Salário para o cargo de Gestor em turismo (turismólogo)
CBO 1225-20 > Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação

Gestor em turismo (turismólogo) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Dirigem como representantes dos proprietários, ou acionistas, ou por conta própria, as atividades dos serviços de turismo, de alojamento e de alimentação. Planejam e executam projetos e programas inerentes a atividade turística buscando o desenvovimento sustentável e o fomento do turismo. Para tanto, definem planos, políticas e diretrizes, traçam e executam planos de negócios. Buscam produzir os melhores resultados através de pesquisas e análises de mercado e garantem a qualidade de produtos e serviços oferecidos.

Quanto ganha um Gestor em turismo (turismólogo)

Um Gestor em turismo (turismólogo) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.132,15 e R$ 6.480,05, com a média salarial de R$ 3.238,29 e o salário mediana em R$ 2.824,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gestor em turismo (turismólogo)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.238,29 38.859,50 809,57 15,46
1º Quartil 2.132,15 25.585,75 533,04 10,18
Salário Mediana 2.824,00 33.888,00 706,00 13,48
3º Quartil 4.941,97 59.303,60 1.235,49 23,59
Teto Salarial 6.480,05 77.760,65 1.620,01 30,93


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de produção e operações
        • Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.260 - 7.602 4.109,04 2.260,00 4.087,50 6.276,20 7.601,92
São Caetano do Sul - SP 3.109 - 3.973 3.237,25 3.109,00 3.280,00 3.280,00 3.972,83
Belo Horizonte - MG 1.708 - 6.984 3.040,16 1.707,50 2.379,00 5.765,75 6.983,65
Itu - SP 1.926 - 2.333 1.926,03 1.926,00 1.926,00 1.926,08 2.332,93
Rio de Janeiro - RJ 3.011 - 10.407 4.800,15 3.010,67 3.800,00 8.592,00 10.406,89
Manaus - AM 2.773 - 7.079 3.839,24 2.773,00 2.773,00 5.844,33 7.078,83
Ponta Grossa - PR 1.716 - 2.183 1.735,22 1.716,00 1.716,00 1.802,50 2.183,24
Mata de São Joao - BA 2.260 - 2.738 2.260,06 2.260,00 2.260,00 2.260,27 2.737,70
Brasília - DF 1.980 - 3.416 2.263,89 1.980,00 2.118,00 2.820,00 3.415,67
Jundiaí - SP 6.388 - 9.084 6.789,29 6.388,00 6.597,00 7.500,00 9.084,23
Ilhéus - BA 1.412 - 1.762 1.448,86 1.412,00 1.455,00 1.455,00 1.762,34
Florianópolis - SC 2.180 - 3.270 2.390,58 2.180,04 2.287,22 2.700,00 3.270,32
Foz do Iguaçu - PR 3.932 - 9.742 5.188,00 3.932,00 3.932,00 8.043,00 9.741,92


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.046 - 6.825 3.541,17 2.046,16 3.280,00 5.634,38 6.824,53
Minas Gerais 1.702 - 6.435 2.997,29 1.702,00 2.379,00 5.312,60 6.434,78
Bahia 1.446 - 3.736 2.110,17 1.446,40 2.260,00 3.084,11 3.735,56
Paraná 1.716 - 7.298 2.968,36 1.716,00 1.716,00 6.025,33 7.298,06
Rio de Janeiro 3.011 - 10.407 4.800,15 3.010,67 3.800,00 8.592,00 10.406,89
Santa Catarina 2.190 - 4.053 2.598,58 2.189,68 2.287,44 3.346,00 4.052,78
Amazonas 2.773 - 7.079 3.839,24 2.773,00 2.773,00 5.844,33 7.078,83
Distrito Federal 1.980 - 3.416 2.263,89 1.980,00 2.118,00 2.820,00 3.415,67
Mato Grosso do Sul 1.610 - 6.662 2.985,00 1.610,00 2.500,00 5.500,00 6.661,77
Rio Grande do Sul 1.800 - 4.524 2.629,33 1.800,00 2.598,00 3.735,00 4.523,94


Principais locais de trabalho

Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação desenvolvem as atividades em equipe, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados e no período diurno. No caso específico de diretores, podem trabalhar sob pressão, ocasionando estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação

As ocupações de diretores são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior acrescida de programas de treinamento e especialização, correlatos às suas atividades. O pleno exercício das atividades profissionais se dá após cinco anos de experiência. No caso dos turismólogos o mercado de trabalho tem exigido curso superior em nível de bacharelado na área de turismo e/ou hotelaria e no mínimo dois anos de experiência profissional. É desejável o conhecimento de pelo menos um idioma estrangeiro.


Funções e atividades do Gestor em turismo (turismólogo)

Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação devem:

  • definir planos, políticas e diretrizes;
  • produzir resultados;
  • coordenar equipes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • analisar mercado;
  • executar planos de negócios;
  • realizar pesquisas;
  • comunicar-se;
  • traçar plano operacional;
  • garantir qualidade de produtos e serviços;

  • Atividades

    • fixar metas;
    • aprovar campanhas de marketing;
    • gerir recursos materiais e financeiros;
    • definir políticas de promoções para gerentes e chefes;
    • gerir reuniões participativas;
    • demonstrar flexibilidade;
    • elaborar planos de desenvolvimento local;
    • firmar contratos de seguros;
    • premiar desempenho de funcionários;
    • planejar logística terrestre, aérea e aquaviária;
    • definir tipos e quantidade de auditorias;
    • programar eventos;
    • programar promoções;
    • monitorar eventos;
    • zelar pela imagem da organização;
    • assessorar a realização de eventos;
    • monitorar indicadores de desempenho;
    • ceder vantagens para agências em aliança;
    • firmar contratos de compras;
    • receber visitantes;
    • avaliar relatórios;
    • articular com os atores sociais envolvidos;
    • implementar parcerias;
    • avaliar impactos socioambientais e econômicos;
    • elaborar projetos e programas turísticos, culturais e ambientais;
    • negociar com fornecedores, clientes e parceiros;
    • coordenar elaboração de planos de uso público;
    • elaborar programas turísticos;
    • participar da elaboração de planos de manejo;
    • elaborar plano de negócios;
    • identificar nichos de mercado;
    • visualizar futuro;
    • definir estratégias de vendas;
    • comparar condições da concorrência;
    • definir políticas de segurança;
    • cobrar padronização de produtos e serviços;
    • definir parâmetros para cozinhas;
    • escolher produtos para promoção;
    • atender a franqueados e parceiros;
    • analisar legislação pertinente;
    • promover funcionários;
    • assegurar qualidade da matéria-prima;
    • planejar roteiros turísticos;
    • avaliar desempenho dos parceiros;
    • calcular retorno de investimento;
    • monitorar metas;
    • emitir declaração de interesse e relevância turística;
    • definir padrões da organização (móveis, uniformes, utensílios etc.);
    • definir políticas de benefícios para colaboradores;
    • detectar tendências de mercado;
    • classificar estabelecimentos e prestadores de serviços turísticos;
    • corrigir desvios;
    • estabelecer parcerias;
    • demonstrar visão de mercado;
    • estabelecer preços de produtos e serviços;
    • coordenar programas de sensibilização em comunidades;
    • gerir informação turística;
    • planejar eventos;
    • elaborar conteúdo programático para capacitação em turismo;
    • avaliar desempenho de equipes;
    • demonstrar criatividade;
    • implementar projetos;
    • conceder entrevistas;
    • dispensar gerentes e chefes;
    • acompanhar concorrência;
    • demonstrar dinamismo;
    • inventariar oferta turística;
    • definir indicadores de desempenho;
    • acompanhar mercado de comodities;
    • escolher produtos para veiculação;
    • decidir políticas de comissionamento;
    • contratar auditorias;
    • alterar produto conforme oscilação de custos e de preço final;
    • analisar oferta e demanda turística;
    • demonstrar confiabilidade;
    • capacitar equipes;
    • definir estratégias de marketing;
    • demonstrar liderança;
    • definir prioridades;
    • elaborar cronogramas de viagens;
    • elaborar planos de turismo;
    • contatar fornecedores;
    • escolher formas de divulgação;
    • elaborar políticas públicas de desenvolvimento do turismo;
    • prestar consultoria e auditoria;
    • elaborar plano de marketing turístico;
    • assegurar higiene dos funcionários;
    • acompanhar contratos negociados;
    • analisar localidades nacionais e internacionais, do ponto de vista turístico;
    • participar de feiras nacionais e internacionais;
    • elaborar orçamentos;
    • controlar reservas;
    • representar empresa em eventos;
    • aprovar orçamentos;
    • autorizar planejamento de cozinhas;
    • analisar pesquisa de satisfação do cliente;
    • supervisionar contratos de serviços turísticos;
    • orientar equipes;
    • definir objetivos;
    • elaborar planos de lazer e entretenimento;
    • aprovar eventos;
    • informar-se da situação da organização;
    • identificar público alvo;
    • captar recursos, patrocínios e apoio;
    • demonstrar agilidade;
    • estabelecer formas de pagamento;
    • prestar contas a superiores;
    • assegurar salubridade dos alimentos processados;
    • participar de processo de licenciamento ambiental;
    • definir políticas de manutenção;
    • fomentar o envolvimento da sociedade;
    • aprovar alterações de padrão;
    • adequar estratégias e planos;
    • supervisionar qualidade e segurança de atividades, serviços e espaços turísticos;
    • demonstrar proatividade;
    • coordenar cerimonial;
    • controlar divulgação de produtos;
    • assegurar higiene dos utensílios e do ambiente;
    • estabelecer relações institucionais;
    • organizar eventos;
    • tomar decisões;
    • definir políticas de qualidade;
    • emitir pareceres e laudos técnicos;
    • identificar os atores sociais envolvidos;
    • zelar pelo funcionamento da organização;
    • acompanhar desenvolvimento das viagens;
    • autorizar investimento;
    • captar eventos;
    • capacitar pessoas envolvidas no sistema de turismo;
    • avaliar comportamento dos resultados;
    • demonstrar poder de convencimento;
    • avaliar margem de lucros;
    • demonstrar objetividade;
    • trabalhar em equipe;
    • avaliar vendas;
    • solicitar pesquisa de satisfação do cliente;
    • gerir custos;
    • realizar diagnósticos turísticos;
    • pesquisar fornecedores;
    • demonstrar fluência em outro idioma;
    • analisar pontos turísticos;
    • monitorar projetos;
    • selecionar equipes;
    • visitar parceiros;
    • realizar visitas de inspeção;


    Setores que mais contratam Gestor em turismo (turismólogo) no mercado de trabalho

    • Agências de viagens
    • Hotéis
    • Operadores turísticos
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços de reservas e outros serviços de turismo não especificados anteriormente
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de teleatendimento
    • Administração pública em geral
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Outras atividades de ensino




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Chargista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Chargista