Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
- Professores de nível superior na educação infantil
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil
O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Funções e atividades do Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos)
Professores de nível superior na educação infantil devem:
- planejar a prática educacional;
- organizar as atividades;
- avaliar as práticas pedagógicas;
- promover a educação dos alunos;
- interagir com a família e a comunidade;
- realizar tarefas administrativas;
- pesquisar;
- cuidar dos alunos;
- promover a relação ensino-aprendizagem;
- demonstrar competências pessoais;
Atividades
- encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
- promover a convivência social (socializar);
- analisar situações de aprendizagem;
- preparar projetos para interação com a comunidade;
- reelaborar o planejamento;
- elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
- registrar entrevistas com os pais;
- participar de eventos da comunidade;
- prestar primeiros socorros;
- definir estratégias pedagógicas;
- demonstrar capacidade de compreensão oral;
- atender pais;
- avaliar o desenvolvimento cognitivo;
- preparar a sala;
- encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
- preparar projetos pedagógicos;
- receber comunicados dos pais (agenda, circular);
- promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
- encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
- demonstrar criatividade;
- demonstrar disposição;
- selecionar material;
- prestar esclarecimento aos pais;
- passear com os alunos;
- documentar as observações;
- ministrar reuniões de pais;
- acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
- dançar;
- convidar personalidades e entidades;
- demonstrar paciência;
- cantar;
- estimar a necessidade de material;
- intervir em situações de risco para os alunos;
- observar o comportamento dos alunos;
- auxiliar os alunos na colocação roupas;
- organizar a refeição;
- orientar sobre hábitos alimentares;
- demonstrar empatia;
- brincar com os alunos;
- pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
- organizar comemorações de aniversário;
- construir material didático;
- organizar o espaço das atividades;
- preparar reunião de pais;
- receber alunos novos;
- orientar sobre noções de higiene;
- demonstrar disciplina;
- estabelecer normas e regras de conduta;
- observar a interação dos alunos;
- programar atividades extraclasses;
- pesquisar conteúdos;
- convocar pais de alunos;
- demonstrar bom humor;
- promover atividades integradoras;
- ministrar aulas;
- criar situações de aprendizagem;
- guardar o material;
- demonstrar sensibilidade;
- realizar autoavaliação;
- mediar situações de conflitos no grupo;
- sondar o conhecimento prévio dos alunos;
- corrigir trabalhos com os alunos;
- demonstrar capacidade de tomar decisões;
- contar histórias;
- orientar os pais sobre alimentação saudável;
- mostrar-se atento;
- programar atividades diárias;
- revisar o planejamento;
- estabelecer rotinas;
- controlar a saída de alunos;
- discutir casos específicos com a coordenação;
- registrar frequência dos alunos;
- estabelecer limites;
- avaliar o desenvolvimento psicomotor;
- orientar sobre noções de segurança;
- alfabetizar os alunos;
- reconhecer as características do grupo e subgrupos;
- acompanhar momento de sono;
- participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
- levantar bibliografia;
- registrar ocorrências;
- organizar o material didático;
- rever normas de conduta com as crianças;
- acompanhar a refeição;
- preencher documentos com informações dos alunos;
- lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
- demonstrar alegria;
- demonstrar autocontrole;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- promover encontros e atividades com os pais;
- selecionar recursos didáticos;
- dramatizar histórias e situações do cotidiano;
- demonstrar preparo físico;
- demonstrar flexibilidade;
- preparar o ambiente para as atividades;
- estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
- requisitar material;
- preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
- realizar visitas temáticas;
- demonstrar ética;
- enviar comunicados ao pais;
- trabalhar áreas de conhecimento;
- criar recursos didáticos;
- demonstrar bom senso;
- preparar adaptação de casos especiais;
- organizar a entrada e a saída dos alunos;
- conferir material;
- desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
- agrupar os alunos;
- organizar eventos;
- definir conteúdo programático do ano letivo;
- sondar necessidades e potencialidades do grupo;
- definir critérios de agrupamentos de alunos;
- passar lição de casa;
- demonstrar organização;
- demonstrar dinamismo;
- participar de cursos e treinamentos profissionais;
- pesquisar recursos didáticos;
- atender alunos, individualmente;
- escrever para os alunos;
- expor conteúdos;
- manter-se atualizado;
- ler para os alunos;
- avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
- planejar a rotina dos alunos;
- comprar material;
- desenvolver trabalhos coletivos;
- estudar casos (situações especiais);
- improvisar atividades;
- acolher os alunos;
Setores que mais contratam Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) no mercado de trabalho
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Ensino fundamental
- Administração pública em geral
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Ensino médio
- Outras atividades de ensino
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Atividades associativas
- Educação superior - graduação
- Atividades de apoio à educação
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Atividades de organizações religiosas
- Outras atividades de recreação e lazer
- Educação profissional de nível técnico
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
- Ensino de idiomas