Salário para o cargo de Diretor de produção e operações de turismo
CBO 1225-15 > Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação

Diretor de produção e operações de turismo - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Dirigem como representantes dos proprietários, ou acionistas, ou por conta própria, as atividades dos serviços de turismo, de alojamento e de alimentação. Planejam e executam projetos e programas inerentes a atividade turística buscando o desenvovimento sustentável e o fomento do turismo. Para tanto, definem planos, políticas e diretrizes, traçam e executam planos de negócios. Buscam produzir os melhores resultados através de pesquisas e análises de mercado e garantem a qualidade de produtos e serviços oferecidos.

Quanto ganha um Diretor de produção e operações de turismo

Um Diretor de produção e operações de turismo trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.929,75 e R$ 22.008,07, com a média salarial de R$ 6.662,82 e o salário mediana em R$ 4.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor de produção e operações de turismo

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 6.662,82 79.953,83 1.665,70 32,27
1º Quartil 1.929,75 23.156,99 482,44 9,35
Salário Mediana 4.000,00 48.000,00 1.000,00 19,37
3º Quartil 16.784,29 201.411,49 4.196,07 81,30
Teto Salarial 22.008,07 264.096,79 5.502,02 106,60


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de produção e operações
        • Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.519 - 16.156 6.135,56 2.519,11 4.496,50 13.338,34 16.155,80
Brejo Alegre - SP 2.418 - 2.928 2.417,54 2.417,54 2.417,54 2.417,54 2.928,20
Mococa - SP 5.583 - 6.763 5.583,21 5.583,21 5.583,21 5.583,21 6.762,55


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.067 - 24.796 7.674,96 2.066,99 4.776,55 20.471,67 24.795,91
Minas Gerais 1.715 - 4.859 2.572,29 1.715,00 2.288,00 4.011,68 4.859,07


Principais locais de trabalho

Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação desenvolvem as atividades em equipe, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados e no período diurno. No caso específico de diretores, podem trabalhar sob pressão, ocasionando estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação

As ocupações de diretores são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior acrescida de programas de treinamento e especialização, correlatos às suas atividades. O pleno exercício das atividades profissionais se dá após cinco anos de experiência. No caso dos turismólogos o mercado de trabalho tem exigido curso superior em nível de bacharelado na área de turismo e/ou hotelaria e no mínimo dois anos de experiência profissional. É desejável o conhecimento de pelo menos um idioma estrangeiro.


Funções e atividades do Diretor de produção e operações de turismo

Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação devem:

  • traçar plano operacional;
  • executar planos de negócios;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • analisar mercado;
  • produzir resultados;
  • garantir qualidade de produtos e serviços;
  • realizar pesquisas;
  • coordenar equipes;
  • definir planos, políticas e diretrizes;

  • Atividades

    • avaliar impactos socioambientais e econômicos;
    • planejar eventos;
    • capacitar equipes;
    • supervisionar contratos de serviços turísticos;
    • identificar os atores sociais envolvidos;
    • fomentar o envolvimento da sociedade;
    • avaliar margem de lucros;
    • coordenar elaboração de planos de uso público;
    • demonstrar confiabilidade;
    • estabelecer preços de produtos e serviços;
    • definir políticas de segurança;
    • demonstrar liderança;
    • ceder vantagens para agências em aliança;
    • participar de processo de licenciamento ambiental;
    • assegurar salubridade dos alimentos processados;
    • calcular retorno de investimento;
    • demonstrar objetividade;
    • definir políticas de qualidade;
    • avaliar relatórios;
    • alterar produto conforme oscilação de custos e de preço final;
    • definir estratégias de vendas;
    • solicitar pesquisa de satisfação do cliente;
    • coordenar cerimonial;
    • aprovar eventos;
    • emitir pareceres e laudos técnicos;
    • receber visitantes;
    • contatar fornecedores;
    • gerir custos;
    • visualizar futuro;
    • definir políticas de promoções para gerentes e chefes;
    • demonstrar visão de mercado;
    • realizar visitas de inspeção;
    • gerir recursos materiais e financeiros;
    • articular com os atores sociais envolvidos;
    • representar empresa em eventos;
    • escolher formas de divulgação;
    • controlar reservas;
    • prestar contas a superiores;
    • demonstrar proatividade;
    • monitorar projetos;
    • implementar projetos;
    • definir políticas de manutenção;
    • detectar tendências de mercado;
    • acompanhar contratos negociados;
    • realizar diagnósticos turísticos;
    • elaborar planos de lazer e entretenimento;
    • identificar nichos de mercado;
    • demonstrar criatividade;
    • conceder entrevistas;
    • monitorar indicadores de desempenho;
    • identificar público alvo;
    • demonstrar dinamismo;
    • demonstrar poder de convencimento;
    • autorizar investimento;
    • elaborar cronogramas de viagens;
    • definir estratégias de marketing;
    • escolher produtos para veiculação;
    • planejar roteiros turísticos;
    • tomar decisões;
    • orientar equipes;
    • elaborar projetos e programas turísticos, culturais e ambientais;
    • definir parâmetros para cozinhas;
    • elaborar plano de negócios;
    • definir padrões da organização (móveis, uniformes, utensílios etc.);
    • demonstrar fluência em outro idioma;
    • analisar localidades nacionais e internacionais, do ponto de vista turístico;
    • implementar parcerias;
    • comparar condições da concorrência;
    • visitar parceiros;
    • zelar pela imagem da organização;
    • pesquisar fornecedores;
    • prestar consultoria e auditoria;
    • assegurar higiene dos utensílios e do ambiente;
    • elaborar planos de desenvolvimento local;
    • avaliar vendas;
    • elaborar políticas públicas de desenvolvimento do turismo;
    • atender a franqueados e parceiros;
    • selecionar equipes;
    • elaborar orçamentos;
    • estabelecer parcerias;
    • classificar estabelecimentos e prestadores de serviços turísticos;
    • estabelecer relações institucionais;
    • escolher produtos para promoção;
    • corrigir desvios;
    • adequar estratégias e planos;
    • cobrar padronização de produtos e serviços;
    • demonstrar agilidade;
    • definir indicadores de desempenho;
    • fixar metas;
    • acompanhar mercado de comodities;
    • demonstrar flexibilidade;
    • participar de feiras nacionais e internacionais;
    • definir políticas de benefícios para colaboradores;
    • negociar com fornecedores, clientes e parceiros;
    • elaborar conteúdo programático para capacitação em turismo;
    • organizar eventos;
    • planejar logística terrestre, aérea e aquaviária;
    • programar eventos;
    • supervisionar qualidade e segurança de atividades, serviços e espaços turísticos;
    • dispensar gerentes e chefes;
    • firmar contratos de compras;
    • trabalhar em equipe;
    • promover funcionários;
    • premiar desempenho de funcionários;
    • inventariar oferta turística;
    • definir tipos e quantidade de auditorias;
    • aprovar orçamentos;
    • gerir informação turística;
    • coordenar programas de sensibilização em comunidades;
    • firmar contratos de seguros;
    • participar da elaboração de planos de manejo;
    • programar promoções;
    • analisar legislação pertinente;
    • assessorar a realização de eventos;
    • gerir reuniões participativas;
    • capacitar pessoas envolvidas no sistema de turismo;
    • zelar pelo funcionamento da organização;
    • acompanhar concorrência;
    • elaborar plano de marketing turístico;
    • assegurar higiene dos funcionários;
    • monitorar metas;
    • analisar oferta e demanda turística;
    • decidir políticas de comissionamento;
    • emitir declaração de interesse e relevância turística;
    • captar eventos;
    • elaborar planos de turismo;
    • definir objetivos;
    • informar-se da situação da organização;
    • analisar pesquisa de satisfação do cliente;
    • monitorar eventos;
    • acompanhar desenvolvimento das viagens;
    • contratar auditorias;
    • assegurar qualidade da matéria-prima;
    • estabelecer formas de pagamento;
    • analisar pontos turísticos;
    • captar recursos, patrocínios e apoio;
    • aprovar alterações de padrão;
    • controlar divulgação de produtos;
    • elaborar programas turísticos;
    • definir prioridades;
    • autorizar planejamento de cozinhas;
    • avaliar comportamento dos resultados;
    • avaliar desempenho de equipes;
    • avaliar desempenho dos parceiros;
    • aprovar campanhas de marketing;


    Setores que mais contratam Diretor de produção e operações de turismo no mercado de trabalho

    • Agências de viagens
    • Administração pública em geral
    • Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, intermunicipal em região metropolitana
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
    • Atividades de teleatendimento
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Serviços de reservas e outros serviços de turismo não especificados anteriormente
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Hotéis
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: