Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores do ensino médio
- Professores do ensino médio
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- Professor de matemática no ensino médio
- Professor de física no ensino médio
- Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio
- Professor de artes no ensino médio
- Professor de história no ensino médio
- Professor de psicologia no ensino médio
Principais locais de trabalho
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio
O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Funções e atividades do Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio
Professores do ensino médio devem:
- demonstrar competências pessoais;
- participar de atividades institucionais;
- acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
- avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
- planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
- comunicar-se;
- preparar aulas;
- ensinar;
Atividades
- levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
- refletir continuamente sobre a própria prática docente;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
- tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
- atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
- comentar os resultados das avaliações com os alunos;
- examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
- reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
- adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
- ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
- desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
- informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
- dialogar com os alunos;
- desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
- informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
- constituir comissões de sindicância;
- selecionar textos e bibliografia da aula;
- definir o calendário;
- comunicar resultados das avaliações dos alunos;
- informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
- garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
- discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
- coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
- manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
- dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
- compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
- intervir na definição dos orçamentos da escola;
- desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
- solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
- redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
- encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
- apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
- estimular a participação do aluno nas atividades;
- adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
- realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
- incentivar a capacidade criadora dos alunos;
- pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
- respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
- reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
- estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
- acompanhar processo de aprendizagem;
- demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
- ler jornais, revistas, periódicos e livros;
- expressar-se com clareza;
- propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
- informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
- frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
- indicar os avanços da aprendizagem;
- estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
- desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- preparar-se para concursos docentes;
- definir objetivos para a área de conhecimento;
- analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
- interagir com os alunos;
- estimular a continuidade da escolaridade;
- propor a contratação de serviços especializados;
- administrar conflitos;
- diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
- zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
- atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
- avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
- manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
- organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
- eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
- atentar para reações dos alunos na sala;
- discutir questões pedagógicas com os pares;
- estruturar a transmissão do conhecimento;
- discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
- conceber o projeto pedagógico da escola;
- estabelecer empatia com os alunos;
- concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
- indicar compra de material didático e pedagógico;
- relacionar-se com a comunidade escolar;
- subsidiar os alunos para autoavaliação;
- selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
- constituir bancas examinadoras de novos professores;
- medir o conhecimento específico;
- modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- atender pais e alunos;
- transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
- produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
- orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
- requisitar material pedagógico;
- tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
- definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
- adequar o planejamento às aulas;
- assumir cargos de coordenação, representação, direção;
- instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
- determinar temas e conteúdos da disciplina;
- selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
- transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
- desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
- sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
- frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
- solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
- escolher material didático e pedagógico;
- manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
- levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
- contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
- solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
- discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
- desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
- solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
- zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
- influir na definição dos planos de carreira;
- rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
- corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
- preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
- desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
- informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
- demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
- diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
- solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
- sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
- intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
Setores que mais contratam Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio no mercado de trabalho
- Ensino fundamental
- Ensino médio
- Educação infantil - pré-escola
- Outras atividades de ensino
- Administração pública em geral
- Educação profissional de nível técnico
- Educação infantil - creche
- Cursos preparatórios para concursos
- Educação superior - graduação
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais