Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores do ensino médio
- Professores do ensino médio
Cargos relacionados:
- Professor de filosofia no ensino médio
- Professor de educação física no ensino médio
- Professor de biologia no ensino médio
- Professor de matemática no ensino médio
- Professor de química no ensino médio
- Professor de artes no ensino médio
- Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio
- Professor de psicologia no ensino médio
- Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio
- Professor de física no ensino médio
- Professor de história no ensino médio
- Professor de sociologia no ensino médio
Principais locais de trabalho
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio
O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Funções e atividades do Professor de geografia no ensino médio
Professores do ensino médio devem:
- acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
- comunicar-se;
- planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
- ensinar;
- preparar aulas;
- avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
- participar de atividades institucionais;
- demonstrar competências pessoais;
Atividades
- levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
- desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
- preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
- subsidiar os alunos para autoavaliação;
- desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
- refletir continuamente sobre a própria prática docente;
- tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
- atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
- atentar para reações dos alunos na sala;
- manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
- indicar os avanços da aprendizagem;
- manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
- discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
- manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
- adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
- dialogar com os alunos;
- interagir com os alunos;
- realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
- conceber o projeto pedagógico da escola;
- selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
- incentivar a capacidade criadora dos alunos;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
- frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
- estruturar a transmissão do conhecimento;
- assumir cargos de coordenação, representação, direção;
- instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
- estimular a participação do aluno nas atividades;
- selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
- requisitar material pedagógico;
- examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
- discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
- informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
- integrar grupos de estudos interdisciplinares;
- solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
- modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
- apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
- discutir questões pedagógicas com os pares;
- acompanhar processo de aprendizagem;
- propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
- estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
- ler jornais, revistas, periódicos e livros;
- definir o calendário;
- respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
- atender pais e alunos;
- frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
- definir objetivos para a área de conhecimento;
- diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
- garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
- desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
- produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
- diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
- encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
- relacionar-se com a comunidade escolar;
- administrar conflitos;
- transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
- intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
- intervir na definição dos orçamentos da escola;
- adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
- solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
- transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
- expressar-se com clareza;
- influir na definição dos planos de carreira;
- solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
- indicar compra de material didático e pedagógico;
- concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
- reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
- eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
- informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
- analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
- organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
- redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
- demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
- desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
- comunicar resultados das avaliações dos alunos;
- sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
- atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
- comentar os resultados das avaliações com os alunos;
- ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
- medir o conhecimento específico;
- reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
- tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
- solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
- solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
- definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
- levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
- rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
- solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- determinar temas e conteúdos da disciplina;
- desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
- selecionar textos e bibliografia da aula;
- orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
- corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
- tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
- estabelecer empatia com os alunos;
- demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
- sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
- zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
- informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
- desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
- informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
- estimular a continuidade da escolaridade;
- coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
- avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- escolher material didático e pedagógico;
- informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
- desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
- compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
- preparar-se para concursos docentes;
- adequar o planejamento às aulas;
- dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
- pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
- discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
- influir na decisão da aquisição de material didático;
- estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
- contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
Setores que mais contratam Professor de geografia no ensino médio no mercado de trabalho
- Ensino fundamental
- Ensino médio
- Educação infantil - pré-escola
- Educação profissional de nível técnico
- Cursos preparatórios para concursos
- Educação infantil - creche
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Outras atividades de ensino
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais