Salário para o cargo de Professor de matemática do ensino fundamental
CBO 2313-40 > Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

Professor de matemática do ensino fundamental - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Promovem a educação dos (as) alunos (as) por intermédio dos seguintes componentes curriculares: língua portuguesa, matemática, ciências naturais, geografia, história, educação artística, educação física e línguas estrangeiras modernas, de 5ª a 8ª série do ensino fundamental. Planejam cursos, aulas e atividades escolares, avaliam processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, registram práticas escolares de caráter pedagógico, desenvolvem atividades de estudo, participam das atividades educacionais e comunitárias da escola. Para o desenvolvimento das atividades é mobilizado um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de matemática do ensino fundamental

Um Professor de matemática do ensino fundamental trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.024,77 e R$ 9.731,97, com a média salarial de R$ 4.017,52 e o salário mediana em R$ 2.800,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de matemática do ensino fundamental

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.017,52 48.210,28 1.004,38 31,97
1º Quartil 2.024,77 24.297,23 506,19 16,11
Salário Mediana 2.800,00 33.600,00 700,00 22,28
3º Quartil 7.422,01 89.064,16 1.855,50 59,06
Teto Salarial 9.731,97 116.783,60 2.432,99 77,44


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.071 - 17.564 6.260,39 2.071,10 4.000,00 14.501,26 17.564,36
Rio de Janeiro - RJ 1.668 - 9.001 3.719,63 1.667,64 2.640,00 7.431,48 9.001,23
Brasília - DF 1.740 - 13.171 5.205,45 1.739,85 4.049,00 10.873,85 13.170,74
Santo André - SP 2.145 - 8.324 3.874,56 2.145,18 3.248,00 6.872,21 8.323,82
Recife - PE 1.931 - 10.606 4.655,04 1.931,12 3.150,00 8.756,53 10.606,17
Goiânia - GO 1.600 - 10.454 3.890,53 1.600,44 2.504,00 8.630,68 10.453,73
Belo Horizonte - MG 1.766 - 10.996 4.194,57 1.766,19 2.867,00 9.078,23 10.995,82
Curitiba - PR 1.818 - 6.522 3.209,60 1.817,93 2.894,00 5.385,00 6.522,47
Guarulhos - SP 1.534 - 6.347 3.005,32 1.533,77 2.394,00 5.240,31 6.347,22
Porto Alegre - RS 1.907 - 11.017 4.300,49 1.906,97 2.884,50 9.095,42 11.016,64
Belém - PA 1.981 - 19.131 6.580,36 1.980,79 4.574,00 15.794,83 19.131,18
Manaus - AM 1.546 - 7.236 2.945,36 1.546,18 2.064,15 5.973,91 7.235,78
Salvador - BA 1.576 - 5.241 2.509,47 1.575,73 2.000,00 4.326,91 5.240,88
Campinas - SP 1.641 - 10.618 3.906,96 1.640,75 2.694,00 8.766,40 10.618,13
Ribeirão Preto - SP 1.869 - 6.292 3.317,57 1.869,48 3.184,00 5.195,10 6.292,46
Florianópolis - SC 1.932 - 9.995 4.118,90 1.932,09 3.210,00 8.251,67 9.994,67
Fortaleza - CE 1.429 - 36.992 8.697,32 1.429,13 2.029,00 30.540,88 36.992,02
João Pessoa - PB 1.799 - 13.935 5.208,79 1.799,38 3.013,00 11.505,13 13.935,35
Osasco - SP 2.683 - 7.310 4.580,06 2.683,13 4.840,00 6.035,00 7.309,77
Natal - RN 1.686 - 10.604 4.569,63 1.685,63 2.876,50 8.755,13 10.604,47


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.890 - 11.074 4.451,14 1.889,68 3.252,00 9.142,66 11.073,87
Rio de Janeiro 1.591 - 11.069 3.990,50 1.591,25 2.371,00 9.139,03 11.069,47
Minas Gerais 1.670 - 9.125 3.681,49 1.669,53 2.739,00 7.533,32 9.124,58
Rio Grande do Sul 1.786 - 7.240 3.273,12 1.785,70 2.608,50 5.977,20 7.239,76
Santa Catarina 1.878 - 8.102 3.721,82 1.877,70 3.060,16 6.688,83 8.101,71
Pernambuco 1.521 - 9.660 3.768,00 1.520,78 2.797,00 7.975,57 9.660,24
Paraná 1.661 - 5.654 2.784,10 1.660,93 2.349,00 4.667,93 5.653,94
Distrito Federal 1.740 - 13.171 5.205,45 1.739,85 4.049,00 10.873,85 13.170,74
Goiás 1.600 - 7.432 3.163,68 1.599,65 2.272,00 6.135,86 7.431,94
Bahia 1.515 - 4.489 2.265,03 1.515,31 1.935,00 3.705,95 4.488,76
Pará 1.783 - 13.018 4.921,78 1.782,76 3.682,45 10.747,82 13.018,08
Espírito Santo 1.656 - 5.634 2.836,37 1.656,00 2.425,00 4.651,52 5.634,06
Ceará 1.446 - 32.000 8.233,20 1.446,22 2.097,50 26.419,22 31.999,75
Rio Grande do Norte 1.579 - 13.112 4.464,09 1.578,67 2.719,00 10.825,24 13.111,85
Maranhão 1.509 - 12.419 4.135,75 1.509,43 2.297,50 10.253,46 12.419,30
Paraíba 1.591 - 11.496 4.297,69 1.590,85 2.603,50 9.491,08 11.495,88
Amazonas 1.503 - 6.952 2.823,39 1.502,59 2.032,08 5.739,92 6.952,36
Mato Grosso 1.587 - 7.379 3.406,84 1.586,50 2.901,00 6.092,12 7.378,96
Mato Grosso do Sul 1.563 - 6.224 2.972,05 1.563,40 2.362,00 5.138,90 6.224,39
Sergipe 1.691 - 4.197 2.504,62 1.690,88 2.514,00 3.465,47 4.197,48
Alagoas 1.527 - 4.709 2.564,44 1.526,75 2.310,00 3.887,56 4.708,73
Tocantins 1.785 - 9.634 4.015,59 1.785,00 2.831,50 7.954,25 9.634,43
Piauí 1.488 - 20.713 5.662,58 1.488,14 2.588,00 17.100,86 20.713,07
Amapá 1.423 - 6.052 2.598,93 1.422,86 2.000,00 4.996,57 6.052,00
Rondônia 1.513 - 6.928 2.791,07 1.513,00 2.100,00 5.720,17 6.928,44
Acre 1.798 - 4.103 2.475,04 1.797,50 2.178,75 3.387,50 4.103,04
Roraima 1.715 - 4.578 2.817,28 1.714,70 3.011,50 3.780,00 4.578,45


Principais locais de trabalho

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

O exercício desse cargo requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.


Funções e atividades do Professor de matemática do ensino fundamental

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série devem:

  • participar das atividades educacionais e comunitárias da escola;
  • promover a educação dos alunos;
  • comunicar-se;
  • estudar;
  • registrar práticas escolares de caráter pedagógico;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar cursos, aulas e atividades escolares;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados;

  • Atividades

    • demonstrar capacidade de diálogo;
    • organizar a bibliografia;
    • incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários;
    • consultar legislação;
    • propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem;
    • desenvolver atividades de estímulo à ampliação do conhecimento;
    • corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos;
    • estabelecer as metodologias de ensino;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos;
    • discutir projetos interdisciplinares com colegas;
    • propor calendário de avaliação escrita;
    • frequentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais;
    • respeitar os limites dos alunos;
    • criar situações múltiplas de aprendizagem;
    • trabalhar em equipe;
    • esclarecer os critérios de avaliação para os alunos;
    • participar da gestão escolar nos colegiados;
    • consultar bibliotecas;
    • preencher formulários com notas e faltas;
    • observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar;
    • contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos;
    • demonstrar solidariedade;
    • promover jogos e atividades de caráter cooperativo;
    • trocar experiências com os professores através de reuniões;
    • orientar os alunos quanto à utilização dos recursos didáticos e ambientes de aprendizagem;
    • definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente;
    • analisar o plano de gestão da escola;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea;
    • dialogar com a direção e coordenações da escola;
    • avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares;
    • prever recursos materiais e didáticos;
    • comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos;
    • agir eticamente;
    • promover palestras e outras atividades sobre valores éticos;
    • orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente;
    • demonstrar pontualidade e assiduidade;
    • registrar atividades extracurriculares;
    • prever participação em eventos culturais e científicos;
    • falar segundo as normas ortográficas e gramaticais;
    • debater projetos interdisciplinares com os alunos;
    • diagnosticar o nível pedagógico dos alunos;
    • solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor;
    • revelar interesses multidisciplinares;
    • orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo;
    • encaminhar alunos para serviço de orientação escolar;
    • propor opções para o horário de trabalho;
    • respeitar a heterogeneidade dos alunos;
    • levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos;
    • elaborar os instrumentos de avaliação;
    • conviver com as ideias ou posições contrárias;
    • participar da elaboração do plano de gestão da escola;
    • selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos;
    • participar das assembleias escolares;
    • avaliar a frequência dos alunos;
    • elencar temas para projetos pedagógicos;
    • adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem;
    • decodificar diferentes códigos e linguagens;
    • identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem;
    • expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem;
    • realizar reuniões com os pais para orientação;
    • preencher diário de classe;
    • escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais;
    • selecionar os conteúdos;
    • organizar atividades comunitárias;
    • adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem;
    • elaborar o projeto pedagógico;
    • orientar a autoavaliação dos alunos;
    • demonstrar criatividade e iniciativa;
    • expressar-se com clareza;
    • sistematizar o conhecimento;
    • comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos;
    • construir relações de confiança com os alunos;
    • ministrar aulas;
    • registrar as atividades de horas-de trabalho docente extraclasse;
    • socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação;
    • registrar atividades culturais e pedagógicas;
    • desenvolver temas transversais por intermédio de diferentes atividades;
    • contextualizar os conhecimentos;
    • propor estudos interdisciplinares;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania;
    • ler literatura específica da área de conhecimento;
    • analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações;
    • definir processos e critérios de avaliação;
    • possibilitar a apropriação de conhecimentos;
    • elaborar cronogramas das atividades da disciplina;
    • propor atividades culturais;
    • desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes;
    • demonstrar liderança;
    • registrar avaliações e resultados;
    • demonstrar capacidade de intervir na realidade;
    • analisar a autoavaliação dos alunos;
    • aprender novas tecnologias;
    • sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola;
    • propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe;
    • determinar os objetivos do curso e da disciplina;
    • colocar-se disponível para os alunos;
    • acompanhar as mudanças na área da educação;
    • propor regras comuns para comunidade escolar;
    • avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar;
    • avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série;
    • empregar recursos e procedimentos didáticos;
    • estimular a troca de conhecimento;
    • registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas;
    • listar material escolar básico;
    • assumir funções administrativo-pedagógicas;
    • sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos;
    • demonstrar controle emocional;
    • propor critérios para a composição das classes;
    • contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos;


    Setores que mais contratam Professor de matemática do ensino fundamental no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino médio
    • Administração pública em geral
    • Educação infantil - creche
    • Outras atividades de ensino
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Educação profissional de nível técnico
    • Atividades associativas
    • Atividades de organizações religiosas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Supervisor de trens
    Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

    Supervisor de trens

    Salário para o cargo de Técnico petroquímico
    Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás

    Técnico petroquímico