Salário para o cargo de Mágico
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-35

Mágico - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Mágico

Um Mágico trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.526,71 e R$ 2.994,12, com a média salarial de R$ 1.815,04 e o salário mediana em R$ 1.700,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Mágico

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.815,04 21.780,43 453,76 8,33
1º Quartil 1.526,71 18.320,57 381,68 7,01
Salário Mediana 1.700,00 20.400,00 425,00 7,80
3º Quartil 2.283,44 27.401,33 570,86 10,48
Teto Salarial 2.994,12 35.929,45 748,53 13,74


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.800 - 2.292 1.855,60 1.800,00 1.892,00 1.892,00 2.291,65


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.801 - 3.740 2.206,63 1.801,00 1.892,00 3.087,50 3.739,67
Rio de Janeiro 1.572 - 2.234 1.656,80 1.572,00 1.634,00 1.844,00 2.233,51


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Mágico

Artistas de circo (circenses) devem:

  • comunicar-se;
  • ensaiar o número;
  • apresentar o número;
  • inventar números;
  • produzir o número;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • vender o espetáculo ou número;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • pesquisar truques;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • respeitar ética profissional;
    • preparar a entrada do artista;
    • pesquisar tecnologias;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • criar guarda roupa;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • pesquisar aparelhos;
    • fazer concentração;
    • adquirir técnicas para cair;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • pesquisar materiais;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • criar maquiagem;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • transmitir ética circense;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • respeitar relações de trabalho;
    • motivar os alunos;
    • fazer aquecimento;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • definir coreografia;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • frequentar cursos de atualização;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • misturar os números criando outros;
    • trabalhar em equipe;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • definir equipamentos de segurança;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • selecionar música;
    • confeccionar o aparelho;
    • desenvolver disciplina;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • dar entrevistas;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • desmontar o aparelho;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • conquistar empatia do público;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • fazer alongamento;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • montar o aparelho;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;


    Setores que mais contratam Mágico no mercado de trabalho

    • Fabricação de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
    • Comércio varejista de laticínios e frios
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Fabricação de conservas de frutas
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, com manipulação de fórmulas
    • Fabricação de sabões e detergentes sintéticos
    • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios não especificados anteriormente
    • Comércio atacadista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de práticas integrativas e complementares em saúde humana




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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