Salário para o cargo de Professor de jardim de infância (nível superior)
CBO 2311-10 > Professores de nível superior na educação infantil

Professor de jardim de infância (nível superior) - Descrição, atividades e funções do cargo

Promovem educação e a relação ensino-aprendizagem de crianças de até seis anos, cuidam de alunos, planejam a prática educacional e avaliam as práticas pedagógicas. Organizam atividades, pesquisam, interagem com a família e a comunidade e realizam tarefas administrativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil

O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.


Funções e atividades do Professor de jardim de infância (nível superior)

Professores de nível superior na educação infantil devem:

  • promover a relação ensino-aprendizagem;
  • organizar as atividades;
  • avaliar as práticas pedagógicas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar tarefas administrativas;
  • pesquisar;
  • promover a educação dos alunos;
  • cuidar dos alunos;
  • interagir com a família e a comunidade;
  • planejar a prática educacional;

Atividades

  • organizar a refeição;
  • auxiliar os alunos na colocação roupas;
  • demonstrar bom humor;
  • preparar projetos pedagógicos;
  • demonstrar autocontrole;
  • orientar os pais sobre alimentação saudável;
  • preparar reunião de pais;
  • revisar o planejamento;
  • mediar situações de conflitos no grupo;
  • avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
  • demonstrar bom senso;
  • alimentar os alunos;
  • sondar o conhecimento prévio dos alunos;
  • escrever para os alunos;
  • lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
  • avaliar o desenvolvimento cognitivo;
  • brincar com os alunos;
  • preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
  • ministrar reuniões de pais;
  • requisitar material;
  • cantar;
  • participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
  • alfabetizar os alunos;
  • receber alunos novos;
  • acompanhar momento de sono;
  • demonstrar alegria;
  • selecionar recursos didáticos;
  • demonstrar criatividade;
  • encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
  • preparar projetos para interação com a comunidade;
  • passear com os alunos;
  • demonstrar preparo físico;
  • participar de eventos da comunidade;
  • contar histórias;
  • atender alunos, individualmente;
  • dramatizar histórias e situações do cotidiano;
  • passar lição de casa;
  • estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
  • pesquisar conteúdos;
  • trabalhar áreas de conhecimento;
  • demonstrar ética;
  • ler para os alunos;
  • manter-se atualizado;
  • estudar casos (situações especiais);
  • dançar;
  • comprar material;
  • avaliar o desenvolvimento psicomotor;
  • orientar sobre noções de segurança;
  • construir material didático;
  • mostrar-se atento;
  • organizar o espaço das atividades;
  • registrar frequência dos alunos;
  • prestar esclarecimento aos pais;
  • prestar primeiros socorros;
  • discutir casos específicos com a coordenação;
  • encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
  • analisar situações de aprendizagem;
  • definir conteúdo programático do ano letivo;
  • organizar eventos;
  • banhar alunos;
  • agrupar os alunos;
  • promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
  • estabelecer limites;
  • demonstrar sensibilidade;
  • demonstrar capacidade de compreensão oral;
  • demonstrar empatia;
  • convocar pais de alunos;
  • elaborar instrumentos de avaliação;
  • demonstrar disposição;
  • proceder à retirada da mamadeira;
  • atender pais;
  • promover a convivência social (socializar);
  • estabelecer normas e regras de conduta;
  • desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
  • reelaborar o planejamento;
  • proceder à retirada da fralda (controle de esfíncter);
  • criar situações de aprendizagem;
  • participar de cursos e treinamentos profissionais;
  • receber comunicados dos pais (agenda, circular);
  • corrigir trabalhos com os alunos;
  • orientar sobre noções de higiene;
  • estabelecer rotinas;
  • desenvolver trabalhos coletivos;
  • programar atividades diárias;
  • selecionar material;
  • levantar bibliografia;
  • definir critérios de agrupamentos de alunos;
  • organizar a entrada e a saída dos alunos;
  • registrar ocorrências;
  • preencher documentos com informações dos alunos;
  • orientar sobre hábitos alimentares;
  • demonstrar disciplina;
  • criar recursos didáticos;
  • improvisar atividades;
  • demonstrar capacidade de tomar decisões;
  • convidar personalidades e entidades;
  • enviar comunicados ao pais;
  • preparar adaptação de casos especiais;
  • rever normas de conduta com as crianças;
  • demonstrar paciência;
  • reconhecer as características do grupo e subgrupos;
  • ministrar aulas;
  • organizar comemorações de aniversário;
  • preparar a sala;
  • organizar o material didático;
  • preparar o ambiente para as atividades;
  • documentar as observações;
  • conferir material;
  • realizar autoavaliação;
  • promover atividades integradoras;
  • realizar visitas temáticas;
  • sondar necessidades e potencialidades do grupo;
  • acompanhar a refeição;
  • demonstrar flexibilidade;
  • expor conteúdos;
  • planejar a rotina dos alunos;
  • elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
  • trocar fraldas e roupas em geral;
  • observar o comportamento dos alunos;
  • pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
  • observar a interação dos alunos;
  • guardar o material;
  • programar atividades extraclasses;
  • encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
  • demonstrar dinamismo;
  • registrar entrevistas com os pais;
  • intervir em situações de risco para os alunos;
  • acolher os alunos;
  • demonstrar organização;
  • acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
  • pesquisar recursos didáticos;
  • estimar a necessidade de material;
  • definir estratégias pedagógicas;
  • promover encontros e atividades com os pais;
  • controlar a saída de alunos;


Setores que mais contratam Professor de jardim de infância (nível superior) no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Administração pública em geral
  • Ensino fundamental
  • Atividades associativas
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Ensino médio
  • Atividades de apoio à educação
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
  • Atividades de organizações religiosas
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Outras atividades de ensino
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Instituições de longa permanência para idosos
  • Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
  • Educação superior - graduação
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Educação profissional de nível técnico




Profissões em Destaque: