Salário para o cargo de Professor de geografia no ensino médio
CBO 2321-35 > Professores do ensino médio

Professor de geografia no ensino médio - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas teóricas e práticas no ensino médio, em escolas da rede pública e privada, acompanham a produção da área educacional e cultural, planejam o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, avaliam o processo de ensino-aprendizagem, preparam aulas e participam de atividades institucionais. Para o desenvolvimento das atividades é mobilizado um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de geografia no ensino médio

Um Professor de geografia no ensino médio trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.438,96 e R$ 22.481,67, com a média salarial de R$ 6.809,33 e o salário mediana em R$ 1.971,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de geografia no ensino médio

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 6.809,33 81.711,91 1.702,33 66,13
1º Quartil 1.438,96 17.267,50 359,74 13,97
Salário Mediana 1.971,50 23.658,00 492,88 19,15
3º Quartil 17.145,48 205.745,75 4.286,37 166,51
Teto Salarial 22.481,67 269.779,99 5.620,42 218,34


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino médio
        • Professores do ensino médio

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.394 - 14.296 4.812,12 1.394,36 2.781,44 11.802,55 14.295,60
Rio de Janeiro - RJ 1.287 - 16.445 4.854,01 1.287,41 2.326,50 13.577,00 16.444,87
Brasília - DF 1.208 - 6.318 2.369,38 1.208,20 1.464,90 5.216,06 6.317,85
Belém - PA 1.030 - 15.767 6.211,89 1.030,05 8.366,00 13.017,40 15.767,07
São José dos Campos - SP 1.490 - 5.272 2.692,39 1.490,30 2.021,95 4.352,98 5.272,45
Belo Horizonte - MG 1.100 - 4.206 1.866,36 1.100,00 1.538,15 3.472,12 4.205,54
Goiânia - GO 1.210 - 18.653 5.186,55 1.209,60 1.480,50 15.400,00 18.652,94
Cuiabá - MT 1.333 - 53.108 9.059,10 1.332,66 2.044,04 43.846,00 53.107,59
Jundiaí - SP 1.275 - 25.168 5.337,76 1.274,76 2.677,73 20.779,00 25.168,15
Fortaleza - CE 1.573 - 413.256 58.577,72 1.573,32 2.083,41 341.187,00 413.255,93
Campinas - SP 1.055 - 3.270 1.894,53 1.054,50 2.099,00 2.700,00 3.270,32
Nova Iguaçu - RJ 1.296 - 4.927 2.341,17 1.296,00 1.627,00 4.067,50 4.926,68
Manaus - AM 1.142 - 6.655 2.914,85 1.142,00 2.310,00 5.494,23 6.654,78


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.310 - 20.013 5.541,45 1.309,88 2.211,60 16.523,24 20.013,44
Rio de Janeiro 1.251 - 11.196 3.696,77 1.251,46 1.995,00 9.243,74 11.196,29
Santa Catarina 1.187 - 11.886 3.862,49 1.187,47 1.684,50 9.813,35 11.886,22
Minas Gerais 1.200 - 6.092 2.371,03 1.199,72 1.679,76 5.029,91 6.092,38
Rio Grande do Sul 1.365 - 4.243 2.023,30 1.365,20 1.580,13 3.503,01 4.242,94
Pará 1.147 - 15.248 5.826,07 1.146,97 3.841,50 12.588,95 15.248,11
Distrito Federal 1.208 - 6.318 2.369,38 1.208,20 1.464,90 5.216,06 6.317,85
Paraná 1.163 - 5.355 2.277,63 1.163,01 1.726,29 4.421,27 5.355,17
Mato Grosso 1.209 - 28.631 5.949,83 1.209,20 2.044,04 23.637,70 28.630,69
Bahia 947 - 6.502 2.441,20 946,83 2.095,84 5.368,00 6.501,88
Paraíba 1.196 - 8.841 3.101,27 1.195,96 1.665,80 7.299,60 8.841,49
Goiás 1.269 - 15.988 4.763,23 1.269,45 1.640,25 13.200,00 15.988,24
Pernambuco 1.070 - 15.056 4.498,84 1.069,74 1.821,25 12.430,00 15.055,59
Ceará 1.573 - 413.256 58.577,72 1.573,32 2.083,41 341.187,00 413.255,93
Mato Grosso do Sul 1.197 - 3.876 1.705,48 1.197,00 1.400,00 3.200,00 3.875,94
Amazonas 1.142 - 6.655 2.914,85 1.142,00 2.310,00 5.494,23 6.654,78


Principais locais de trabalho

Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio

O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.


Funções e atividades do Professor de geografia no ensino médio

Professores do ensino médio devem:

  • preparar aulas;
  • avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
  • ensinar;
  • participar de atividades institucionais;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
  • acompanhar a produção da Área educacional e cultural;

  • Atividades

    • realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
    • informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
    • manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
    • discutir questões pedagógicas com os pares;
    • desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
    • discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
    • indicar compra de material didático e pedagógico;
    • determinar temas e conteúdos da disciplina;
    • adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
    • avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
    • propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
    • selecionar textos e bibliografia da aula;
    • atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
    • integrar grupos de estudos interdisciplinares;
    • organizar cursos para professores e comunidade;
    • solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
    • ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
    • informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
    • organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
    • modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
    • intervir na definição dos orçamentos da escola;
    • subsidiar os alunos para autoavaliação;
    • definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
    • zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
    • rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
    • discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
    • tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
    • transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
    • constituir bancas examinadoras de novos professores;
    • manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
    • ministrar aulas teóricas e práticas;
    • transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
    • concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • estabelecer empatia com os alunos;
    • dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
    • informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
    • atender pais e alunos;
    • informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
    • desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
    • compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
    • comunicar resultados das avaliações dos alunos;
    • garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
    • encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
    • contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
    • requisitar material pedagógico;
    • solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
    • tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
    • preparar-se para concursos docentes;
    • estimular a participação do aluno nas atividades;
    • zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
    • relacionar-se com a comunidade escolar;
    • escolher livro didático;
    • preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
    • acompanhar processo de aprendizagem;
    • examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
    • constituir comissões de sindicância;
    • intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
    • orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
    • informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
    • selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
    • eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
    • comentar os resultados das avaliações com os alunos;
    • corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
    • desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
    • propor a contratação de serviços especializados;
    • influir na definição dos planos de carreira;
    • selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
    • atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
    • solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
    • refletir continuamente sobre a própria prática docente;
    • estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
    • instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
    • solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
    • pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
    • respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
    • definir objetivos para a área de conhecimento;
    • diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
    • apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
    • desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
    • frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
    • expressar-se com clareza;
    • definir o calendário;
    • estimular a continuidade da escolaridade;
    • levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
    • analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
    • produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
    • conceber o projeto pedagógico da escola;
    • discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
    • ler jornais, revistas, periódicos e livros;
    • demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
    • administrar conflitos;
    • redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
    • levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
    • solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
    • adequar o planejamento às aulas;
    • desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
    • estruturar a transmissão do conhecimento;
    • assumir cargos de coordenação, representação, direção;
    • incentivar a capacidade criadora dos alunos;
    • indicar os avanços da aprendizagem;
    • sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
    • adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
    • reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
    • demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
    • desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
    • escolher material didático e pedagógico;
    • frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
    • estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
    • coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
    • interagir com os alunos;
    • sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
    • diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
    • solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
    • tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
    • medir o conhecimento específico;
    • dialogar com os alunos;
    • desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
    • manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
    • atentar para reações dos alunos na sala;
    • influir na decisão da aquisição de material didático;


    Setores que mais contratam Professor de geografia no ensino médio no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Ensino médio
    • Educação infantil - pré-escola
    • Cursos preparatórios para concursos
    • Educação profissional de nível técnico
    • Outras atividades de ensino
    • Educação infantil - creche
    • Atividades associativas
    • Educação superior - graduação
    • Educação superior - graduação e pós-graduação




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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