Salário para o cargo de Mágico
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-35

Mágico - Descrição, atividades e funções do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Mágico

Artistas de circo (circenses) devem:

  • ensinar arte e técnica circense;
  • produzir o número;
  • demonstrar competências pessoais;
  • apresentar o número;
  • comunicar-se;
  • ensaiar o número;
  • inventar números;
  • vender o espetáculo ou número;

Atividades

  • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
  • intercambiar informações com escolas de circo;
  • errar truques para valorização do trabalho;
  • definir equipamentos de segurança;
  • providenciar material impresso para divulgação;
  • assimilar os tempos na realização dos truques;
  • sincronizar luz e som com a representação;
  • fazer concentração;
  • conquistar empatia do público;
  • fazer alongamento;
  • desenvolver disciplina;
  • transmitir ética circense;
  • pesquisar possibilidades de expressão artística;
  • divulgar o espetáculo ou número;
  • estabelecer comunicação com o público;
  • criar maquiagem;
  • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
  • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
  • definir coreografia;
  • pesquisar materiais;
  • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
  • combinar códigos para informar imprevistos;
  • trabalhar em equipe;
  • pesquisar truques;
  • adquirir técnicas para cair;
  • pesquisar tecnologias;
  • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
  • dominar técnicas circenses do seu número;
  • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
  • montar o aparelho;
  • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
  • realizar números testes para divulgação ou contratação;
  • respeitar ética profissional;
  • preparar a entrada do artista;
  • fazer aquecimento;
  • perceber as habilidades dos alunos;
  • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
  • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
  • desmontar o aparelho;
  • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
  • incorporar diferentes linguagens artísticas;
  • respeitar relações de trabalho;
  • criar aparelhos (materiais de trabalho);
  • estabelecer comunicação com a cidade;
  • misturar os números criando outros;
  • pesquisar aparelhos;
  • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
  • pesquisar movimentos corporais;
  • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
  • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
  • motivar os alunos;
  • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
  • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
  • colaborar na divulgação do espetáculo;
  • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
  • preparar material, aparelho e objetos para o número;
  • lidar com imprevistos de forma criativa;
  • frequentar cursos de atualização;
  • criar guarda roupa;
  • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
  • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
  • dar entrevistas;
  • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
  • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
  • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
  • confeccionar o aparelho;
  • aprender a profissão ensaiando;
  • selecionar música;
  • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
  • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
  • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
  • respeitar o aparelho de outro artista;
  • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
  • avaliar o potencial físico do aluno;
  • adequar o número ao biótipo e aparelho;
  • demonstrar determinação para aprender;
  • avaliar custos para fazer preço do trabalho;


Setores que mais contratam Mágico no mercado de trabalho

  • Locação de mão-de-obra temporária




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Gerente de albergue
Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Gerente de albergue