Salário para o cargo de Orientador escolar
CBO 2394-10 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Orientador escolar - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Orientador escolar

Um Orientador escolar trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.818,95 e R$ 6.791,57, com a média salarial de R$ 3.133,04 e o salário mediana em R$ 2.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Orientador escolar

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.133,04 37.596,49 783,26 16,46
1º Quartil 1.818,95 21.827,39 454,74 9,56
Salário Mediana 2.500,00 30.000,00 625,00 13,14
3º Quartil 5.179,54 62.154,50 1.294,89 27,22
Teto Salarial 6.791,57 81.498,85 1.697,89 35,69


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.876 - 8.156 3.393,17 1.875,85 2.283,87 6.733,73 8.156,10
Indaial - SC 2.539 - 5.925 3.572,82 2.539,06 3.309,00 4.891,73 5.925,01
Londrina - PR 2.848 - 5.423 3.659,28 2.847,66 3.656,00 4.477,46 5.423,23
Belo Horizonte - MG 1.455 - 6.515 2.961,37 1.454,62 2.344,00 5.379,12 6.515,35
Rio de Janeiro - RJ 1.543 - 7.708 3.294,51 1.542,62 2.524,00 6.363,50 7.707,66
Brasília - DF 1.781 - 8.638 4.037,70 1.780,87 3.660,00 7.131,28 8.637,62
Salvador - BA 1.508 - 8.176 3.299,23 1.507,87 2.293,52 6.750,44 8.176,34
Teresina - PI 1.438 - 10.112 3.183,32 1.437,87 1.450,00 8.348,29 10.111,70
Niterói - RJ 1.482 - 4.436 2.053,78 1.482,00 1.517,00 3.662,50 4.436,13
Curitiba - PR 1.638 - 8.361 3.556,36 1.637,75 2.390,50 6.902,91 8.361,01
Maringá - PR 1.554 - 3.453 2.078,96 1.554,14 2.002,00 2.851,05 3.453,28
Fortaleza - CE 1.412 - 5.591 2.396,60 1.412,00 1.580,00 4.616,31 5.591,41
Campinas - SP 1.782 - 7.511 3.607,27 1.782,12 3.337,00 6.201,29 7.511,19
São Bernardo do Campo - SP 1.727 - 6.438 3.160,58 1.727,07 2.295,00 5.315,01 6.437,70
Suzano - SP 1.500 - 3.108 1.817,79 1.500,49 1.600,00 2.565,59 3.107,52
São Luís - MA 1.473 - 5.424 2.928,96 1.472,62 3.000,00 4.478,03 5.423,92
Porto Alegre - RS 1.690 - 7.754 3.696,55 1.689,75 3.652,00 6.402,13 7.754,45
Campo Grande - MS 1.670 - 7.385 3.736,47 1.670,40 3.696,00 6.097,41 7.385,36
Goiânia - GO 1.543 - 6.853 3.154,59 1.543,40 2.724,00 5.657,80 6.852,90
Franca - SP 2.040 - 6.153 2.969,84 2.040,11 2.328,00 5.079,98 6.153,03


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.678 - 7.622 3.285,46 1.678,19 2.364,00 6.292,72 7.621,94
Paraná 1.639 - 5.822 3.108,33 1.639,29 3.308,00 4.806,57 5.821,86
Minas Gerais 1.455 - 6.372 2.906,56 1.454,64 2.255,50 5.261,04 6.372,33
Santa Catarina 1.914 - 6.179 3.392,17 1.913,61 3.308,80 5.101,48 6.179,06
Rio de Janeiro 1.469 - 6.436 2.808,23 1.468,90 2.146,00 5.313,67 6.436,08
Bahia 1.547 - 7.049 3.126,72 1.547,26 2.756,00 5.820,00 7.049,36
Rio Grande do Sul 1.535 - 6.672 3.230,38 1.535,38 3.173,00 5.508,57 6.672,14
Distrito Federal 1.781 - 8.638 4.037,70 1.780,87 3.660,00 7.131,28 8.637,62
Goiás 1.412 - 5.799 2.673,89 1.412,00 2.203,00 4.788,03 5.799,41
Mato Grosso 1.606 - 6.870 3.301,81 1.606,27 3.108,60 5.672,15 6.870,28
Piauí 1.426 - 9.546 3.054,07 1.426,03 1.450,00 7.881,05 9.545,77
Ceará 1.412 - 5.830 2.531,18 1.412,00 1.684,00 4.813,69 5.830,49
Espírito Santo 1.522 - 6.231 2.930,10 1.522,36 2.240,00 5.144,04 6.230,61
Pernambuco 1.412 - 5.222 2.335,08 1.412,00 1.685,00 4.311,12 5.221,75
Pará 1.445 - 6.265 2.618,84 1.444,66 1.663,00 5.172,20 6.264,72
Maranhão 1.451 - 5.354 2.803,27 1.450,96 2.837,00 4.420,35 5.354,06
Mato Grosso do Sul 1.534 - 6.904 3.458,66 1.534,26 3.594,00 5.699,63 6.903,57
Rondônia 1.455 - 5.742 2.645,83 1.454,71 2.210,00 4.740,75 5.742,14
Paraíba 1.490 - 6.737 2.735,10 1.489,86 1.780,00 5.561,80 6.736,62
Rio Grande do Norte 1.412 - 8.328 3.355,65 1.412,00 2.394,50 6.875,92 8.328,32
Amazonas 1.567 - 5.334 2.659,80 1.566,54 2.200,00 4.404,07 5.334,34
Tocantins 1.931 - 9.452 4.168,72 1.930,88 3.539,00 7.803,55 9.451,89
Alagoas 1.449 - 8.347 3.330,42 1.449,25 2.919,50 6.891,71 8.347,44
Amapá 1.584 - 5.145 2.892,80 1.583,63 2.987,00 4.247,56 5.144,77
Roraima 1.412 - 5.854 2.307,17 1.412,00 1.461,00 4.832,74 5.853,55
Sergipe 1.412 - 5.452 2.627,35 1.412,00 2.500,00 4.501,29 5.452,10
Acre 1.412 - 4.038 1.993,74 1.412,00 1.461,00 3.333,90 4.038,12


Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Orientador escolar

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • comunicar-se;
  • desenvolver projeto pedagógico/instrucional;
  • promover a formação contínua dos profissionais;
  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;
  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • elaborar projeto instrucional;

  • Atividades

    • propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
    • selecionar bibliografia;
    • organizar encontros, congressos e seminários;
    • elaborar relatórios;
    • demonstrar criatividade;
    • elaborar atividades;
    • orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
    • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
    • participar da criação do projeto gráfico;
    • participar de cursos, seminários e congressos;
    • respeitar a alteridade;
    • traçar cronograma de execução;
    • estimular a solidariedade;
    • identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
    • analisar o desempenho das classes;
    • compreender o contexto;
    • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
    • equalizar informações;
    • demonstrar flexibilidade;
    • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
    • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
    • estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
    • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
    • elaborar roteiro visual (storyboard);
    • respeitar a autonomia do educador;
    • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
    • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
    • mapear conteúdo;
    • dominar a língua portuguesa;
    • fornecer subsídios teóricos;
    • pesquisar práticas educativas;
    • avaliar a implementação de projetos educacionais;
    • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
    • administrar tempo;
    • estudar continuamente;
    • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
    • identificar contexto de aprendizagem;
    • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
    • administrar a progressão da aprendizagem;
    • socializar informações;
    • propor soluções para problemas educacionais detectados;
    • contextualizar historicamente a escola;
    • descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
    • validar material revisado;
    • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
    • definir escopo;
    • observar o processo de trabalho em salas de aula;
    • participar da avaliação proposta pela instituição;
    • garantir a integridade instrucional;
    • atualizar-se continuamente;
    • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
    • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
    • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
    • realizar controle de qualidade;
    • avaliar o desempenho das classes/turmas;
    • analisar resultados das avaliações;
    • criar espaços de participação/interação;
    • produzir material de apoio pedagógico;
    • assessorar as escolas/instituições;
    • estimular a criatividade;
    • criar espaços para o exercício da diversidade;
    • demonstrar versatilidade;
    • estimular valores estéticos;
    • divulgar deliberações;
    • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
    • acompanhar equipe de produção;
    • administrar recursos de trabalho;
    • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
    • acompanhar a trajetória escolar do aluno;
    • criar mecanismos de usabilidade;
    • estimular o respeito mútuo;
    • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
    • estruturar os tempos pedagógicos;
    • propor estratégias de participação/interação;
    • traçar objetivos educacionais;
    • intermediar conflitos entre a escola e a família;
    • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
    • criar clima favorável de trabalho;
    • descrever atividades;
    • respeitar as diversidades;
    • planejar reuniões com equipes de trabalho;
    • olhar com intencionalidade pedagógica;
    • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
    • definir abordagem de comunicação;
    • formar equipes de trabalho;
    • propor mecanismos de acessibilidade;
    • demonstrar proatividade;
    • interagir com os pais;
    • entrevistar;
    • compatibilizar carga horária por atividades;
    • estimular o senso de justiça;
    • visitar rotineiramente as escolas;
    • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
    • respeitar a autoria do educador;
    • levantar necessidades educacionais e sociais;
    • elaborar objetivos;
    • planejar ações de operacionalização;
    • publicar experiências pedagógicas;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
    • mediar informações entre autor e equipe de produção;
    • auto avaliar-se;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
    • adequar linguagem textual e imagética;
    • caracterizar o perfil dos alunos;
    • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
    • elaborar textos de orientação;
    • administrar conflitos;
    • observar o desempenho das classes;
    • avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
    • detectar eventuais problemas educacionais;
    • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
    • formar-se continuamente;
    • definir mídias;
    • roteirizar material;
    • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
    • promover trocas de experiências;
    • assessorar o trabalho docente;
    • organizar encontro de educandos;
    • observar conselhos de classe e de escola;
    • construir sistema de avaliação;
    • mapear competências;
    • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
    • expressar-se com clareza;
    • dimensionar os problemas;
    • traçar metas educacionais;
    • definir processos de avaliação;
    • identificar público alvo;
    • orientar atividades interdisciplinares;
    • dimensionar carga horária;
    • assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
    • avaliar os planos diretores;
    • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
    • coordenar reuniões;
    • estimular o senso crítico;
    • construir instrumentos de avaliação;
    • propor ações que favoreçam a maturação da criança;
    • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
    • acompanhar processo de revisão;
    • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
    • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
    • administrar a demanda por vagas;
    • reunir-se com conselhos de classe;
    • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
    • organizar grupos de estudos;
    • interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
    • selecionar referencial teórico;
    • orientar equipe de produção;
    • verificar o cumprimento das metas;
    • trabalhar em equipe;
    • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
    • emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
    • articular a ação da escola com outras instituições;
    • desenvolver a autoestima;
    • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
    • promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
    • definir estratégias de ensino;
    • organizar reuniões com equipes de trabalho;
    • participar das avaliações externas;
    • criar mecanismos de participação/interação;
    • estimular a cooperação;
    • valorizar experiências pedagógicas significativas;
    • promover estudos de caso;
    • estimular a participação nas instituições associativas;
    • elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
    • validar produto final;
    • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
    • acompanhar a produção dos alunos;
    • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
    • emitir pareceres;
    • avaliar a instituição escolar;
    • divulgar experiências pedagógicas;


    Setores que mais contratam Orientador escolar no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Educação superior - graduação
    • Ensino fundamental
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Outras atividades de ensino
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Educação infantil - pré-escola
    • Educação infantil - creche
    • Ensino médio




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: