Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Locador de bóia para lazer
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- atender aos clientes;
- estruturar equipes de trabalho;
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
- gerir recursos materiais e financeiros;
- assessorar diretoria e setores da empresa;
- demonstrar competências pessoais;
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
Atividades
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- recomendar promoção de funcionários;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- determinar perfis profissionais;
- promover funcionários;
- divulgar mercadorias e serviços;
- qualificar fornecedores;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- implantar técnicas de vendas;
- expressar-se oralmente;
- exercer liderança;
- administrar conflitos entre funcionários;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- fazer orçamentos;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- instruir subordinados;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
- realizar reuniões com a equipe;
- promover programas prevencionistas;
- prover ações de preservação ambiental;
- orientar clientes;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- gerir compras;
- delegar atribuições;
- operar equipamentos de informática;
- participar de reuniões;
- elaborar normas e instruções;
- manter apresentação pessoal;
- avaliar desempenho;
- entrevistar candidatos;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- formular incentivos de produtividade;
- representar a empresa;
- definir estratégias de terceirização;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- gerir estoques;
- elaborar plano de investimentos;
- monitorar o andamento de projetos;
- controlar o cumprimento de normas;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- implementar reciclagem de funcionários;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- designar equipe para projeto;
- negociar preços e condições de pagamento;
- recepcionar mercadorias;
- apreciar inovações organizacionais;
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- remanejar leiaute;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- medir resultados de treinamento;
- buscar atualização profissional;
- administrar remanejamentos;
- contratar serviços;
- prestar assistência social aos funcionários;
- gerir custos;
- liberar mercadorias para entrega;
- captar recursos;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- atender agentes de fiscalização;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- acompanhar a execução orçamentária;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- definir perfil do consumidor final;
- agir com dinamismo;
- cobrar resultados;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- gerenciar contratos de serviços;
- zelar pela organização do local de trabalho;
- resolver reclamações de clientes;
- planejar compras e locações;
- propor compra de novos itens;
- demonstrar motivação;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- exercitar a autonomia;
- estimular a motivação das equipes;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- argumentar com convicção (persuasão);
- examinar currículos;
- acompanhar rotinas administrativas;
- analisar tendências do mercado;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- colaborar na definição de epi e epc;
- transferir numerário para o banco;
- gerir investimentos;
- cooperar na definição de projetos;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- expressar-se gestualmente;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- providenciar integração de funcionários;
Setores que mais contratam Locador de bóia para lazer no mercado de trabalho
- Supermercados
- Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
- Hipermercados
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Minimercados, mercearias e armazéns
- Comércio varejista de plantas e flores naturais
- Locação de mão-de-obra temporária
- Comércio varejista de materiais de construção em geral
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Comércio varejista de calçados
- Restaurantes e similares
- Peixaria
- Padaria e confeitaria com predominância de revenda
- Comércio varejista de outros produtos
- Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
- Comércio varejista de bebidas
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos