Salário para o cargo de Diretor de produção e operações de alimentação
CBO 1225-05 > Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação

Diretor de produção e operações de alimentação - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Dirigem como representantes dos proprietários, ou acionistas, ou por conta própria, as atividades dos serviços de turismo, de alojamento e de alimentação. Planejam e executam projetos e programas inerentes a atividade turística buscando o desenvovimento sustentável e o fomento do turismo. Para tanto, definem planos, políticas e diretrizes, traçam e executam planos de negócios. Buscam produzir os melhores resultados através de pesquisas e análises de mercado e garantem a qualidade de produtos e serviços oferecidos.

Quanto ganha um Diretor de produção e operações de alimentação

Um Diretor de produção e operações de alimentação trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.234,33 e R$ 40.668,63, com a média salarial de R$ 9.370,95 e o salário mediana em R$ 2.426,53 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor de produção e operações de alimentação

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 9.370,95 112.451,44 2.342,74 43,63
1º Quartil 1.234,33 14.811,93 308,58 5,75
Salário Mediana 2.426,53 29.118,36 606,63 11,30
3º Quartil 31.015,64 372.187,63 7.753,91 144,42
Teto Salarial 40.668,63 488.023,59 10.167,16 189,37


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de produção e operações
        • Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.899 - 72.258 28.172,53 2.899,10 21.028,32 59.656,83 72.258,15
Londrina - PR 1.431 - 3.281 1.803,99 1.431,40 1.445,80 2.708,48 3.280,59
Arcos - MG 1.091 - 2.643 1.246,86 1.091,00 1.091,00 2.182,00 2.642,90
Brasília - DF 1.200 - 2.422 1.680,00 1.200,00 1.530,00 2.000,00 2.422,46
Rio de Janeiro - RJ 1.235 - 3.028 1.807,00 1.235,00 1.500,00 2.500,00 3.028,08
Goiânia - GO 1.300 - 47.165 9.382,65 1.300,00 2.500,00 38.940,00 47.165,30


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.786 - 65.226 19.344,30 1.785,90 6.437,14 53.850,81 65.225,72
Minas Gerais 1.088 - 2.846 1.439,07 1.088,00 1.091,00 2.349,69 2.846,02
Paraná 1.238 - 11.106 3.009,36 1.238,20 1.445,80 9.169,24 11.106,06
Goiás 1.160 - 31.516 6.560,08 1.160,00 1.686,64 26.020,00 31.516,20
Santa Catarina 1.100 - 7.640 2.736,70 1.100,00 2.280,00 6.307,35 7.639,65
Distrito Federal 1.200 - 2.422 1.680,00 1.200,00 1.530,00 2.000,00 2.422,46
Rio de Janeiro 1.235 - 3.028 1.776,43 1.235,00 1.500,00 2.500,00 3.028,08
Bahia 2.000 - 13.319 4.599,33 2.000,00 2.200,00 10.996,00 13.318,69


Principais locais de trabalho

Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação desenvolvem as atividades em equipe, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados e no período diurno. No caso específico de diretores, podem trabalhar sob pressão, ocasionando estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação

As ocupações de diretores são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior acrescida de programas de treinamento e especialização, correlatos às suas atividades. O pleno exercício das atividades profissionais se dá após cinco anos de experiência. No caso dos turismólogos o mercado de trabalho tem exigido curso superior em nível de bacharelado na área de turismo e/ou hotelaria e no mínimo dois anos de experiência profissional. É desejável o conhecimento de pelo menos um idioma estrangeiro.


Funções e atividades do Diretor de produção e operações de alimentação

Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação devem:

  • definir planos, políticas e diretrizes;
  • traçar plano operacional;
  • analisar mercado;
  • realizar pesquisas;
  • coordenar equipes;
  • produzir resultados;
  • garantir qualidade de produtos e serviços;
  • comunicar-se;
  • executar planos de negócios;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • demonstrar liderança;
    • negociar com fornecedores, clientes e parceiros;
    • pesquisar fornecedores;
    • receber visitantes;
    • analisar localidades nacionais e internacionais, do ponto de vista turístico;
    • representar empresa em eventos;
    • demonstrar criatividade;
    • visitar parceiros;
    • aprovar campanhas de marketing;
    • elaborar conteúdo programático para capacitação em turismo;
    • prestar consultoria e auditoria;
    • selecionar equipes;
    • estabelecer formas de pagamento;
    • planejar roteiros turísticos;
    • gerir custos;
    • coordenar cerimonial;
    • identificar público alvo;
    • contatar fornecedores;
    • elaborar planos de lazer e entretenimento;
    • elaborar programas turísticos;
    • demonstrar objetividade;
    • implementar projetos;
    • promover funcionários;
    • elaborar políticas públicas de desenvolvimento do turismo;
    • articular com os atores sociais envolvidos;
    • definir estratégias de marketing;
    • monitorar eventos;
    • inventariar oferta turística;
    • definir estratégias de vendas;
    • elaborar projetos e programas turísticos, culturais e ambientais;
    • definir parâmetros para cozinhas;
    • demonstrar dinamismo;
    • planejar logística terrestre, aérea e aquaviária;
    • firmar contratos de seguros;
    • capacitar equipes;
    • acompanhar concorrência;
    • decidir políticas de comissionamento;
    • fixar metas;
    • analisar pesquisa de satisfação do cliente;
    • classificar estabelecimentos e prestadores de serviços turísticos;
    • autorizar investimento;
    • capacitar pessoas envolvidas no sistema de turismo;
    • avaliar impactos socioambientais e econômicos;
    • comparar condições da concorrência;
    • acompanhar mercado de comodities;
    • firmar contratos de compras;
    • escolher produtos para veiculação;
    • definir políticas de segurança;
    • monitorar metas;
    • implementar parcerias;
    • solicitar pesquisa de satisfação do cliente;
    • avaliar vendas;
    • avaliar relatórios;
    • dispensar gerentes e chefes;
    • supervisionar contratos de serviços turísticos;
    • corrigir desvios;
    • programar promoções;
    • visualizar futuro;
    • escolher formas de divulgação;
    • identificar nichos de mercado;
    • coordenar elaboração de planos de uso público;
    • monitorar indicadores de desempenho;
    • monitorar projetos;
    • elaborar cronogramas de viagens;
    • assegurar salubridade dos alimentos processados;
    • demonstrar proatividade;
    • assegurar higiene dos utensílios e do ambiente;
    • avaliar margem de lucros;
    • emitir pareceres e laudos técnicos;
    • identificar os atores sociais envolvidos;
    • definir políticas de manutenção;
    • demonstrar agilidade;
    • analisar oferta e demanda turística;
    • escolher produtos para promoção;
    • estabelecer preços de produtos e serviços;
    • autorizar planejamento de cozinhas;
    • coordenar programas de sensibilização em comunidades;
    • adequar estratégias e planos;
    • definir indicadores de desempenho;
    • participar de processo de licenciamento ambiental;
    • captar recursos, patrocínios e apoio;
    • detectar tendências de mercado;
    • programar eventos;
    • definir políticas de qualidade;
    • orientar equipes;
    • aprovar alterações de padrão;
    • acompanhar contratos negociados;
    • estabelecer parcerias;
    • zelar pela imagem da organização;
    • avaliar desempenho de equipes;
    • ceder vantagens para agências em aliança;
    • fomentar o envolvimento da sociedade;
    • analisar legislação pertinente;
    • elaborar planos de desenvolvimento local;
    • conceder entrevistas;
    • elaborar plano de negócios;
    • avaliar comportamento dos resultados;
    • alterar produto conforme oscilação de custos e de preço final;
    • cobrar padronização de produtos e serviços;
    • emitir declaração de interesse e relevância turística;
    • tomar decisões;
    • calcular retorno de investimento;
    • planejar eventos;
    • captar eventos;
    • demonstrar confiabilidade;
    • aprovar orçamentos;
    • zelar pelo funcionamento da organização;
    • realizar visitas de inspeção;
    • supervisionar qualidade e segurança de atividades, serviços e espaços turísticos;
    • assegurar qualidade da matéria-prima;
    • controlar reservas;
    • estabelecer relações institucionais;
    • prestar contas a superiores;
    • definir padrões da organização (móveis, uniformes, utensílios etc.);
    • demonstrar visão de mercado;
    • definir políticas de promoções para gerentes e chefes;
    • demonstrar poder de convencimento;
    • aprovar eventos;
    • gerir reuniões participativas;
    • assegurar higiene dos funcionários;
    • elaborar plano de marketing turístico;
    • elaborar orçamentos;
    • definir políticas de benefícios para colaboradores;
    • participar de feiras nacionais e internacionais;
    • assessorar a realização de eventos;
    • gerir informação turística;
    • contratar auditorias;
    • definir objetivos;
    • realizar diagnósticos turísticos;
    • controlar divulgação de produtos;
    • analisar pontos turísticos;
    • gerir recursos materiais e financeiros;
    • definir tipos e quantidade de auditorias;
    • participar da elaboração de planos de manejo;
    • premiar desempenho de funcionários;
    • organizar eventos;
    • elaborar planos de turismo;
    • demonstrar flexibilidade;
    • informar-se da situação da organização;
    • demonstrar fluência em outro idioma;
    • atender a franqueados e parceiros;
    • definir prioridades;
    • acompanhar desenvolvimento das viagens;
    • avaliar desempenho dos parceiros;
    • trabalhar em equipe;


    Setores que mais contratam Diretor de produção e operações de alimentação no mercado de trabalho

    • Restaurantes e similares
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Fabricação de artefatos de borracha não especificados anteriormente
    • Hotéis
    • Comércio atacadista de alimentos para animais
    • Administração pública em geral
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
    • Fabricação de outros produtos alimentícios não especificados anteriormente




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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