Salário para o cargo de Professor de creche
CBO 2311-10 > Professores de nível superior na educação infantil

Professor de creche - Descrição, atividades e funções do cargo

Promovem educação e a relação ensino-aprendizagem de crianças de até seis anos, cuidam de alunos, planejam a prática educacional e avaliam as práticas pedagógicas. Organizam atividades, pesquisam, interagem com a família e a comunidade e realizam tarefas administrativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil

O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.


Funções e atividades do Professor de creche

Professores de nível superior na educação infantil devem:

  • planejar a prática educacional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • organizar as atividades;
  • cuidar dos alunos;
  • avaliar as práticas pedagógicas;
  • realizar tarefas administrativas;
  • pesquisar;
  • promover a educação dos alunos;
  • interagir com a família e a comunidade;
  • promover a relação ensino-aprendizagem;

Atividades

  • pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
  • estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
  • demonstrar organização;
  • requisitar material;
  • acolher os alunos;
  • estabelecer rotinas;
  • orientar sobre noções de higiene;
  • acompanhar a refeição;
  • preparar projetos para interação com a comunidade;
  • observar a interação dos alunos;
  • demonstrar alegria;
  • reconhecer as características do grupo e subgrupos;
  • estabelecer normas e regras de conduta;
  • realizar visitas temáticas;
  • comprar material;
  • orientar sobre noções de segurança;
  • ministrar reuniões de pais;
  • banhar alunos;
  • preparar reunião de pais;
  • reelaborar o planejamento;
  • avaliar o desenvolvimento cognitivo;
  • alfabetizar os alunos;
  • definir critérios de agrupamentos de alunos;
  • observar o comportamento dos alunos;
  • estimar a necessidade de material;
  • guardar o material;
  • mediar situações de conflitos no grupo;
  • demonstrar criatividade;
  • atender pais;
  • organizar eventos;
  • receber comunicados dos pais (agenda, circular);
  • demonstrar disciplina;
  • discutir casos específicos com a coordenação;
  • demonstrar dinamismo;
  • preparar a sala;
  • analisar situações de aprendizagem;
  • passear com os alunos;
  • preparar adaptação de casos especiais;
  • programar atividades diárias;
  • rever normas de conduta com as crianças;
  • trocar fraldas e roupas em geral;
  • expor conteúdos;
  • proceder à retirada da mamadeira;
  • demonstrar sensibilidade;
  • ler para os alunos;
  • desenvolver trabalhos coletivos;
  • dramatizar histórias e situações do cotidiano;
  • estudar casos (situações especiais);
  • demonstrar preparo físico;
  • demonstrar bom senso;
  • definir estratégias pedagógicas;
  • acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
  • programar atividades extraclasses;
  • participar de eventos da comunidade;
  • acompanhar momento de sono;
  • promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
  • preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
  • estabelecer limites;
  • elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
  • preparar o ambiente para as atividades;
  • criar recursos didáticos;
  • lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
  • demonstrar empatia;
  • prestar primeiros socorros;
  • criar situações de aprendizagem;
  • pesquisar conteúdos;
  • registrar ocorrências;
  • demonstrar ética;
  • registrar frequência dos alunos;
  • registrar entrevistas com os pais;
  • passar lição de casa;
  • avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
  • revisar o planejamento;
  • demonstrar bom humor;
  • organizar a refeição;
  • conferir material;
  • brincar com os alunos;
  • controlar a saída de alunos;
  • contar histórias;
  • demonstrar paciência;
  • dançar;
  • demonstrar capacidade de compreensão oral;
  • organizar o material didático;
  • orientar os pais sobre alimentação saudável;
  • convocar pais de alunos;
  • realizar autoavaliação;
  • encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
  • improvisar atividades;
  • organizar a entrada e a saída dos alunos;
  • auxiliar os alunos na colocação roupas;
  • encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
  • demonstrar capacidade de tomar decisões;
  • levantar bibliografia;
  • atender alunos, individualmente;
  • escrever para os alunos;
  • mostrar-se atento;
  • trabalhar áreas de conhecimento;
  • corrigir trabalhos com os alunos;
  • alimentar os alunos;
  • ministrar aulas;
  • desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
  • sondar necessidades e potencialidades do grupo;
  • promover encontros e atividades com os pais;
  • definir conteúdo programático do ano letivo;
  • promover a convivência social (socializar);
  • demonstrar autocontrole;
  • organizar comemorações de aniversário;
  • convidar personalidades e entidades;
  • intervir em situações de risco para os alunos;
  • demonstrar disposição;
  • selecionar recursos didáticos;
  • agrupar os alunos;
  • prestar esclarecimento aos pais;
  • encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
  • orientar sobre hábitos alimentares;
  • organizar o espaço das atividades;
  • enviar comunicados ao pais;
  • demonstrar flexibilidade;
  • preencher documentos com informações dos alunos;
  • elaborar instrumentos de avaliação;
  • cantar;
  • pesquisar recursos didáticos;
  • sondar o conhecimento prévio dos alunos;
  • proceder à retirada da fralda (controle de esfíncter);
  • avaliar o desenvolvimento psicomotor;
  • participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
  • receber alunos novos;
  • preparar projetos pedagógicos;
  • participar de cursos e treinamentos profissionais;
  • selecionar material;
  • manter-se atualizado;
  • construir material didático;
  • documentar as observações;
  • promover atividades integradoras;
  • planejar a rotina dos alunos;


Setores que mais contratam Professor de creche no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Administração pública em geral
  • Ensino fundamental
  • Atividades associativas
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Ensino médio
  • Atividades de apoio à educação
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
  • Atividades de organizações religiosas
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Outras atividades de ensino
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Instituições de longa permanência para idosos
  • Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
  • Educação superior - graduação
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Educação profissional de nível técnico




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