Salário para o cargo de Turismólogo
CBO 1225-20 > Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação

Turismólogo - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Dirigem como representantes dos proprietários, ou acionistas, ou por conta própria, as atividades dos serviços de turismo, de alojamento e de alimentação. Planejam e executam projetos e programas inerentes a atividade turística buscando o desenvovimento sustentável e o fomento do turismo. Para tanto, definem planos, políticas e diretrizes, traçam e executam planos de negócios. Buscam produzir os melhores resultados através de pesquisas e análises de mercado e garantem a qualidade de produtos e serviços oferecidos.

Quanto ganha um Turismólogo

Um Turismólogo trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.260,16 e R$ 5.529,99, com a média salarial de R$ 2.344,96 e o salário mediana em R$ 1.899,02 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Turismólogo

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.344,96 28.139,47 586,24 11,16
1º Quartil 1.260,16 15.121,90 315,04 6,00
Salário Mediana 1.899,02 22.788,24 474,76 9,04
3º Quartil 4.217,41 50.608,92 1.054,35 20,07
Teto Salarial 5.529,99 66.359,94 1.382,50 26,31


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de produção e operações
        • Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.515 - 4.413 2.616,28 1.515,00 2.576,25 3.642,99 4.412,50
Brasília - DF 1.726 - 3.658 2.216,47 1.725,53 1.970,85 3.019,90 3.657,80
Mata de São Joao - BA 1.690 - 2.300 1.850,68 1.689,54 1.899,02 1.899,02 2.300,15
Belo Horizonte - MG 1.299 - 7.314 2.827,04 1.299,17 1.700,00 6.038,33 7.313,81
Ponta Grossa - PR 1.400 - 1.696 1.400,00 1.400,00 1.400,00 1.400,00 1.695,72
Gramado - RS 1.811 - 2.193 1.810,85 1.810,85 1.810,85 1.810,85 2.193,36
Laranjeiras - SE 1.045 - 1.266 1.045,00 1.045,00 1.045,00 1.045,00 1.265,74


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.498 - 4.372 2.441,89 1.498,09 2.344,39 3.609,28 4.371,67
Minas Gerais 1.205 - 6.636 2.520,77 1.204,59 1.570,50 5.478,80 6.636,09
Distrito Federal 1.726 - 3.658 2.216,47 1.725,53 1.970,85 3.019,90 3.657,80
Bahia 1.690 - 2.300 1.850,68 1.689,54 1.899,02 1.899,02 2.300,15
Rio Grande do Sul 1.331 - 5.329 2.228,83 1.331,45 1.810,85 4.400,00 5.329,41
Paraná 1.400 - 2.659 1.653,64 1.400,00 1.400,00 2.195,00 2.658,65
Rio de Janeiro 1.307 - 22.505 3.997,71 1.307,47 1.387,70 18.580,00 22.504,65
Sergipe 1.045 - 2.595 1.227,98 1.045,00 1.045,00 2.142,86 2.595,50
Pernambuco 3.051 - 4.616 3.297,40 3.050,58 3.290,81 3.810,81 4.615,77
Goiás 1.083 - 3.634 1.924,72 1.082,64 2.170,30 3.000,00 3.633,69


Principais locais de trabalho

Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação desenvolvem as atividades em equipe, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados e no período diurno. No caso específico de diretores, podem trabalhar sob pressão, ocasionando estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação

As ocupações de diretores são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior acrescida de programas de treinamento e especialização, correlatos às suas atividades. O pleno exercício das atividades profissionais se dá após cinco anos de experiência. No caso dos turismólogos o mercado de trabalho tem exigido curso superior em nível de bacharelado na área de turismo e/ou hotelaria e no mínimo dois anos de experiência profissional. É desejável o conhecimento de pelo menos um idioma estrangeiro.


Funções e atividades do Turismólogo

Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação devem:

  • comunicar-se;
  • executar planos de negócios;
  • definir planos, políticas e diretrizes;
  • analisar mercado;
  • garantir qualidade de produtos e serviços;
  • produzir resultados;
  • traçar plano operacional;
  • coordenar equipes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar pesquisas;

