e apresentações e também em salões, teatros, estúdios de tv etc., Em geral, em grupos, portando vestes, paramentos e objetos apropriados à representação ou dança. São, na quase totalidade, autônomos, e seu calendário de trabalho tende à irregularidade, pois está atrelado àquele das festas, folguedos, rituais e apresentações. Por isso, os profissionais costumam desempenhar outra ocupação simultaneamente. Além de atuarem em atividades recreativas e culturais, podem aplicar conhecimentos e performances da dança popular e tradicional no ensino, em programas sociais voltados para adolescentes e crianças e em trabalhos terapêuticos diversos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Dançarinos tradicionais e populares
As ocupações da família são, em geral, aprendidas na prática, junto às comunidades tradicionais e aos grupos que executam as danças populares e tradicionais, muitas vezes desde muito cedo, por meio da participação em festejos, rituais e apresentações. O aprendizado costuma se dar também de forma tradicional, ou seja, via transmissão direta do mestre ao discípulo, como vem sendo feito há gerações. Particularmente no caso das danças populares, o aprendizado costuma se dar por intermédio de cursos informais, de duração variada, em geral, ministrados por dançarinos de renome na sua técnica ou tradição. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Sambista
Dançarinos tradicionais e populares devem:
- demonstrar competências pessoais;
- dar aulas de danças tradicionais e populares;
- estudar danças tradicionais e populares;
- interpretar danças tradicionais e populares respeitando as tradições;
- administrar atividades relacionadas À dança;
- pesquisar danças tradicionais e populares;
- inserir o acervo cultural da dança tradicional e popular em diferentes contextos;
- ensaiar dança tradicional e popular;
Atividades
- captar recursos;
- estudar movimentos na dança;
- consultar leis de incentivo a cultura;
- estudar passos na dança;
- executar a dança conforme ritmos tradicionais;
- dirigir a própria apresentação ou a do grupo de dança;
- vivenciar a dança;
- dominar passos, gestos e movimentos;
- realizar oficinas de trabalho;
- transmitir conhecimentos históricos sobre dança tradicional e popular;
- ministrar aulas para profissionalizar dançarinos e professores;
- aplicar a dança à ação cultural;
- divulgar o evento;
- utilizar elementos próprios da dança (adereços, objetos, instrumentos, etc);
- ministrar cursos para profissionais de outras áreas (educadores, terapeutas);
- desenvolver acuidade auditiva e rítmica;
- trabalhar o tempo ritual;
- utilizar instrumentos musicais adequados e próprios à dança;
- gerenciar a produção executiva;
- avaliar o nível de dificuldade dos passos, movimentos e gestos;
- transmitir estórias sobre dança tradicional e popular;
- respeitar hierarquias em conformidade com as tradições e conhecimentos;
- aplicar a dança a contextos pedagógicos;
- aprimorar a coreografia;
- utilizar figurinos próprios á dança;
- pesquisar passos, gestos e movimentos;
- adaptar vivência à dança a ser realizada;
- preparar o corpo através de loas, saudações, ladainhas e cantos;
- adequar métodos a diferentes faixas etárias;
- experimentar novos movimentos;
- preparar o corpo para dançar através do toque dos tambores;
- dar a conhecer os mestres das tradições;
- aplicar a dança a projetos sociais, empresariais e institucionais;
- conscientizar comunidades sobre o valor de suas tradições;
- identificar pluralidade rítmica da dança tradicional e popular;
- participar de debates sobre políticas públicas relacionadas à dança;
- participar de oficinas e cursos de atualização profissional;
- estudar música tradicional e popular;
- participar de debates, fóruns, congressos referentes à dança;
- interpretar danças rituais;
- participar na definição de políticas e ações culturais através da dança;
- dançar representando histórias;
- interpretar danças tradicionais;
- conhecer os fundamentos e origem da dança (históricos, sociais e religiosos);
- atribuir funções aos diferentes membros da equipe;
- executar danças dramáticas;
- pesquisar comunidades, festejos e ambientes específicos de dança;
- explorar possibilidades de movimentos com objetos;
- estudar figurino popular e tradicional;
- trabalhar em equipe;
- trabalhar as músicas dançadas (dançando, cantando e mixando);
- dirigir ensaios (dançarino ensaiador);
- aplicar a dança a contextos terapêuticos;
- preparar o corpo através do calor da fogueira;
- gerenciar a produção artística;
- interpretar coreografia;
- estudar gestos na dança;
- demonstrar consciência da responsabilidade do dançarino frente às tradições culturais;
- pesquisar figurinos;
- trabalhar passos, gestos e movimentos;
- desenvolver habilidades para trabalhar com grupos;
- coordenar movimentos e expressão corporal;
Setores que mais contratam Sambista no mercado de trabalho
- Discotecas, danceterias, salões de dança e similares
- Locação de mão-de-obra temporária