Salário para o cargo de Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal
CBO 2332-20 > Instrutores de ensino profissional

Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal

Instrutores de ensino profissional devem:

  • comunicar-se;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • elaborar material pedagógico;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar serviços À comunidade;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;

Atividades

  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • registrar controles de estoque;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • demonstrar perseverança;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • organizar exposições de produtos;
  • demonstrar liderança;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • orientar os alunos;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • revisar material pedagógico;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • comprovar experiência na área específica;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • dialogar com os outros professores;
  • adequar material pedagógico;
  • participar de campanhas educativas;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • limpar os equipamentos;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • executar a manutenção preventiva;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • comprovar certificação das competências;
  • demonstrar flexibilidade;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • dialogar com os alunos;
  • elaborar os planos de aula;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • conferir a execução da manutenção;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • negociar projetos e cursos;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • preencher planilhas de custo;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • integrar-se em eventos da área;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • analisar as avaliações;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • auto avaliar-se;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • demonstrar criatividade;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • expressar-se com clareza;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • agir eticamente na profissão;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;


Setores que mais contratam Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal no mercado de trabalho

  • Outras atividades de ensino
  • Atividades de apoio à produção florestal
  • Locação de mão-de-obra temporária




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