Salário para o cargo de Planejador de turismo (turismólogo)
CBO 1225-20 > Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação

Planejador de turismo (turismólogo) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Dirigem como representantes dos proprietários, ou acionistas, ou por conta própria, as atividades dos serviços de turismo, de alojamento e de alimentação. Planejam e executam projetos e programas inerentes a atividade turística buscando o desenvovimento sustentável e o fomento do turismo. Para tanto, definem planos, políticas e diretrizes, traçam e executam planos de negócios. Buscam produzir os melhores resultados através de pesquisas e análises de mercado e garantem a qualidade de produtos e serviços oferecidos.

Quanto ganha um Planejador de turismo (turismólogo)

Um Planejador de turismo (turismólogo) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.260,16 e R$ 5.529,99, com a média salarial de R$ 2.344,96 e o salário mediana em R$ 1.899,02 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Planejador de turismo (turismólogo)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.344,96 28.139,47 586,24 11,16
1º Quartil 1.260,16 15.121,90 315,04 6,00
Salário Mediana 1.899,02 22.788,24 474,76 9,04
3º Quartil 4.217,41 50.608,92 1.054,35 20,07
Teto Salarial 5.529,99 66.359,94 1.382,50 26,31


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de produção e operações
        • Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.515 - 4.413 2.616,28 1.515,00 2.576,25 3.642,99 4.412,50
Brasília - DF 1.726 - 3.658 2.216,47 1.725,53 1.970,85 3.019,90 3.657,80
Mata de São Joao - BA 1.690 - 2.300 1.850,68 1.689,54 1.899,02 1.899,02 2.300,15
Belo Horizonte - MG 1.299 - 7.314 2.827,04 1.299,17 1.700,00 6.038,33 7.313,81
Ponta Grossa - PR 1.400 - 1.696 1.400,00 1.400,00 1.400,00 1.400,00 1.695,72
Gramado - RS 1.811 - 2.193 1.810,85 1.810,85 1.810,85 1.810,85 2.193,36
Laranjeiras - SE 1.045 - 1.266 1.045,00 1.045,00 1.045,00 1.045,00 1.265,74


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.498 - 4.372 2.441,89 1.498,09 2.344,39 3.609,28 4.371,67
Minas Gerais 1.205 - 6.636 2.520,77 1.204,59 1.570,50 5.478,80 6.636,09
Distrito Federal 1.726 - 3.658 2.216,47 1.725,53 1.970,85 3.019,90 3.657,80
Bahia 1.690 - 2.300 1.850,68 1.689,54 1.899,02 1.899,02 2.300,15
Rio Grande do Sul 1.331 - 5.329 2.228,83 1.331,45 1.810,85 4.400,00 5.329,41
Paraná 1.400 - 2.659 1.653,64 1.400,00 1.400,00 2.195,00 2.658,65
Rio de Janeiro 1.307 - 22.505 3.997,71 1.307,47 1.387,70 18.580,00 22.504,65
Sergipe 1.045 - 2.595 1.227,98 1.045,00 1.045,00 2.142,86 2.595,50
Pernambuco 3.051 - 4.616 3.297,40 3.050,58 3.290,81 3.810,81 4.615,77
Goiás 1.083 - 3.634 1.924,72 1.082,64 2.170,30 3.000,00 3.633,69


Principais locais de trabalho

Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação desenvolvem as atividades em equipe, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados e no período diurno. No caso específico de diretores, podem trabalhar sob pressão, ocasionando estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação

As ocupações de diretores são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior acrescida de programas de treinamento e especialização, correlatos às suas atividades. O pleno exercício das atividades profissionais se dá após cinco anos de experiência. No caso dos turismólogos o mercado de trabalho tem exigido curso superior em nível de bacharelado na área de turismo e/ou hotelaria e no mínimo dois anos de experiência profissional. É desejável o conhecimento de pelo menos um idioma estrangeiro.


Funções e atividades do Planejador de turismo (turismólogo)

Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação devem:

  • analisar mercado;
  • executar planos de negócios;
  • coordenar equipes;
  • garantir qualidade de produtos e serviços;
  • definir planos, políticas e diretrizes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • traçar plano operacional;
  • produzir resultados;
  • realizar pesquisas;
  • comunicar-se;

