Salário para o cargo de Mágico
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-35

Mágico - Descrição, atividades e funções do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Mágico

Artistas de circo (circenses) devem:

  • ensinar arte e técnica circense;
  • produzir o número;
  • demonstrar competências pessoais;
  • inventar números;
  • comunicar-se;
  • apresentar o número;
  • vender o espetáculo ou número;
  • ensaiar o número;

Atividades

  • respeitar o aparelho de outro artista;
  • sincronizar luz e som com a representação;
  • respeitar relações de trabalho;
  • aprender a profissão ensaiando;
  • pesquisar possibilidades de expressão artística;
  • fazer aquecimento;
  • motivar os alunos;
  • pesquisar movimentos corporais;
  • realizar números testes para divulgação ou contratação;
  • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
  • confeccionar o aparelho;
  • conquistar empatia do público;
  • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
  • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
  • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
  • selecionar música;
  • lidar com imprevistos de forma criativa;
  • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
  • colaborar na divulgação do espetáculo;
  • pesquisar aparelhos;
  • errar truques para valorização do trabalho;
  • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
  • estabelecer comunicação com o público;
  • misturar os números criando outros;
  • preparar a entrada do artista;
  • adequar o número ao biótipo e aparelho;
  • dominar técnicas circenses do seu número;
  • montar o aparelho;
  • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
  • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
  • pesquisar truques;
  • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
  • frequentar cursos de atualização;
  • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
  • definir coreografia;
  • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
  • criar guarda roupa;
  • demonstrar determinação para aprender;
  • respeitar ética profissional;
  • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
  • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
  • combinar códigos para informar imprevistos;
  • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
  • trabalhar em equipe;
  • incorporar diferentes linguagens artísticas;
  • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
  • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
  • providenciar material impresso para divulgação;
  • pesquisar materiais;
  • desmontar o aparelho;
  • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
  • assimilar os tempos na realização dos truques;
  • perceber as habilidades dos alunos;
  • fazer concentração;
  • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
  • criar aparelhos (materiais de trabalho);
  • intercambiar informações com escolas de circo;
  • dar entrevistas;
  • divulgar o espetáculo ou número;
  • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
  • definir equipamentos de segurança;
  • fazer alongamento;
  • pesquisar tecnologias;
  • criar maquiagem;
  • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
  • avaliar o potencial físico do aluno;
  • transmitir ética circense;
  • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
  • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
  • estabelecer comunicação com a cidade;
  • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
  • adquirir técnicas para cair;
  • desenvolver disciplina;
  • preparar material, aparelho e objetos para o número;
  • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
  • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
  • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);


Setores que mais contratam Mágico no mercado de trabalho

  • Locação de mão-de-obra temporária




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