Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores do ensino médio
- Professores do ensino médio
Cargos relacionados:
- Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio
- Professor de biologia no ensino médio
- Professor de artes no ensino médio
- Professor de filosofia no ensino médio
- Professor de química no ensino médio
- Professor de educação física no ensino médio
- Professor de matemática no ensino médio
- Professor de sociologia no ensino médio
- Professor de física no ensino médio
- Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio
- Professor de história no ensino médio
- Professor de psicologia no ensino médio
Principais locais de trabalho
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio
O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Funções e atividades do Professor de geografia no ensino médio
Professores do ensino médio devem:
- avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
- preparar aulas;
- demonstrar competências pessoais;
- acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
- participar de atividades institucionais;
- ensinar;
- planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
- comunicar-se;
Atividades
- apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
- desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
- discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
- adequar o planejamento às aulas;
- eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
- avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
- discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
- administrar conflitos;
- atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
- expressar-se com clareza;
- desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
- atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
- redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
- zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
- produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
- pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
- encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
- atender pais e alunos;
- realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
- manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
- organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
- estimular a participação do aluno nas atividades;
- definir o calendário;
- conceber o projeto pedagógico da escola;
- modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
- estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
- informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
- frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
- interagir com os alunos;
- desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
- discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
- dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
- examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
- integrar grupos de estudos interdisciplinares;
- estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
- concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
- informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
- escolher material didático e pedagógico;
- manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
- comentar os resultados das avaliações com os alunos;
- estruturar a transmissão do conhecimento;
- preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
- propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
- informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
- frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
- rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
- analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
- informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
- respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
- desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
- definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
- reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
- selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
- requisitar material pedagógico;
- orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
- refletir continuamente sobre a própria prática docente;
- medir o conhecimento específico;
- desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
- solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
- instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
- atentar para reações dos alunos na sala;
- garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
- solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
- discutir questões pedagógicas com os pares;
- tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
- tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
- demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
- desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
- indicar compra de material didático e pedagógico;
- influir na definição dos planos de carreira;
- adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
- estabelecer empatia com os alunos;
- sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
- dialogar com os alunos;
- comunicar resultados das avaliações dos alunos;
- assumir cargos de coordenação, representação, direção;
- relacionar-se com a comunidade escolar;
- transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
- solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
- influir na decisão da aquisição de material didático;
- reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
- informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
- solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
- coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
- solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
- zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
- definir objetivos para a área de conhecimento;
- acompanhar processo de aprendizagem;
- estimular a continuidade da escolaridade;
- preparar-se para concursos docentes;
- selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
- ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
- compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
- incentivar a capacidade criadora dos alunos;
- selecionar textos e bibliografia da aula;
- intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
- tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
- indicar os avanços da aprendizagem;
- manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
- sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
- levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
- levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
- solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
- subsidiar os alunos para autoavaliação;
- corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
- desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
- demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
- contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
- intervir na definição dos orçamentos da escola;
- adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
- diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- ler jornais, revistas, periódicos e livros;
- determinar temas e conteúdos da disciplina;
Setores que mais contratam Professor de geografia no ensino médio no mercado de trabalho
- Ensino fundamental
- Ensino médio
- Educação infantil - pré-escola
- Educação profissional de nível técnico
- Cursos preparatórios para concursos
- Educação infantil - creche
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Outras atividades de ensino
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais