Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores do ensino médio
- Professores do ensino médio
Cargos relacionados:
- Professor de biologia no ensino médio
- Professor de psicologia no ensino médio
- Professor de sociologia no ensino médio
- Professor de história no ensino médio
- Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio
- Professor de educação física no ensino médio
- Professor de artes no ensino médio
- Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio
- Professor de física no ensino médio
- Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio
- Professor de filosofia no ensino médio
- Professor de química no ensino médio
Principais locais de trabalho
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio
O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Funções e atividades do Professor de geografia no ensino médio
Professores do ensino médio devem:
- comunicar-se;
- planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
- participar de atividades institucionais;
- ensinar;
- preparar aulas;
- avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
- acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
- demonstrar competências pessoais;
Atividades
- demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
- solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
- definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
- desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
- preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
- dialogar com os alunos;
- manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
- desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
- diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
- produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
- frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
- propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
- informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
- levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
- coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
- eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
- subsidiar os alunos para autoavaliação;
- expressar-se com clareza;
- indicar compra de material didático e pedagógico;
- desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
- desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
- determinar temas e conteúdos da disciplina;
- administrar conflitos;
- comentar os resultados das avaliações com os alunos;
- pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
- incentivar a capacidade criadora dos alunos;
- solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
- estruturar a transmissão do conhecimento;
- conceber o projeto pedagógico da escola;
- concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
- modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
- selecionar textos e bibliografia da aula;
- solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
- informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
- adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
- estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
- manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
- influir na decisão da aquisição de material didático;
- escolher material didático e pedagógico;
- discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
- tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
- indicar os avanços da aprendizagem;
- frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
- intervir na definição dos orçamentos da escola;
- assumir cargos de coordenação, representação, direção;
- contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
- integrar grupos de estudos interdisciplinares;
- ler jornais, revistas, periódicos e livros;
- reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
- zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
- garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
- informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
- demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
- atender pais e alunos;
- redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
- respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
- discutir questões pedagógicas com os pares;
- relacionar-se com a comunidade escolar;
- acompanhar processo de aprendizagem;
- encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
- estimular a participação do aluno nas atividades;
- orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
- selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
- medir o conhecimento específico;
- instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
- definir objetivos para a área de conhecimento;
- transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
- atentar para reações dos alunos na sala;
- analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
- estabelecer empatia com os alunos;
- solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
- preparar-se para concursos docentes;
- examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
- adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
- influir na definição dos planos de carreira;
- intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
- selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
- dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
- desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
- avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
- desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
- tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
- informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
- estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- definir o calendário;
- rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
- requisitar material pedagógico;
- ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
- interagir com os alunos;
- zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
- transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
- comunicar resultados das avaliações dos alunos;
- estimular a continuidade da escolaridade;
- informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
- reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
- diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
- apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
- refletir continuamente sobre a própria prática docente;
- atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
- discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
- atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
- discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
- sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
- compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
- desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
- manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
- adequar o planejamento às aulas;
- levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
- organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
- sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
- corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
- tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
- realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
- solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
Setores que mais contratam Professor de geografia no ensino médio no mercado de trabalho
- Ensino fundamental
- Ensino médio
- Educação infantil - pré-escola
- Educação profissional de nível técnico
- Cursos preparatórios para concursos
- Educação infantil - creche
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Outras atividades de ensino
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais