Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Artistas de circo (circenses)
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.
O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)
Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Mágico
Artistas de circo (circenses) devem:
- apresentar o número;
- demonstrar competências pessoais;
- ensinar arte e técnica circense;
- comunicar-se;
- ensaiar o número;
- vender o espetáculo ou número;
- inventar números;
- produzir o número;
Atividades
- dar entrevistas;
- montar o aparelho;
- criar maquiagem;
- trabalhar em equipe;
- respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
- pesquisar truques;
- pesquisar movimentos corporais;
- pesquisar possibilidades de expressão artística;
- respeitar o aparelho de outro artista;
- incorporar diferentes linguagens artísticas;
- aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
- obedecer os comandos dos tempos dos truques;
- confeccionar o aparelho;
- divulgar o espetáculo ou número;
- fazer aquecimento;
- adequar o número ao biótipo e aparelho;
- definir coreografia;
- estabelecer comunicação com a cidade;
- investigar o valor do trabalho circense no mercado;
- adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
- demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
- colaborar na divulgação do espetáculo;
- buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
- motivar os alunos;
- definir equipamentos de segurança;
- estabelecer comunicação com o público;
- avaliar o potencial físico do aluno;
- aprender a profissão ensaiando;
- errar truques para valorização do trabalho;
- pesquisar aparelhos;
- assimilar os tempos na realização dos truques;
- realizar números testes para divulgação ou contratação;
- intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
- selecionar música;
- criar guarda roupa;
- sincronizar luz e som com a representação;
- repetir o número aperfeiçoando técnicas;
- perceber as habilidades dos alunos;
- preparar a entrada do artista;
- adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
- intercambiar informações com outras áreas artísticas;
- frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
- desenvolver consciência dos riscos profissionais;
- adquirir técnicas para cair;
- estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
- trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
- conquistar empatia do público;
- frequentar cursos de atualização;
- dominar técnicas circenses do seu número;
- desmontar o aparelho;
- pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
- misturar os números criando outros;
- preparar material, aparelho e objetos para o número;
- respeitar relações de trabalho;
- pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
- demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
- pesquisar materiais;
- fazer alongamento;
- criar aparelhos (materiais de trabalho);
- combinar códigos para informar imprevistos;
- incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
- transmitir ética circense;
- pesquisar tecnologias;
- propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
- avaliar custos para fazer preço do trabalho;
- utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
- desenvolver disciplina;
- introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
- observar o trabalho de outros profissionais do circo;
- adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
- fazer concentração;
- lidar com imprevistos de forma criativa;
- estimular o desenvolvimento físico do aluno;
- demonstrar determinação para aprender;
- providenciar material impresso para divulgação;
- respeitar ética profissional;
- intercambiar informações com escolas de circo;
Setores que mais contratam Mágico no mercado de trabalho
- Locação de mão-de-obra temporária