Salário para o cargo de Gestor em turismo (turismólogo)
CBO 1225-20 > Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação

Gestor em turismo (turismólogo) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Dirigem como representantes dos proprietários, ou acionistas, ou por conta própria, as atividades dos serviços de turismo, de alojamento e de alimentação. Planejam e executam projetos e programas inerentes a atividade turística buscando o desenvovimento sustentável e o fomento do turismo. Para tanto, definem planos, políticas e diretrizes, traçam e executam planos de negócios. Buscam produzir os melhores resultados através de pesquisas e análises de mercado e garantem a qualidade de produtos e serviços oferecidos.

Quanto ganha um Gestor em turismo (turismólogo)

Um Gestor em turismo (turismólogo) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.260,16 e R$ 5.529,99, com a média salarial de R$ 2.344,96 e o salário mediana em R$ 1.899,02 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gestor em turismo (turismólogo)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.344,96 28.139,47 586,24 11,16
1º Quartil 1.260,16 15.121,90 315,04 6,00
Salário Mediana 1.899,02 22.788,24 474,76 9,04
3º Quartil 4.217,41 50.608,92 1.054,35 20,07
Teto Salarial 5.529,99 66.359,94 1.382,50 26,31


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de produção e operações
        • Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.515 - 4.413 2.616,28 1.515,00 2.576,25 3.642,99 4.412,50
Brasília - DF 1.726 - 3.658 2.216,47 1.725,53 1.970,85 3.019,90 3.657,80
Mata de São Joao - BA 1.690 - 2.300 1.850,68 1.689,54 1.899,02 1.899,02 2.300,15
Belo Horizonte - MG 1.299 - 7.314 2.827,04 1.299,17 1.700,00 6.038,33 7.313,81
Ponta Grossa - PR 1.400 - 1.696 1.400,00 1.400,00 1.400,00 1.400,00 1.695,72
Gramado - RS 1.811 - 2.193 1.810,85 1.810,85 1.810,85 1.810,85 2.193,36
Laranjeiras - SE 1.045 - 1.266 1.045,00 1.045,00 1.045,00 1.045,00 1.265,74


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.498 - 4.372 2.441,89 1.498,09 2.344,39 3.609,28 4.371,67
Minas Gerais 1.205 - 6.636 2.520,77 1.204,59 1.570,50 5.478,80 6.636,09
Distrito Federal 1.726 - 3.658 2.216,47 1.725,53 1.970,85 3.019,90 3.657,80
Bahia 1.690 - 2.300 1.850,68 1.689,54 1.899,02 1.899,02 2.300,15
Rio Grande do Sul 1.331 - 5.329 2.228,83 1.331,45 1.810,85 4.400,00 5.329,41
Paraná 1.400 - 2.659 1.653,64 1.400,00 1.400,00 2.195,00 2.658,65
Rio de Janeiro 1.307 - 22.505 3.997,71 1.307,47 1.387,70 18.580,00 22.504,65
Sergipe 1.045 - 2.595 1.227,98 1.045,00 1.045,00 2.142,86 2.595,50
Pernambuco 3.051 - 4.616 3.297,40 3.050,58 3.290,81 3.810,81 4.615,77
Goiás 1.083 - 3.634 1.924,72 1.082,64 2.170,30 3.000,00 3.633,69


Principais locais de trabalho

Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação desenvolvem as atividades em equipe, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados e no período diurno. No caso específico de diretores, podem trabalhar sob pressão, ocasionando estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação

As ocupações de diretores são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior acrescida de programas de treinamento e especialização, correlatos às suas atividades. O pleno exercício das atividades profissionais se dá após cinco anos de experiência. No caso dos turismólogos o mercado de trabalho tem exigido curso superior em nível de bacharelado na área de turismo e/ou hotelaria e no mínimo dois anos de experiência profissional. É desejável o conhecimento de pelo menos um idioma estrangeiro.


Funções e atividades do Gestor em turismo (turismólogo)

Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação devem:

  • analisar mercado;
  • comunicar-se;
  • definir planos, políticas e diretrizes;
  • produzir resultados;
  • coordenar equipes;
  • realizar pesquisas;
  • executar planos de negócios;
  • traçar plano operacional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • garantir qualidade de produtos e serviços;

  • Atividades

    • supervisionar contratos de serviços turísticos;
    • captar eventos;
    • coordenar elaboração de planos de uso público;
    • receber visitantes;
    • calcular retorno de investimento;
    • demonstrar criatividade;
    • planejar logística terrestre, aérea e aquaviária;
    • definir políticas de segurança;
    • implementar parcerias;
    • selecionar equipes;
    • analisar pesquisa de satisfação do cliente;
    • aprovar eventos;
    • pesquisar fornecedores;
    • conceder entrevistas;
    • implementar projetos;
    • premiar desempenho de funcionários;
    • definir prioridades;
    • identificar nichos de mercado;
    • supervisionar qualidade e segurança de atividades, serviços e espaços turísticos;
    • monitorar eventos;
    • orientar equipes;
    • elaborar conteúdo programático para capacitação em turismo;
    • elaborar orçamentos;
    • acompanhar desenvolvimento das viagens;
    • avaliar impactos socioambientais e econômicos;
    • monitorar metas;
    • analisar oferta e demanda turística;
    • assegurar higiene dos funcionários;
    • definir objetivos;
    • identificar os atores sociais envolvidos;
    • cobrar padronização de produtos e serviços;
    • controlar reservas;
    • elaborar programas turísticos;
    • representar empresa em eventos;
    • ceder vantagens para agências em aliança;
    • promover funcionários;
    • assegurar higiene dos utensílios e do ambiente;
    • assegurar salubridade dos alimentos processados;
    • participar de processo de licenciamento ambiental;
    • planejar roteiros turísticos;
    • informar-se da situação da organização;
    • escolher produtos para veiculação;
    • definir padrões da organização (móveis, uniformes, utensílios etc.);
    • articular com os atores sociais envolvidos;
    • definir políticas de benefícios para colaboradores;
    • definir estratégias de vendas;
    • avaliar margem de lucros;
    • analisar localidades nacionais e internacionais, do ponto de vista turístico;
    • detectar tendências de mercado;
    • elaborar cronogramas de viagens;
    • definir tipos e quantidade de auditorias;
    • demonstrar objetividade;
    • elaborar planos de desenvolvimento local;
    • elaborar planos de lazer e entretenimento;
    • comparar condições da concorrência;
    • negociar com fornecedores, clientes e parceiros;
    • contatar fornecedores;
    • autorizar planejamento de cozinhas;
    • demonstrar agilidade;
    • zelar pela imagem da organização;
    • visitar parceiros;
    • avaliar desempenho de equipes;
    • atender a franqueados e parceiros;
    • acompanhar contratos negociados;
    • trabalhar em equipe;
    • programar promoções;
    • demonstrar flexibilidade;
    • assessorar a realização de eventos;
    • corrigir desvios;
    • participar da elaboração de planos de manejo;
    • prestar contas a superiores;
    • analisar legislação pertinente;
    • decidir políticas de comissionamento;
    • organizar eventos;
    • firmar contratos de compras;
    • elaborar políticas públicas de desenvolvimento do turismo;
    • estabelecer parcerias;
    • avaliar vendas;
    • definir políticas de manutenção;
    • demonstrar proatividade;
    • tomar decisões;
    • aprovar campanhas de marketing;
    • aprovar alterações de padrão;
    • capacitar equipes;
    • contratar auditorias;
    • escolher formas de divulgação;
    • classificar estabelecimentos e prestadores de serviços turísticos;
    • demonstrar visão de mercado;
    • assegurar qualidade da matéria-prima;
    • definir parâmetros para cozinhas;
    • definir indicadores de desempenho;
    • solicitar pesquisa de satisfação do cliente;
    • planejar eventos;
    • demonstrar liderança;
    • acompanhar mercado de comodities;
    • aprovar orçamentos;
    • elaborar planos de turismo;
    • avaliar comportamento dos resultados;
    • emitir pareceres e laudos técnicos;
    • visualizar futuro;
    • demonstrar dinamismo;
    • participar de feiras nacionais e internacionais;
    • autorizar investimento;
    • demonstrar poder de convencimento;
    • monitorar indicadores de desempenho;
    • elaborar projetos e programas turísticos, culturais e ambientais;
    • definir políticas de qualidade;
    • coordenar cerimonial;
    • identificar público alvo;
    • prestar consultoria e auditoria;
    • capacitar pessoas envolvidas no sistema de turismo;
    • analisar pontos turísticos;
    • zelar pelo funcionamento da organização;
    • gerir reuniões participativas;
    • monitorar projetos;
    • elaborar plano de negócios;
    • adequar estratégias e planos;
    • controlar divulgação de produtos;
    • estabelecer relações institucionais;
    • escolher produtos para promoção;
    • dispensar gerentes e chefes;
    • demonstrar confiabilidade;
    • estabelecer formas de pagamento;
    • estabelecer preços de produtos e serviços;
    • firmar contratos de seguros;
    • captar recursos, patrocínios e apoio;
    • elaborar plano de marketing turístico;
    • definir políticas de promoções para gerentes e chefes;
    • avaliar desempenho dos parceiros;
    • avaliar relatórios;
    • fixar metas;
    • coordenar programas de sensibilização em comunidades;
    • definir estratégias de marketing;
    • fomentar o envolvimento da sociedade;
    • gerir recursos materiais e financeiros;
    • realizar diagnósticos turísticos;
    • programar eventos;
    • gerir custos;
    • acompanhar concorrência;
    • gerir informação turística;
    • alterar produto conforme oscilação de custos e de preço final;
    • realizar visitas de inspeção;
    • inventariar oferta turística;
    • emitir declaração de interesse e relevância turística;
    • demonstrar fluência em outro idioma;


    Setores que mais contratam Gestor em turismo (turismólogo) no mercado de trabalho

    • Agências de viagens
    • Hotéis
    • Serviços de reservas e outros serviços de turismo não especificados anteriormente
    • Parques de diversão e parques temáticos
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Atividades de teleatendimento
    • Transporte aquaviário para passeios turísticos
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Fabricação de vinho
    • Operadores turísticos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Arte educador
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Arte educador