Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
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- Professores do ensino médio
- Professores do ensino médio
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- Professor de história no ensino médio
- Professor de física no ensino médio
- Professor de artes no ensino médio
- Professor de filosofia no ensino médio
- Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio
- Professor de sociologia no ensino médio
Principais locais de trabalho
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio
O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Funções e atividades do Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio
Professores do ensino médio devem:
- comunicar-se;
- ensinar;
- planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
- avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
- preparar aulas;
- acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
- demonstrar competências pessoais;
- participar de atividades institucionais;
Atividades
- pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
- atender pais e alunos;
- corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
- subsidiar os alunos para autoavaliação;
- administrar conflitos;
- frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
- zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
- solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
- manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
- orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
- selecionar textos e bibliografia da aula;
- desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
- redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
- ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
- definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
- refletir continuamente sobre a própria prática docente;
- adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
- transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
- escolher material didático e pedagógico;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
- estimular a continuidade da escolaridade;
- incentivar a capacidade criadora dos alunos;
- desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
- discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
- levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
- indicar compra de material didático e pedagógico;
- tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
- informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
- comunicar resultados das avaliações dos alunos;
- requisitar material pedagógico;
- organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
- sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
- atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
- sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
- constituir bancas examinadoras de novos professores;
- constituir comissões de sindicância;
- preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
- indicar os avanços da aprendizagem;
- acompanhar processo de aprendizagem;
- manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
- zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
- assumir cargos de coordenação, representação, direção;
- intervir na definição dos orçamentos da escola;
- modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
- estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
- determinar temas e conteúdos da disciplina;
- produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
- informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
- desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
- dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
- transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
- preparar-se para concursos docentes;
- desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
- expressar-se com clareza;
- influir na definição dos planos de carreira;
- estimular a participação do aluno nas atividades;
- demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
- reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
- interagir com os alunos;
- compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
- discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
- estabelecer empatia com os alunos;
- realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
- diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
- informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
- conceber o projeto pedagógico da escola;
- relacionar-se com a comunidade escolar;
- informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
- coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
- definir o calendário;
- definir objetivos para a área de conhecimento;
- levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
- avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
- dialogar com os alunos;
- desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
- estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
- concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
- medir o conhecimento específico;
- tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
- informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
- adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
- selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
- desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
- comentar os resultados das avaliações com os alunos;
- desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
- atentar para reações dos alunos na sala;
- instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
- intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
- ler jornais, revistas, periódicos e livros;
- diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
- reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
- examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
- garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
- propor a contratação de serviços especializados;
- discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
- discutir questões pedagógicas com os pares;
- selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
- contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
- analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
- frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
- demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
- solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
- solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
- eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
- propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
- rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
- estruturar a transmissão do conhecimento;
- manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
- encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
- adequar o planejamento às aulas;
- respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
- solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
- solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
Setores que mais contratam Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio no mercado de trabalho
- Ensino fundamental
- Ensino médio
- Educação infantil - pré-escola
- Outras atividades de ensino
- Administração pública em geral
- Educação profissional de nível técnico
- Educação infantil - creche
- Cursos preparatórios para concursos
- Educação superior - graduação
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais