Salário para o cargo de Gestor em turismo (turismólogo)
CBO 1225-20 > Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação

Gestor em turismo (turismólogo) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Dirigem como representantes dos proprietários, ou acionistas, ou por conta própria, as atividades dos serviços de turismo, de alojamento e de alimentação. Planejam e executam projetos e programas inerentes a atividade turística buscando o desenvovimento sustentável e o fomento do turismo. Para tanto, definem planos, políticas e diretrizes, traçam e executam planos de negócios. Buscam produzir os melhores resultados através de pesquisas e análises de mercado e garantem a qualidade de produtos e serviços oferecidos.

Quanto ganha um Gestor em turismo (turismólogo)

Um Gestor em turismo (turismólogo) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.132,15 e R$ 6.480,05, com a média salarial de R$ 3.238,29 e o salário mediana em R$ 2.824,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gestor em turismo (turismólogo)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.238,29 38.859,50 809,57 15,46
1º Quartil 2.132,15 25.585,75 533,04 10,18
Salário Mediana 2.824,00 33.888,00 706,00 13,48
3º Quartil 4.941,97 59.303,60 1.235,49 23,59
Teto Salarial 6.480,05 77.760,65 1.620,01 30,93


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de produção e operações
        • Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.260 - 7.602 4.109,04 2.260,00 4.087,50 6.276,20 7.601,92
São Caetano do Sul - SP 3.109 - 3.973 3.237,25 3.109,00 3.280,00 3.280,00 3.972,83
Belo Horizonte - MG 1.708 - 6.984 3.040,16 1.707,50 2.379,00 5.765,75 6.983,65
Itu - SP 1.926 - 2.333 1.926,03 1.926,00 1.926,00 1.926,08 2.332,93
Rio de Janeiro - RJ 3.011 - 10.407 4.800,15 3.010,67 3.800,00 8.592,00 10.406,89
Manaus - AM 2.773 - 7.079 3.839,24 2.773,00 2.773,00 5.844,33 7.078,83
Ponta Grossa - PR 1.716 - 2.183 1.735,22 1.716,00 1.716,00 1.802,50 2.183,24
Mata de São Joao - BA 2.260 - 2.738 2.260,06 2.260,00 2.260,00 2.260,27 2.737,70
Brasília - DF 1.980 - 3.416 2.263,89 1.980,00 2.118,00 2.820,00 3.415,67
Jundiaí - SP 6.388 - 9.084 6.789,29 6.388,00 6.597,00 7.500,00 9.084,23
Ilhéus - BA 1.412 - 1.762 1.448,86 1.412,00 1.455,00 1.455,00 1.762,34
Florianópolis - SC 2.180 - 3.270 2.390,58 2.180,04 2.287,22 2.700,00 3.270,32
Foz do Iguaçu - PR 3.932 - 9.742 5.188,00 3.932,00 3.932,00 8.043,00 9.741,92


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.046 - 6.825 3.541,17 2.046,16 3.280,00 5.634,38 6.824,53
Minas Gerais 1.702 - 6.435 2.997,29 1.702,00 2.379,00 5.312,60 6.434,78
Bahia 1.446 - 3.736 2.110,17 1.446,40 2.260,00 3.084,11 3.735,56
Paraná 1.716 - 7.298 2.968,36 1.716,00 1.716,00 6.025,33 7.298,06
Rio de Janeiro 3.011 - 10.407 4.800,15 3.010,67 3.800,00 8.592,00 10.406,89
Santa Catarina 2.190 - 4.053 2.598,58 2.189,68 2.287,44 3.346,00 4.052,78
Amazonas 2.773 - 7.079 3.839,24 2.773,00 2.773,00 5.844,33 7.078,83
Distrito Federal 1.980 - 3.416 2.263,89 1.980,00 2.118,00 2.820,00 3.415,67
Mato Grosso do Sul 1.610 - 6.662 2.985,00 1.610,00 2.500,00 5.500,00 6.661,77
Rio Grande do Sul 1.800 - 4.524 2.629,33 1.800,00 2.598,00 3.735,00 4.523,94


Principais locais de trabalho

Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação desenvolvem as atividades em equipe, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados e no período diurno. No caso específico de diretores, podem trabalhar sob pressão, ocasionando estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação

As ocupações de diretores são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior acrescida de programas de treinamento e especialização, correlatos às suas atividades. O pleno exercício das atividades profissionais se dá após cinco anos de experiência. No caso dos turismólogos o mercado de trabalho tem exigido curso superior em nível de bacharelado na área de turismo e/ou hotelaria e no mínimo dois anos de experiência profissional. É desejável o conhecimento de pelo menos um idioma estrangeiro.


Funções e atividades do Gestor em turismo (turismólogo)

Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação devem:

  • definir planos, políticas e diretrizes;
  • analisar mercado;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar pesquisas;
  • comunicar-se;
  • produzir resultados;
  • traçar plano operacional;
  • garantir qualidade de produtos e serviços;
  • executar planos de negócios;
  • coordenar equipes;