  • Atividades

    • demonstrar visão de mercado;
    • definir padrões da organização (móveis, uniformes, utensílios etc.);
    • elaborar plano de negócios;
    • estabelecer preços de produtos e serviços;
    • aprovar alterações de padrão;
    • realizar visitas de inspeção;
    • programar eventos;
    • definir políticas de segurança;
    • demonstrar proatividade;
    • aprovar orçamentos;
    • assegurar higiene dos utensílios e do ambiente;
    • definir estratégias de marketing;
    • escolher formas de divulgação;
    • acompanhar mercado de comodities;
    • adequar estratégias e planos;
    • coordenar cerimonial;
    • captar recursos, patrocínios e apoio;
    • elaborar projetos e programas turísticos, culturais e ambientais;
    • demonstrar confiabilidade;
    • alterar produto conforme oscilação de custos e de preço final;
    • comparar condições da concorrência;
    • analisar pesquisa de satisfação do cliente;
    • elaborar planos de lazer e entretenimento;
    • avaliar desempenho de equipes;
    • escolher produtos para promoção;
    • demonstrar liderança;
    • visualizar futuro;
    • prestar consultoria e auditoria;
    • aprovar eventos;
    • captar eventos;
    • avaliar vendas;
    • identificar público alvo;
    • planejar logística terrestre, aérea e aquaviária;
    • definir objetivos;
    • demonstrar agilidade;
    • elaborar planos de turismo;
    • avaliar margem de lucros;
    • conceder entrevistas;
    • gerir informação turística;
    • negociar com fornecedores, clientes e parceiros;
    • atender a franqueados e parceiros;
    • demonstrar dinamismo;
    • firmar contratos de seguros;
    • assegurar qualidade da matéria-prima;
    • assegurar salubridade dos alimentos processados;
    • planejar roteiros turísticos;
    • capacitar pessoas envolvidas no sistema de turismo;
    • monitorar indicadores de desempenho;
    • definir tipos e quantidade de auditorias;
    • autorizar planejamento de cozinhas;
    • coordenar elaboração de planos de uso público;
    • fomentar o envolvimento da sociedade;
    • elaborar orçamentos;
    • selecionar equipes;
    • emitir pareceres e laudos técnicos;
    • participar de processo de licenciamento ambiental;
    • avaliar relatórios;
    • definir parâmetros para cozinhas;
    • demonstrar poder de convencimento;
    • acompanhar desenvolvimento das viagens;
    • analisar oferta e demanda turística;
    • representar empresa em eventos;
    • elaborar plano de marketing turístico;
    • autorizar investimento;
    • avaliar comportamento dos resultados;
    • zelar pela imagem da organização;
    • analisar legislação pertinente;
    • supervisionar qualidade e segurança de atividades, serviços e espaços turísticos;
    • definir políticas de manutenção;
    • avaliar desempenho dos parceiros;
    • analisar pontos turísticos;
    • organizar eventos;
    • definir prioridades;
    • acompanhar concorrência;
    • dispensar gerentes e chefes;
    • prestar contas a superiores;
    • estabelecer relações institucionais;
    • coordenar programas de sensibilização em comunidades;
    • demonstrar flexibilidade;
    • definir políticas de qualidade;
    • firmar contratos de compras;
    • informar-se da situação da organização;
    • solicitar pesquisa de satisfação do cliente;
    • monitorar projetos;
    • definir políticas de promoções para gerentes e chefes;
    • programar promoções;
    • identificar nichos de mercado;
    • planejar eventos;
    • classificar estabelecimentos e prestadores de serviços turísticos;
    • articular com os atores sociais envolvidos;
    • fixar metas;
    • assessorar a realização de eventos;
    • participar de feiras nacionais e internacionais;
    • escolher produtos para veiculação;
    • trabalhar em equipe;
    • aprovar campanhas de marketing;
    • controlar reservas;
    • zelar pelo funcionamento da organização;
    • implementar parcerias;
    • orientar equipes;
    • contratar auditorias;
    • corrigir desvios;
    • gerir recursos materiais e financeiros;
    • elaborar políticas públicas de desenvolvimento do turismo;
    • definir indicadores de desempenho;
    • implementar projetos;
    • inventariar oferta turística;
    • controlar divulgação de produtos;
    • gerir reuniões participativas;
    • realizar diagnósticos turísticos;
    • estabelecer formas de pagamento;
    • ceder vantagens para agências em aliança;
    • definir estratégias de vendas;
    • capacitar equipes;
    • elaborar cronogramas de viagens;
    • cobrar padronização de produtos e serviços;
    • identificar os atores sociais envolvidos;
    • tomar decisões;
    • premiar desempenho de funcionários;
    • decidir políticas de comissionamento;
    • visitar parceiros;
    • elaborar planos de desenvolvimento local;
    • elaborar programas turísticos;
    • supervisionar contratos de serviços turísticos;
    • estabelecer parcerias;
    • gerir custos;
    • elaborar conteúdo programático para capacitação em turismo;
    • calcular retorno de investimento;
    • contatar fornecedores;
    • monitorar eventos;
    • receber visitantes;
    • detectar tendências de mercado;
    • promover funcionários;
    • monitorar metas;
    • demonstrar criatividade;
    • emitir declaração de interesse e relevância turística;
    • definir políticas de benefícios para colaboradores;
    • participar da elaboração de planos de manejo;
    • avaliar impactos socioambientais e econômicos;
    • pesquisar fornecedores;
    • analisar localidades nacionais e internacionais, do ponto de vista turístico;
    • demonstrar fluência em outro idioma;
    • assegurar higiene dos funcionários;
    • demonstrar objetividade;
    • acompanhar contratos negociados;


    Setores que mais contratam Planejador de turismo (turismólogo) no mercado de trabalho

    • Agências de viagens
    • Hotéis
    • Serviços de reservas e outros serviços de turismo não especificados anteriormente
    • Parques de diversão e parques temáticos
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Atividades de teleatendimento
    • Transporte aquaviário para passeios turísticos
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Fabricação de vinho
    • Operadores turísticos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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