Salário para o cargo de Consultor em turismo (turismólogo)
CBO 1225-20 > Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação

Consultor em turismo (turismólogo) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Dirigem como representantes dos proprietários, ou acionistas, ou por conta própria, as atividades dos serviços de turismo, de alojamento e de alimentação. Planejam e executam projetos e programas inerentes a atividade turística buscando o desenvovimento sustentável e o fomento do turismo. Para tanto, definem planos, políticas e diretrizes, traçam e executam planos de negócios. Buscam produzir os melhores resultados através de pesquisas e análises de mercado e garantem a qualidade de produtos e serviços oferecidos.

Quanto ganha um Consultor em turismo (turismólogo)

Um Consultor em turismo (turismólogo) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.260,16 e R$ 5.529,99, com a média salarial de R$ 2.344,96 e o salário mediana em R$ 1.899,02 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Consultor em turismo (turismólogo)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.344,96 28.139,47 586,24 11,16
1º Quartil 1.260,16 15.121,90 315,04 6,00
Salário Mediana 1.899,02 22.788,24 474,76 9,04
3º Quartil 4.217,41 50.608,92 1.054,35 20,07
Teto Salarial 5.529,99 66.359,94 1.382,50 26,31


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de produção e operações
        • Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.515 - 4.413 2.616,28 1.515,00 2.576,25 3.642,99 4.412,50
Brasília - DF 1.726 - 3.658 2.216,47 1.725,53 1.970,85 3.019,90 3.657,80
Mata de São Joao - BA 1.690 - 2.300 1.850,68 1.689,54 1.899,02 1.899,02 2.300,15
Belo Horizonte - MG 1.299 - 7.314 2.827,04 1.299,17 1.700,00 6.038,33 7.313,81
Ponta Grossa - PR 1.400 - 1.696 1.400,00 1.400,00 1.400,00 1.400,00 1.695,72
Gramado - RS 1.811 - 2.193 1.810,85 1.810,85 1.810,85 1.810,85 2.193,36
Laranjeiras - SE 1.045 - 1.266 1.045,00 1.045,00 1.045,00 1.045,00 1.265,74


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.498 - 4.372 2.441,89 1.498,09 2.344,39 3.609,28 4.371,67
Minas Gerais 1.205 - 6.636 2.520,77 1.204,59 1.570,50 5.478,80 6.636,09
Distrito Federal 1.726 - 3.658 2.216,47 1.725,53 1.970,85 3.019,90 3.657,80
Bahia 1.690 - 2.300 1.850,68 1.689,54 1.899,02 1.899,02 2.300,15
Rio Grande do Sul 1.331 - 5.329 2.228,83 1.331,45 1.810,85 4.400,00 5.329,41
Paraná 1.400 - 2.659 1.653,64 1.400,00 1.400,00 2.195,00 2.658,65
Rio de Janeiro 1.307 - 22.505 3.997,71 1.307,47 1.387,70 18.580,00 22.504,65
Sergipe 1.045 - 2.595 1.227,98 1.045,00 1.045,00 2.142,86 2.595,50
Pernambuco 3.051 - 4.616 3.297,40 3.050,58 3.290,81 3.810,81 4.615,77
Goiás 1.083 - 3.634 1.924,72 1.082,64 2.170,30 3.000,00 3.633,69


Principais locais de trabalho

Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação desenvolvem as atividades em equipe, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados e no período diurno. No caso específico de diretores, podem trabalhar sob pressão, ocasionando estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação

As ocupações de diretores são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior acrescida de programas de treinamento e especialização, correlatos às suas atividades. O pleno exercício das atividades profissionais se dá após cinco anos de experiência. No caso dos turismólogos o mercado de trabalho tem exigido curso superior em nível de bacharelado na área de turismo e/ou hotelaria e no mínimo dois anos de experiência profissional. É desejável o conhecimento de pelo menos um idioma estrangeiro.


Funções e atividades do Consultor em turismo (turismólogo)

Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação devem:

  • analisar mercado;
  • produzir resultados;
  • executar planos de negócios;
  • coordenar equipes;
  • comunicar-se;
  • realizar pesquisas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • definir planos, políticas e diretrizes;
  • traçar plano operacional;
  • garantir qualidade de produtos e serviços;

  • Atividades

    • assegurar higiene dos funcionários;
    • analisar legislação pertinente;
    • contatar fornecedores;
    • demonstrar objetividade;
    • acompanhar contratos negociados;
    • classificar estabelecimentos e prestadores de serviços turísticos;
    • visualizar futuro;
    • supervisionar qualidade e segurança de atividades, serviços e espaços turísticos;
    • elaborar conteúdo programático para capacitação em turismo;
    • controlar reservas;
    • conceder entrevistas;
    • analisar pesquisa de satisfação do cliente;
    • prestar consultoria e auditoria;
    • autorizar planejamento de cozinhas;
    • participar de processo de licenciamento ambiental;
    • demonstrar proatividade;
    • demonstrar fluência em outro idioma;
    • comparar condições da concorrência;
    • gerir reuniões participativas;
    • corrigir desvios;
    • articular com os atores sociais envolvidos;
    • monitorar indicadores de desempenho;
    • visitar parceiros;
    • coordenar programas de sensibilização em comunidades;
    • alterar produto conforme oscilação de custos e de preço final;
    • definir prioridades;
    • avaliar comportamento dos resultados;
    • coordenar elaboração de planos de uso público;
    • decidir políticas de comissionamento;
    • definir tipos e quantidade de auditorias;
    • emitir declaração de interesse e relevância turística;
    • premiar desempenho de funcionários;
    • elaborar planos de lazer e entretenimento;
    • ceder vantagens para agências em aliança;
    • demonstrar dinamismo;
    • elaborar plano de negócios;
    • orientar equipes;
    • acompanhar desenvolvimento das viagens;
    • acompanhar concorrência;
    • escolher produtos para veiculação;
    • aprovar eventos;
    • avaliar desempenho de equipes;
    • solicitar pesquisa de satisfação do cliente;
    • fomentar o envolvimento da sociedade;
    • acompanhar mercado de comodities;
    • gerir custos;
    • avaliar desempenho dos parceiros;
    • assegurar salubridade dos alimentos processados;
    • realizar visitas de inspeção;
    • monitorar eventos;
    • monitorar metas;
    • elaborar programas turísticos;
    • identificar nichos de mercado;
    • autorizar investimento;
    • informar-se da situação da organização;
    • elaborar planos de desenvolvimento local;
    • receber visitantes;
    • definir políticas de manutenção;
    • supervisionar contratos de serviços turísticos;
    • captar recursos, patrocínios e apoio;
    • capacitar pessoas envolvidas no sistema de turismo;
    • elaborar cronogramas de viagens;
    • selecionar equipes;
    • cobrar padronização de produtos e serviços;
    • demonstrar criatividade;
    • definir estratégias de marketing;
    • fixar metas;
    • demonstrar liderança;
    • emitir pareceres e laudos técnicos;
    • elaborar projetos e programas turísticos, culturais e ambientais;
    • definir políticas de benefícios para colaboradores;
    • zelar pelo funcionamento da organização;
    • demonstrar agilidade;
    • planejar logística terrestre, aérea e aquaviária;
    • escolher produtos para promoção;
    • planejar eventos;
    • promover funcionários;
    • monitorar projetos;
    • programar eventos;
    • aprovar campanhas de marketing;
    • identificar público alvo;
    • analisar pontos turísticos;
    • estabelecer relações institucionais;
    • firmar contratos de seguros;
    • definir políticas de promoções para gerentes e chefes;
    • elaborar plano de marketing turístico;
    • avaliar vendas;
    • atender a franqueados e parceiros;
    • definir parâmetros para cozinhas;
    • gerir recursos materiais e financeiros;
    • programar promoções;
    • definir indicadores de desempenho;
    • implementar parcerias;
    • implementar projetos;
    • estabelecer parcerias;
    • negociar com fornecedores, clientes e parceiros;
    • capacitar equipes;
    • calcular retorno de investimento;
    • participar da elaboração de planos de manejo;
    • gerir informação turística;
    • estabelecer preços de produtos e serviços;
    • pesquisar fornecedores;
    • prestar contas a superiores;
    • identificar os atores sociais envolvidos;
    • escolher formas de divulgação;
    • avaliar impactos socioambientais e econômicos;
    • definir políticas de segurança;
    • analisar localidades nacionais e internacionais, do ponto de vista turístico;
    • controlar divulgação de produtos;
    • assegurar higiene dos utensílios e do ambiente;
    • definir estratégias de vendas;
    • aprovar orçamentos;
    • realizar diagnósticos turísticos;
    • trabalhar em equipe;
    • demonstrar visão de mercado;
    • elaborar políticas públicas de desenvolvimento do turismo;
    • adequar estratégias e planos;
    • avaliar relatórios;
    • avaliar margem de lucros;
    • demonstrar poder de convencimento;
    • coordenar cerimonial;
    • participar de feiras nacionais e internacionais;
    • detectar tendências de mercado;
    • analisar oferta e demanda turística;
    • aprovar alterações de padrão;
    • organizar eventos;
    • elaborar planos de turismo;
    • firmar contratos de compras;
    • inventariar oferta turística;
    • estabelecer formas de pagamento;
    • zelar pela imagem da organização;
    • definir padrões da organização (móveis, uniformes, utensílios etc.);
    • representar empresa em eventos;
    • dispensar gerentes e chefes;
    • captar eventos;
    • definir políticas de qualidade;
    • assessorar a realização de eventos;
    • planejar roteiros turísticos;
    • assegurar qualidade da matéria-prima;
    • demonstrar flexibilidade;
    • contratar auditorias;
    • elaborar orçamentos;
    • demonstrar confiabilidade;
    • tomar decisões;
    • definir objetivos;


    Setores que mais contratam Consultor em turismo (turismólogo) no mercado de trabalho

    • Agências de viagens
    • Hotéis
    • Serviços de reservas e outros serviços de turismo não especificados anteriormente
    • Parques de diversão e parques temáticos
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Atividades de teleatendimento
    • Transporte aquaviário para passeios turísticos
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Fabricação de vinho
    • Operadores turísticos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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