Categorias profissionais do cargo
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Cargos relacionados:
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- Professor de química no ensino médio
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- Professor de física no ensino médio
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- Professor de geografia no ensino médio
Principais locais de trabalho
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio
O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Funções e atividades do Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio
Professores do ensino médio devem:
- demonstrar competências pessoais;
- acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
- preparar aulas;
- participar de atividades institucionais;
- planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
- ensinar;
- comunicar-se;
- avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
Atividades
- levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
- sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
- demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
- manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
- estimular a continuidade da escolaridade;
- indicar compra de material didático e pedagógico;
- informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
- informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
- produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
- frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
- eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
- estabelecer empatia com os alunos;
- informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
- incentivar a capacidade criadora dos alunos;
- subsidiar os alunos para autoavaliação;
- desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
- modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
- encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
- frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
- reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
- concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
- coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
- estimular a participação do aluno nas atividades;
- comentar os resultados das avaliações com os alunos;
- influir na definição dos planos de carreira;
- transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
- estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
- tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
- garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
- discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
- desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
- solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
- instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
- ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
- acompanhar processo de aprendizagem;
- estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
- corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- definir o calendário;
- desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
- adequar o planejamento às aulas;
- atentar para reações dos alunos na sala;
- comunicar resultados das avaliações dos alunos;
- examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
- relacionar-se com a comunidade escolar;
- redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
- pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
- orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
- conceber o projeto pedagógico da escola;
- atender pais e alunos;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
- constituir bancas examinadoras de novos professores;
- contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
- ler jornais, revistas, periódicos e livros;
- analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
- adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
- respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
- definir objetivos para a área de conhecimento;
- manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
- avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
- organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
- desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
- rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
- expressar-se com clareza;
- refletir continuamente sobre a própria prática docente;
- interagir com os alunos;
- solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
- sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
- discutir questões pedagógicas com os pares;
- discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
- reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
- selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
- informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
- propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
- medir o conhecimento específico;
- selecionar textos e bibliografia da aula;
- preparar-se para concursos docentes;
- indicar os avanços da aprendizagem;
- propor a contratação de serviços especializados;
- intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
- solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
- zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
- dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
- desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
- constituir comissões de sindicância;
- selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
- intervir na definição dos orçamentos da escola;
- solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
- apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
- diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
- demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
- desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
- dialogar com os alunos;
- realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
- preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
- escolher material didático e pedagógico;
- compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
- transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
- zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
- solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
- desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
- definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
- assumir cargos de coordenação, representação, direção;
- diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
- administrar conflitos;
- informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
- determinar temas e conteúdos da disciplina;
- requisitar material pedagógico;
- tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
- levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
- estruturar a transmissão do conhecimento;
- discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
- atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
- manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
- atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
Setores que mais contratam Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio no mercado de trabalho
- Ensino fundamental
- Ensino médio
- Educação infantil - pré-escola
- Outras atividades de ensino
- Administração pública em geral
- Educação profissional de nível técnico
- Educação infantil - creche
- Cursos preparatórios para concursos
- Educação superior - graduação
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais