Salário para o cargo de Orientador escolar
CBO 2394-10 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Orientador escolar - Descrição, atividades e funções do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Orientador escolar

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;
  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • promover a formação contínua dos profissionais;

Atividades

  • pesquisar práticas educativas;
  • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
  • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
  • demonstrar flexibilidade;
  • estimular o senso crítico;
  • assessorar o trabalho docente;
  • participar de cursos, seminários e congressos;
  • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
  • avaliar o desempenho das classes/turmas;
  • elaborar textos de orientação;
  • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
  • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
  • compreender o contexto;
  • respeitar a autonomia do educador;
  • estimular o respeito mútuo;
  • entrevistar;
  • construir sistema de avaliação;
  • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
  • divulgar resultados de avaliação;
  • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
  • orientar atividades interdisciplinares;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
  • caracterizar o perfil dos alunos;
  • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
  • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
  • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
  • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
  • articular a ação da escola com outras instituições;
  • dimensionar os problemas;
  • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
  • respeitar a autoria do educador;
  • construir instrumentos de avaliação;
  • valorizar experiências pedagógicas significativas;
  • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
  • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
  • traçar metas educacionais;
  • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
  • propor soluções para problemas educacionais detectados;
  • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
  • estruturar os tempos pedagógicos;
  • estimular valores estéticos;
  • interagir com os pais;
  • organizar encontros, congressos e seminários;
  • trabalhar em equipe;
  • avaliar a instituição escolar;
  • administrar a demanda por vagas;
  • divulgar experiências pedagógicas;
  • estimular a criatividade;
  • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
  • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
  • emitir pareceres;
  • planejar reuniões com equipes de trabalho;
  • planejar ações de operacionalização;
  • olhar com intencionalidade pedagógica;
  • fornecer subsídios teóricos;
  • criar clima favorável de trabalho;
  • administrar tempo;
  • criar mecanismos de participação/interação;
  • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
  • criar espaços para o exercício da diversidade;
  • coordenar reuniões;
  • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
  • criar espaços de participação/interação;
  • estimular a cooperação;
  • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
  • selecionar referencial teórico;
  • equalizar informações;
  • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
  • organizar grupos de estudos;
  • acompanhar a produção dos alunos;
  • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
  • estudar continuamente;
  • formar-se continuamente;
  • analisar o desempenho das classes;
  • administrar conflitos;
  • formar equipes de trabalho;
  • demonstrar criatividade;
  • divulgar deliberações;
  • selecionar bibliografia;
  • avaliar a implementação de projetos educacionais;
  • estimular o senso de justiça;
  • detectar eventuais problemas educacionais;
  • observar o desempenho das classes;
  • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
  • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
  • observar o processo de trabalho em salas de aula;
  • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
  • elaborar relatórios;
  • respeitar as diversidades;
  • publicar experiências pedagógicas;
  • desenvolver a autoestima;
  • demonstrar proatividade;
  • traçar objetivos educacionais;
  • acompanhar a trajetória escolar do aluno;
  • participar da avaliação proposta pela instituição;
  • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
  • estimular a participação nas instituições associativas;
  • verificar o cumprimento das metas;
  • levantar necessidades educacionais e sociais;
  • auto avaliar-se;
  • organizar reuniões com equipes de trabalho;
  • socializar informações;
  • expressar-se com clareza;
  • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
  • demonstrar versatilidade;
  • respeitar a alteridade;
  • intermediar conflitos entre a escola e a família;
  • dominar a língua portuguesa;
  • atualizar-se continuamente;
  • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
  • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
  • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
  • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
  • contextualizar historicamente a escola;
  • estimular a solidariedade;
  • reunir-se com conselhos de classe;
  • produzir material de apoio pedagógico;
  • promover trocas de experiências;
  • observar conselhos de classe e de escola;


Setores que mais contratam Orientador escolar no mercado de trabalho

  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Educação superior - graduação
  • Ensino fundamental
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Outras atividades de ensino
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Educação infantil - pré-escola
  • Educação infantil - creche
  • Ensino médio
  • Educação profissional de nível técnico
  • Administração pública em geral
  • Atividades associativas
  • Coleta de resíduos não-perigosos
  • Treinamento em informática
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Ensino de idiomas
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Edição de livros
  • Atividades de apoio à educação




Profissões em Destaque: