Salário para o cargo de Professor de educação física do ensino fundamental
CBO 2313-15 > Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

Professor de educação física do ensino fundamental - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Promovem a educação dos (as) alunos (as) por intermédio dos seguintes componentes curriculares: língua portuguesa, matemática, ciências naturais, geografia, história, educação artística, educação física e línguas estrangeiras modernas, de 5ª a 8ª série do ensino fundamental. Planejam cursos, aulas e atividades escolares, avaliam processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, registram práticas escolares de caráter pedagógico, desenvolvem atividades de estudo, participam das atividades educacionais e comunitárias da escola. Para o desenvolvimento das atividades é mobilizado um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de educação física do ensino fundamental

Um Professor de educação física do ensino fundamental trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.887,38 e R$ 6.847,51, com a média salarial de R$ 3.166,68 e o salário mediana em R$ 2.543,88 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de educação física do ensino fundamental

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.166,68 38.000,21 791,67 22,32
1º Quartil 1.887,38 22.648,55 471,84 13,30
Salário Mediana 2.543,88 30.526,50 635,97 17,93
3º Quartil 5.222,20 62.666,41 1.305,55 36,81
Teto Salarial 6.847,51 82.170,08 1.711,88 48,26


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 1.539 - 4.832 2.302,70 1.538,72 1.679,00 3.988,97 4.831,56
São Paulo - SP 1.680 - 8.142 3.458,81 1.680,24 2.642,00 6.721,72 8.141,55
Curitiba - PR 2.084 - 5.869 3.062,54 2.083,85 2.700,00 4.845,41 5.868,91
Brasília - DF 1.786 - 6.511 3.519,54 1.785,75 3.631,00 5.375,60 6.511,09
Limeira - SP 3.062 - 4.850 3.581,33 3.061,71 3.813,00 4.004,31 4.850,14
São José dos Campos - SP 2.884 - 5.083 3.754,21 2.884,31 3.960,00 4.196,69 5.083,16
Fortaleza - CE 1.533 - 23.564 6.568,95 1.532,53 2.345,50 19.454,71 23.564,13
Imbituba - SC 2.160 - 5.338 3.360,15 2.159,73 4.258,00 4.407,22 5.338,16
Goiânia - GO 1.656 - 7.300 3.305,47 1.656,41 2.862,00 6.026,71 7.299,73
Monte Alto - SP 2.561 - 4.298 3.214,52 2.561,06 3.315,00 3.548,69 4.298,28
Belo Horizonte - MG 1.578 - 8.757 3.239,18 1.577,56 1.900,00 7.229,63 8.756,74
Rio Claro - SP 2.137 - 5.526 3.408,78 2.136,58 3.258,00 4.562,51 5.526,24
Vitoria - ES 1.981 - 4.980 2.757,56 1.981,08 2.500,00 4.111,85 4.980,39
Recife - PE 1.413 - 14.402 4.319,50 1.413,42 1.945,00 11.890,50 14.402,13
Campinas - SP 1.764 - 12.080 4.470,58 1.764,00 2.796,00 9.973,53 12.080,24
Ourinhos - SP 1.664 - 3.886 2.271,02 1.664,17 2.207,50 3.208,42 3.886,13
Campo Grande - MS 1.537 - 5.286 2.653,30 1.536,88 2.200,00 4.363,75 5.285,50
Manaus - AM 1.438 - 5.409 2.444,91 1.438,18 1.800,00 4.465,36 5.408,58
Vila Velha - ES 1.724 - 4.185 2.379,94 1.723,82 2.000,00 3.455,09 4.184,91
Natal - RN 1.471 - 9.631 3.468,13 1.471,09 2.497,00 7.951,71 9.631,35


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.775 - 6.576 3.325,46 1.775,08 3.124,00 5.428,96 6.575,72
Rio de Janeiro 1.546 - 6.283 2.691,69 1.545,92 2.000,00 5.187,38 6.283,11
Paraná 1.676 - 5.455 2.776,91 1.676,01 2.412,00 4.503,83 5.455,18
Santa Catarina 1.863 - 6.418 3.338,02 1.862,65 2.814,00 5.298,67 6.417,91
Minas Gerais 1.572 - 5.789 2.793,51 1.571,58 2.492,00 4.779,24 5.788,76
Distrito Federal 1.786 - 6.511 3.519,54 1.785,75 3.631,00 5.375,60 6.511,09
Rio Grande do Sul 1.509 - 5.863 2.767,28 1.509,08 2.300,00 4.840,20 5.862,59
Espírito Santo 1.740 - 5.791 2.828,96 1.739,74 2.500,00 4.780,92 5.790,79
Pernambuco 1.436 - 9.459 3.416,08 1.436,41 2.160,00 7.809,44 9.459,03
Ceará 1.531 - 20.546 6.005,94 1.530,71 2.658,50 16.963,29 20.546,45
Pará 1.564 - 7.216 3.459,21 1.564,13 3.390,50 5.957,44 7.215,83
Goiás 1.603 - 6.599 3.048,36 1.603,46 2.500,00 5.448,14 6.598,95
Mato Grosso do Sul 1.593 - 5.358 2.738,92 1.592,90 2.630,00 4.423,80 5.358,24
Bahia 1.416 - 10.294 3.417,55 1.415,52 1.694,00 8.499,19 10.294,47
Rio Grande do Norte 1.472 - 9.464 3.462,33 1.472,22 2.497,00 7.813,43 9.463,86
Mato Grosso 1.614 - 7.995 3.341,99 1.613,88 2.515,00 6.600,65 7.994,90
Maranhão 1.462 - 9.966 3.545,42 1.461,94 2.400,00 8.227,99 9.965,99
Sergipe 1.436 - 19.734 5.436,69 1.436,21 1.874,00 16.292,64 19.734,14
Amazonas 1.450 - 5.178 2.449,31 1.449,85 1.866,47 4.274,85 5.177,82
Alagoas 1.438 - 9.964 3.574,15 1.437,82 2.339,50 8.226,18 9.963,80
Paraíba 1.638 - 10.452 3.641,22 1.637,70 2.296,50 8.629,50 10.452,31
Piauí 1.441 - 6.193 2.582,61 1.441,43 1.800,00 5.113,00 6.193,02
Amapá 1.439 - 5.205 2.728,33 1.438,57 2.188,50 4.297,29 5.205,00
Rondônia 1.468 - 6.684 3.008,74 1.467,67 2.884,00 5.518,00 6.683,57
Tocantins 1.647 - 5.762 3.057,96 1.646,67 2.824,00 4.756,83 5.761,62
Acre 1.412 - 4.255 2.302,26 1.412,00 2.080,00 3.513,00 4.255,05
Roraima 1.644 - 5.031 2.581,08 1.643,60 2.225,00 4.153,80 5.031,21


Principais locais de trabalho

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

O exercício desse cargo requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.


Funções e atividades do Professor de educação física do ensino fundamental

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série devem:

  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados;
  • demonstrar competências pessoais;
  • estudar;
  • planejar cursos, aulas e atividades escolares;
  • promover a educação dos alunos;
  • comunicar-se;
  • participar das atividades educacionais e comunitárias da escola;
  • registrar práticas escolares de caráter pedagógico;

