Salário para o cargo de Planejador de turismo (turismólogo)
CBO 1225-20 > Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação

Planejador de turismo (turismólogo) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Dirigem como representantes dos proprietários, ou acionistas, ou por conta própria, as atividades dos serviços de turismo, de alojamento e de alimentação. Planejam e executam projetos e programas inerentes a atividade turística buscando o desenvovimento sustentável e o fomento do turismo. Para tanto, definem planos, políticas e diretrizes, traçam e executam planos de negócios. Buscam produzir os melhores resultados através de pesquisas e análises de mercado e garantem a qualidade de produtos e serviços oferecidos.

Quanto ganha um Planejador de turismo (turismólogo)

Um Planejador de turismo (turismólogo) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.260,16 e R$ 5.529,99, com a média salarial de R$ 2.344,96 e o salário mediana em R$ 1.899,02 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Planejador de turismo (turismólogo)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.344,96 28.139,47 586,24 11,16
1º Quartil 1.260,16 15.121,90 315,04 6,00
Salário Mediana 1.899,02 22.788,24 474,76 9,04
3º Quartil 4.217,41 50.608,92 1.054,35 20,07
Teto Salarial 5.529,99 66.359,94 1.382,50 26,31


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de produção e operações
        • Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.515 - 4.413 2.616,28 1.515,00 2.576,25 3.642,99 4.412,50
Brasília - DF 1.726 - 3.658 2.216,47 1.725,53 1.970,85 3.019,90 3.657,80
Mata de São Joao - BA 1.690 - 2.300 1.850,68 1.689,54 1.899,02 1.899,02 2.300,15
Belo Horizonte - MG 1.299 - 7.314 2.827,04 1.299,17 1.700,00 6.038,33 7.313,81
Ponta Grossa - PR 1.400 - 1.696 1.400,00 1.400,00 1.400,00 1.400,00 1.695,72
Gramado - RS 1.811 - 2.193 1.810,85 1.810,85 1.810,85 1.810,85 2.193,36
Laranjeiras - SE 1.045 - 1.266 1.045,00 1.045,00 1.045,00 1.045,00 1.265,74


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.498 - 4.372 2.441,89 1.498,09 2.344,39 3.609,28 4.371,67
Minas Gerais 1.205 - 6.636 2.520,77 1.204,59 1.570,50 5.478,80 6.636,09
Distrito Federal 1.726 - 3.658 2.216,47 1.725,53 1.970,85 3.019,90 3.657,80
Bahia 1.690 - 2.300 1.850,68 1.689,54 1.899,02 1.899,02 2.300,15
Rio Grande do Sul 1.331 - 5.329 2.228,83 1.331,45 1.810,85 4.400,00 5.329,41
Paraná 1.400 - 2.659 1.653,64 1.400,00 1.400,00 2.195,00 2.658,65
Rio de Janeiro 1.307 - 22.505 3.997,71 1.307,47 1.387,70 18.580,00 22.504,65
Sergipe 1.045 - 2.595 1.227,98 1.045,00 1.045,00 2.142,86 2.595,50
Pernambuco 3.051 - 4.616 3.297,40 3.050,58 3.290,81 3.810,81 4.615,77
Goiás 1.083 - 3.634 1.924,72 1.082,64 2.170,30 3.000,00 3.633,69


Principais locais de trabalho

Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação desenvolvem as atividades em equipe, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados e no período diurno. No caso específico de diretores, podem trabalhar sob pressão, ocasionando estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação

As ocupações de diretores são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior acrescida de programas de treinamento e especialização, correlatos às suas atividades. O pleno exercício das atividades profissionais se dá após cinco anos de experiência. No caso dos turismólogos o mercado de trabalho tem exigido curso superior em nível de bacharelado na área de turismo e/ou hotelaria e no mínimo dois anos de experiência profissional. É desejável o conhecimento de pelo menos um idioma estrangeiro.


Funções e atividades do Planejador de turismo (turismólogo)

Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação devem:

  • realizar pesquisas;
  • definir planos, políticas e diretrizes;
  • analisar mercado;
  • coordenar equipes;
  • produzir resultados;
  • traçar plano operacional;
  • garantir qualidade de produtos e serviços;
  • comunicar-se;
  • executar planos de negócios;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • analisar pesquisa de satisfação do cliente;
    • definir objetivos;
    • monitorar eventos;
    • programar eventos;
    • estabelecer preços de produtos e serviços;
    • demonstrar confiabilidade;
    • participar de processo de licenciamento ambiental;
    • elaborar cronogramas de viagens;
    • trabalhar em equipe;
    • definir indicadores de desempenho;
    • aprovar orçamentos;
    • acompanhar contratos negociados;
    • supervisionar qualidade e segurança de atividades, serviços e espaços turísticos;
    • dispensar gerentes e chefes;
    • assegurar qualidade da matéria-prima;
    • prestar consultoria e auditoria;
    • classificar estabelecimentos e prestadores de serviços turísticos;
    • coordenar programas de sensibilização em comunidades;
    • elaborar projetos e programas turísticos, culturais e ambientais;
    • definir estratégias de vendas;
    • aprovar eventos;
    • planejar eventos;
    • estabelecer parcerias;
    • decidir políticas de comissionamento;
    • ceder vantagens para agências em aliança;
    • organizar eventos;
    • definir políticas de benefícios para colaboradores;
    • monitorar projetos;
    • aprovar campanhas de marketing;
    • atender a franqueados e parceiros;
    • inventariar oferta turística;
    • zelar pelo funcionamento da organização;
    • contratar auditorias;
    • gerir informação turística;
    • demonstrar dinamismo;
    • assessorar a realização de eventos;
    • estabelecer formas de pagamento;
    • receber visitantes;
    • elaborar plano de negócios;
    • capacitar pessoas envolvidas no sistema de turismo;
    • avaliar relatórios;
    • acompanhar desenvolvimento das viagens;
    • gerir reuniões participativas;
    • conceder entrevistas;
    • adequar estratégias e planos;
    • firmar contratos de compras;
    • aprovar alterações de padrão;
    • participar da elaboração de planos de manejo;
    • autorizar planejamento de cozinhas;
    • analisar oferta e demanda turística;
    • alterar produto conforme oscilação de custos e de preço final;
    • coordenar elaboração de planos de uso público;
    • elaborar orçamentos;
    • acompanhar concorrência;
    • monitorar indicadores de desempenho;
    • avaliar vendas;
    • identificar os atores sociais envolvidos;
    • visitar parceiros;
    • orientar equipes;
    • definir políticas de qualidade;
    • autorizar investimento;
    • avaliar margem de lucros;
    • gerir recursos materiais e financeiros;
    • definir políticas de segurança;
    • emitir declaração de interesse e relevância turística;
    • escolher produtos para veiculação;
    • comparar condições da concorrência;
    • definir políticas de manutenção;
    • contatar fornecedores;
    • definir tipos e quantidade de auditorias;
    • planejar logística terrestre, aérea e aquaviária;
    • prestar contas a superiores;
    • pesquisar fornecedores;
    • acompanhar mercado de comodities;
    • implementar parcerias;
    • identificar nichos de mercado;
    • demonstrar agilidade;
    • selecionar equipes;
    • elaborar planos de desenvolvimento local;
    • corrigir desvios;
    • identificar público alvo;
    • definir políticas de promoções para gerentes e chefes;
    • definir estratégias de marketing;
    • fixar metas;
    • assegurar higiene dos funcionários;
    • elaborar políticas públicas de desenvolvimento do turismo;
    • demonstrar visão de mercado;
    • promover funcionários;
    • negociar com fornecedores, clientes e parceiros;
    • escolher formas de divulgação;
    • coordenar cerimonial;
    • avaliar comportamento dos resultados;
    • avaliar impactos socioambientais e econômicos;
    • demonstrar objetividade;
    • participar de feiras nacionais e internacionais;
    • capacitar equipes;
    • escolher produtos para promoção;
    • elaborar planos de lazer e entretenimento;
    • gerir custos;
    • fomentar o envolvimento da sociedade;
    • tomar decisões;
    • captar recursos, patrocínios e apoio;
    • elaborar conteúdo programático para capacitação em turismo;
    • elaborar plano de marketing turístico;
    • elaborar planos de turismo;
    • estabelecer relações institucionais;
    • premiar desempenho de funcionários;
    • zelar pela imagem da organização;
    • demonstrar flexibilidade;
    • realizar diagnósticos turísticos;
    • assegurar salubridade dos alimentos processados;
    • firmar contratos de seguros;
    • captar eventos;
    • programar promoções;
    • informar-se da situação da organização;
    • elaborar programas turísticos;
    • demonstrar poder de convencimento;
    • emitir pareceres e laudos técnicos;
    • visualizar futuro;
    • definir padrões da organização (móveis, uniformes, utensílios etc.);
    • demonstrar fluência em outro idioma;
    • demonstrar liderança;
    • analisar legislação pertinente;
    • planejar roteiros turísticos;
    • implementar projetos;
    • analisar pontos turísticos;
    • controlar reservas;
    • monitorar metas;
    • avaliar desempenho dos parceiros;
    • representar empresa em eventos;
    • solicitar pesquisa de satisfação do cliente;
    • realizar visitas de inspeção;
    • demonstrar criatividade;
    • definir parâmetros para cozinhas;
    • controlar divulgação de produtos;
    • avaliar desempenho de equipes;
    • definir prioridades;
    • supervisionar contratos de serviços turísticos;
    • calcular retorno de investimento;
    • analisar localidades nacionais e internacionais, do ponto de vista turístico;
    • assegurar higiene dos utensílios e do ambiente;
    • cobrar padronização de produtos e serviços;
    • detectar tendências de mercado;
    • articular com os atores sociais envolvidos;
    • demonstrar proatividade;


    Setores que mais contratam Planejador de turismo (turismólogo) no mercado de trabalho

    • Agências de viagens
    • Hotéis
    • Serviços de reservas e outros serviços de turismo não especificados anteriormente
    • Parques de diversão e parques temáticos
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Atividades de teleatendimento
    • Transporte aquaviário para passeios turísticos
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Fabricação de vinho
    • Operadores turísticos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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