Categorias profissionais do cargo
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- Profissionais do ensino
- Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
- Professores de nível superior na educação infantil
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil
O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Funções e atividades do Professor de jardim de infância (nível superior)
Professores de nível superior na educação infantil devem:
- cuidar dos alunos;
- demonstrar competências pessoais;
- realizar tarefas administrativas;
- avaliar as práticas pedagógicas;
- promover a educação dos alunos;
- interagir com a família e a comunidade;
- pesquisar;
- promover a relação ensino-aprendizagem;
- organizar as atividades;
- planejar a prática educacional;
Atividades
- demonstrar empatia;
- organizar comemorações de aniversário;
- acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
- discutir casos específicos com a coordenação;
- passear com os alunos;
- demonstrar preparo físico;
- demonstrar autocontrole;
- registrar frequência dos alunos;
- demonstrar organização;
- demonstrar criatividade;
- trocar fraldas e roupas em geral;
- agrupar os alunos;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- definir critérios de agrupamentos de alunos;
- preparar projetos pedagógicos;
- demonstrar bom humor;
- convidar personalidades e entidades;
- encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
- definir estratégias pedagógicas;
- estabelecer rotinas;
- demonstrar capacidade de tomar decisões;
- organizar o material didático;
- estimar a necessidade de material;
- improvisar atividades;
- escrever para os alunos;
- avaliar o desenvolvimento psicomotor;
- acompanhar a refeição;
- reelaborar o planejamento;
- criar situações de aprendizagem;
- dançar;
- organizar o espaço das atividades;
- conferir material;
- enviar comunicados ao pais;
- comprar material;
- brincar com os alunos;
- demonstrar paciência;
- promover encontros e atividades com os pais;
- planejar a rotina dos alunos;
- selecionar material;
- preparar adaptação de casos especiais;
- analisar situações de aprendizagem;
- banhar alunos;
- preencher documentos com informações dos alunos;
- orientar sobre noções de higiene;
- observar a interação dos alunos;
- encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
- ler para os alunos;
- criar recursos didáticos;
- construir material didático;
- lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
- demonstrar bom senso;
- registrar ocorrências;
- orientar os pais sobre alimentação saudável;
- trabalhar áreas de conhecimento;
- sondar necessidades e potencialidades do grupo;
- alfabetizar os alunos;
- estabelecer normas e regras de conduta;
- passar lição de casa;
- levantar bibliografia;
- atender pais;
- organizar a refeição;
- dramatizar histórias e situações do cotidiano;
- reconhecer as características do grupo e subgrupos;
- promover atividades integradoras;
- rever normas de conduta com as crianças;
- participar de cursos e treinamentos profissionais;
- acompanhar momento de sono;
- pesquisar recursos didáticos;
- preparar o ambiente para as atividades;
- demonstrar disciplina;
- demonstrar dinamismo;
- proceder à retirada da mamadeira;
- mostrar-se atento;
- demonstrar ética;
- participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
- demonstrar alegria;
- convocar pais de alunos;
- pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
- promover a convivência social (socializar);
- promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
- controlar a saída de alunos;
- demonstrar sensibilidade;
- prestar esclarecimento aos pais;
- corrigir trabalhos com os alunos;
- elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
- sondar o conhecimento prévio dos alunos;
- atender alunos, individualmente;
- demonstrar flexibilidade;
- demonstrar capacidade de compreensão oral;
- estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
- intervir em situações de risco para os alunos;
- pesquisar conteúdos;
- mediar situações de conflitos no grupo;
- estudar casos (situações especiais);
- estabelecer limites;
- preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
- preparar projetos para interação com a comunidade;
- desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
- preparar reunião de pais;
- documentar as observações;
- programar atividades extraclasses;
- realizar visitas temáticas;
- definir conteúdo programático do ano letivo;
- desenvolver trabalhos coletivos;
- registrar entrevistas com os pais;
- acolher os alunos;
- expor conteúdos;
- avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
- prestar primeiros socorros;
- orientar sobre noções de segurança;
- demonstrar disposição;
- participar de eventos da comunidade;
- organizar a entrada e a saída dos alunos;
- manter-se atualizado;
- organizar eventos;
- orientar sobre hábitos alimentares;
- programar atividades diárias;
- alimentar os alunos;
- ministrar aulas;
- observar o comportamento dos alunos;
- receber alunos novos;
- requisitar material;
- ministrar reuniões de pais;
- selecionar recursos didáticos;
- avaliar o desenvolvimento cognitivo;
- realizar autoavaliação;
- preparar a sala;
- auxiliar os alunos na colocação roupas;
- revisar o planejamento;
- cantar;
- guardar o material;
- receber comunicados dos pais (agenda, circular);
- proceder à retirada da fralda (controle de esfíncter);
- encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
- contar histórias;
Setores que mais contratam Professor de jardim de infância (nível superior) no mercado de trabalho
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Administração pública em geral
- Ensino fundamental
- Atividades associativas
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Ensino médio
- Atividades de apoio à educação
- Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
- Atividades de organizações religiosas
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Outras atividades de recreação e lazer
- Outras atividades de ensino
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Instituições de longa permanência para idosos
- Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
- Educação superior - graduação
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Educação profissional de nível técnico