Salário para o cargo de Professor de cegos
CBO 2392-25 > Professores de educação especial

Professor de cegos - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Promovem a educação de alunos com necessidades educativas especiais ensinando-os a ler e escrever em português e em braile, calcular, expressar-se, resolver problemas e as atividades da vida diária, desenvolver habilidades, atitudes e valores, desenvolvem atividades funcionais e programas de estimulação essencial e de educação de jovens e adultos, avaliando as necessidades educacionais dos alunos, realizam atividades como: planejar, avaliar, elaborar materiais, pesquisar e divulgar conhecimentos da área, podem dirigir e coordenar estabelecimentos de educação especial.

Quanto ganha um Professor de cegos

Um Professor de cegos trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.901,98 e R$ 5.416,63, com a média salarial de R$ 2.772,40 e o salário mediana em R$ 2.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de cegos

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.772,40 33.268,78 693,10 17,07
1º Quartil 1.901,98 22.823,78 475,50 11,71
Salário Mediana 2.500,00 30.000,00 625,00 15,39
3º Quartil 4.130,96 49.571,47 1.032,74 25,43
Teto Salarial 5.416,63 64.999,60 1.354,16 33,35


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Professores de educação especial

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Uberaba - MG 1.661 - 3.561 2.338,18 1.661,00 2.300,00 2.940,00 3.561,02
Mossoró - RN 1.558 - 2.039 1.616,76 1.557,75 1.558,00 1.683,00 2.038,50
Itajaí - SC 3.100 - 6.662 4.574,71 3.100,00 5.000,00 5.500,00 6.661,77
São Paulo - SP 2.221 - 5.487 2.999,44 2.220,50 2.400,00 4.530,00 5.486,87
Curitiba - PR 2.751 - 4.998 3.184,12 2.751,00 3.303,00 4.126,50 4.998,14
Salvador - BA 1.485 - 3.823 1.883,04 1.485,00 1.578,00 3.156,00 3.822,64
Aracoiaba da Serra - SP 2.477 - 3.140 2.559,14 2.477,00 2.592,00 2.592,00 3.139,51
Florianópolis - SC 4.024 - 5.447 4.226,71 4.024,00 4.024,00 4.497,00 5.446,90
Chapeco - SC 4.500 - 5.996 4.800,00 4.500,00 4.950,00 4.950,00 5.995,59
Cuiabá - MT 1.700 - 2.974 2.177,50 1.700,00 2.327,50 2.455,00 2.973,57
Palmas - TO 1.951 - 3.932 2.933,20 1.951,00 3.246,00 3.246,00 3.931,65


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.857 - 4.578 2.678,06 1.856,90 2.560,00 3.779,90 4.578,33
Santa Catarina 2.903 - 6.328 4.325,27 2.903,13 4.500,00 5.224,56 6.328,15
Minas Gerais 1.593 - 3.498 2.231,34 1.592,64 2.300,00 2.888,33 3.498,44
Rio Grande do Norte 1.558 - 2.039 1.616,76 1.557,75 1.558,00 1.683,00 2.038,50
Paraná 2.659 - 6.664 3.668,40 2.659,00 3.303,00 5.502,00 6.664,19
Rio Grande do Sul 1.612 - 3.331 2.102,89 1.612,00 1.970,00 2.750,00 3.330,88
Bahia 1.532 - 4.031 2.187,25 1.531,50 1.578,29 3.328,00 4.030,97
Mato Grosso 1.700 - 4.905 2.445,00 1.700,00 2.455,00 4.050,00 4.905,48
Tocantins 1.951 - 3.932 2.933,20 1.951,00 3.246,00 3.246,00 3.931,65


Principais locais de trabalho

Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de educação especial

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.


Funções e atividades do Professor de cegos

Professores de educação especial devem:

  • participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola;
  • participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional;
  • avaliar as necessidades educacionais dos alunos;
  • atuar no processo de ensino-aprendizagem;
  • preparar materiais pedagógicos e recursos específicos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • pesquisar sobre temas de interesse da Área;
  • formar profissionais para atuação na Área;
  • participar de atividades pedagógico-administrativas;
  • divulgar conhecimentos da Área;

  • Atividades

    • ensinar o uso de objetos de referência;
    • definir conteúdos escolares;
    • avaliar o desempenho linguístico do surdos;
    • ensinar conteúdos curriculares em língua de sinais e língua portuguesa;
    • criar materiais didático-pedagógicos;
    • planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem;
    • participar de fóruns de saúde e educação;
    • trabalhar com recursos da linguagem da informática;
    • coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende;
    • encaminhar o aluno para oficinas protegidas, profissionalizantes ou ocupacionais;
    • ensinar as atividades de vida autônoma;
    • confeccionar materiais didático-pedagógicos;
    • acompanhar treinamento do aluno em empresas;
    • ensinar atividades recreativas;
    • analisar bibliografias sobre síndromes e patologias;
    • preparar materiais de autocontrate;
    • adaptar jogos pedagógicos em braile e em tipos ampliados;
    • orientar voluntários para educação especial em comunidades;
    • participar da elaboração de informativos sobre prevenção;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • transcrever textos em tinta para o braile;
    • pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias;
    • gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc);
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • divulgar os resultados dos projetos de pesquisas;
    • ensinar a língua portuguesa como segunda língua;
    • divulgar a língua escrita de sinais para a comunidade;
    • demonstrar capacidade de administrar frustações;
    • demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino;
    • pesquisar temas de educação especial;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • orientar estágios dos alunos;
    • desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos;
    • realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva;
    • demonstrar capacidade de motivar o outro;
    • elaborar registros de avanços dos alunos;
    • elaborar relatórios;
    • participar da elaboração do currículo escolar;
    • divulgar a língua de sinais para a comunidade;
    • dominar diferentes formas de comunicação;
    • conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa;
    • planejar programas de intervenção educacional individual;
    • produzir fitas de vídeo com legendas e língua de sinais;
    • dominar braile;
    • realizar atividades para orientação e mobilidade;
    • corrigir trabalhos dos alunos;
    • elaborar projetos de estimulação essencial;
    • avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos;
    • participar da elaboração do plano de ensino;
    • adequar o currículo às necessidades dos alunos;
    • estudar a língua escrita da língua de sinais;
    • preparar materiais com adaptações motoras e posturais;
    • criar material em língua brasileira de sinais (libras) e língua portuguesa;
    • ensinar a organizar os objetos de referência para antecipar as atividades diárias;
    • atuar em programas de estimulação essencial;
    • transcrever à tinta textos em braile dos alunos;
    • elaborar plano de aulas;
    • avaliar os resultados dos projetos;
    • pesquisar a língua de sinais;
    • ensinar o uso do sorobã para cálculos matemáticos;
    • demonstrar criatividade;
    • encaminhar alunos para avaliações específicas;
    • elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos;
    • demonstrar capacidade de improvisação;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • participar de associações da categoria;
    • encaminhar aluno para ensino regular;
    • formar guia-intérprete para surdo cego;
    • demonstrar flexibilidade;
    • avaliar conhecimento do aluno iniciante;
    • participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos;
    • analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas;
    • participar de conselhos de classe;
    • demonstrar capacidade de planejamento;
    • pesquisar experiência visual e espacial de surdos e surdo cegos;
    • registrar notas e conteúdos em diários de classe;
    • ensinar as atividades de vida diária (avd);
    • participar de programas de inclusão escolar;
    • encaminhar o aluno para treinamento em empresas;
    • estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares;
    • identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos;
    • recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem;
    • participar de reuniões pedagógicas;
    • preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade;
    • criar materiais para comunicação alternativa;
    • trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos;
    • analisar propostas pedagógicas;
    • indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante;
    • preparar a comunidade para uso do braile;
    • elaborar projetos com instituições não escolares;
    • analisar novas teorias para implementação prática;
    • pesquisar estratégias de aquisição de língua;
    • ensinar língua portuguesa;
    • desenvolver atividades dos diferentes componentes curriculares em libras e língua portuguesa;
    • ministrar palestras e cursos;
    • participar de projetos de pesquisa;
    • prestar assessoria à comunidade escolar;
    • transcrever textos em tipos ampliados;
    • participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos;
    • pesquisar o uso de tecnologias;
    • pesquisar língua escrita de sinais;
    • estudar as propostas da legislação educacional;
    • planejar atividades extraclasse;
    • elaborar códigos de interação social;
    • ministrar aulas de orientação para o trabalho;
    • demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino;
    • encaminhar o aluno para o mercado de trabalho;
    • realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais;
    • preparar o intérprete de língua de sinais para atuação nas modalidades de ensino;
    • dominar língua de sinais;
    • avaliar rendimento escolar;
    • demonstrar capacidade de estudo e pesquisa;
    • proceder com ética;
    • participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade;
    • participar da organização de eventos sobre prevenção;
    • prepara comunidade para uso de técnicas de orientação e mobilidade;
    • prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino;
    • coordenar curso;
    • estabelecer parcerias com as famílias;
    • preparar professores para classes de inclusão;
    • preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais;
    • demonstrar capacidade de articular diferentes realidades;
    • demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado;
    • preparar profissionais para atuação educacional em hospitais;
    • avaliar comunicação expressiva dos alunos;
    • participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos;
    • elaborar programas de atendimento a jovens e adultos;
    • planejar atividades com base na experiência visual dos alunos;
    • elaborar programas de atendimento educacional;
    • preparar instrutores surdos para atuação nas modalidades de ensino;
    • dominar conteúdos e metodologias da área;
    • contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo;
    • participar das atividades do programa de integração sensorial;
    • demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações;
    • preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz;
    • demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças;
    • selecionar atividades e recursos físicos e materiais;
    • participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno;
    • participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação;
    • estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa;
    • demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais;
    • participar da elaboração de textos sobre temas da área;
    • participar das associações da área;
    • elaborar propostas de ensino da língua portuguesa como segunda língua;
    • orientar trabalho em sala de leitura;
    • participar de palestras e cursos;
    • preparar pistas visuais para contextualização de ambientes;
    • trabalhar com comunicação aumentativa e alternativa;
    • avaliar comunicação receptiva dos alunos;
    • atuar em programas de reabilitação educacional;
    • ensinar conteúdos das disciplinas curriculares;
    • dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem;
    • demonstrar tolerância;
    • elaborar material visual para alunos;
    • atuar em programas de habilitação educacional;
    • alfabetizar em braile;
    • criar texturas, relevos que transmitam conhecimentos;
    • desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade;
    • organizar exposições dos trabalhos dos alunos;
    • implementar programas de atendimento educacional;


    Setores que mais contratam Professor de cegos no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais
    • Educação infantil - pré-escola
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Administração pública em geral
    • Seleção e agenciamento de mão-de-obra
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Ensino fundamental
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: