Categorias profissionais do cargo
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- Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
- Professores de nível superior na educação infantil
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil
O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Funções e atividades do Professor de maternal (nivel superior)
Professores de nível superior na educação infantil devem:
- pesquisar;
- realizar tarefas administrativas;
- organizar as atividades;
- planejar a prática educacional;
- interagir com a família e a comunidade;
- promover a relação ensino-aprendizagem;
- avaliar as práticas pedagógicas;
- cuidar dos alunos;
- demonstrar competências pessoais;
- promover a educação dos alunos;
Atividades
- comprar material;
- pesquisar recursos didáticos;
- criar recursos didáticos;
- prestar esclarecimento aos pais;
- definir critérios de agrupamentos de alunos;
- registrar ocorrências;
- preparar reunião de pais;
- agrupar os alunos;
- organizar a refeição;
- organizar o material didático;
- estabelecer normas e regras de conduta;
- estabelecer limites;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- ministrar reuniões de pais;
- organizar o espaço das atividades;
- avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
- planejar a rotina dos alunos;
- proceder à retirada da fralda (controle de esfíncter);
- demonstrar capacidade de compreensão oral;
- banhar alunos;
- conferir material;
- mostrar-se atento;
- sondar o conhecimento prévio dos alunos;
- acompanhar momento de sono;
- contar histórias;
- prestar primeiros socorros;
- observar a interação dos alunos;
- estabelecer rotinas;
- estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
- controlar a saída de alunos;
- atender alunos, individualmente;
- demonstrar disciplina;
- receber alunos novos;
- cantar;
- demonstrar bom senso;
- ministrar aulas;
- promover encontros e atividades com os pais;
- orientar sobre hábitos alimentares;
- promover atividades integradoras;
- acompanhar a refeição;
- promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
- pesquisar conteúdos;
- preparar projetos pedagógicos;
- demonstrar paciência;
- acolher os alunos;
- dançar;
- definir conteúdo programático do ano letivo;
- passear com os alunos;
- registrar frequência dos alunos;
- demonstrar dinamismo;
- demonstrar alegria;
- encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
- participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
- revisar o planejamento;
- manter-se atualizado;
- demonstrar autocontrole;
- demonstrar criatividade;
- passar lição de casa;
- convocar pais de alunos;
- preparar projetos para interação com a comunidade;
- trabalhar áreas de conhecimento;
- alimentar os alunos;
- atender pais;
- organizar comemorações de aniversário;
- mediar situações de conflitos no grupo;
- reconhecer as características do grupo e subgrupos;
- preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
- escrever para os alunos;
- demonstrar disposição;
- improvisar atividades;
- proceder à retirada da mamadeira;
- participar de eventos da comunidade;
- trocar fraldas e roupas em geral;
- lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
- demonstrar preparo físico;
- auxiliar os alunos na colocação roupas;
- encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
- demonstrar organização;
- definir estratégias pedagógicas;
- brincar com os alunos;
- orientar sobre noções de higiene;
- organizar eventos;
- orientar sobre noções de segurança;
- desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
- corrigir trabalhos com os alunos;
- realizar autoavaliação;
- desenvolver trabalhos coletivos;
- discutir casos específicos com a coordenação;
- levantar bibliografia;
- expor conteúdos;
- observar o comportamento dos alunos;
- sondar necessidades e potencialidades do grupo;
- analisar situações de aprendizagem;
- rever normas de conduta com as crianças;
- ler para os alunos;
- programar atividades diárias;
- intervir em situações de risco para os alunos;
- preparar o ambiente para as atividades;
- encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
- demonstrar capacidade de tomar decisões;
- demonstrar bom humor;
- acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
- selecionar material;
- estudar casos (situações especiais);
- promover a convivência social (socializar);
- participar de cursos e treinamentos profissionais;
- preencher documentos com informações dos alunos;
- selecionar recursos didáticos;
- dramatizar histórias e situações do cotidiano;
- avaliar o desenvolvimento psicomotor;
- avaliar o desenvolvimento cognitivo;
- criar situações de aprendizagem;
- alfabetizar os alunos;
- estimar a necessidade de material;
- preparar a sala;
- realizar visitas temáticas;
- programar atividades extraclasses;
- preparar adaptação de casos especiais;
- registrar entrevistas com os pais;
- convidar personalidades e entidades;
- elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
- guardar o material;
- pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
- demonstrar ética;
- requisitar material;
- orientar os pais sobre alimentação saudável;
- organizar a entrada e a saída dos alunos;
- documentar as observações;
- reelaborar o planejamento;
- demonstrar sensibilidade;
- enviar comunicados ao pais;
- receber comunicados dos pais (agenda, circular);
- construir material didático;
- demonstrar empatia;
- demonstrar flexibilidade;
Setores que mais contratam Professor de maternal (nivel superior) no mercado de trabalho
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Administração pública em geral
- Ensino fundamental
- Atividades associativas
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Ensino médio
- Atividades de apoio à educação
- Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
- Atividades de organizações religiosas
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Outras atividades de recreação e lazer
- Outras atividades de ensino
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Instituições de longa permanência para idosos
- Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
- Educação superior - graduação
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Educação profissional de nível técnico