  • Atividades

    • prever recursos materiais e didáticos;
    • demonstrar criatividade e iniciativa;
    • realizar reuniões com os pais para orientação;
    • estimular a troca de conhecimento;
    • elencar temas para projetos pedagógicos;
    • orientar os alunos quanto à utilização dos recursos didáticos e ambientes de aprendizagem;
    • socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação;
    • agir eticamente;
    • definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente;
    • promover jogos e atividades de caráter cooperativo;
    • desenvolver atividades de estímulo à ampliação do conhecimento;
    • dialogar com a direção e coordenações da escola;
    • registrar avaliações e resultados;
    • preencher formulários com notas e faltas;
    • possibilitar a apropriação de conhecimentos;
    • propor estudos interdisciplinares;
    • propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem;
    • listar material escolar básico;
    • conviver com as ideias ou posições contrárias;
    • colocar-se disponível para os alunos;
    • contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos;
    • esclarecer os critérios de avaliação para os alunos;
    • debater projetos interdisciplinares com os alunos;
    • corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos;
    • falar segundo as normas ortográficas e gramaticais;
    • propor opções para o horário de trabalho;
    • construir relações de confiança com os alunos;
    • orientar a autoavaliação dos alunos;
    • trabalhar em equipe;
    • estabelecer as metodologias de ensino;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos;
    • analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações;
    • preencher diário de classe;
    • expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem;
    • empregar recursos e procedimentos didáticos;
    • aprender novas tecnologias;
    • participar da gestão escolar nos colegiados;
    • promover palestras e outras atividades sobre valores éticos;
    • decodificar diferentes códigos e linguagens;
    • definir processos e critérios de avaliação;
    • identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem;
    • incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários;
    • ministrar aulas;
    • analisar o plano de gestão da escola;
    • avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares;
    • registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas;
    • observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar;
    • propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe;
    • demonstrar liderança;
    • comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos;
    • sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos;
    • participar das assembleias escolares;
    • encaminhar alunos para serviço de orientação escolar;
    • expressar-se com clareza;
    • selecionar os conteúdos;
    • propor atividades culturais;
    • levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos;
    • respeitar os limites dos alunos;
    • orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente;
    • demonstrar capacidade de intervir na realidade;
    • comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos;
    • registrar atividades culturais e pedagógicas;
    • sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola;
    • demonstrar capacidade de diálogo;
    • consultar legislação;
    • analisar a autoavaliação dos alunos;
    • respeitar a heterogeneidade dos alunos;
    • solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor;
    • orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo;
    • acompanhar as mudanças na área da educação;
    • criar situações múltiplas de aprendizagem;
    • demonstrar solidariedade;
    • adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem;
    • diagnosticar o nível pedagógico dos alunos;
    • propor calendário de avaliação escrita;
    • elaborar os instrumentos de avaliação;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania;
    • contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos;
    • contextualizar os conhecimentos;
    • consultar bibliotecas;
    • discutir projetos interdisciplinares com colegas;
    • adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem;
    • prever participação em eventos culturais e científicos;
    • elaborar o projeto pedagógico;
    • ler literatura específica da área de conhecimento;
    • organizar atividades comunitárias;
    • trocar experiências com os professores através de reuniões;
    • registrar atividades extracurriculares;
    • propor regras comuns para comunidade escolar;
    • participar da elaboração do plano de gestão da escola;
    • desenvolver temas transversais por intermédio de diferentes atividades;
    • revelar interesses multidisciplinares;
    • organizar a bibliografia;
    • escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais;
    • propor critérios para a composição das classes;
    • assumir funções administrativo-pedagógicas;
    • frequentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea;
    • avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série;
    • selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos;
    • demonstrar controle emocional;
    • registrar as atividades de horas-de trabalho docente extraclasse;
    • sistematizar o conhecimento;
    • desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes;
    • elaborar cronogramas das atividades da disciplina;
    • avaliar a frequência dos alunos;
    • demonstrar pontualidade e assiduidade;
    • determinar os objetivos do curso e da disciplina;
    • avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar;


    Setores que mais contratam Professor de educação física do ensino fundamental no mercado de trabalho

    • Administração pública em geral
    • Ensino fundamental
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Educação infantil - pré-escola
    • Atividades de condicionamento físico
    • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
    • Ensino médio
    • Outras atividades esportivas
    • Educação infantil - creche
    • Atividades associativas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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