Categorias profissionais do cargo
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- Profissionais do ensino
- Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
- Professores de nível superior na educação infantil
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil
O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Funções e atividades do Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos)
Professores de nível superior na educação infantil devem:
- cuidar dos alunos;
- interagir com a família e a comunidade;
- planejar a prática educacional;
- pesquisar;
- realizar tarefas administrativas;
- promover a relação ensino-aprendizagem;
- organizar as atividades;
- demonstrar competências pessoais;
- promover a educação dos alunos;
- avaliar as práticas pedagógicas;
Atividades
- selecionar recursos didáticos;
- dramatizar histórias e situações do cotidiano;
- auxiliar os alunos na colocação roupas;
- realizar autoavaliação;
- demonstrar sensibilidade;
- avaliar o desenvolvimento cognitivo;
- pesquisar conteúdos;
- criar recursos didáticos;
- expor conteúdos;
- programar atividades extraclasses;
- encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
- demonstrar criatividade;
- proceder à retirada da fralda (controle de esfíncter);
- organizar a refeição;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- selecionar material;
- contar histórias;
- alfabetizar os alunos;
- promover a convivência social (socializar);
- registrar frequência dos alunos;
- desenvolver trabalhos coletivos;
- organizar o material didático;
- organizar o espaço das atividades;
- passar lição de casa;
- manter-se atualizado;
- rever normas de conduta com as crianças;
- realizar visitas temáticas;
- acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
- demonstrar paciência;
- sondar necessidades e potencialidades do grupo;
- enviar comunicados ao pais;
- discutir casos específicos com a coordenação;
- demonstrar empatia;
- demonstrar bom senso;
- atender alunos, individualmente;
- documentar as observações;
- preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
- levantar bibliografia;
- cantar;
- registrar ocorrências;
- pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
- orientar os pais sobre alimentação saudável;
- brincar com os alunos;
- definir conteúdo programático do ano letivo;
- estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
- demonstrar disposição;
- ministrar aulas;
- agrupar os alunos;
- escrever para os alunos;
- improvisar atividades;
- acompanhar momento de sono;
- encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
- trocar fraldas e roupas em geral;
- orientar sobre noções de higiene;
- observar o comportamento dos alunos;
- lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
- alimentar os alunos;
- guardar o material;
- organizar a entrada e a saída dos alunos;
- desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
- ler para os alunos;
- participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
- estudar casos (situações especiais);
- demonstrar ética;
- demonstrar preparo físico;
- demonstrar autocontrole;
- definir critérios de agrupamentos de alunos;
- mostrar-se atento;
- sondar o conhecimento prévio dos alunos;
- participar de cursos e treinamentos profissionais;
- orientar sobre noções de segurança;
- preparar a sala;
- criar situações de aprendizagem;
- preparar o ambiente para as atividades;
- atender pais;
- prestar primeiros socorros;
- requisitar material;
- dançar;
- demonstrar capacidade de compreensão oral;
- orientar sobre hábitos alimentares;
- demonstrar disciplina;
- controlar a saída de alunos;
- preencher documentos com informações dos alunos;
- preparar projetos para interação com a comunidade;
- construir material didático;
- demonstrar dinamismo;
- planejar a rotina dos alunos;
- convocar pais de alunos;
- pesquisar recursos didáticos;
- preparar reunião de pais;
- estabelecer rotinas;
- registrar entrevistas com os pais;
- elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
- analisar situações de aprendizagem;
- demonstrar flexibilidade;
- conferir material;
- ministrar reuniões de pais;
- promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
- estabelecer normas e regras de conduta;
- corrigir trabalhos com os alunos;
- comprar material;
- acolher os alunos;
- participar de eventos da comunidade;
- preparar projetos pedagógicos;
- banhar alunos;
- estabelecer limites;
- encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
- organizar eventos;
- reelaborar o planejamento;
- definir estratégias pedagógicas;
- demonstrar bom humor;
- avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
- receber comunicados dos pais (agenda, circular);
- proceder à retirada da mamadeira;
- estimar a necessidade de material;
- revisar o planejamento;
- acompanhar a refeição;
- mediar situações de conflitos no grupo;
- demonstrar capacidade de tomar decisões;
- reconhecer as características do grupo e subgrupos;
- organizar comemorações de aniversário;
- promover atividades integradoras;
- receber alunos novos;
- avaliar o desenvolvimento psicomotor;
- demonstrar alegria;
- passear com os alunos;
- programar atividades diárias;
- demonstrar organização;
- convidar personalidades e entidades;
- intervir em situações de risco para os alunos;
- promover encontros e atividades com os pais;
- prestar esclarecimento aos pais;
- preparar adaptação de casos especiais;
- observar a interação dos alunos;
- trabalhar áreas de conhecimento;
Setores que mais contratam Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) no mercado de trabalho
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Administração pública em geral
- Ensino fundamental
- Atividades associativas
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Ensino médio
- Atividades de apoio à educação
- Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
- Atividades de organizações religiosas
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Outras atividades de recreação e lazer
- Outras atividades de ensino
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Instituições de longa permanência para idosos
- Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
- Educação superior - graduação
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Educação profissional de nível técnico