Salário para o cargo de Professor de maternal (nivel superior)
CBO 2311-10 > Professores de nível superior na educação infantil

Professor de maternal (nivel superior) - Descrição, atividades e funções do cargo

Promovem educação e a relação ensino-aprendizagem de crianças de até seis anos, cuidam de alunos, planejam a prática educacional e avaliam as práticas pedagógicas. Organizam atividades, pesquisam, interagem com a família e a comunidade e realizam tarefas administrativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil

O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.


Funções e atividades do Professor de maternal (nivel superior)

Professores de nível superior na educação infantil devem:

  • organizar as atividades;
  • pesquisar;
  • avaliar as práticas pedagógicas;
  • promover a relação ensino-aprendizagem;
  • cuidar dos alunos;
  • realizar tarefas administrativas;
  • promover a educação dos alunos;
  • interagir com a família e a comunidade;
  • planejar a prática educacional;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • demonstrar ética;
  • promover atividades integradoras;
  • organizar a entrada e a saída dos alunos;
  • programar atividades diárias;
  • preencher documentos com informações dos alunos;
  • escrever para os alunos;
  • promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
  • promover encontros e atividades com os pais;
  • avaliar o desenvolvimento cognitivo;
  • demonstrar criatividade;
  • ministrar reuniões de pais;
  • brincar com os alunos;
  • registrar ocorrências;
  • organizar comemorações de aniversário;
  • reconhecer as características do grupo e subgrupos;
  • registrar frequência dos alunos;
  • demonstrar sensibilidade;
  • realizar visitas temáticas;
  • analisar situações de aprendizagem;
  • rever normas de conduta com as crianças;
  • selecionar recursos didáticos;
  • preparar adaptação de casos especiais;
  • observar o comportamento dos alunos;
  • alfabetizar os alunos;
  • construir material didático;
  • reelaborar o planejamento;
  • criar situações de aprendizagem;
  • selecionar material;
  • dramatizar histórias e situações do cotidiano;
  • improvisar atividades;
  • demonstrar disposição;
  • preparar projetos para interação com a comunidade;
  • encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
  • auxiliar os alunos na colocação roupas;
  • revisar o planejamento;
  • corrigir trabalhos com os alunos;
  • demonstrar capacidade de compreensão oral;
  • orientar sobre noções de segurança;
  • demonstrar paciência;
  • enviar comunicados ao pais;
  • demonstrar capacidade de tomar decisões;
  • preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
  • expor conteúdos;
  • organizar o material didático;
  • pesquisar conteúdos;
  • registrar entrevistas com os pais;
  • elaborar instrumentos de avaliação;
  • ministrar aulas;
  • estabelecer normas e regras de conduta;
  • documentar as observações;
  • intervir em situações de risco para os alunos;
  • passar lição de casa;
  • acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
  • avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
  • demonstrar preparo físico;
  • desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
  • lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
  • atender pais;
  • comprar material;
  • elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
  • participar de cursos e treinamentos profissionais;
  • preparar a sala;
  • proceder à retirada da mamadeira;
  • requisitar material;
  • convocar pais de alunos;
  • orientar sobre hábitos alimentares;
  • demonstrar disciplina;
  • mostrar-se atento;
  • definir critérios de agrupamentos de alunos;
  • controlar a saída de alunos;
  • mediar situações de conflitos no grupo;
  • organizar o espaço das atividades;
  • banhar alunos;
  • prestar esclarecimento aos pais;
  • demonstrar autocontrole;
  • prestar primeiros socorros;
  • sondar necessidades e potencialidades do grupo;
  • acolher os alunos;
  • estudar casos (situações especiais);
  • demonstrar dinamismo;
  • acompanhar a refeição;
  • conferir material;
  • levantar bibliografia;
  • ler para os alunos;
  • organizar a refeição;
  • estimar a necessidade de material;
  • guardar o material;
  • receber alunos novos;
  • organizar eventos;
  • trabalhar áreas de conhecimento;
  • participar de eventos da comunidade;
  • orientar sobre noções de higiene;
  • demonstrar alegria;
  • pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
  • definir conteúdo programático do ano letivo;
  • discutir casos específicos com a coordenação;
  • trocar fraldas e roupas em geral;
  • promover a convivência social (socializar);
  • convidar personalidades e entidades;
  • acompanhar momento de sono;
  • pesquisar recursos didáticos;
  • sondar o conhecimento prévio dos alunos;
  • participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
  • realizar autoavaliação;
  • definir estratégias pedagógicas;
  • observar a interação dos alunos;
  • estabelecer limites;
  • passear com os alunos;
  • demonstrar organização;
  • dançar;
  • estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
  • alimentar os alunos;
  • demonstrar flexibilidade;
  • estabelecer rotinas;
  • demonstrar empatia;
  • manter-se atualizado;
  • demonstrar bom humor;
  • encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
  • planejar a rotina dos alunos;
  • receber comunicados dos pais (agenda, circular);
  • proceder à retirada da fralda (controle de esfíncter);
  • encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
  • agrupar os alunos;
  • contar histórias;
  • preparar o ambiente para as atividades;
  • programar atividades extraclasses;
  • desenvolver trabalhos coletivos;
  • preparar reunião de pais;
  • criar recursos didáticos;
  • preparar projetos pedagógicos;
  • atender alunos, individualmente;
  • avaliar o desenvolvimento psicomotor;
  • demonstrar bom senso;
  • cantar;
  • orientar os pais sobre alimentação saudável;


Setores que mais contratam Professor de maternal (nivel superior) no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Administração pública em geral
  • Ensino fundamental
  • Atividades associativas
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Ensino médio
  • Atividades de apoio à educação
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
  • Atividades de organizações religiosas
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Outras atividades de ensino
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Instituições de longa permanência para idosos
  • Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
  • Educação superior - graduação
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Educação profissional de nível técnico




Profissões em Destaque: