Salário para o cargo de Diretor de produção e operações de turismo
CBO 1225-15 > Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação

Diretor de produção e operações de turismo - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Dirigem como representantes dos proprietários, ou acionistas, ou por conta própria, as atividades dos serviços de turismo, de alojamento e de alimentação. Planejam e executam projetos e programas inerentes a atividade turística buscando o desenvovimento sustentável e o fomento do turismo. Para tanto, definem planos, políticas e diretrizes, traçam e executam planos de negócios. Buscam produzir os melhores resultados através de pesquisas e análises de mercado e garantem a qualidade de produtos e serviços oferecidos.

Quanto ganha um Diretor de produção e operações de turismo

Um Diretor de produção e operações de turismo trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.929,75 e R$ 22.008,07, com a média salarial de R$ 6.662,82 e o salário mediana em R$ 4.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor de produção e operações de turismo

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 6.662,82 79.953,83 1.665,70 32,27
1º Quartil 1.929,75 23.156,99 482,44 9,35
Salário Mediana 4.000,00 48.000,00 1.000,00 19,37
3º Quartil 16.784,29 201.411,49 4.196,07 81,30
Teto Salarial 22.008,07 264.096,79 5.502,02 106,60


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de produção e operações
        • Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.519 - 16.156 6.135,56 2.519,11 4.496,50 13.338,34 16.155,80
Brejo Alegre - SP 2.418 - 2.928 2.417,54 2.417,54 2.417,54 2.417,54 2.928,20
Mococa - SP 5.583 - 6.763 5.583,21 5.583,21 5.583,21 5.583,21 6.762,55


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.067 - 24.796 7.674,96 2.066,99 4.776,55 20.471,67 24.795,91
Minas Gerais 1.715 - 4.859 2.572,29 1.715,00 2.288,00 4.011,68 4.859,07


Principais locais de trabalho

Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação desenvolvem as atividades em equipe, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados e no período diurno. No caso específico de diretores, podem trabalhar sob pressão, ocasionando estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação

As ocupações de diretores são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior acrescida de programas de treinamento e especialização, correlatos às suas atividades. O pleno exercício das atividades profissionais se dá após cinco anos de experiência. No caso dos turismólogos o mercado de trabalho tem exigido curso superior em nível de bacharelado na área de turismo e/ou hotelaria e no mínimo dois anos de experiência profissional. É desejável o conhecimento de pelo menos um idioma estrangeiro.


Funções e atividades do Diretor de produção e operações de turismo

Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação devem:

  • traçar plano operacional;
  • realizar pesquisas;
  • executar planos de negócios;
  • definir planos, políticas e diretrizes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • produzir resultados;
  • coordenar equipes;
  • analisar mercado;
  • comunicar-se;
  • garantir qualidade de produtos e serviços;

  • Atividades

    • zelar pela imagem da organização;
    • articular com os atores sociais envolvidos;
    • gerir informação turística;
    • planejar eventos;
    • inventariar oferta turística;
    • promover funcionários;
    • elaborar programas turísticos;
    • estabelecer relações institucionais;
    • avaliar desempenho de equipes;
    • avaliar relatórios;
    • definir objetivos;
    • gerir custos;
    • implementar parcerias;
    • avaliar vendas;
    • estabelecer preços de produtos e serviços;
    • demonstrar liderança;
    • escolher produtos para veiculação;
    • demonstrar objetividade;
    • estabelecer parcerias;
    • acompanhar contratos negociados;
    • contratar auditorias;
    • autorizar investimento;
    • definir prioridades;
    • prestar contas a superiores;
    • aprovar eventos;
    • captar eventos;
    • trabalhar em equipe;
    • elaborar políticas públicas de desenvolvimento do turismo;
    • assegurar qualidade da matéria-prima;
    • planejar roteiros turísticos;
    • elaborar plano de negócios;
    • controlar divulgação de produtos;
    • demonstrar visão de mercado;
    • monitorar metas;
    • acompanhar concorrência;
    • assegurar salubridade dos alimentos processados;
    • analisar pontos turísticos;
    • calcular retorno de investimento;
    • programar promoções;
    • demonstrar poder de convencimento;
    • definir tipos e quantidade de auditorias;
    • analisar legislação pertinente;
    • monitorar projetos;
    • premiar desempenho de funcionários;
    • corrigir desvios;
    • escolher produtos para promoção;
    • capacitar pessoas envolvidas no sistema de turismo;
    • participar da elaboração de planos de manejo;
    • identificar nichos de mercado;
    • participar de feiras nacionais e internacionais;
    • programar eventos;
    • emitir declaração de interesse e relevância turística;
    • analisar localidades nacionais e internacionais, do ponto de vista turístico;
    • supervisionar qualidade e segurança de atividades, serviços e espaços turísticos;
    • dispensar gerentes e chefes;
    • definir estratégias de vendas;
    • definir padrões da organização (móveis, uniformes, utensílios etc.);
    • identificar os atores sociais envolvidos;
    • coordenar elaboração de planos de uso público;
    • avaliar margem de lucros;
    • conceder entrevistas;
    • assegurar higiene dos funcionários;
    • monitorar eventos;
    • gerir reuniões participativas;
    • pesquisar fornecedores;
    • demonstrar fluência em outro idioma;
    • realizar visitas de inspeção;
    • autorizar planejamento de cozinhas;
    • contatar fornecedores;
    • assessorar a realização de eventos;
    • elaborar planos de lazer e entretenimento;
    • estabelecer formas de pagamento;
    • acompanhar mercado de comodities;
    • adequar estratégias e planos;
    • demonstrar criatividade;
    • controlar reservas;
    • realizar diagnósticos turísticos;
    • aprovar alterações de padrão;
    • classificar estabelecimentos e prestadores de serviços turísticos;
    • avaliar desempenho dos parceiros;
    • emitir pareceres e laudos técnicos;
    • fixar metas;
    • detectar tendências de mercado;
    • definir parâmetros para cozinhas;
    • ceder vantagens para agências em aliança;
    • definir políticas de qualidade;
    • receber visitantes;
    • avaliar impactos socioambientais e econômicos;
    • definir indicadores de desempenho;
    • elaborar orçamentos;
    • demonstrar dinamismo;
    • tomar decisões;
    • demonstrar flexibilidade;
    • participar de processo de licenciamento ambiental;
    • definir políticas de manutenção;
    • elaborar projetos e programas turísticos, culturais e ambientais;
    • definir estratégias de marketing;
    • elaborar cronogramas de viagens;
    • firmar contratos de seguros;
    • atender a franqueados e parceiros;
    • decidir políticas de comissionamento;
    • visualizar futuro;
    • negociar com fornecedores, clientes e parceiros;
    • demonstrar agilidade;
    • orientar equipes;
    • representar empresa em eventos;
    • definir políticas de promoções para gerentes e chefes;
    • fomentar o envolvimento da sociedade;
    • demonstrar proatividade;
    • organizar eventos;
    • capacitar equipes;
    • prestar consultoria e auditoria;
    • definir políticas de segurança;
    • elaborar planos de desenvolvimento local;
    • escolher formas de divulgação;
    • captar recursos, patrocínios e apoio;
    • comparar condições da concorrência;
    • selecionar equipes;
    • implementar projetos;
    • analisar pesquisa de satisfação do cliente;
    • identificar público alvo;
    • visitar parceiros;
    • planejar logística terrestre, aérea e aquaviária;
    • assegurar higiene dos utensílios e do ambiente;
    • monitorar indicadores de desempenho;
    • coordenar programas de sensibilização em comunidades;
    • avaliar comportamento dos resultados;
    • cobrar padronização de produtos e serviços;
    • aprovar orçamentos;
    • definir políticas de benefícios para colaboradores;
    • gerir recursos materiais e financeiros;
    • solicitar pesquisa de satisfação do cliente;
    • informar-se da situação da organização;
    • elaborar planos de turismo;
    • alterar produto conforme oscilação de custos e de preço final;
    • demonstrar confiabilidade;
    • aprovar campanhas de marketing;
    • zelar pelo funcionamento da organização;
    • elaborar conteúdo programático para capacitação em turismo;
    • acompanhar desenvolvimento das viagens;
    • firmar contratos de compras;
    • analisar oferta e demanda turística;
    • coordenar cerimonial;
    • supervisionar contratos de serviços turísticos;
    • elaborar plano de marketing turístico;


    Setores que mais contratam Diretor de produção e operações de turismo no mercado de trabalho

    • Agências de viagens
    • Administração pública em geral
    • Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, intermunicipal em região metropolitana
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
    • Atividades de teleatendimento
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Serviços de reservas e outros serviços de turismo não especificados anteriormente
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Hotéis
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Técnico petroquímico
    Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás

    Técnico petroquímico