Salário para o cargo de Professor de ensino pré-escolar
CBO 2311-05 > Professores de nível superior na educação infantil

Professor de ensino pré-escolar - Descrição, atividades e funções do cargo

Promovem educação e a relação ensino-aprendizagem de crianças de até seis anos, cuidam de alunos, planejam a prática educacional e avaliam as práticas pedagógicas. Organizam atividades, pesquisam, interagem com a família e a comunidade e realizam tarefas administrativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil

O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.


Funções e atividades do Professor de ensino pré-escolar

Professores de nível superior na educação infantil devem:

  • interagir com a família e a comunidade;
  • pesquisar;
  • realizar tarefas administrativas;
  • avaliar as práticas pedagógicas;
  • planejar a prática educacional;
  • organizar as atividades;
  • cuidar dos alunos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • promover a relação ensino-aprendizagem;
  • promover a educação dos alunos;

Atividades

  • contar histórias;
  • organizar o espaço das atividades;
  • pesquisar conteúdos;
  • requisitar material;
  • definir conteúdo programático do ano letivo;
  • passear com os alunos;
  • demonstrar capacidade de compreensão oral;
  • encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
  • pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
  • promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
  • corrigir trabalhos com os alunos;
  • desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
  • discutir casos específicos com a coordenação;
  • brincar com os alunos;
  • acompanhar momento de sono;
  • estabelecer rotinas;
  • demonstrar alegria;
  • demonstrar paciência;
  • estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
  • definir critérios de agrupamentos de alunos;
  • dramatizar histórias e situações do cotidiano;
  • demonstrar preparo físico;
  • sondar o conhecimento prévio dos alunos;
  • expor conteúdos;
  • intervir em situações de risco para os alunos;
  • elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
  • promover atividades integradoras;
  • reconhecer as características do grupo e subgrupos;
  • encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
  • acolher os alunos;
  • estimar a necessidade de material;
  • pesquisar recursos didáticos;
  • prestar esclarecimento aos pais;
  • reelaborar o planejamento;
  • cantar;
  • guardar o material;
  • passar lição de casa;
  • trabalhar áreas de conhecimento;
  • preparar adaptação de casos especiais;
  • avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
  • preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
  • demonstrar bom senso;
  • demonstrar disciplina;
  • promover a convivência social (socializar);
  • prestar primeiros socorros;
  • alfabetizar os alunos;
  • estudar casos (situações especiais);
  • agrupar os alunos;
  • organizar eventos;
  • elaborar instrumentos de avaliação;
  • construir material didático;
  • selecionar material;
  • orientar os pais sobre alimentação saudável;
  • preparar projetos para interação com a comunidade;
  • ler para os alunos;
  • demonstrar disposição;
  • participar de eventos da comunidade;
  • auxiliar os alunos na colocação roupas;
  • mostrar-se atento;
  • comprar material;
  • registrar frequência dos alunos;
  • escrever para os alunos;
  • organizar o material didático;
  • orientar sobre hábitos alimentares;
  • ministrar aulas;
  • conferir material;
  • participar de cursos e treinamentos profissionais;
  • demonstrar sensibilidade;
  • preparar reunião de pais;
  • preparar a sala;
  • registrar ocorrências;
  • selecionar recursos didáticos;
  • convidar personalidades e entidades;
  • levantar bibliografia;
  • demonstrar dinamismo;
  • manter-se atualizado;
  • planejar a rotina dos alunos;
  • registrar entrevistas com os pais;
  • desenvolver trabalhos coletivos;
  • encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
  • organizar a entrada e a saída dos alunos;
  • orientar sobre noções de segurança;
  • convocar pais de alunos;
  • revisar o planejamento;
  • realizar visitas temáticas;
  • orientar sobre noções de higiene;
  • promover encontros e atividades com os pais;
  • organizar comemorações de aniversário;
  • analisar situações de aprendizagem;
  • realizar autoavaliação;
  • organizar a refeição;
  • demonstrar capacidade de tomar decisões;
  • improvisar atividades;
  • participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
  • estabelecer limites;
  • receber comunicados dos pais (agenda, circular);
  • enviar comunicados ao pais;
  • avaliar o desenvolvimento psicomotor;
  • preparar projetos pedagógicos;
  • definir estratégias pedagógicas;
  • mediar situações de conflitos no grupo;
  • rever normas de conduta com as crianças;
  • atender alunos, individualmente;
  • documentar as observações;
  • demonstrar ética;
  • atender pais;
  • preparar o ambiente para as atividades;
  • demonstrar empatia;
  • criar situações de aprendizagem;
  • estabelecer normas e regras de conduta;
  • ministrar reuniões de pais;
  • programar atividades extraclasses;
  • demonstrar flexibilidade;
  • sondar necessidades e potencialidades do grupo;
  • demonstrar organização;
  • avaliar o desenvolvimento cognitivo;
  • programar atividades diárias;
  • dançar;
  • criar recursos didáticos;
  • demonstrar bom humor;
  • receber alunos novos;
  • acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
  • demonstrar autocontrole;
  • observar a interação dos alunos;
  • demonstrar criatividade;
  • controlar a saída de alunos;
  • acompanhar a refeição;
  • lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
  • preencher documentos com informações dos alunos;
  • observar o comportamento dos alunos;


Setores que mais contratam Professor de ensino pré-escolar no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Ensino fundamental
  • Administração pública em geral
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Ensino médio
  • Outras atividades de ensino
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades associativas
  • Educação superior - graduação
  • Atividades de apoio à educação
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Atividades de organizações religiosas
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Educação profissional de nível técnico
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
  • Ensino de idiomas




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