Salário para o cargo de Professor de antropologia do ensino superior
CBO 2347-05 > Professores de ciências humanas do ensino superior

Professor de antropologia do ensino superior - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Preparam e ministram aula nas áreas de ciências humanas no ensino superior e orientam trabalhos acadêmicos, elaboram planos de ensino, supervisionam estágio, avaliam processos de ensino-aprendizagem, participam de processos de seleção e avaliação. Prestam assessoria técnico-científica, exercem atividades acadêmico-administrativas e constroem projetos político-pedagógicos. Podem desenvolver atividades de pesquisa e extensão.

Quanto ganha um Professor de antropologia do ensino superior

Um Professor de antropologia do ensino superior trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.145,69 e R$ 11.088,93, com a média salarial de R$ 4.544,15 e o salário mediana em R$ 3.236,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de antropologia do ensino superior

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.544,15 54.529,85 1.136,04 41,22
1º Quartil 2.145,69 25.748,27 536,42 19,46
Salário Mediana 3.236,50 38.838,00 809,13 29,36
3º Quartil 8.456,89 101.482,71 2.114,22 76,71
Teto Salarial 11.088,93 133.067,18 2.772,23 100,59


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de ciências humanas do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Salvador - BA 2.044 - 2.952 2.192,71 2.044,00 2.150,00 2.437,50 2.952,37
São Paulo - SP 3.237 - 19.634 7.595,07 3.237,33 5.524,00 16.209,67 19.633,63
Santos - SP 1.738 - 14.251 5.793,00 1.738,00 4.921,00 11.766,00 14.251,33


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.997 - 14.459 5.788,62 1.997,20 4.909,50 11.937,70 14.459,30
Bahia 2.044 - 2.952 2.192,71 2.044,00 2.150,00 2.437,50 2.952,37


Principais locais de trabalho

Professores de ciências humanas do ensino superior exercem suas funções em instituições e entidades de ensino e são contratados na condição de trabalhadores com carteira assinada. Organizam-se em equipes de trabalho e também podem atuar de forma individual. Trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados e a céu aberto, geralmente no período diurno. O exercício do trabalho pode se dar de forma presencial e à distância. Podem estar sujeitos a situação de estresse, devido a trabalhos sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de ciências humanas do ensino superior

O exercício desse cargo requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após três ou quatro anos de experiência.


Funções e atividades do Professor de antropologia do ensino superior

Professores de ciências humanas do ensino superior devem:

  • avaliar processos de ensino-aprendizagem;
  • preparar aulas;
  • supervisionar estágios;
  • elaborar plano de ensino;
  • exercer atividades acadêmico-administrativas;
  • desenvolver atividades de pesquisa e extensão;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ministrar aula;
  • participar de processos de seleção e avaliação;
  • prestar assessoria técnico-científica;
  • orientar trabalhos acadêmicos;
  • construir projetos político-pedagógicos;

  • Atividades

    • demonstrar capacidade de mobilização;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • avaliar execução de atividades de extensão;
    • definir atividades extra-sala;
    • selecionar recursos didáticos;
    • rever bibliografia;
    • participar de órgãos colegiados;
    • organizar eventos acadêmicos;
    • definir perfil dos docentes;
    • emitir parecer sobre textos para fins de publicação;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • orientar formação de acervos;
    • manter-se atualizado;
    • provocar reflexões;
    • examinar relatórios de campo;
    • exercer papéis de cidadania;
    • acompanhar desenvolvimento de planos de ensino;
    • prever formas de avaliação;
    • julgar trabalhos acadêmicos;
    • demonstrar capacidade de polemização;
    • selecionar recursos humanos;
    • montar cronograma;
    • identificar demandas da sociedade;
    • realizar leituras;
    • selecionar candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação;
    • demonstrar capacidade de lidar com a diversidade;
    • elaborar material didático;
    • responder perguntas;
    • coordenar cursos;
    • fiscalizar a aplicação das normas de estágio;
    • demonstrar capacidade de argumentação;
    • definir perfil dos alunos;
    • avaliar produção do orientado;
    • construir currículo do curso;
    • orientar iniciação ao exercício profissional;
    • demonstrar capacidade de estabelecer interlocuções;
    • comentar resultados de avaliações;
    • participar da elaboração de editais para concursos;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • verificar frequência;
    • preparar orientando para exame de qualificação;
    • selecionar candidatos em concursos;
    • examinar monografias, teses e dissertações;
    • definir critérios de avaliação;
    • realizar reuniões de orientação;
    • preparar orientando para defesa do trabalho;
    • definir ementas e programas;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • identificar campos de estágio;
    • prestar contas dos recursos financeiros;
    • demonstrar capacidade de motivação;
    • analisar resultados de avaliações;
    • examinar produto final;
    • captar recursos para pesquisa e extensão;
    • elaborar trabalhos científicos;
    • coordenar projetos de extensão;
    • construir política de estágio;
    • indicar bibliografia;
    • prestar consultoria;
    • coordenar programas de estágio;
    • avaliar currículos e memoriais;
    • avaliar ementas e programas;
    • pesquisar bibliografia;
    • realizar atividades em laboratórios e oficinas;
    • controlar frequência;
    • organizar atividades didáticas;
    • executar pesquisas;
    • rever prática docente;
    • realizar experiências extra-sala;
    • apresentar conteúdos de disciplinas;
    • orientar construção de objeto de pesquisa;
    • selecionar bibliografia;
    • organizar seminários;
    • participar de eventos técnico-científicos;
    • acompanhar execução do projeto;
    • avaliar execução de pesquisa;
    • propor minutas de editais, portarias e resoluções;
    • discutir textos;
    • definir perfil profissional;
    • propor a realização de convênios e parcerias;
    • orientar pesquisadores;
    • elaborar projetos de extensão;
    • coordenar núcleos, programas, laboratórios e oficinas;
    • supervisionar atividades de campo;
    • demonstrar capacidade de problematizar;
    • elaborar plano de aula;
    • definir diretrizes de avaliação do curso;
    • prestar serviços à comunidade;
    • emitir laudos e pareceres técnicos;
    • arguir candidatos à titulação;
    • demonstrar criatividade;
    • elaborar programas e projetos de estágio;
    • chefiar departamentos acadêmicos;
    • formular questões;
    • definir objetivos da disciplina;
    • organizar publicações;
    • acompanhar atividades de estágio;
    • definir linhas de pesquisa e extensão;
    • trabalhar com a comunidade;
    • demonstrar capacidade de redação;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • avaliar participação em classe e extraclasse;
    • demonstrar capacidade de contextualização;
    • identificar perfil dos docentes;
    • definir política de capacitação docente;
    • assessorar projetos de instituições;
    • definir metodologia;
    • promover debates;
    • sugerir bibliografia;
    • avaliar trabalhos acadêmicos programados;
    • coordenar projetos de pesquisa;
    • elaborar textos;
    • gerenciar recursos financeiros e materiais;
    • avaliar iniciação ao exercício profissional;
    • integrar comissões;
    • dar entrevistas;
    • divulgar resultados;
    • avaliar provas;
    • orientar formulação do projeto;
    • utilizar recursos audiovisuais;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • elaborar relatórios;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • atualizar dados e informações conjunturais;
    • readequar processo de ensino-aprendizagem;


    Setores que mais contratam Professor de antropologia do ensino superior no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Outras atividades esportivas
    • Educação superior - pós-graduação e extensão




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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