Quanto ganha um Professor de ensino pré-escolar
Um Professor de ensino pré-escolar trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.836,17 e R$ 6.312,37, com a média salarial de R$ 3.108,28 e o salário mediana em R$ 2.441,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 3.108,28 | 37.299,36 | 777,07 | 18,84 |
1º Quartil | 1.836,17 | 22.034,04 | 459,04 | 11,13 |
Salário Mediana | 2.441,50 | 29.298,00 | 610,38 | 14,80 |
3º Quartil | 5.211,54 | 62.538,48 | 1.302,89 | 31,59 |
Teto Salarial | 6.312,37 | 75.748,44 | 1.578,09 | 38,26 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
- Professores de nível superior na educação infantil
Cargos relacionados:
- Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos)
- Professor de ensino pré-primário
- Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos)
- Professor de minimaternal
- Professor de jardim de infância (nível superior)
- Professor de creche
- Professor de maternal (nivel superior)
Principais locais de trabalho
Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil
O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Funções e atividades do Professor de ensino pré-escolar
Professores de nível superior na educação infantil devem:
- avaliar as práticas pedagógicas;
- demonstrar competências pessoais;
- promover a relação ensino-aprendizagem;
- organizar as atividades;
- cuidar dos alunos;
- interagir com a família e a comunidade;
- pesquisar;
- promover a educação dos alunos;
- planejar a prática educacional;
- realizar tarefas administrativas;
Atividades
- acolher os alunos;
- improvisar atividades;
- pesquisar conteúdos;
- orientar sobre noções de higiene;
- registrar frequência dos alunos;
- escrever para os alunos;
- acompanhar momento de sono;
- ministrar aulas;
- receber comunicados dos pais (agenda, circular);
- mostrar-se atento;
- manter-se atualizado;
- demonstrar paciência;
- selecionar recursos didáticos;
- comprar material;
- estudar casos (situações especiais);
- elaborar instrumentos de avaliação;
- acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
- trabalhar áreas de conhecimento;
- controlar a saída de alunos;
- participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
- participar de cursos e treinamentos profissionais;
- reconhecer as características do grupo e subgrupos;
- realizar visitas temáticas;
- prestar esclarecimento aos pais;
- dramatizar histórias e situações do cotidiano;
- pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
- prestar primeiros socorros;
- alfabetizar os alunos;
- demonstrar preparo físico;
- passar lição de casa;
- orientar sobre hábitos alimentares;
- criar recursos didáticos;
- estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
- estimar a necessidade de material;
- demonstrar organização;
- guardar o material;
- encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
- demonstrar empatia;
- auxiliar os alunos na colocação roupas;
- estabelecer normas e regras de conduta;
- demonstrar dinamismo;
- demonstrar sensibilidade;
- construir material didático;
- agrupar os alunos;
- orientar os pais sobre alimentação saudável;
- estabelecer limites;
- enviar comunicados ao pais;
- receber alunos novos;
- definir critérios de agrupamentos de alunos;
- demonstrar criatividade;
- contar histórias;
- corrigir trabalhos com os alunos;
- preencher documentos com informações dos alunos;
- cantar;
- elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
- organizar a refeição;
- observar o comportamento dos alunos;
- demonstrar flexibilidade;
- discutir casos específicos com a coordenação;
- preparar a sala;
- lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
- sondar o conhecimento prévio dos alunos;
- preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
- promover a convivência social (socializar);
- encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
- definir estratégias pedagógicas;
- ler para os alunos;
- registrar ocorrências;
- planejar a rotina dos alunos;
- demonstrar bom senso;
- atender alunos, individualmente;
- convocar pais de alunos;
- acompanhar a refeição;
- demonstrar ética;
- preparar adaptação de casos especiais;
- sondar necessidades e potencialidades do grupo;
- demonstrar autocontrole;
- mediar situações de conflitos no grupo;
- criar situações de aprendizagem;
- desenvolver trabalhos coletivos;
- promover atividades integradoras;
- preparar projetos pedagógicos;
- promover encontros e atividades com os pais;
- conferir material;
- organizar o espaço das atividades;
- avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
- participar de eventos da comunidade;
- ministrar reuniões de pais;
- organizar a entrada e a saída dos alunos;
- preparar projetos para interação com a comunidade;
- demonstrar disposição;
- requisitar material;
- demonstrar bom humor;
- atender pais;
- demonstrar capacidade de compreensão oral;
- encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
- brincar com os alunos;
- organizar eventos;
- convidar personalidades e entidades;
- reelaborar o planejamento;
- levantar bibliografia;
- desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
- promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
- analisar situações de aprendizagem;
- avaliar o desenvolvimento cognitivo;
- registrar entrevistas com os pais;
- intervir em situações de risco para os alunos;
- expor conteúdos;
- organizar comemorações de aniversário;
- revisar o planejamento;
- realizar autoavaliação;
- documentar as observações;
- observar a interação dos alunos;
- pesquisar recursos didáticos;
- organizar o material didático;
- demonstrar disciplina;
- preparar reunião de pais;
- preparar o ambiente para as atividades;
- demonstrar capacidade de tomar decisões;
- definir conteúdo programático do ano letivo;
- estabelecer rotinas;
- passear com os alunos;
- dançar;
- orientar sobre noções de segurança;
- programar atividades diárias;
- avaliar o desenvolvimento psicomotor;
- programar atividades extraclasses;
- selecionar material;
- rever normas de conduta com as crianças;
- demonstrar alegria;
Setores que mais contratam Professor de ensino pré-escolar no mercado de trabalho
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Ensino fundamental
- Administração pública em geral
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Ensino médio
- Outras atividades de ensino
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Atividades associativas
- Educação superior - graduação
- Atividades de apoio à educação
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Atividades de organizações religiosas
- Outras atividades de recreação e lazer
- Educação profissional de nível técnico
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
- Ensino de idiomas