  • Atividades

    • elaborar conteúdo programático para capacitação em turismo;
    • avaliar comportamento dos resultados;
    • elaborar políticas públicas de desenvolvimento do turismo;
    • assegurar qualidade da matéria-prima;
    • controlar reservas;
    • dispensar gerentes e chefes;
    • demonstrar criatividade;
    • prestar contas a superiores;
    • avaliar margem de lucros;
    • elaborar plano de negócios;
    • implementar projetos;
    • gerir custos;
    • detectar tendências de mercado;
    • corrigir desvios;
    • demonstrar poder de convencimento;
    • contatar fornecedores;
    • selecionar equipes;
    • assegurar higiene dos funcionários;
    • acompanhar mercado de comodities;
    • participar de processo de licenciamento ambiental;
    • monitorar eventos;
    • elaborar programas turísticos;
    • programar eventos;
    • promover funcionários;
    • avaliar relatórios;
    • demonstrar fluência em outro idioma;
    • elaborar orçamentos;
    • aprovar eventos;
    • monitorar indicadores de desempenho;
    • coordenar elaboração de planos de uso público;
    • demonstrar objetividade;
    • gerir reuniões participativas;
    • planejar eventos;
    • demonstrar agilidade;
    • planejar roteiros turísticos;
    • definir políticas de segurança;
    • identificar os atores sociais envolvidos;
    • escolher formas de divulgação;
    • assegurar higiene dos utensílios e do ambiente;
    • estabelecer preços de produtos e serviços;
    • organizar eventos;
    • elaborar planos de turismo;
    • alterar produto conforme oscilação de custos e de preço final;
    • assegurar salubridade dos alimentos processados;
    • escolher produtos para veiculação;
    • estabelecer formas de pagamento;
    • negociar com fornecedores, clientes e parceiros;
    • emitir pareceres e laudos técnicos;
    • definir padrões da organização (móveis, uniformes, utensílios etc.);
    • captar recursos, patrocínios e apoio;
    • demonstrar liderança;
    • avaliar impactos socioambientais e econômicos;
    • definir parâmetros para cozinhas;
    • comparar condições da concorrência;
    • atender a franqueados e parceiros;
    • calcular retorno de investimento;
    • analisar pesquisa de satisfação do cliente;
    • trabalhar em equipe;
    • aprovar alterações de padrão;
    • demonstrar dinamismo;
    • representar empresa em eventos;
    • acompanhar desenvolvimento das viagens;
    • informar-se da situação da organização;
    • aprovar orçamentos;
    • escolher produtos para promoção;
    • visitar parceiros;
    • definir tipos e quantidade de auditorias;
    • monitorar projetos;
    • solicitar pesquisa de satisfação do cliente;
    • firmar contratos de seguros;
    • demonstrar visão de mercado;
    • assessorar a realização de eventos;
    • definir indicadores de desempenho;
    • analisar localidades nacionais e internacionais, do ponto de vista turístico;
    • articular com os atores sociais envolvidos;
    • zelar pela imagem da organização;
    • premiar desempenho de funcionários;
    • classificar estabelecimentos e prestadores de serviços turísticos;
    • acompanhar concorrência;
    • elaborar planos de lazer e entretenimento;
    • definir políticas de promoções para gerentes e chefes;
    • elaborar plano de marketing turístico;
    • estabelecer relações institucionais;
    • pesquisar fornecedores;
    • coordenar programas de sensibilização em comunidades;
    • orientar equipes;
    • adequar estratégias e planos;
    • zelar pelo funcionamento da organização;
    • definir políticas de qualidade;
    • autorizar investimento;
    • planejar logística terrestre, aérea e aquaviária;
    • captar eventos;
    • gerir informação turística;
    • capacitar equipes;
    • monitorar metas;
    • contratar auditorias;
    • definir estratégias de marketing;
    • definir prioridades;
    • supervisionar qualidade e segurança de atividades, serviços e espaços turísticos;
    • estabelecer parcerias;
    • receber visitantes;
    • conceder entrevistas;
    • definir políticas de manutenção;
    • realizar diagnósticos turísticos;
    • prestar consultoria e auditoria;
    • analisar pontos turísticos;
    • elaborar planos de desenvolvimento local;
    • demonstrar proatividade;
    • programar promoções;
    • definir objetivos;
    • autorizar planejamento de cozinhas;
    • participar de feiras nacionais e internacionais;
    • analisar oferta e demanda turística;
    • cobrar padronização de produtos e serviços;
    • decidir políticas de comissionamento;
    • emitir declaração de interesse e relevância turística;
    • controlar divulgação de produtos;
    • supervisionar contratos de serviços turísticos;
    • avaliar desempenho de equipes;
    • avaliar vendas;
    • identificar nichos de mercado;
    • gerir recursos materiais e financeiros;
    • firmar contratos de compras;
    • elaborar cronogramas de viagens;
    • fixar metas;
    • elaborar projetos e programas turísticos, culturais e ambientais;
    • tomar decisões;
    • coordenar cerimonial;
    • definir estratégias de vendas;
    • analisar legislação pertinente;
    • demonstrar flexibilidade;
    • participar da elaboração de planos de manejo;
    • inventariar oferta turística;
    • aprovar campanhas de marketing;
    • capacitar pessoas envolvidas no sistema de turismo;
    • ceder vantagens para agências em aliança;
    • fomentar o envolvimento da sociedade;
    • realizar visitas de inspeção;
    • avaliar desempenho dos parceiros;
    • visualizar futuro;
    • identificar público alvo;
    • demonstrar confiabilidade;
    • definir políticas de benefícios para colaboradores;
    • acompanhar contratos negociados;
    • implementar parcerias;


    Setores que mais contratam Gestor em turismo (turismólogo) no mercado de trabalho

    • Agências de viagens
    • Hotéis
    • Operadores turísticos
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços de reservas e outros serviços de turismo não especificados anteriormente
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de teleatendimento
    • Administração pública em geral
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Outras atividades de ensino




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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