Categorias profissionais do cargo
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- Profissionais do ensino
- Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
- Professores de nível superior na educação infantil
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil
O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Funções e atividades do Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos)
Professores de nível superior na educação infantil devem:
- pesquisar;
- organizar as atividades;
- promover a relação ensino-aprendizagem;
- planejar a prática educacional;
- interagir com a família e a comunidade;
- cuidar dos alunos;
- demonstrar competências pessoais;
- realizar tarefas administrativas;
- avaliar as práticas pedagógicas;
- promover a educação dos alunos;
Atividades
- organizar o material didático;
- acompanhar momento de sono;
- estabelecer limites;
- discutir casos específicos com a coordenação;
- preparar o ambiente para as atividades;
- acolher os alunos;
- ler para os alunos;
- avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
- cantar;
- participar de eventos da comunidade;
- construir material didático;
- realizar autoavaliação;
- atender pais;
- receber comunicados dos pais (agenda, circular);
- definir conteúdo programático do ano letivo;
- conferir material;
- elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
- organizar a refeição;
- promover atividades integradoras;
- demonstrar sensibilidade;
- comprar material;
- preparar projetos para interação com a comunidade;
- encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
- demonstrar criatividade;
- criar situações de aprendizagem;
- dramatizar histórias e situações do cotidiano;
- pesquisar conteúdos;
- lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
- realizar visitas temáticas;
- desenvolver trabalhos coletivos;
- promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
- prestar primeiros socorros;
- encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
- ministrar reuniões de pais;
- ministrar aulas;
- agrupar os alunos;
- orientar sobre hábitos alimentares;
- levantar bibliografia;
- demonstrar disposição;
- demonstrar dinamismo;
- escrever para os alunos;
- participar de cursos e treinamentos profissionais;
- orientar sobre noções de higiene;
- estabelecer rotinas;
- demonstrar ética;
- demonstrar alegria;
- demonstrar bom senso;
- receber alunos novos;
- registrar entrevistas com os pais;
- demonstrar capacidade de tomar decisões;
- improvisar atividades;
- organizar a entrada e a saída dos alunos;
- estimar a necessidade de material;
- mostrar-se atento;
- preparar reunião de pais;
- demonstrar flexibilidade;
- acompanhar a refeição;
- selecionar recursos didáticos;
- requisitar material;
- demonstrar paciência;
- definir critérios de agrupamentos de alunos;
- estabelecer normas e regras de conduta;
- convocar pais de alunos;
- demonstrar autocontrole;
- demonstrar capacidade de compreensão oral;
- convidar personalidades e entidades;
- reconhecer as características do grupo e subgrupos;
- dançar;
- passear com os alunos;
- contar histórias;
- enviar comunicados ao pais;
- passar lição de casa;
- acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
- desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
- corrigir trabalhos com os alunos;
- sondar necessidades e potencialidades do grupo;
- organizar eventos;
- demonstrar organização;
- selecionar material;
- trabalhar áreas de conhecimento;
- encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
- definir estratégias pedagógicas;
- expor conteúdos;
- preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
- avaliar o desenvolvimento psicomotor;
- orientar os pais sobre alimentação saudável;
- observar o comportamento dos alunos;
- demonstrar preparo físico;
- promover encontros e atividades com os pais;
- programar atividades extraclasses;
- prestar esclarecimento aos pais;
- demonstrar bom humor;
- revisar o planejamento;
- alfabetizar os alunos;
- guardar o material;
- demonstrar empatia;
- atender alunos, individualmente;
- demonstrar disciplina;
- manter-se atualizado;
- controlar a saída de alunos;
- avaliar o desenvolvimento cognitivo;
- observar a interação dos alunos;
- preparar a sala;
- registrar frequência dos alunos;
- preparar projetos pedagógicos;
- organizar comemorações de aniversário;
- estudar casos (situações especiais);
- orientar sobre noções de segurança;
- sondar o conhecimento prévio dos alunos;
- promover a convivência social (socializar);
- intervir em situações de risco para os alunos;
- programar atividades diárias;
- organizar o espaço das atividades;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- documentar as observações;
- auxiliar os alunos na colocação roupas;
- preparar adaptação de casos especiais;
- planejar a rotina dos alunos;
- registrar ocorrências;
- preencher documentos com informações dos alunos;
- reelaborar o planejamento;
- analisar situações de aprendizagem;
- pesquisar recursos didáticos;
- mediar situações de conflitos no grupo;
- pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
- criar recursos didáticos;
- rever normas de conduta com as crianças;
- participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
- estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
- brincar com os alunos;
Setores que mais contratam Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) no mercado de trabalho
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Ensino fundamental
- Administração pública em geral
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Ensino médio
- Outras atividades de ensino
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Atividades associativas
- Educação superior - graduação
- Atividades de apoio à educação
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Atividades de organizações religiosas
- Outras atividades de recreação e lazer
- Educação profissional de nível técnico
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
- Ensino de idiomas