Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Artistas de circo (circenses)
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.
O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)
Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Manipulador
Artistas de circo (circenses) devem:
- inventar números;
- ensinar arte e técnica circense;
- comunicar-se;
- vender o espetáculo ou número;
- ensaiar o número;
- produzir o número;
- apresentar o número;
- demonstrar competências pessoais;
Atividades
- definir equipamentos de segurança;
- pesquisar truques;
- estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
- intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
- realizar números testes para divulgação ou contratação;
- investigar o valor do trabalho circense no mercado;
- fazer aquecimento;
- dominar técnicas circenses do seu número;
- respeitar o aparelho de outro artista;
- avaliar o potencial físico do aluno;
- dar entrevistas;
- frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
- selecionar música;
- repetir o número aperfeiçoando técnicas;
- utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
- buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
- adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
- adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
- errar truques para valorização do trabalho;
- providenciar material impresso para divulgação;
- combinar códigos para informar imprevistos;
- adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
- fazer alongamento;
- criar aparelhos (materiais de trabalho);
- pesquisar aparelhos;
- divulgar o espetáculo ou número;
- adequar o número ao biótipo e aparelho;
- trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
- preparar material, aparelho e objetos para o número;
- intercambiar informações com escolas de circo;
- trabalhar em equipe;
- estimular o desenvolvimento físico do aluno;
- respeitar relações de trabalho;
- sincronizar luz e som com a representação;
- observar o trabalho de outros profissionais do circo;
- fazer concentração;
- assimilar os tempos na realização dos truques;
- demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
- demonstrar determinação para aprender;
- adquirir técnicas para cair;
- propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
- desmontar o aparelho;
- pesquisar movimentos corporais;
- pesquisar materiais;
- desenvolver disciplina;
- respeitar ética profissional;
- aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
- pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
- perceber as habilidades dos alunos;
- lidar com imprevistos de forma criativa;
- incorporar diferentes linguagens artísticas;
- avaliar custos para fazer preço do trabalho;
- criar guarda roupa;
- definir coreografia;
- pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
- demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
- incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
- estabelecer comunicação com o público;
- confeccionar o aparelho;
- obedecer os comandos dos tempos dos truques;
- pesquisar tecnologias;
- montar o aparelho;
- respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
- pesquisar possibilidades de expressão artística;
- desenvolver consciência dos riscos profissionais;
- introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
- misturar os números criando outros;
- aprender a profissão ensaiando;
- frequentar cursos de atualização;
- colaborar na divulgação do espetáculo;
- criar maquiagem;
- transmitir ética circense;
- preparar a entrada do artista;
- conquistar empatia do público;
- motivar os alunos;
- estabelecer comunicação com a cidade;
- intercambiar informações com outras áreas artísticas;
Setores que mais contratam Manipulador no mercado de trabalho
- Locação de mão-de-obra temporária