Salário para o cargo de Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio
CBO 2321-45 > Professores do ensino médio

Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas teóricas e práticas no ensino médio, em escolas da rede pública e privada, acompanham a produção da área educacional e cultural, planejam o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, avaliam o processo de ensino-aprendizagem, preparam aulas e participam de atividades institucionais. Para o desenvolvimento das atividades é mobilizado um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio

Um Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.590,98 e R$ 15.580,52, com a média salarial de R$ 5.236,84 e o salário mediana em R$ 2.429,07 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.236,84 62.842,13 1.309,21 47,69
1º Quartil 1.590,98 19.091,78 397,75 14,49
Salário Mediana 2.429,07 29.148,78 607,27 22,12
3º Quartil 11.882,37 142.588,44 2.970,59 108,21
Teto Salarial 15.580,52 186.966,24 3.895,13 141,89


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino médio
        • Professores do ensino médio

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 1.306 - 15.194 4.867,45 1.305,53 2.820,96 12.544,62 15.194,41
São Paulo - SP 1.340 - 12.502 4.378,59 1.339,67 2.761,18 10.321,53 12.501,75
Salvador - BA 3.682 - 20.514 10.118,34 3.682,21 8.509,60 16.936,23 20.513,67
Brasília - DF 1.871 - 40.214 14.154,00 1.870,61 15.731,30 33.201,00 40.214,05
Palmas - TO 4.708 - 13.895 7.976,10 4.708,41 9.116,10 11.471,46 13.894,58
Porto Alegre - RS 1.217 - 9.316 3.867,23 1.216,75 2.994,92 7.691,38 9.316,02
Belo Horizonte - MG 1.232 - 20.534 7.476,66 1.232,00 6.177,00 16.953,30 20.534,35
Campinas - SP 1.065 - 9.214 3.737,67 1.064,73 3.591,36 7.606,98 9.213,80
Goiânia - GO 1.328 - 9.203 3.755,95 1.327,50 2.866,50 7.597,80 9.202,68
Manaus - AM 1.150 - 3.146 1.624,40 1.150,00 1.300,00 2.597,60 3.146,29
Curitiba - PR 1.355 - 6.959 3.148,14 1.355,00 2.522,52 5.745,60 6.959,24
Sinop - MT 1.784 - 3.481 2.321,82 1.784,39 2.263,00 2.873,75 3.480,77
Duque de Caxias - RJ 1.118 - 2.369 1.304,17 1.117,58 1.142,00 1.955,77 2.368,89
Iguaba Grande - RJ 1.493 - 1.900 1.557,90 1.493,10 1.568,70 1.568,70 1.900,06
Santo André - SP 1.639 - 6.173 2.557,60 1.639,34 2.062,02 5.096,64 6.173,20
Fortaleza - CE 1.218 - 6.204 3.156,49 1.218,20 3.120,78 5.121,75 6.203,62
Araçatuba - SP 1.852 - 4.904 3.120,90 1.852,09 2.907,50 4.048,75 4.903,97
Volta Redonda - RJ 1.235 - 4.909 2.818,31 1.235,43 3.150,20 4.053,00 4.909,12
Vila Velha - ES 1.163 - 4.927 2.631,92 1.162,50 3.107,16 4.067,70 4.926,92
Florianópolis - SC 2.049 - 4.000 2.813,02 2.048,55 3.172,84 3.302,40 3.999,97


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.283 - 25.842 6.833,34 1.282,94 2.393,75 21.335,21 25.841,85
Rio de Janeiro 1.255 - 12.354 4.100,23 1.254,51 2.356,59 10.199,87 12.354,39
Minas Gerais 1.204 - 10.172 3.182,50 1.204,46 1.731,24 8.398,43 10.172,43
Rio Grande do Sul 1.293 - 7.018 2.977,55 1.293,37 2.386,00 5.794,46 7.018,43
Bahia 1.356 - 19.407 8.354,66 1.356,03 8.410,60 16.022,60 19.407,05
Santa Catarina 1.368 - 6.780 3.003,56 1.368,21 2.444,43 5.597,76 6.780,17
Paraná 1.147 - 5.617 2.603,22 1.146,76 2.348,75 4.637,81 5.617,46
Distrito Federal 1.871 - 40.214 14.154,00 1.870,61 15.731,30 33.201,00 40.214,05
Tocantins 4.899 - 13.526 7.840,08 4.898,73 7.700,00 11.167,57 13.526,49
Goiás 1.291 - 12.102 4.154,15 1.291,10 2.337,59 9.991,65 12.102,19
Pará 1.476 - 3.534 2.009,21 1.476,22 1.873,90 2.917,80 3.534,13
Mato Grosso 1.816 - 7.627 3.234,06 1.816,46 2.392,13 6.296,98 7.627,10
Pernambuco 1.549 - 13.242 6.291,87 1.549,13 6.229,95 10.932,60 13.241,89
Espírito Santo 738 - 5.148 2.344,46 738,23 2.314,00 4.250,01 5.147,74
Ceará 1.239 - 6.189 3.237,82 1.239,10 3.129,25 5.109,60 6.188,89
Amazonas 1.150 - 3.146 1.624,40 1.150,00 1.300,00 2.597,60 3.146,29
Alagoas 1.130 - 1.928 1.375,10 1.130,01 1.430,33 1.591,60 1.927,79
Paraíba 1.433 - 16.161 5.251,26 1.433,00 2.577,65 13.343,00 16.161,44


