Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Instrutor de aprendizagem comercial
- Instrutor de treinamento industrial (formação profissional)
- Instrutor de educação profissional industrial
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços
- Instrutor agrícola
- Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário
- Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
- Instrutor de aprendizagem industrial
- Instrutor de aprendizagem agroindustrial e florestal
- Instrutor de treinamento comercial
- Instrutor de aprendizagem em transportes
- Instrutor de ofícios industriais
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal
Instrutores de ensino profissional devem:
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
- comunicar-se;
- zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
- planejar metas e estratégias de ações educacionais;
- garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
- prestar serviços À comunidade;
- sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
- elaborar material pedagógico;
- fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
- desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
- demonstrar competências pessoais;
Atividades
- conferir a execução da manutenção;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- orientar os alunos;
- demonstrar perseverança;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- demonstrar tolerância e paciência;
- comprovar experiência na área específica;
- comprovar certificação das competências;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- auto avaliar-se;
- registrar controles de estoque;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- integrar-se em eventos da área;
- preencher diários de classe ou similares;
- sistematizar a legislação na sua área;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- revisar material pedagógico;
- expressar-se com clareza;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- preencher planilhas de custo;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- sistematizar as normas técnicas;
- elaborar os planos de aula;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- adequar material pedagógico;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- participar de campanhas educativas;
- agir eticamente na profissão;
- promover intercâmbios institucionais;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- criar situações de trabalho em equipe;
- dialogar com os outros professores;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- tomar providências em casos de emergência;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- organizar exposições de produtos;
- demonstrar liderança;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- identificar novas fontes para atualização;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- sistematizar a produção científica da área;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- demonstrar criatividade;
- preparar recursos audiovisuais;
- analisar as avaliações;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- negociar projetos e cursos;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- demonstrar capacidade de organização;
- demonstrar flexibilidade;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- limpar os equipamentos;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- dialogar com os alunos;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- executar a manutenção preventiva;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
Setores que mais contratam Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal no mercado de trabalho
- Outras atividades de ensino
- Atividades de apoio à produção florestal
- Locação de mão-de-obra temporária