Salário para o cargo de Professor de serviço social do ensino superior
CBO 2347-65 > Professores de ciências humanas do ensino superior

Professor de serviço social do ensino superior - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Preparam e ministram aula nas áreas de ciências humanas no ensino superior e orientam trabalhos acadêmicos, elaboram planos de ensino, supervisionam estágio, avaliam processos de ensino-aprendizagem, participam de processos de seleção e avaliação. Prestam assessoria técnico-científica, exercem atividades acadêmico-administrativas e constroem projetos político-pedagógicos. Podem desenvolver atividades de pesquisa e extensão.

Quanto ganha um Professor de serviço social do ensino superior

Um Professor de serviço social do ensino superior trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.646,39 e R$ 17.503,27, com a média salarial de R$ 7.525,45 e o salário mediana em R$ 5.812,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de serviço social do ensino superior

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.525,45 90.305,43 1.881,36 51,98
1º Quartil 3.646,39 43.756,70 911,60 25,18
Salário Mediana 5.812,00 69.744,00 1.453,00 40,14
3º Quartil 13.348,74 160.184,87 3.337,18 92,20
Teto Salarial 17.503,27 210.039,21 4.375,82 120,89


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de ciências humanas do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Goiânia - GO 2.204 - 5.329 2.900,86 2.204,00 2.600,00 4.400,00 5.329,41
Vassouras - RJ 10.680 - 14.313 11.252,40 10.679,50 11.115,00 11.817,00 14.313,10
Marica - RJ 10.851 - 13.972 11.196,00 10.850,50 11.254,00 11.535,50 13.972,14
Caxias do Sul - RS 5.812 - 7.040 5.812,00 5.812,00 5.812,00 5.812,00 7.039,67
São Paulo - SP 5.052 - 26.688 8.127,33 5.052,00 5.419,50 22.034,00 26.688,24
Belo Horizonte - MG 2.854 - 24.251 7.033,20 2.854,00 4.282,00 20.022,00 24.251,25


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 10.253 - 14.177 11.074,55 10.252,60 11.115,00 11.704,40 14.176,72
Goiás 2.204 - 5.329 2.900,86 2.204,00 2.600,00 4.400,00 5.329,41
Rio Grande do Sul 5.812 - 9.957 6.347,22 5.812,00 5.812,00 8.220,50 9.956,92
Ceará 1.555 - 31.270 10.309,71 1.554,50 7.773,85 25.817,00 31.270,32
Minas Gerais 2.854 - 24.251 6.961,00 2.854,00 4.355,00 20.022,00 24.251,25
São Paulo 5.052 - 26.688 8.127,33 5.052,00 5.419,50 22.034,00 26.688,24


Principais locais de trabalho

Professores de ciências humanas do ensino superior exercem suas funções em instituições e entidades de ensino e são contratados na condição de trabalhadores com carteira assinada. Organizam-se em equipes de trabalho e também podem atuar de forma individual. Trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados e a céu aberto, geralmente no período diurno. O exercício do trabalho pode se dar de forma presencial e à distância. Podem estar sujeitos a situação de estresse, devido a trabalhos sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de ciências humanas do ensino superior

O exercício desse cargo requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após três ou quatro anos de experiência.


Funções e atividades do Professor de serviço social do ensino superior

Professores de ciências humanas do ensino superior devem:

  • preparar aulas;
  • supervisionar estágios;
  • avaliar processos de ensino-aprendizagem;
  • desenvolver atividades de pesquisa e extensão;
  • ministrar aula;
  • demonstrar competências pessoais;
  • participar de processos de seleção e avaliação;
  • orientar trabalhos acadêmicos;
  • prestar assessoria técnico-científica;
  • exercer atividades acadêmico-administrativas;
  • elaborar plano de ensino;
  • construir projetos político-pedagógicos;

  • Atividades

    • elaborar textos;
    • participar da elaboração de editais para concursos;
    • prever formas de avaliação;
    • atualizar dados e informações conjunturais;
    • avaliar iniciação ao exercício profissional;
    • construir currículo do curso;
    • trabalhar com a comunidade;
    • elaborar projetos de extensão;
    • elaborar material didático;
    • controlar frequência;
    • analisar resultados de avaliações;
    • fiscalizar a aplicação das normas de estágio;
    • demonstrar capacidade de motivação;
    • definir atividades extra-sala;
    • selecionar recursos humanos;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • organizar atividades didáticas;
    • avaliar currículos e memoriais;
    • examinar produto final;
    • avaliar participação em classe e extraclasse;
    • provocar reflexões;
    • coordenar programas de estágio;
    • propor minutas de editais, portarias e resoluções;
    • realizar experiências extra-sala;
    • preparar orientando para defesa do trabalho;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • responder perguntas;
    • definir critérios de avaliação;
    • julgar trabalhos acadêmicos;
    • discutir textos;
    • gerenciar recursos financeiros e materiais;
    • acompanhar desenvolvimento de planos de ensino;
    • supervisionar atividades de campo;
    • readequar processo de ensino-aprendizagem;
    • selecionar bibliografia;
    • definir perfil dos docentes;
    • demonstrar capacidade de problematizar;
    • selecionar candidatos em concursos;
    • elaborar programas e projetos de estágio;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • arguir candidatos à titulação;
    • avaliar provas;
    • demonstrar capacidade de lidar com a diversidade;
    • verificar frequência;
    • identificar campos de estágio;
    • avaliar execução de atividades de extensão;
    • emitir parecer sobre textos para fins de publicação;
    • coordenar projetos de pesquisa;
    • integrar comissões;
    • examinar relatórios de campo;
    • coordenar cursos;
    • definir metodologia;
    • executar pesquisas;
    • promover debates;
    • orientar pesquisadores;
    • elaborar relatórios;
    • emitir laudos e pareceres técnicos;
    • examinar monografias, teses e dissertações;
    • dar entrevistas;
    • realizar leituras;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • organizar seminários;
    • prestar consultoria;
    • utilizar recursos audiovisuais;
    • chefiar departamentos acadêmicos;
    • participar de órgãos colegiados;
    • elaborar plano de aula;
    • demonstrar criatividade;
    • acompanhar atividades de estágio;
    • comentar resultados de avaliações;
    • divulgar resultados;
    • apresentar conteúdos de disciplinas;
    • demonstrar capacidade de estabelecer interlocuções;
    • avaliar produção do orientado;
    • avaliar ementas e programas;
    • acompanhar execução do projeto;
    • rever prática docente;
    • prestar serviços à comunidade;
    • demonstrar capacidade de redação;
    • preparar orientando para exame de qualificação;
    • selecionar recursos didáticos;
    • prestar contas dos recursos financeiros;
    • selecionar candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação;
    • construir política de estágio;
    • orientar iniciação ao exercício profissional;
    • organizar eventos acadêmicos;
    • coordenar núcleos, programas, laboratórios e oficinas;
    • captar recursos para pesquisa e extensão;
    • definir diretrizes de avaliação do curso;
    • orientar construção de objeto de pesquisa;
    • realizar reuniões de orientação;
    • sugerir bibliografia;
    • definir perfil profissional;
    • pesquisar bibliografia;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • coordenar projetos de extensão;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • realizar atividades em laboratórios e oficinas;
    • definir política de capacitação docente;
    • definir ementas e programas;
    • demonstrar capacidade de contextualização;
    • rever bibliografia;
    • demonstrar capacidade de argumentação;
    • indicar bibliografia;
    • exercer papéis de cidadania;
    • definir perfil dos alunos;
    • propor a realização de convênios e parcerias;
    • organizar publicações;
    • elaborar trabalhos científicos;
    • formular questões;
    • participar de eventos técnico-científicos;
    • manter-se atualizado;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • avaliar trabalhos acadêmicos programados;
    • demonstrar capacidade de polemização;
    • orientar formulação do projeto;
    • definir linhas de pesquisa e extensão;
    • identificar perfil dos docentes;
    • montar cronograma;
    • identificar demandas da sociedade;
    • assessorar projetos de instituições;
    • orientar formação de acervos;
    • definir objetivos da disciplina;
    • avaliar execução de pesquisa;
    • demonstrar capacidade de mobilização;


    Setores que mais contratam Professor de serviço social do ensino superior no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
    • Educação superior - pós-graduação e extensão
    • Outras atividades de ensino
    • Ensino fundamental
    • Educação profissional de nível técnico
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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