Principais locais de trabalho

Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio

O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.


Funções e atividades do Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio

Professores do ensino médio devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
  • acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
  • comunicar-se;
  • participar de atividades institucionais;
  • avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
  • ensinar;
  • preparar aulas;

  • Atividades

    • dialogar com os alunos;
    • reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
    • informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
    • estruturar a transmissão do conhecimento;
    • relacionar-se com a comunidade escolar;
    • propor a contratação de serviços especializados;
    • estimular a continuidade da escolaridade;
    • indicar compra de material didático e pedagógico;
    • analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
    • rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
    • sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
    • intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
    • constituir comissões de sindicância;
    • desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
    • adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
    • informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
    • frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
    • zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
    • discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
    • eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
    • selecionar textos e bibliografia da aula;
    • instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
    • influir na definição dos planos de carreira;
    • solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
    • tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
    • levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
    • orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
    • respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
    • desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
    • determinar temas e conteúdos da disciplina;
    • constituir bancas examinadoras de novos professores;
    • definir o calendário;
    • pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
    • requisitar material pedagógico;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
    • incentivar a capacidade criadora dos alunos;
    • escolher livro didático;
    • atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
    • reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
    • tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
    • indicar os avanços da aprendizagem;
    • atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
    • selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
    • estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
    • desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
    • adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
    • adequar o planejamento às aulas;
    • dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
    • desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
    • atentar para reações dos alunos na sala;
    • sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
    • redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
    • compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
    • ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
    • coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
    • discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
    • zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
    • conceber o projeto pedagógico da escola;
    • modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
    • demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
    • realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
    • subsidiar os alunos para autoavaliação;
    • comunicar resultados das avaliações dos alunos;
    • comentar os resultados das avaliações com os alunos;
    • transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
    • desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
    • intervir na definição dos orçamentos da escola;
    • solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
    • corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
    • frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
    • influir na decisão da aquisição de material didático;
    • selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
    • medir o conhecimento específico;
    • refletir continuamente sobre a própria prática docente;
    • levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
    • expressar-se com clareza;
    • estimular a participação do aluno nas atividades;
    • preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
    • informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
    • concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
    • administrar conflitos;
    • organizar cursos para professores e comunidade;
    • solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
    • desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
    • escolher material didático e pedagógico;
    • examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
    • assumir cargos de coordenação, representação, direção;
    • manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
    • transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
    • informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
    • discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
    • desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
    • contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
    • preparar-se para concursos docentes;
    • informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
    • solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
    • solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
    • ler jornais, revistas, periódicos e livros;
    • manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
    • manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
    • definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
    • estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
    • garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
    • definir objetivos para a área de conhecimento;
    • produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
    • estabelecer empatia com os alunos;
    • solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
    • ministrar aulas teóricas e práticas;
    • avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
    • integrar grupos de estudos interdisciplinares;
    • propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
    • atender pais e alunos;
    • diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
    • demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
    • discutir questões pedagógicas com os pares;
    • encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
    • diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
    • interagir com os alunos;
    • apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
    • acompanhar processo de aprendizagem;


    Setores que mais contratam Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio no mercado de trabalho

    • Ensino médio
    • Ensino fundamental
    • Educação infantil - pré-escola
    • Outras atividades de ensino
    • Cursos preparatórios para concursos
    • Administração pública em geral
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Educação superior - graduação
    • Educação profissional de nível técnico
    • Educação infantil - creche




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: