Salário para o cargo de Manipulador
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-35

Manipulador - Descrição, atividades e funções do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Manipulador

Artistas de circo (circenses) devem:

  • apresentar o número;
  • comunicar-se;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • inventar números;
  • produzir o número;
  • ensaiar o número;
  • vender o espetáculo ou número;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • criar aparelhos (materiais de trabalho);
  • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
  • pesquisar truques;
  • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
  • definir coreografia;
  • dominar técnicas circenses do seu número;
  • sincronizar luz e som com a representação;
  • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
  • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
  • criar guarda roupa;
  • desenvolver disciplina;
  • confeccionar o aparelho;
  • pesquisar movimentos corporais;
  • adquirir técnicas para cair;
  • aprender a profissão ensaiando;
  • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
  • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
  • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
  • dar entrevistas;
  • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
  • conquistar empatia do público;
  • preparar a entrada do artista;
  • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
  • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
  • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
  • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
  • respeitar relações de trabalho;
  • intercambiar informações com escolas de circo;
  • fazer alongamento;
  • assimilar os tempos na realização dos truques;
  • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
  • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
  • providenciar material impresso para divulgação;
  • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
  • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
  • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
  • criar maquiagem;
  • incorporar diferentes linguagens artísticas;
  • motivar os alunos;
  • misturar os números criando outros;
  • pesquisar materiais;
  • transmitir ética circense;
  • selecionar música;
  • adequar o número ao biótipo e aparelho;
  • demonstrar determinação para aprender;
  • divulgar o espetáculo ou número;
  • desmontar o aparelho;
  • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
  • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
  • perceber as habilidades dos alunos;
  • preparar material, aparelho e objetos para o número;
  • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
  • definir equipamentos de segurança;
  • avaliar o potencial físico do aluno;
  • frequentar cursos de atualização;
  • realizar números testes para divulgação ou contratação;
  • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
  • lidar com imprevistos de forma criativa;
  • pesquisar tecnologias;
  • pesquisar aparelhos;
  • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
  • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
  • fazer concentração;
  • respeitar o aparelho de outro artista;
  • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
  • estabelecer comunicação com a cidade;
  • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
  • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
  • fazer aquecimento;
  • combinar códigos para informar imprevistos;
  • montar o aparelho;
  • respeitar ética profissional;
  • pesquisar possibilidades de expressão artística;
  • colaborar na divulgação do espetáculo;
  • trabalhar em equipe;
  • errar truques para valorização do trabalho;
  • estabelecer comunicação com o público;


Setores que mais contratam Manipulador no mercado de trabalho

  • Locação de mão-de-obra temporária




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