Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
- Professores de nível superior na educação infantil
Cargos relacionados:
- Professor de jardim de infância (nível superior)
- Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos)
- Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos)
- Professor de minimaternal
- Professor de ensino pré-escolar
- Professor de ensino pré-primário
- Professor de maternal (nivel superior)
Principais locais de trabalho
Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil
O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Funções e atividades do Professor de creche
Professores de nível superior na educação infantil devem:
- organizar as atividades;
- demonstrar competências pessoais;
- promover a relação ensino-aprendizagem;
- realizar tarefas administrativas;
- planejar a prática educacional;
- avaliar as práticas pedagógicas;
- pesquisar;
- cuidar dos alunos;
- promover a educação dos alunos;
- interagir com a família e a comunidade;
Atividades
- participar de eventos da comunidade;
- organizar o material didático;
- documentar as observações;
- programar atividades diárias;
- observar o comportamento dos alunos;
- demonstrar disciplina;
- preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
- criar situações de aprendizagem;
- passear com os alunos;
- pesquisar recursos didáticos;
- estimar a necessidade de material;
- acompanhar a refeição;
- comprar material;
- promover encontros e atividades com os pais;
- convocar pais de alunos;
- orientar sobre noções de higiene;
- orientar sobre noções de segurança;
- demonstrar bom senso;
- participar de cursos e treinamentos profissionais;
- demonstrar bom humor;
- demonstrar ética;
- cantar;
- controlar a saída de alunos;
- demonstrar disposição;
- criar recursos didáticos;
- preparar o ambiente para as atividades;
- pesquisar conteúdos;
- demonstrar alegria;
- banhar alunos;
- demonstrar autocontrole;
- preparar a sala;
- ler para os alunos;
- preparar projetos para interação com a comunidade;
- orientar sobre hábitos alimentares;
- passar lição de casa;
- registrar ocorrências;
- avaliar o desenvolvimento cognitivo;
- avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
- promover atividades integradoras;
- guardar o material;
- demonstrar paciência;
- improvisar atividades;
- preparar adaptação de casos especiais;
- planejar a rotina dos alunos;
- definir estratégias pedagógicas;
- programar atividades extraclasses;
- atender alunos, individualmente;
- enviar comunicados ao pais;
- demonstrar flexibilidade;
- demonstrar criatividade;
- preencher documentos com informações dos alunos;
- registrar entrevistas com os pais;
- definir critérios de agrupamentos de alunos;
- convidar personalidades e entidades;
- organizar a refeição;
- demonstrar preparo físico;
- dramatizar histórias e situações do cotidiano;
- sondar o conhecimento prévio dos alunos;
- estabelecer limites;
- desenvolver trabalhos coletivos;
- demonstrar dinamismo;
- mostrar-se atento;
- corrigir trabalhos com os alunos;
- prestar primeiros socorros;
- agrupar os alunos;
- conferir material;
- definir conteúdo programático do ano letivo;
- realizar visitas temáticas;
- realizar autoavaliação;
- demonstrar sensibilidade;
- mediar situações de conflitos no grupo;
- promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
- organizar o espaço das atividades;
- avaliar o desenvolvimento psicomotor;
- encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
- ministrar reuniões de pais;
- contar histórias;
- acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
- selecionar material;
- participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
- selecionar recursos didáticos;
- preparar reunião de pais;
- observar a interação dos alunos;
- manter-se atualizado;
- trabalhar áreas de conhecimento;
- alimentar os alunos;
- reconhecer as características do grupo e subgrupos;
- brincar com os alunos;
- escrever para os alunos;
- demonstrar organização;
- ministrar aulas;
- encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
- receber comunicados dos pais (agenda, circular);
- proceder à retirada da fralda (controle de esfíncter);
- trocar fraldas e roupas em geral;
- reelaborar o planejamento;
- preparar projetos pedagógicos;
- requisitar material;
- desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
- estabelecer normas e regras de conduta;
- construir material didático;
- organizar comemorações de aniversário;
- dançar;
- rever normas de conduta com as crianças;
- pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
- registrar frequência dos alunos;
- prestar esclarecimento aos pais;
- expor conteúdos;
- estabelecer rotinas;
- revisar o planejamento;
- levantar bibliografia;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- demonstrar capacidade de tomar decisões;
- lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
- organizar eventos;
- acompanhar momento de sono;
- estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
- analisar situações de aprendizagem;
- proceder à retirada da mamadeira;
- discutir casos específicos com a coordenação;
- elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
- sondar necessidades e potencialidades do grupo;
- alfabetizar os alunos;
- encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
- demonstrar empatia;
- organizar a entrada e a saída dos alunos;
- auxiliar os alunos na colocação roupas;
- demonstrar capacidade de compreensão oral;
- atender pais;
- promover a convivência social (socializar);
- intervir em situações de risco para os alunos;
- estudar casos (situações especiais);
- acolher os alunos;
- orientar os pais sobre alimentação saudável;
- receber alunos novos;
Setores que mais contratam Professor de creche no mercado de trabalho
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Administração pública em geral
- Ensino fundamental
- Atividades associativas
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Ensino médio
- Atividades de apoio à educação
- Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
- Atividades de organizações religiosas
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Outras atividades de recreação e lazer
- Outras atividades de ensino
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Instituições de longa permanência para idosos
- Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
- Educação superior - graduação
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Educação profissional de nível técnico