Salário para o cargo de Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal
CBO 2332-20 > Instrutores de ensino profissional

Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal

Instrutores de ensino profissional devem:

  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • elaborar material pedagógico;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • prestar serviços À comunidade;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;

Atividades

  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • adequar material pedagógico;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • elaborar os planos de aula;
  • demonstrar liderança;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • demonstrar criatividade;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • demonstrar perseverança;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • analisar as avaliações;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • orientar os alunos;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • registrar controles de estoque;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • participar de campanhas educativas;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • expressar-se com clareza;
  • integrar-se em eventos da área;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • auto avaliar-se;
  • organizar exposições de produtos;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • conferir a execução da manutenção;
  • preencher planilhas de custo;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • executar a manutenção preventiva;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • dialogar com os outros professores;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • limpar os equipamentos;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • comprovar certificação das competências;
  • demonstrar flexibilidade;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • agir eticamente na profissão;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • comprovar experiência na área específica;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • revisar material pedagógico;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • dialogar com os alunos;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • negociar projetos e cursos;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;


Setores que mais contratam Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal no mercado de trabalho

  • Outras atividades de ensino
  • Atividades de apoio à produção florestal
  • Locação de mão-de-obra temporária




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