Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores do ensino médio
- Professores do ensino médio
Cargos relacionados:
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- Professor de educação física no ensino médio
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- Professor de artes no ensino médio
- Professor de filosofia no ensino médio
- Professor de sociologia no ensino médio
- Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio
- Professor de física no ensino médio
- Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio
- Professor de história no ensino médio
- Professor de matemática no ensino médio
- Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio
Principais locais de trabalho
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio
O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Funções e atividades do Professor de geografia no ensino médio
Professores do ensino médio devem:
- comunicar-se;
- preparar aulas;
- participar de atividades institucionais;
- avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
- ensinar;
- acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
- planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
- demonstrar competências pessoais;
Atividades
- desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
- analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
- desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
- adequar o planejamento às aulas;
- medir o conhecimento específico;
- informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
- frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
- zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
- garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
- relacionar-se com a comunidade escolar;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
- levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
- administrar conflitos;
- transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
- redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
- demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
- discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
- sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
- frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
- modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
- manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
- incentivar a capacidade criadora dos alunos;
- adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
- solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
- atentar para reações dos alunos na sala;
- propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
- desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
- realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
- informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
- tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
- solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
- refletir continuamente sobre a própria prática docente;
- diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
- coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
- respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
- eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
- desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
- selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
- dialogar com os alunos;
- sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
- requisitar material pedagógico;
- organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
- atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
- solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
- pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
- diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
- ler jornais, revistas, periódicos e livros;
- indicar os avanços da aprendizagem;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- expressar-se com clareza;
- informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
- estruturar a transmissão do conhecimento;
- reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
- estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
- produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
- rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
- intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
- discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
- instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
- estabelecer empatia com os alunos;
- adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
- selecionar textos e bibliografia da aula;
- orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
- preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
- dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
- estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
- solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
- definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
- atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
- informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
- corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
- atender pais e alunos;
- escolher material didático e pedagógico;
- preparar-se para concursos docentes;
- demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
- definir o calendário;
- encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
- desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
- transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
- interagir com os alunos;
- estimular a participação do aluno nas atividades;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- comentar os resultados das avaliações com os alunos;
- assumir cargos de coordenação, representação, direção;
- tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
- determinar temas e conteúdos da disciplina;
- desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
- influir na decisão da aquisição de material didático;
- avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
- discutir questões pedagógicas com os pares;
- solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
- integrar grupos de estudos interdisciplinares;
- discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
- influir na definição dos planos de carreira;
- contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
- indicar compra de material didático e pedagógico;
- comunicar resultados das avaliações dos alunos;
- acompanhar processo de aprendizagem;
- levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
- examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
- desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
- manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
- conceber o projeto pedagógico da escola;
- subsidiar os alunos para autoavaliação;
- zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
- intervir na definição dos orçamentos da escola;
- concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
- definir objetivos para a área de conhecimento;
- ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
- manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
- apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
- informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
- compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
- estimular a continuidade da escolaridade;
- tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
- selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
- reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
Setores que mais contratam Professor de geografia no ensino médio no mercado de trabalho
- Ensino fundamental
- Ensino médio
- Educação infantil - pré-escola
- Educação profissional de nível técnico
- Cursos preparatórios para concursos
- Educação infantil - creche
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Outras atividades de ensino
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais