Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Instrutor de aprendizagem em informática
- Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
- Instrutor agrícola
- Instrutor de treinamento agropecuário
- Instrutor de aprendizagem em comunicação
- Professor-instrutor de cursos de treinamento industrial
- Instrutor de treinamento industrial (formação profissional)
- Instrutor de aprendizagem agroindustrial e florestal
- Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial
- Instrutor de informática
- Instrutor de treinamento comercial
- Instrutor de aprendizagem em transportes
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal
Instrutores de ensino profissional devem:
- desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
- sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
- demonstrar competências pessoais;
- planejar metas e estratégias de ações educacionais;
- zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
- fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
- elaborar material pedagógico;
- garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
- comunicar-se;
- prestar serviços À comunidade;
Atividades
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- tomar providências em casos de emergência;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- preparar recursos audiovisuais;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- registrar controles de estoque;
- analisar as avaliações;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- conferir a execução da manutenção;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- demonstrar capacidade de avaliação;
- elaborar os planos de aula;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- expressar-se com clareza;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- organizar exposições de produtos;
- promover intercâmbios institucionais;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- preencher diários de classe ou similares;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- participar de campanhas educativas;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- negociar projetos e cursos;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- agir eticamente na profissão;
- comprovar experiência na área específica;
- comprovar certificação das competências;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- sistematizar a legislação na sua área;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- demonstrar criatividade;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- preencher planilhas de custo;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- dialogar com os outros professores;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- revisar material pedagógico;
- integrar-se em eventos da área;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- auto avaliar-se;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- limpar os equipamentos;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- orientar os alunos;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- demonstrar capacidade de organização;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- sistematizar a produção científica da área;
- dialogar com os alunos;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- demonstrar liderança;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- executar a manutenção preventiva;
- demonstrar tolerância e paciência;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- sistematizar as normas técnicas;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- adequar material pedagógico;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- demonstrar perseverança;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- criar situações de trabalho em equipe;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- identificar novas fontes para atualização;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- demonstrar flexibilidade;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
Setores que mais contratam Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal no mercado de trabalho
- Outras atividades de ensino
- Atividades de apoio à produção florestal
- Locação de mão-de-obra temporária