Quanto ganha um Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal
Um Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 4.861,02 e R$ 7.945,14, com a média salarial de R$ 5.399,22 e o salário mediana em R$ 5.684,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 5.399,22 | 64.790,70 | 1.349,81 | 26,81 |
1º Quartil | 4.861,02 | 58.332,22 | 1.215,25 | 24,14 |
Salário Mediana | 5.684,00 | 68.208,00 | 1.421,00 | 28,22 |
3º Quartil | 6.059,31 | 72.711,67 | 1.514,83 | 30,09 |
Teto Salarial | 7.945,14 | 95.341,72 | 1.986,29 | 39,45 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Instrutor de aprendizagem em transportes
- Instrutor de treinamentos industriais
- Instrutor de aprendizagem agropecuária
- Instrutor de aprendizagem industrial
- Instrutor de educação profissional industrial
- Instrutor de aprendizagem em comunicação
- Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial
- Professor-instrutor de cursos de treinamento industrial
- Instrutor de aprendizagem em informática
- Instrutor de informática
- Instrutor de aprendizagem comercial
- Instrutor de ofícios industriais
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Campo Grande - MS | 5.684 - 7.161 | 5.742,51 | 5.684,00 | 5.684,00 | 5.911,88 | 7.160,64 |
Dourados - MS | 5.684 - 7.161 | 5.735,48 | 5.684,00 | 5.684,00 | 5.912,00 | 7.160,79 |
Três Lagoas - MS | 4.150 - 7.121 | 5.360,97 | 4.150,29 | 5.684,00 | 5.879,43 | 7.121,34 |
Corumbá - MS | 5.286 - 7.003 | 5.609,00 | 5.286,29 | 5.684,00 | 5.781,71 | 7.002,99 |
Lençóis Paulista - SP | 5.503 - 7.236 | 5.745,71 | 5.503,03 | 5.703,00 | 5.974,00 | 7.235,89 |
Aparecida do Taboado - MS | 5.506 - 7.069 | 5.678,36 | 5.505,67 | 5.684,00 | 5.836,00 | 7.068,74 |
Itatinga - SP | 4.888 - 7.402 | 5.159,91 | 4.888,00 | 4.888,40 | 6.111,00 | 7.401,83 |
Navirai - MS | 5.684 - 7.161 | 5.749,14 | 5.684,00 | 5.684,00 | 5.912,00 | 7.160,79 |
Maracaju - MS | 5.684 - 7.161 | 5.836,00 | 5.684,00 | 5.912,00 | 5.912,00 | 7.160,79 |
São Paulo - SP | 2.060 - 5.782 | 3.398,80 | 2.060,00 | 2.969,00 | 4.774,00 | 5.782,41 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Mato Grosso do Sul | 5.228 - 7.133 | 5.621,64 | 5.228,10 | 5.684,00 | 5.888,79 | 7.132,68 |
São Paulo | 3.735 - 7.372 | 5.167,95 | 3.735,25 | 5.574,00 | 6.086,50 | 7.372,15 |
Minas Gerais | 2.640 - 6.056 | 3.596,33 | 2.640,00 | 3.399,00 | 5.000,00 | 6.056,15 |
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal
Instrutores de ensino profissional devem:
Atividades
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
- direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- programar a utilização de material didático-pedagógico;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
- tomar providências em casos de emergência;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- criar situações operacionais de atividades;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- agir eticamente na profissão;
- participar de campanhas educativas;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- selecionar recursos didáticos;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- identificar novas fontes para atualização;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- preparar material didático;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- executar a manutenção preventiva;
- ministrar palestras para públicos de fora da escola;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- preencher diários de classe ou similares;
- elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- demonstrar tolerância e paciência;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- fixar metas educacionais para a escola;
- preparar recursos audiovisuais;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- criar situações de trabalho em equipe;
- revisar as metodologias e técnicas de ensino;
- comprovar certificação das competências;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- dialogar com os alunos;
- negociar projetos e cursos;
- orientar os alunos;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- registrar controles de estoque;
- auto avaliar-se;
- sistematizar a legislação na sua área;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- propor cronograma de atividades pedagógicas;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- organizar exposições de produtos;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- estimular os alunos na busca de conhecimento;
- simular situações atuais de trabalho;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- adequar material pedagógico;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
- revisar material pedagógico;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- demonstrar perseverança;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- expressar-se com clareza;
- analisar as avaliações;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- comprovar experiência na área específica;
- sistematizar a produção científica da área;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- limpar os equipamentos;
- tomar parte na elaboração do calendário escolar;
- dialogar com os outros professores;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- preencher planilhas de custo;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- sistematizar as normas técnicas;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- definir metodologias e técnicas de ensino;
- desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- elaborar os planos de aula;
- conferir a execução da manutenção;
- demonstrar capacidade de organização;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- demonstrar criatividade;
- demonstrar liderança;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- demonstrar flexibilidade;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- promover intercâmbios institucionais;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- integrar-se em eventos da área;
- selecionar material pedagógico;
Setores que mais contratam Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal no mercado de trabalho
- Outras atividades de ensino
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Atividades de apoio à produção florestal
- Cultivo de eucalipto
- Fabricação de álcool
- Ensino de idiomas
- Fabricação de celulose e outras pastas para a fabricação de papel
- Ensino médio
- Manutenção e reparação de máquinas e equipamentos para agricultura e pecuária
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br