Salário para o cargo de Analista de turismo (turismólogo)
CBO 1225-20 > Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação

Analista de turismo (turismólogo) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Dirigem como representantes dos proprietários, ou acionistas, ou por conta própria, as atividades dos serviços de turismo, de alojamento e de alimentação. Planejam e executam projetos e programas inerentes a atividade turística buscando o desenvovimento sustentável e o fomento do turismo. Para tanto, definem planos, políticas e diretrizes, traçam e executam planos de negócios. Buscam produzir os melhores resultados através de pesquisas e análises de mercado e garantem a qualidade de produtos e serviços oferecidos.

Quanto ganha um Analista de turismo (turismólogo)

Um Analista de turismo (turismólogo) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.260,16 e R$ 5.529,99, com a média salarial de R$ 2.344,96 e o salário mediana em R$ 1.899,02 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Analista de turismo (turismólogo)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.344,96 28.139,47 586,24 11,16
1º Quartil 1.260,16 15.121,90 315,04 6,00
Salário Mediana 1.899,02 22.788,24 474,76 9,04
3º Quartil 4.217,41 50.608,92 1.054,35 20,07
Teto Salarial 5.529,99 66.359,94 1.382,50 26,31


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de produção e operações
        • Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.515 - 4.413 2.616,28 1.515,00 2.576,25 3.642,99 4.412,50
Brasília - DF 1.726 - 3.658 2.216,47 1.725,53 1.970,85 3.019,90 3.657,80
Mata de São Joao - BA 1.690 - 2.300 1.850,68 1.689,54 1.899,02 1.899,02 2.300,15
Belo Horizonte - MG 1.299 - 7.314 2.827,04 1.299,17 1.700,00 6.038,33 7.313,81
Ponta Grossa - PR 1.400 - 1.696 1.400,00 1.400,00 1.400,00 1.400,00 1.695,72
Gramado - RS 1.811 - 2.193 1.810,85 1.810,85 1.810,85 1.810,85 2.193,36
Laranjeiras - SE 1.045 - 1.266 1.045,00 1.045,00 1.045,00 1.045,00 1.265,74


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.498 - 4.372 2.441,89 1.498,09 2.344,39 3.609,28 4.371,67
Minas Gerais 1.205 - 6.636 2.520,77 1.204,59 1.570,50 5.478,80 6.636,09
Distrito Federal 1.726 - 3.658 2.216,47 1.725,53 1.970,85 3.019,90 3.657,80
Bahia 1.690 - 2.300 1.850,68 1.689,54 1.899,02 1.899,02 2.300,15
Rio Grande do Sul 1.331 - 5.329 2.228,83 1.331,45 1.810,85 4.400,00 5.329,41
Paraná 1.400 - 2.659 1.653,64 1.400,00 1.400,00 2.195,00 2.658,65
Rio de Janeiro 1.307 - 22.505 3.997,71 1.307,47 1.387,70 18.580,00 22.504,65
Sergipe 1.045 - 2.595 1.227,98 1.045,00 1.045,00 2.142,86 2.595,50
Pernambuco 3.051 - 4.616 3.297,40 3.050,58 3.290,81 3.810,81 4.615,77
Goiás 1.083 - 3.634 1.924,72 1.082,64 2.170,30 3.000,00 3.633,69


Principais locais de trabalho

Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação desenvolvem as atividades em equipe, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados e no período diurno. No caso específico de diretores, podem trabalhar sob pressão, ocasionando estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação

As ocupações de diretores são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior acrescida de programas de treinamento e especialização, correlatos às suas atividades. O pleno exercício das atividades profissionais se dá após cinco anos de experiência. No caso dos turismólogos o mercado de trabalho tem exigido curso superior em nível de bacharelado na área de turismo e/ou hotelaria e no mínimo dois anos de experiência profissional. É desejável o conhecimento de pelo menos um idioma estrangeiro.


Funções e atividades do Analista de turismo (turismólogo)

Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação devem:

  • definir planos, políticas e diretrizes;
  • produzir resultados;
  • realizar pesquisas;
  • comunicar-se;
  • coordenar equipes;
  • traçar plano operacional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • analisar mercado;
  • executar planos de negócios;
  • garantir qualidade de produtos e serviços;

  • Atividades

    • coordenar elaboração de planos de uso público;
    • avaliar desempenho dos parceiros;
    • aprovar alterações de padrão;
    • decidir políticas de comissionamento;
    • demonstrar confiabilidade;
    • organizar eventos;
    • planejar roteiros turísticos;
    • estabelecer formas de pagamento;
    • definir políticas de promoções para gerentes e chefes;
    • participar da elaboração de planos de manejo;
    • monitorar projetos;
    • gerir informação turística;
    • escolher formas de divulgação;
    • demonstrar visão de mercado;
    • receber visitantes;
    • elaborar planos de desenvolvimento local;
    • zelar pela imagem da organização;
    • estabelecer relações institucionais;
    • trabalhar em equipe;
    • gerir recursos materiais e financeiros;
    • detectar tendências de mercado;
    • coordenar cerimonial;
    • avaliar impactos socioambientais e econômicos;
    • assessorar a realização de eventos;
    • supervisionar contratos de serviços turísticos;
    • definir estratégias de marketing;
    • autorizar investimento;
    • classificar estabelecimentos e prestadores de serviços turísticos;
    • fixar metas;
    • tomar decisões;
    • definir políticas de manutenção;
    • controlar reservas;
    • avaliar relatórios;
    • planejar eventos;
    • contatar fornecedores;
    • elaborar orçamentos;
    • alterar produto conforme oscilação de custos e de preço final;
    • solicitar pesquisa de satisfação do cliente;
    • negociar com fornecedores, clientes e parceiros;
    • implementar parcerias;
    • cobrar padronização de produtos e serviços;
    • firmar contratos de compras;
    • articular com os atores sociais envolvidos;
    • controlar divulgação de produtos;
    • definir parâmetros para cozinhas;
    • elaborar conteúdo programático para capacitação em turismo;
    • demonstrar criatividade;
    • demonstrar agilidade;
    • elaborar plano de negócios;
    • informar-se da situação da organização;
    • estabelecer parcerias;
    • demonstrar dinamismo;
    • analisar pesquisa de satisfação do cliente;
    • elaborar projetos e programas turísticos, culturais e ambientais;
    • analisar oferta e demanda turística;
    • dispensar gerentes e chefes;
    • aprovar campanhas de marketing;
    • avaliar desempenho de equipes;
    • definir políticas de segurança;
    • realizar visitas de inspeção;
    • gerir reuniões participativas;
    • escolher produtos para promoção;
    • contratar auditorias;
    • calcular retorno de investimento;
    • representar empresa em eventos;
    • avaliar vendas;
    • identificar nichos de mercado;
    • identificar público alvo;
    • estabelecer preços de produtos e serviços;
    • monitorar eventos;
    • elaborar cronogramas de viagens;
    • capacitar pessoas envolvidas no sistema de turismo;
    • demonstrar proatividade;
    • orientar equipes;
    • programar promoções;
    • elaborar planos de turismo;
    • inventariar oferta turística;
    • programar eventos;
    • captar recursos, patrocínios e apoio;
    • analisar legislação pertinente;
    • avaliar margem de lucros;
    • participar de processo de licenciamento ambiental;
    • ceder vantagens para agências em aliança;
    • realizar diagnósticos turísticos;
    • elaborar planos de lazer e entretenimento;
    • aprovar eventos;
    • definir prioridades;
    • demonstrar fluência em outro idioma;
    • acompanhar desenvolvimento das viagens;
    • elaborar políticas públicas de desenvolvimento do turismo;
    • analisar pontos turísticos;
    • definir políticas de benefícios para colaboradores;
    • zelar pelo funcionamento da organização;
    • visualizar futuro;
    • elaborar programas turísticos;
    • assegurar salubridade dos alimentos processados;
    • escolher produtos para veiculação;
    • monitorar indicadores de desempenho;
    • emitir pareceres e laudos técnicos;
    • corrigir desvios;
    • assegurar qualidade da matéria-prima;
    • autorizar planejamento de cozinhas;
    • acompanhar concorrência;
    • demonstrar poder de convencimento;
    • selecionar equipes;
    • definir estratégias de vendas;
    • definir políticas de qualidade;
    • demonstrar flexibilidade;
    • atender a franqueados e parceiros;
    • capacitar equipes;
    • gerir custos;
    • emitir declaração de interesse e relevância turística;
    • comparar condições da concorrência;
    • acompanhar contratos negociados;
    • planejar logística terrestre, aérea e aquaviária;
    • acompanhar mercado de comodities;
    • demonstrar liderança;
    • coordenar programas de sensibilização em comunidades;
    • pesquisar fornecedores;
    • analisar localidades nacionais e internacionais, do ponto de vista turístico;
    • definir objetivos;
    • promover funcionários;
    • prestar consultoria e auditoria;
    • elaborar plano de marketing turístico;
    • aprovar orçamentos;
    • definir tipos e quantidade de auditorias;
    • fomentar o envolvimento da sociedade;
    • avaliar comportamento dos resultados;
    • conceder entrevistas;
    • adequar estratégias e planos;
    • assegurar higiene dos utensílios e do ambiente;
    • supervisionar qualidade e segurança de atividades, serviços e espaços turísticos;
    • definir padrões da organização (móveis, uniformes, utensílios etc.);
    • identificar os atores sociais envolvidos;
    • participar de feiras nacionais e internacionais;
    • assegurar higiene dos funcionários;
    • captar eventos;
    • prestar contas a superiores;
    • definir indicadores de desempenho;
    • premiar desempenho de funcionários;
    • demonstrar objetividade;
    • visitar parceiros;
    • firmar contratos de seguros;
    • monitorar metas;
    • implementar projetos;


    Setores que mais contratam Analista de turismo (turismólogo) no mercado de trabalho

    • Agências de viagens
    • Hotéis
    • Serviços de reservas e outros serviços de turismo não especificados anteriormente
    • Parques de diversão e parques temáticos
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Atividades de teleatendimento
    • Transporte aquaviário para passeios turísticos
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Fabricação de vinho
    • Operadores turísticos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: