Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
- Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série
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Principais locais de trabalho
Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série
O exercício desse cargo requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.
Funções e atividades do Professor de educação física do ensino fundamental
Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série devem:
- registrar práticas escolares de caráter pedagógico;
- planejar cursos, aulas e atividades escolares;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados;
- estudar;
- demonstrar competências pessoais;
- promover a educação dos alunos;
- comunicar-se;
- participar das atividades educacionais e comunitárias da escola;
Atividades
- respeitar a heterogeneidade dos alunos;
- discutir projetos interdisciplinares com colegas;
- expressar-se com clareza;
- orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente;
- colocar-se disponível para os alunos;
- definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente;
- participar das assembleias escolares;
- demonstrar liderança;
- propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe;
- orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo;
- registrar as atividades de horas-de trabalho docente extraclasse;
- ministrar aulas;
- incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários;
- sistematizar o conhecimento;
- propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem;
- contextualizar os conhecimentos;
- avaliar a frequência dos alunos;
- trocar experiências com os professores através de reuniões;
- demonstrar criatividade e iniciativa;
- conviver com as ideias ou posições contrárias;
- solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor;
- criar situações múltiplas de aprendizagem;
- empregar recursos e procedimentos didáticos;
- propor atividades culturais;
- promover jogos e atividades de caráter cooperativo;
- corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos;
- frequentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais;
- esclarecer os critérios de avaliação para os alunos;
- decodificar diferentes códigos e linguagens;
- consultar legislação;
- orientar os alunos quanto à utilização dos recursos didáticos e ambientes de aprendizagem;
- selecionar os conteúdos;
- trabalhar em equipe;
- elaborar cronogramas das atividades da disciplina;
- adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem;
- avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série;
- identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem;
- assumir funções administrativo-pedagógicas;
- agir eticamente;
- preencher diário de classe;
- estabelecer as metodologias de ensino;
- promover palestras e outras atividades sobre valores éticos;
- demonstrar pontualidade e assiduidade;
- propor regras comuns para comunidade escolar;
- analisar a autoavaliação dos alunos;
- registrar atividades extracurriculares;
- demonstrar capacidade de diálogo;
- encaminhar alunos para serviço de orientação escolar;
- construir relações de confiança com os alunos;
- orientar a autoavaliação dos alunos;
- analisar o plano de gestão da escola;
- sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola;
- estimular a troca de conhecimento;
- prever recursos materiais e didáticos;
- prever participação em eventos culturais e científicos;
- propor calendário de avaliação escrita;
- propor opções para o horário de trabalho;
- escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais;
- elaborar os instrumentos de avaliação;
- organizar atividades comunitárias;
- propor estudos interdisciplinares;
- selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos;
- contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos;
- levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos;
- elaborar o projeto pedagógico;
- preencher formulários com notas e faltas;
- determinar os objetivos do curso e da disciplina;
- debater projetos interdisciplinares com os alunos;
- realizar reuniões com os pais para orientação;
- demonstrar controle emocional;
- consultar bibliotecas;
- comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos;
- aprender novas tecnologias;
- observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar;
- participar da gestão escolar nos colegiados;
- revelar interesses multidisciplinares;
- expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem;
- registrar avaliações e resultados;
- organizar a bibliografia;
- socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação;
- demonstrar solidariedade;
- demonstrar capacidade de intervir na realidade;
- respeitar os limites dos alunos;
- contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos;
- sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos;
- elencar temas para projetos pedagógicos;
- acompanhar as mudanças na área da educação;
- participar da elaboração do plano de gestão da escola;
- desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos;
- desenvolver atividades de estímulo à ampliação do conhecimento;
- avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares;
- diagnosticar o nível pedagógico dos alunos;
- analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações;
- registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar;
- adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem;
- propor critérios para a composição das classes;
- dialogar com a direção e coordenações da escola;
- comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos;
- registrar atividades culturais e pedagógicas;
- listar material escolar básico;
- desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea;
- ler literatura específica da área de conhecimento;
- falar segundo as normas ortográficas e gramaticais;
- definir processos e critérios de avaliação;
- possibilitar a apropriação de conhecimentos;
Setores que mais contratam Professor de educação física do ensino fundamental no mercado de trabalho
- Ensino fundamental
- Administração pública em geral
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Educação infantil - pré-escola
- Atividades de condicionamento físico
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Ensino médio
- Outras atividades esportivas
- Educação infantil - creche
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Clubes sociais, esportivos e similares
- Atividades associativas
- Ensino de esportes
- Produção e promoção de eventos esportivos
- Outras atividades de ensino
- Atividades de apoio à gestão de saúde
- Atividades de atendimento hospitalar
- Educação profissional de nível técnico
- Educação superior - graduação
- Atividades de apoio à educação