Salário para o cargo de Professor de cegos
CBO 2392-25 > Professores de educação especial

Professor de cegos - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Promovem a educação de alunos com necessidades educativas especiais ensinando-os a ler e escrever em português e em braile, calcular, expressar-se, resolver problemas e as atividades da vida diária, desenvolver habilidades, atitudes e valores, desenvolvem atividades funcionais e programas de estimulação essencial e de educação de jovens e adultos, avaliando as necessidades educacionais dos alunos, realizam atividades como: planejar, avaliar, elaborar materiais, pesquisar e divulgar conhecimentos da área, podem dirigir e coordenar estabelecimentos de educação especial.

Quanto ganha um Professor de cegos

Um Professor de cegos trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.901,98 e R$ 5.416,63, com a média salarial de R$ 2.772,40 e o salário mediana em R$ 2.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de cegos

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.772,40 33.268,78 693,10 17,07
1º Quartil 1.901,98 22.823,78 475,50 11,71
Salário Mediana 2.500,00 30.000,00 625,00 15,39
3º Quartil 4.130,96 49.571,47 1.032,74 25,43
Teto Salarial 5.416,63 64.999,60 1.354,16 33,35


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Professores de educação especial

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Uberaba - MG 1.661 - 3.561 2.338,18 1.661,00 2.300,00 2.940,00 3.561,02
Mossoró - RN 1.558 - 2.039 1.616,76 1.557,75 1.558,00 1.683,00 2.038,50
Itajaí - SC 3.100 - 6.662 4.574,71 3.100,00 5.000,00 5.500,00 6.661,77
São Paulo - SP 2.221 - 5.487 2.999,44 2.220,50 2.400,00 4.530,00 5.486,87
Curitiba - PR 2.751 - 4.998 3.184,12 2.751,00 3.303,00 4.126,50 4.998,14
Salvador - BA 1.485 - 3.823 1.883,04 1.485,00 1.578,00 3.156,00 3.822,64
Aracoiaba da Serra - SP 2.477 - 3.140 2.559,14 2.477,00 2.592,00 2.592,00 3.139,51
Florianópolis - SC 4.024 - 5.447 4.226,71 4.024,00 4.024,00 4.497,00 5.446,90
Chapeco - SC 4.500 - 5.996 4.800,00 4.500,00 4.950,00 4.950,00 5.995,59
Cuiabá - MT 1.700 - 2.974 2.177,50 1.700,00 2.327,50 2.455,00 2.973,57
Palmas - TO 1.951 - 3.932 2.933,20 1.951,00 3.246,00 3.246,00 3.931,65


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.857 - 4.578 2.678,06 1.856,90 2.560,00 3.779,90 4.578,33
Santa Catarina 2.903 - 6.328 4.325,27 2.903,13 4.500,00 5.224,56 6.328,15
Minas Gerais 1.593 - 3.498 2.231,34 1.592,64 2.300,00 2.888,33 3.498,44
Rio Grande do Norte 1.558 - 2.039 1.616,76 1.557,75 1.558,00 1.683,00 2.038,50
Paraná 2.659 - 6.664 3.668,40 2.659,00 3.303,00 5.502,00 6.664,19
Rio Grande do Sul 1.612 - 3.331 2.102,89 1.612,00 1.970,00 2.750,00 3.330,88
Bahia 1.532 - 4.031 2.187,25 1.531,50 1.578,29 3.328,00 4.030,97
Mato Grosso 1.700 - 4.905 2.445,00 1.700,00 2.455,00 4.050,00 4.905,48
Tocantins 1.951 - 3.932 2.933,20 1.951,00 3.246,00 3.246,00 3.931,65


Principais locais de trabalho

Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de educação especial

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.


Funções e atividades do Professor de cegos

Professores de educação especial devem:

  • avaliar as necessidades educacionais dos alunos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola;
  • participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional;
  • divulgar conhecimentos da Área;
  • participar de atividades pedagógico-administrativas;
  • atuar no processo de ensino-aprendizagem;
  • preparar materiais pedagógicos e recursos específicos;
  • formar profissionais para atuação na Área;
  • pesquisar sobre temas de interesse da Área;

  • Atividades

    • orientar voluntários para educação especial em comunidades;
    • ensinar o uso do sorobã para cálculos matemáticos;
    • indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante;
    • pesquisar língua escrita de sinais;
    • criar materiais para comunicação alternativa;
    • criar material em língua brasileira de sinais (libras) e língua portuguesa;
    • planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo;
    • acompanhar treinamento do aluno em empresas;
    • pesquisar temas de educação especial;
    • demonstrar capacidade de articular diferentes realidades;
    • participar da elaboração do currículo escolar;
    • demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças;
    • realizar atividades para orientação e mobilidade;
    • transcrever textos em tipos ampliados;
    • criar texturas, relevos que transmitam conhecimentos;
    • participar de fóruns de saúde e educação;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • demonstrar capacidade de estudo e pesquisa;
    • trabalhar com comunicação aumentativa e alternativa;
    • demonstrar flexibilidade;
    • desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade;
    • participar de projetos de pesquisa;
    • planejar programas de intervenção educacional individual;
    • dominar diferentes formas de comunicação;
    • pesquisar estratégias de aquisição de língua;
    • desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos;
    • identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos;
    • ministrar aulas de orientação para o trabalho;
    • demonstrar capacidade de administrar frustações;
    • participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos;
    • participar de associações da categoria;
    • realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva;
    • ensinar a organizar os objetos de referência para antecipar as atividades diárias;
    • coordenar curso;
    • analisar novas teorias para implementação prática;
    • estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares;
    • participar de palestras e cursos;
    • participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos;
    • encaminhar aluno para ensino regular;
    • estabelecer parcerias com as famílias;
    • avaliar o desempenho linguístico do surdos;
    • adequar o currículo às necessidades dos alunos;
    • demonstrar criatividade;
    • ensinar o uso de objetos de referência;
    • atuar em programas de reabilitação educacional;
    • definir conteúdos escolares;
    • dominar braile;
    • avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos;
    • produzir fitas de vídeo com legendas e língua de sinais;
    • atuar em programas de habilitação educacional;
    • participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade;
    • implementar programas de atendimento educacional;
    • elaborar registros de avanços dos alunos;
    • participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno;
    • elaborar material visual para alunos;
    • encaminhar alunos para avaliações específicas;
    • elaborar códigos de interação social;
    • estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa;
    • dominar língua de sinais;
    • planejar atividades extraclasse;
    • preparar a comunidade para uso do braile;
    • avaliar rendimento escolar;
    • ensinar atividades recreativas;
    • avaliar conhecimento do aluno iniciante;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • estudar a língua escrita da língua de sinais;
    • trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos;
    • preparar pistas visuais para contextualização de ambientes;
    • atuar em programas de estimulação essencial;
    • planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem;
    • encaminhar o aluno para treinamento em empresas;
    • analisar bibliografias sobre síndromes e patologias;
    • avaliar os resultados dos projetos;
    • demonstrar capacidade de improvisação;
    • pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias;
    • preparar o intérprete de língua de sinais para atuação nas modalidades de ensino;
    • ensinar língua portuguesa;
    • dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem;
    • desenvolver atividades dos diferentes componentes curriculares em libras e língua portuguesa;
    • avaliar comunicação expressiva dos alunos;
    • ensinar a língua portuguesa como segunda língua;
    • participar das associações da área;
    • pesquisar experiência visual e espacial de surdos e surdo cegos;
    • prestar assessoria à comunidade escolar;
    • ensinar as atividades de vida autônoma;
    • corrigir trabalhos dos alunos;
    • registrar notas e conteúdos em diários de classe;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz;
    • divulgar os resultados dos projetos de pesquisas;
    • recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem;
    • participar da elaboração do plano de ensino;
    • estudar as propostas da legislação educacional;
    • preparar profissionais para atuação educacional em hospitais;
    • avaliar comunicação receptiva dos alunos;
    • elaborar plano de aulas;
    • participar da organização de eventos sobre prevenção;
    • participar da elaboração de textos sobre temas da área;
    • analisar propostas pedagógicas;
    • preparar materiais de autocontrate;
    • conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa;
    • prepara comunidade para uso de técnicas de orientação e mobilidade;
    • coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende;
    • pesquisar o uso de tecnologias;
    • orientar trabalho em sala de leitura;
    • participar da elaboração de informativos sobre prevenção;
    • elaborar relatórios;
    • alfabetizar em braile;
    • organizar exposições dos trabalhos dos alunos;
    • preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais;
    • demonstrar capacidade de planejamento;
    • ensinar conteúdos das disciplinas curriculares;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • pesquisar a língua de sinais;
    • demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino;
    • formar guia-intérprete para surdo cego;
    • orientar estágios dos alunos;
    • criar materiais didático-pedagógicos;
    • participar de conselhos de classe;
    • participar das atividades do programa de integração sensorial;
    • participar de reuniões pedagógicas;
    • trabalhar com recursos da linguagem da informática;
    • realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais;
    • demonstrar tolerância;
    • preparar professores para classes de inclusão;
    • demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino;
    • proceder com ética;
    • contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos;
    • dominar conteúdos e metodologias da área;
    • demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações;
    • divulgar a língua escrita de sinais para a comunidade;
    • demonstrar capacidade de motivar o outro;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • transcrever à tinta textos em braile dos alunos;
    • ministrar palestras e cursos;
    • divulgar a língua de sinais para a comunidade;
    • participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação;
    • preparar materiais com adaptações motoras e posturais;
    • analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas;
    • gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc);
    • prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino;
    • encaminhar o aluno para oficinas protegidas, profissionalizantes ou ocupacionais;
    • elaborar projetos de estimulação essencial;
    • demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais;
    • participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos;
    • adaptar jogos pedagógicos em braile e em tipos ampliados;
    • preparar instrutores surdos para atuação nas modalidades de ensino;
    • transcrever textos em tinta para o braile;
    • demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado;
    • planejar atividades com base na experiência visual dos alunos;
    • confeccionar materiais didático-pedagógicos;
    • preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade;
    • selecionar atividades e recursos físicos e materiais;
    • elaborar programas de atendimento a jovens e adultos;
    • elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos;
    • elaborar programas de atendimento educacional;
    • elaborar projetos com instituições não escolares;
    • ensinar conteúdos curriculares em língua de sinais e língua portuguesa;
    • participar de programas de inclusão escolar;
    • elaborar propostas de ensino da língua portuguesa como segunda língua;
    • encaminhar o aluno para o mercado de trabalho;
    • ensinar as atividades de vida diária (avd);


    Setores que mais contratam Professor de cegos no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais
    • Educação infantil - pré-escola
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Administração pública em geral
    • Seleção e agenciamento de mão-de-obra
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Ensino fundamental
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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