  • Atividades

    • definir tipos e quantidade de auditorias;
    • contatar fornecedores;
    • realizar visitas de inspeção;
    • ceder vantagens para agências em aliança;
    • estabelecer preços de produtos e serviços;
    • avaliar desempenho dos parceiros;
    • visitar parceiros;
    • premiar desempenho de funcionários;
    • participar de feiras nacionais e internacionais;
    • promover funcionários;
    • elaborar projetos e programas turísticos, culturais e ambientais;
    • elaborar programas turísticos;
    • informar-se da situação da organização;
    • alterar produto conforme oscilação de custos e de preço final;
    • demonstrar visão de mercado;
    • assegurar higiene dos utensílios e do ambiente;
    • prestar consultoria e auditoria;
    • identificar nichos de mercado;
    • tomar decisões;
    • emitir declaração de interesse e relevância turística;
    • dispensar gerentes e chefes;
    • definir políticas de segurança;
    • demonstrar flexibilidade;
    • estabelecer relações institucionais;
    • identificar os atores sociais envolvidos;
    • demonstrar agilidade;
    • gerir custos;
    • receber visitantes;
    • gerir informação turística;
    • definir estratégias de vendas;
    • elaborar plano de negócios;
    • cobrar padronização de produtos e serviços;
    • programar promoções;
    • definir estratégias de marketing;
    • definir parâmetros para cozinhas;
    • captar eventos;
    • negociar com fornecedores, clientes e parceiros;
    • controlar reservas;
    • analisar localidades nacionais e internacionais, do ponto de vista turístico;
    • avaliar relatórios;
    • detectar tendências de mercado;
    • definir prioridades;
    • demonstrar poder de convencimento;
    • definir indicadores de desempenho;
    • autorizar investimento;
    • coordenar cerimonial;
    • avaliar vendas;
    • analisar pesquisa de satisfação do cliente;
    • solicitar pesquisa de satisfação do cliente;
    • aprovar eventos;
    • estabelecer parcerias;
    • contratar auditorias;
    • avaliar margem de lucros;
    • aprovar campanhas de marketing;
    • elaborar cronogramas de viagens;
    • demonstrar dinamismo;
    • autorizar planejamento de cozinhas;
    • emitir pareceres e laudos técnicos;
    • planejar roteiros turísticos;
    • acompanhar mercado de comodities;
    • demonstrar proatividade;
    • definir políticas de manutenção;
    • gerir recursos materiais e financeiros;
    • prestar contas a superiores;
    • assessorar a realização de eventos;
    • definir políticas de benefícios para colaboradores;
    • planejar eventos;
    • assegurar salubridade dos alimentos processados;
    • gerir reuniões participativas;
    • definir políticas de qualidade;
    • escolher produtos para promoção;
    • identificar público alvo;
    • monitorar metas;
    • aprovar alterações de padrão;
    • orientar equipes;
    • capacitar pessoas envolvidas no sistema de turismo;
    • avaliar impactos socioambientais e econômicos;
    • participar da elaboração de planos de manejo;
    • comparar condições da concorrência;
    • escolher formas de divulgação;
    • assegurar higiene dos funcionários;
    • monitorar projetos;
    • estabelecer formas de pagamento;
    • selecionar equipes;
    • demonstrar criatividade;
    • supervisionar qualidade e segurança de atividades, serviços e espaços turísticos;
    • aprovar orçamentos;
    • zelar pelo funcionamento da organização;
    • avaliar desempenho de equipes;
    • elaborar orçamentos;
    • elaborar planos de turismo;
    • definir padrões da organização (móveis, uniformes, utensílios etc.);
    • inventariar oferta turística;
    • visualizar futuro;
    • analisar oferta e demanda turística;
    • demonstrar fluência em outro idioma;
    • realizar diagnósticos turísticos;
    • organizar eventos;
    • controlar divulgação de produtos;
    • elaborar planos de desenvolvimento local;
    • acompanhar contratos negociados;
    • analisar pontos turísticos;
    • acompanhar desenvolvimento das viagens;
    • firmar contratos de compras;
    • programar eventos;
    • demonstrar objetividade;
    • atender a franqueados e parceiros;
    • demonstrar liderança;
    • elaborar planos de lazer e entretenimento;
    • definir políticas de promoções para gerentes e chefes;
    • calcular retorno de investimento;
    • capacitar equipes;
    • elaborar conteúdo programático para capacitação em turismo;
    • coordenar elaboração de planos de uso público;
    • monitorar eventos;
    • captar recursos, patrocínios e apoio;
    • fixar metas;
    • pesquisar fornecedores;
    • elaborar políticas públicas de desenvolvimento do turismo;
    • elaborar plano de marketing turístico;
    • escolher produtos para veiculação;
    • participar de processo de licenciamento ambiental;
    • demonstrar confiabilidade;
    • representar empresa em eventos;
    • coordenar programas de sensibilização em comunidades;
    • articular com os atores sociais envolvidos;
    • adequar estratégias e planos;
    • classificar estabelecimentos e prestadores de serviços turísticos;
    • implementar parcerias;
    • zelar pela imagem da organização;
    • trabalhar em equipe;
    • fomentar o envolvimento da sociedade;
    • corrigir desvios;
    • definir objetivos;
    • supervisionar contratos de serviços turísticos;
    • acompanhar concorrência;
    • analisar legislação pertinente;
    • conceder entrevistas;
    • avaliar comportamento dos resultados;
    • implementar projetos;
    • planejar logística terrestre, aérea e aquaviária;
    • monitorar indicadores de desempenho;
    • assegurar qualidade da matéria-prima;
    • firmar contratos de seguros;
    • decidir políticas de comissionamento;


    Setores que mais contratam Turismólogo no mercado de trabalho

    • Agências de viagens
    • Hotéis
    • Serviços de reservas e outros serviços de turismo não especificados anteriormente
    • Parques de diversão e parques temáticos
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Atividades de teleatendimento
    • Transporte aquaviário para passeios turísticos
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Fabricação de vinho
    • Operadores turísticos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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