Categorias profissionais do cargo
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- Professores do ensino superior
- Professores na área de formação pedagógica do ensino superior
Cargos relacionados:
- Docente de ensino superior na área de didática
- Professor universitário na área de pesquisa educacional
- Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional
- Professor universitário na área de prática de ensino
- Professor de ensino superior na área de didática
- Professor de ensino superior na área de orientação educacional
- Professor de ensino superior na área de estágio supervisionado
- Professor de ensino superior na área de prática de ensino e estágio supervisionado
- Professor universitário em metodologia de pesquisa em educação
- Professor universitário de estágio supervisionado
- Professor universitário na área de orientação educacional
- Professor de ensino superior na área de metodologia da pesquisa em educação
Principais locais de trabalho
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior
Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.
Funções e atividades do Professor de didática (ensino superior)
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior devem:
- participar de atividades administrativas;
- ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação;
- supervisionar formação pedagógica em estágios;
- realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional;
- orientar alunos;
- atualizar-se na Área;
- comunicar-se;
- produzir material de trabalho;
- prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar;
- planejar atividades relativas a cursos e pesquisas;
- demonstrar competências pessoais;
- avaliar o trabalho acadêmico científico;
- coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
Atividades
- coordenar reuniões;
- estabelecer relações com os órgãos de fomento;
- atuar em banca examinadora docente e discente;
- indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho;
- orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos;
- planejar projetos de intervenção pedagógica;
- elaborar projetos de extensão;
- desenvolver propostas de avaliação;
- planejar pesquisas;
- organizar publicações;
- gerenciar convênios;
- atuar em debates;
- orientar monitores;
- produzir hipertextos;
- organizar coletâneas;
- integrar equipe para o desenvolvimento de homepage;
- discutir as práticas pedagógicas dos alunos;
- exercer cargos de direção;
- planejar a produção de materiais didáticos;
- proferir palestras;
- produzir artigos para divulgação;
- produzir cartazes;
- coordenar pesquisas;
- orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos;
- demonstrar postura ética;
- produzir transparências;
- sugerir composição de bancas examinadoras;
- divulgar resultados de pesquisas;
- produzir instrumentos de avaliação;
- elaborar pareceres;
- coordenar eventos;
- treinar auxiliares de pesquisa;
- avaliar projetos de extensão;
- trabalhar com diferentes formas de interação humana;
- acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar;
- problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos;
- participar de atividades culturais;
- discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional;
- elaborar programas e cronogramas;
- dominar a língua portuguesa;
- participar de colegiados;
- integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos;
- estudar a legislação educacional;
- demonstrar postura crítica;
- coletar dados e materiais para pesquisa;
- utilizar diferentes instrumentos de avaliação;
- atender alunos, individualmente e em grupo;
- sistematizar dados e materiais de pesquisa;
- orientar alunos de iniciação científica;
- compromissar-se social e politicamente;
- orientar a elaboração de pesquisas dos alunos;
- proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos;
- realizar revisão da literatura na área;
- coordenar grupos de pesquisa;
- desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos;
- avaliar o desempenho dos alunos;
- planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica;
- participar de reuniões;
- redigir publicações científicas;
- estudar a constituição de profissões no campo educacional;
- avaliar a própria prática de pesquisa;
- colaborar em comissões de avaliação;
- avaliar trabalhos científicos;
- analisar pesquisas educacionais;
- dominar conhecimentos básicos de outros idiomas;
- participar de associações científicas;
- prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica;
- coordenar projetos de extensão;
- prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico;
- participar de comissões;
- desenvolver atividades interativas;
- discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional;
- supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos;
- planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- avaliar o desenvolvimento das aulas;
- estudar outros idiomas;
- avaliar cursos;
- promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento;
- planejar projetos de extensão;
- estudar propostas e políticas educacionais;
- coordenar convênios;
- programar cursos para atendimento a demandas externas;
- realizar eventos;
- produzir vídeos;
- coordenar equipes de trabalho;
- auto avaliar-se;
- orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos;
- estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- gerenciar projetos;
- exercer cargos de representação;
- prestar assessoria a órgãos públicos;
- constituir grupos de pesquisa;
- avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços;
- coordenar cursos;
- desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem;
- produzir textos para uso pedagógico;
- problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas;
- analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- atribuir notas e conceitos;
- dialogar com os alunos;
- estudar a produção científica da área;
- ler textos e relatórios produzidos pelos alunos;
- discutir resultados de avaliação;
- coordenar áreas, disciplinas e turmas;
- participar de congressos e eventos científicos;
- orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios;
- realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.);
- dialogar com os professores da instituição;
- planejar aulas;
- coordenar projetos pedagógicos;
- desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem;
- analisar dados e materiais de pesquisa;
- avaliar projetos de pesquisa;
- atuar no processo de seleção de alunos e professores;
- atuar em projetos de extensão;
- dialogar com as entidades representativas;
- sistematizar conteúdos;
- analisar os problemas da realidade brasileira;
- avaliar currículos de alunos;
- participar de associações de classe;
- planejar os ambientes de aprendizagem;
- avaliar currículos e propostas pedagógicas;
- prever fontes de financiamento;
- estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade;
- avaliar planos de ação pedagógica;
- avaliar material didático;
- planejar eventos e seminários;
- estudar diferentes formas de comunicação;
- supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não);
- estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição;
- elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo;
- produzir planos de cursos e de aulas;
- ministrar cursos para atendimento às demandas externas;
- preencher relatórios de atividades;
- redigir relatórios de pesquisa;
- avaliar políticas educacionais;
- estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação;
- trabalhar em equipe;
- atuar em comissões editoriais;
Setores que mais contratam Professor de didática (ensino superior) no mercado de trabalho
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Educação superior - graduação
- Outras atividades de ensino
- Educação superior - pós-graduação e extensão
- Ensino fundamental
- Educação infantil - pré-escola
- Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências sociais e humanas
- Administração pública em geral
- Ensino médio
- Educação profissional de nível técnico
- Educação infantil - creche
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Atividades de atendimento hospitalar
- Ensino de idiomas
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais