Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
 
- Artistas de artes populares e modelos
 
 
- Artistas de circo (circenses)
 
 
 
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.
O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)
Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Mágico
Artistas de circo (circenses) devem:
- produzir o número;
- apresentar o número;
- ensinar arte e técnica circense;
- vender o espetáculo ou número;
- ensaiar o número;
- inventar números;
- comunicar-se;
- demonstrar competências pessoais;
Atividades
- avaliar o potencial físico do aluno;
- repetir o número aperfeiçoando técnicas;
- fazer concentração;
- utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
- pesquisar possibilidades de expressão artística;
- conquistar empatia do público;
- demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
- introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
- divulgar o espetáculo ou número;
- providenciar material impresso para divulgação;
- aprender a profissão ensaiando;
- adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
- pesquisar truques;
- respeitar o aparelho de outro artista;
- demonstrar determinação para aprender;
- definir coreografia;
- desmontar o aparelho;
- aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
- demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
- sincronizar luz e som com a representação;
- desenvolver disciplina;
- pesquisar materiais;
- assimilar os tempos na realização dos truques;
- selecionar música;
- respeitar ética profissional;
- criar aparelhos (materiais de trabalho);
- perceber as habilidades dos alunos;
- pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
- transmitir ética circense;
- confeccionar o aparelho;
- motivar os alunos;
- intercambiar informações com escolas de circo;
- obedecer os comandos dos tempos dos truques;
- preparar a entrada do artista;
- dar entrevistas;
- propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
- lidar com imprevistos de forma criativa;
- definir equipamentos de segurança;
- combinar códigos para informar imprevistos;
- frequentar cursos de atualização;
- pesquisar movimentos corporais;
- colaborar na divulgação do espetáculo;
- trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
- trabalhar em equipe;
- realizar números testes para divulgação ou contratação;
- intercambiar informações com outras áreas artísticas;
- buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
- adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
- dominar técnicas circenses do seu número;
- incorporar diferentes linguagens artísticas;
- estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
- estimular o desenvolvimento físico do aluno;
- adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
- desenvolver consciência dos riscos profissionais;
- investigar o valor do trabalho circense no mercado;
- criar maquiagem;
- respeitar relações de trabalho;
- adequar o número ao biótipo e aparelho;
- intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
- pesquisar aparelhos;
- montar o aparelho;
- pesquisar tecnologias;
- frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
- respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
- errar truques para valorização do trabalho;
- fazer aquecimento;
- criar guarda roupa;
- adquirir técnicas para cair;
- avaliar custos para fazer preço do trabalho;
- misturar os números criando outros;
- incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
- fazer alongamento;
- pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
- estabelecer comunicação com o público;
- preparar material, aparelho e objetos para o número;
- estabelecer comunicação com a cidade;
- observar o trabalho de outros profissionais do circo;
Setores que mais contratam Mágico no mercado de trabalho
- Locação de mão-de-obra temporária
 
 
									 
 
                 
 
                 
 
                 
 
                 
 
                 
 
                 
 
                 
 
                