Salário para o cargo de Analista de turismo (turismólogo)
CBO 1225-20 > Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação

Analista de turismo (turismólogo) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Dirigem como representantes dos proprietários, ou acionistas, ou por conta própria, as atividades dos serviços de turismo, de alojamento e de alimentação. Planejam e executam projetos e programas inerentes a atividade turística buscando o desenvovimento sustentável e o fomento do turismo. Para tanto, definem planos, políticas e diretrizes, traçam e executam planos de negócios. Buscam produzir os melhores resultados através de pesquisas e análises de mercado e garantem a qualidade de produtos e serviços oferecidos.

Quanto ganha um Analista de turismo (turismólogo)

Um Analista de turismo (turismólogo) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.260,16 e R$ 5.529,99, com a média salarial de R$ 2.344,96 e o salário mediana em R$ 1.899,02 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Analista de turismo (turismólogo)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.344,96 28.139,47 586,24 11,16
1º Quartil 1.260,16 15.121,90 315,04 6,00
Salário Mediana 1.899,02 22.788,24 474,76 9,04
3º Quartil 4.217,41 50.608,92 1.054,35 20,07
Teto Salarial 5.529,99 66.359,94 1.382,50 26,31


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de produção e operações
        • Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.515 - 4.413 2.616,28 1.515,00 2.576,25 3.642,99 4.412,50
Brasília - DF 1.726 - 3.658 2.216,47 1.725,53 1.970,85 3.019,90 3.657,80
Mata de São Joao - BA 1.690 - 2.300 1.850,68 1.689,54 1.899,02 1.899,02 2.300,15
Belo Horizonte - MG 1.299 - 7.314 2.827,04 1.299,17 1.700,00 6.038,33 7.313,81
Ponta Grossa - PR 1.400 - 1.696 1.400,00 1.400,00 1.400,00 1.400,00 1.695,72
Gramado - RS 1.811 - 2.193 1.810,85 1.810,85 1.810,85 1.810,85 2.193,36
Laranjeiras - SE 1.045 - 1.266 1.045,00 1.045,00 1.045,00 1.045,00 1.265,74


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.498 - 4.372 2.441,89 1.498,09 2.344,39 3.609,28 4.371,67
Minas Gerais 1.205 - 6.636 2.520,77 1.204,59 1.570,50 5.478,80 6.636,09
Distrito Federal 1.726 - 3.658 2.216,47 1.725,53 1.970,85 3.019,90 3.657,80
Bahia 1.690 - 2.300 1.850,68 1.689,54 1.899,02 1.899,02 2.300,15
Rio Grande do Sul 1.331 - 5.329 2.228,83 1.331,45 1.810,85 4.400,00 5.329,41
Paraná 1.400 - 2.659 1.653,64 1.400,00 1.400,00 2.195,00 2.658,65
Rio de Janeiro 1.307 - 22.505 3.997,71 1.307,47 1.387,70 18.580,00 22.504,65
Sergipe 1.045 - 2.595 1.227,98 1.045,00 1.045,00 2.142,86 2.595,50
Pernambuco 3.051 - 4.616 3.297,40 3.050,58 3.290,81 3.810,81 4.615,77
Goiás 1.083 - 3.634 1.924,72 1.082,64 2.170,30 3.000,00 3.633,69


Principais locais de trabalho

Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação desenvolvem as atividades em equipe, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados e no período diurno. No caso específico de diretores, podem trabalhar sob pressão, ocasionando estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação

As ocupações de diretores são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior acrescida de programas de treinamento e especialização, correlatos às suas atividades. O pleno exercício das atividades profissionais se dá após cinco anos de experiência. No caso dos turismólogos o mercado de trabalho tem exigido curso superior em nível de bacharelado na área de turismo e/ou hotelaria e no mínimo dois anos de experiência profissional. É desejável o conhecimento de pelo menos um idioma estrangeiro.


Funções e atividades do Analista de turismo (turismólogo)

Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação devem:

  • definir planos, políticas e diretrizes;
  • comunicar-se;
  • traçar plano operacional;
  • produzir resultados;
  • coordenar equipes;
  • realizar pesquisas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • executar planos de negócios;
  • analisar mercado;
  • garantir qualidade de produtos e serviços;

  • Atividades

    • definir parâmetros para cozinhas;
    • acompanhar mercado de comodities;
    • estabelecer relações institucionais;
    • premiar desempenho de funcionários;
    • elaborar planos de turismo;
    • autorizar planejamento de cozinhas;
    • demonstrar poder de convencimento;
    • supervisionar contratos de serviços turísticos;
    • identificar público alvo;
    • definir prioridades;
    • detectar tendências de mercado;
    • programar promoções;
    • autorizar investimento;
    • tomar decisões;
    • planejar logística terrestre, aérea e aquaviária;
    • monitorar metas;
    • classificar estabelecimentos e prestadores de serviços turísticos;
    • coordenar cerimonial;
    • definir políticas de manutenção;
    • realizar diagnósticos turísticos;
    • inventariar oferta turística;
    • avaliar margem de lucros;
    • identificar nichos de mercado;
    • atender a franqueados e parceiros;
    • elaborar planos de lazer e entretenimento;
    • aprovar campanhas de marketing;
    • elaborar cronogramas de viagens;
    • contratar auditorias;
    • prestar contas a superiores;
    • avaliar desempenho dos parceiros;
    • realizar visitas de inspeção;
    • captar recursos, patrocínios e apoio;
    • analisar pontos turísticos;
    • escolher produtos para veiculação;
    • trabalhar em equipe;
    • emitir declaração de interesse e relevância turística;
    • prestar consultoria e auditoria;
    • planejar roteiros turísticos;
    • articular com os atores sociais envolvidos;
    • gerir informação turística;
    • elaborar orçamentos;
    • organizar eventos;
    • comparar condições da concorrência;
    • zelar pela imagem da organização;
    • estabelecer preços de produtos e serviços;
    • emitir pareceres e laudos técnicos;
    • demonstrar agilidade;
    • programar eventos;
    • ceder vantagens para agências em aliança;
    • participar de processo de licenciamento ambiental;
    • participar de feiras nacionais e internacionais;
    • aprovar alterações de padrão;
    • avaliar desempenho de equipes;
    • fomentar o envolvimento da sociedade;
    • definir objetivos;
    • dispensar gerentes e chefes;
    • planejar eventos;
    • definir padrões da organização (móveis, uniformes, utensílios etc.);
    • supervisionar qualidade e segurança de atividades, serviços e espaços turísticos;
    • demonstrar liderança;
    • promover funcionários;
    • assegurar qualidade da matéria-prima;
    • capacitar pessoas envolvidas no sistema de turismo;
    • demonstrar objetividade;
    • analisar legislação pertinente;
    • gerir custos;
    • definir estratégias de marketing;
    • identificar os atores sociais envolvidos;
    • adequar estratégias e planos;
    • negociar com fornecedores, clientes e parceiros;
    • cobrar padronização de produtos e serviços;
    • elaborar políticas públicas de desenvolvimento do turismo;
    • aprovar orçamentos;
    • selecionar equipes;
    • definir políticas de segurança;
    • visualizar futuro;
    • demonstrar confiabilidade;
    • acompanhar concorrência;
    • definir políticas de qualidade;
    • assessorar a realização de eventos;
    • analisar pesquisa de satisfação do cliente;
    • alterar produto conforme oscilação de custos e de preço final;
    • controlar reservas;
    • assegurar salubridade dos alimentos processados;
    • definir políticas de benefícios para colaboradores;
    • coordenar programas de sensibilização em comunidades;
    • elaborar projetos e programas turísticos, culturais e ambientais;
    • elaborar planos de desenvolvimento local;
    • controlar divulgação de produtos;
    • elaborar programas turísticos;
    • elaborar plano de negócios;
    • demonstrar visão de mercado;
    • analisar localidades nacionais e internacionais, do ponto de vista turístico;
    • definir estratégias de vendas;
    • demonstrar dinamismo;
    • pesquisar fornecedores;
    • acompanhar contratos negociados;
    • definir tipos e quantidade de auditorias;
    • estabelecer formas de pagamento;
    • receber visitantes;
    • assegurar higiene dos funcionários;
    • demonstrar proatividade;
    • corrigir desvios;
    • monitorar projetos;
    • gerir reuniões participativas;
    • definir políticas de promoções para gerentes e chefes;
    • coordenar elaboração de planos de uso público;
    • contatar fornecedores;
    • demonstrar flexibilidade;
    • implementar parcerias;
    • aprovar eventos;
    • acompanhar desenvolvimento das viagens;
    • escolher produtos para promoção;
    • capacitar equipes;
    • participar da elaboração de planos de manejo;
    • zelar pelo funcionamento da organização;
    • visitar parceiros;
    • fixar metas;
    • avaliar relatórios;
    • monitorar eventos;
    • implementar projetos;
    • demonstrar criatividade;
    • definir indicadores de desempenho;
    • elaborar conteúdo programático para capacitação em turismo;
    • estabelecer parcerias;
    • avaliar vendas;
    • avaliar comportamento dos resultados;
    • calcular retorno de investimento;
    • elaborar plano de marketing turístico;
    • gerir recursos materiais e financeiros;
    • analisar oferta e demanda turística;
    • captar eventos;
    • solicitar pesquisa de satisfação do cliente;
    • representar empresa em eventos;
    • conceder entrevistas;
    • monitorar indicadores de desempenho;
    • orientar equipes;
    • assegurar higiene dos utensílios e do ambiente;
    • informar-se da situação da organização;
    • avaliar impactos socioambientais e econômicos;
    • decidir políticas de comissionamento;
    • firmar contratos de seguros;
    • escolher formas de divulgação;
    • demonstrar fluência em outro idioma;
    • firmar contratos de compras;


    Setores que mais contratam Analista de turismo (turismólogo) no mercado de trabalho

    • Agências de viagens
    • Hotéis
    • Serviços de reservas e outros serviços de turismo não especificados anteriormente
    • Parques de diversão e parques temáticos
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Atividades de teleatendimento
    • Transporte aquaviário para passeios turísticos
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Fabricação de vinho
    • Operadores turísticos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Supervisor de trens
    Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

    Supervisor de trens