Salário para o cargo de Gestor em turismo (turismólogo)
CBO 1225-20 > Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação

Gestor em turismo (turismólogo) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Dirigem como representantes dos proprietários, ou acionistas, ou por conta própria, as atividades dos serviços de turismo, de alojamento e de alimentação. Planejam e executam projetos e programas inerentes a atividade turística buscando o desenvovimento sustentável e o fomento do turismo. Para tanto, definem planos, políticas e diretrizes, traçam e executam planos de negócios. Buscam produzir os melhores resultados através de pesquisas e análises de mercado e garantem a qualidade de produtos e serviços oferecidos.

Quanto ganha um Gestor em turismo (turismólogo)

Um Gestor em turismo (turismólogo) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.260,16 e R$ 5.529,99, com a média salarial de R$ 2.344,96 e o salário mediana em R$ 1.899,02 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gestor em turismo (turismólogo)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.344,96 28.139,47 586,24 11,16
1º Quartil 1.260,16 15.121,90 315,04 6,00
Salário Mediana 1.899,02 22.788,24 474,76 9,04
3º Quartil 4.217,41 50.608,92 1.054,35 20,07
Teto Salarial 5.529,99 66.359,94 1.382,50 26,31


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de produção e operações
        • Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.515 - 4.413 2.616,28 1.515,00 2.576,25 3.642,99 4.412,50
Brasília - DF 1.726 - 3.658 2.216,47 1.725,53 1.970,85 3.019,90 3.657,80
Mata de São Joao - BA 1.690 - 2.300 1.850,68 1.689,54 1.899,02 1.899,02 2.300,15
Belo Horizonte - MG 1.299 - 7.314 2.827,04 1.299,17 1.700,00 6.038,33 7.313,81
Ponta Grossa - PR 1.400 - 1.696 1.400,00 1.400,00 1.400,00 1.400,00 1.695,72
Gramado - RS 1.811 - 2.193 1.810,85 1.810,85 1.810,85 1.810,85 2.193,36
Laranjeiras - SE 1.045 - 1.266 1.045,00 1.045,00 1.045,00 1.045,00 1.265,74


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.498 - 4.372 2.441,89 1.498,09 2.344,39 3.609,28 4.371,67
Minas Gerais 1.205 - 6.636 2.520,77 1.204,59 1.570,50 5.478,80 6.636,09
Distrito Federal 1.726 - 3.658 2.216,47 1.725,53 1.970,85 3.019,90 3.657,80
Bahia 1.690 - 2.300 1.850,68 1.689,54 1.899,02 1.899,02 2.300,15
Rio Grande do Sul 1.331 - 5.329 2.228,83 1.331,45 1.810,85 4.400,00 5.329,41
Paraná 1.400 - 2.659 1.653,64 1.400,00 1.400,00 2.195,00 2.658,65
Rio de Janeiro 1.307 - 22.505 3.997,71 1.307,47 1.387,70 18.580,00 22.504,65
Sergipe 1.045 - 2.595 1.227,98 1.045,00 1.045,00 2.142,86 2.595,50
Pernambuco 3.051 - 4.616 3.297,40 3.050,58 3.290,81 3.810,81 4.615,77
Goiás 1.083 - 3.634 1.924,72 1.082,64 2.170,30 3.000,00 3.633,69


Principais locais de trabalho

Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação desenvolvem as atividades em equipe, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados e no período diurno. No caso específico de diretores, podem trabalhar sob pressão, ocasionando estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação

As ocupações de diretores são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior acrescida de programas de treinamento e especialização, correlatos às suas atividades. O pleno exercício das atividades profissionais se dá após cinco anos de experiência. No caso dos turismólogos o mercado de trabalho tem exigido curso superior em nível de bacharelado na área de turismo e/ou hotelaria e no mínimo dois anos de experiência profissional. É desejável o conhecimento de pelo menos um idioma estrangeiro.


Funções e atividades do Gestor em turismo (turismólogo)

Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação devem:

  • analisar mercado;
  • coordenar equipes;
  • garantir qualidade de produtos e serviços;
  • comunicar-se;
  • traçar plano operacional;
  • definir planos, políticas e diretrizes;
  • executar planos de negócios;
  • realizar pesquisas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • produzir resultados;

  • Atividades

    • monitorar metas;
    • analisar pontos turísticos;
    • coordenar programas de sensibilização em comunidades;
    • acompanhar mercado de comodities;
    • detectar tendências de mercado;
    • gerir custos;
    • definir políticas de promoções para gerentes e chefes;
    • acompanhar desenvolvimento das viagens;
    • analisar legislação pertinente;
    • aprovar campanhas de marketing;
    • capacitar equipes;
    • identificar nichos de mercado;
    • gerir informação turística;
    • captar recursos, patrocínios e apoio;
    • participar de feiras nacionais e internacionais;
    • planejar eventos;
    • elaborar orçamentos;
    • firmar contratos de compras;
    • implementar parcerias;
    • avaliar vendas;
    • avaliar impactos socioambientais e econômicos;
    • definir políticas de qualidade;
    • classificar estabelecimentos e prestadores de serviços turísticos;
    • emitir pareceres e laudos técnicos;
    • definir prioridades;
    • elaborar plano de marketing turístico;
    • organizar eventos;
    • orientar equipes;
    • definir objetivos;
    • zelar pelo funcionamento da organização;
    • autorizar planejamento de cozinhas;
    • avaliar desempenho de equipes;
    • demonstrar poder de convencimento;
    • identificar os atores sociais envolvidos;
    • definir tipos e quantidade de auditorias;
    • assegurar higiene dos utensílios e do ambiente;
    • aprovar alterações de padrão;
    • controlar reservas;
    • definir estratégias de marketing;
    • visualizar futuro;
    • informar-se da situação da organização;
    • definir parâmetros para cozinhas;
    • escolher formas de divulgação;
    • realizar diagnósticos turísticos;
    • conceder entrevistas;
    • inventariar oferta turística;
    • participar da elaboração de planos de manejo;
    • implementar projetos;
    • elaborar projetos e programas turísticos, culturais e ambientais;
    • demonstrar liderança;
    • estabelecer parcerias;
    • gerir recursos materiais e financeiros;
    • avaliar comportamento dos resultados;
    • acompanhar concorrência;
    • estabelecer formas de pagamento;
    • programar eventos;
    • zelar pela imagem da organização;
    • aprovar orçamentos;
    • representar empresa em eventos;
    • fomentar o envolvimento da sociedade;
    • demonstrar dinamismo;
    • corrigir desvios;
    • elaborar conteúdo programático para capacitação em turismo;
    • elaborar planos de turismo;
    • gerir reuniões participativas;
    • acompanhar contratos negociados;
    • elaborar políticas públicas de desenvolvimento do turismo;
    • elaborar plano de negócios;
    • elaborar cronogramas de viagens;
    • assegurar higiene dos funcionários;
    • calcular retorno de investimento;
    • demonstrar proatividade;
    • definir políticas de benefícios para colaboradores;
    • dispensar gerentes e chefes;
    • prestar consultoria e auditoria;
    • definir políticas de segurança;
    • monitorar projetos;
    • coordenar cerimonial;
    • assessorar a realização de eventos;
    • definir estratégias de vendas;
    • autorizar investimento;
    • negociar com fornecedores, clientes e parceiros;
    • programar promoções;
    • demonstrar confiabilidade;
    • elaborar planos de lazer e entretenimento;
    • demonstrar flexibilidade;
    • pesquisar fornecedores;
    • participar de processo de licenciamento ambiental;
    • promover funcionários;
    • premiar desempenho de funcionários;
    • firmar contratos de seguros;
    • demonstrar fluência em outro idioma;
    • estabelecer preços de produtos e serviços;
    • captar eventos;
    • fixar metas;
    • demonstrar agilidade;
    • analisar pesquisa de satisfação do cliente;
    • cobrar padronização de produtos e serviços;
    • supervisionar contratos de serviços turísticos;
    • ceder vantagens para agências em aliança;
    • receber visitantes;
    • definir políticas de manutenção;
    • realizar visitas de inspeção;
    • avaliar relatórios;
    • analisar oferta e demanda turística;
    • articular com os atores sociais envolvidos;
    • aprovar eventos;
    • assegurar qualidade da matéria-prima;
    • contratar auditorias;
    • tomar decisões;
    • identificar público alvo;
    • monitorar eventos;
    • elaborar planos de desenvolvimento local;
    • prestar contas a superiores;
    • selecionar equipes;
    • demonstrar criatividade;
    • alterar produto conforme oscilação de custos e de preço final;
    • solicitar pesquisa de satisfação do cliente;
    • planejar roteiros turísticos;
    • emitir declaração de interesse e relevância turística;
    • avaliar margem de lucros;
    • planejar logística terrestre, aérea e aquaviária;
    • atender a franqueados e parceiros;
    • escolher produtos para veiculação;
    • trabalhar em equipe;
    • demonstrar objetividade;
    • monitorar indicadores de desempenho;
    • comparar condições da concorrência;
    • decidir políticas de comissionamento;
    • controlar divulgação de produtos;
    • demonstrar visão de mercado;
    • coordenar elaboração de planos de uso público;
    • elaborar programas turísticos;
    • contatar fornecedores;
    • escolher produtos para promoção;
    • assegurar salubridade dos alimentos processados;
    • avaliar desempenho dos parceiros;
    • visitar parceiros;
    • definir padrões da organização (móveis, uniformes, utensílios etc.);
    • definir indicadores de desempenho;
    • supervisionar qualidade e segurança de atividades, serviços e espaços turísticos;
    • capacitar pessoas envolvidas no sistema de turismo;
    • estabelecer relações institucionais;
    • adequar estratégias e planos;
    • analisar localidades nacionais e internacionais, do ponto de vista turístico;


    Setores que mais contratam Gestor em turismo (turismólogo) no mercado de trabalho

    • Agências de viagens
    • Hotéis
    • Serviços de reservas e outros serviços de turismo não especificados anteriormente
    • Parques de diversão e parques temáticos
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Atividades de teleatendimento
    • Transporte aquaviário para passeios turísticos
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Fabricação de vinho
    • Operadores turísticos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Chefe de bilheteria
    Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

    Chefe de bilheteria