Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
 
- Professores e instrutores do ensino profissional
 
 
- Instrutores de ensino profissional
 
 
 
Cargos relacionados:
- Instrutor de treinamento comercial
- Instrutor agrícola
- Instrutor de aprendizagem agropecuária
- Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
- Instrutor de aprendizagem agroindustrial e florestal
- Instrutor de aprendizagem em informática
- Instrutor de aprendizagem comercial
- Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário
- Instrutor de ofícios industriais
- Instrutor de aprendizagem em comunicação
- Instrutor de treinamentos industriais
- Professor-instrutor de cursos de treinamento industrial
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal
Instrutores de ensino profissional devem:
- prestar serviços À comunidade;
- garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
- elaborar material pedagógico;
- planejar metas e estratégias de ações educacionais;
- comunicar-se;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
- desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
- fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
- demonstrar competências pessoais;
- sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
- zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
Atividades
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- adequar material pedagógico;
- tomar providências em casos de emergência;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- sistematizar a legislação na sua área;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- identificar novas fontes para atualização;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- comprovar experiência na área específica;
- participar de campanhas educativas;
- criar situações de trabalho em equipe;
- promover intercâmbios institucionais;
- demonstrar liderança;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- sistematizar as normas técnicas;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- revisar material pedagógico;
- registrar controles de estoque;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- conferir a execução da manutenção;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- expressar-se com clareza;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- demonstrar perseverança;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- limpar os equipamentos;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- dialogar com os outros professores;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- demonstrar tolerância e paciência;
- preparar recursos audiovisuais;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- preencher planilhas de custo;
- executar a manutenção preventiva;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- auto avaliar-se;
- agir eticamente na profissão;
- preencher diários de classe ou similares;
- integrar-se em eventos da área;
- demonstrar flexibilidade;
- comprovar certificação das competências;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- dialogar com os alunos;
- analisar as avaliações;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- negociar projetos e cursos;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- elaborar os planos de aula;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- sistematizar a produção científica da área;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- orientar os alunos;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- demonstrar capacidade de organização;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- demonstrar criatividade;
- organizar exposições de produtos;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
Setores que mais contratam Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal no mercado de trabalho
- Outras atividades de ensino
- Atividades de apoio à produção florestal
- Locação de mão-de-obra temporária
 
 
									 
 
                 
 
                 
 
                 
 
                 
 
                 
 
                 
 
                 
 
                