Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Artistas de circo (circenses)
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.
O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)
Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Manipulador
Artistas de circo (circenses) devem:
- apresentar o número;
- vender o espetáculo ou número;
- ensaiar o número;
- demonstrar competências pessoais;
- comunicar-se;
- inventar números;
- ensinar arte e técnica circense;
- produzir o número;
Atividades
- estabelecer comunicação com a cidade;
- confeccionar o aparelho;
- combinar códigos para informar imprevistos;
- demonstrar determinação para aprender;
- incorporar diferentes linguagens artísticas;
- adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
- pesquisar aparelhos;
- errar truques para valorização do trabalho;
- providenciar material impresso para divulgação;
- pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
- pesquisar movimentos corporais;
- respeitar relações de trabalho;
- pesquisar tecnologias;
- pesquisar possibilidades de expressão artística;
- preparar material, aparelho e objetos para o número;
- lidar com imprevistos de forma criativa;
- conquistar empatia do público;
- estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
- motivar os alunos;
- realizar números testes para divulgação ou contratação;
- frequentar cursos de atualização;
- respeitar o aparelho de outro artista;
- dar entrevistas;
- pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
- divulgar o espetáculo ou número;
- intercambiar informações com outras áreas artísticas;
- utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
- intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
- criar aparelhos (materiais de trabalho);
- introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
- respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
- sincronizar luz e som com a representação;
- aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
- fazer aquecimento;
- desenvolver disciplina;
- aprender a profissão ensaiando;
- trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
- investigar o valor do trabalho circense no mercado;
- colaborar na divulgação do espetáculo;
- repetir o número aperfeiçoando técnicas;
- demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
- assimilar os tempos na realização dos truques;
- demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
- trabalhar em equipe;
- estabelecer comunicação com o público;
- criar maquiagem;
- frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
- buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
- intercambiar informações com escolas de circo;
- respeitar ética profissional;
- fazer alongamento;
- perceber as habilidades dos alunos;
- fazer concentração;
- selecionar música;
- pesquisar truques;
- obedecer os comandos dos tempos dos truques;
- observar o trabalho de outros profissionais do circo;
- desenvolver consciência dos riscos profissionais;
- avaliar custos para fazer preço do trabalho;
- pesquisar materiais;
- propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
- definir equipamentos de segurança;
- adquirir técnicas para cair;
- montar o aparelho;
- avaliar o potencial físico do aluno;
- definir coreografia;
- preparar a entrada do artista;
- adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
- desmontar o aparelho;
- criar guarda roupa;
- adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
- transmitir ética circense;
- estimular o desenvolvimento físico do aluno;
- adequar o número ao biótipo e aparelho;
- dominar técnicas circenses do seu número;
- misturar os números criando outros;
- incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
Setores que mais contratam Manipulador no mercado de trabalho
- Locação de mão-de-obra temporária