Salário para o cargo de Diretor de produção e operações de alimentação
CBO 1225-05 > Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação

Diretor de produção e operações de alimentação - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Dirigem como representantes dos proprietários, ou acionistas, ou por conta própria, as atividades dos serviços de turismo, de alojamento e de alimentação. Planejam e executam projetos e programas inerentes a atividade turística buscando o desenvovimento sustentável e o fomento do turismo. Para tanto, definem planos, políticas e diretrizes, traçam e executam planos de negócios. Buscam produzir os melhores resultados através de pesquisas e análises de mercado e garantem a qualidade de produtos e serviços oferecidos.

Quanto ganha um Diretor de produção e operações de alimentação

Um Diretor de produção e operações de alimentação trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.234,33 e R$ 40.668,63, com a média salarial de R$ 9.370,95 e o salário mediana em R$ 2.426,53 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor de produção e operações de alimentação

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 9.370,95 112.451,44 2.342,74 43,63
1º Quartil 1.234,33 14.811,93 308,58 5,75
Salário Mediana 2.426,53 29.118,36 606,63 11,30
3º Quartil 31.015,64 372.187,63 7.753,91 144,42
Teto Salarial 40.668,63 488.023,59 10.167,16 189,37


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de produção e operações
        • Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.899 - 72.258 28.172,53 2.899,10 21.028,32 59.656,83 72.258,15
Londrina - PR 1.431 - 3.281 1.803,99 1.431,40 1.445,80 2.708,48 3.280,59
Arcos - MG 1.091 - 2.643 1.246,86 1.091,00 1.091,00 2.182,00 2.642,90
Brasília - DF 1.200 - 2.422 1.680,00 1.200,00 1.530,00 2.000,00 2.422,46
Rio de Janeiro - RJ 1.235 - 3.028 1.807,00 1.235,00 1.500,00 2.500,00 3.028,08
Goiânia - GO 1.300 - 47.165 9.382,65 1.300,00 2.500,00 38.940,00 47.165,30


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.786 - 65.226 19.344,30 1.785,90 6.437,14 53.850,81 65.225,72
Minas Gerais 1.088 - 2.846 1.439,07 1.088,00 1.091,00 2.349,69 2.846,02
Paraná 1.238 - 11.106 3.009,36 1.238,20 1.445,80 9.169,24 11.106,06
Goiás 1.160 - 31.516 6.560,08 1.160,00 1.686,64 26.020,00 31.516,20
Santa Catarina 1.100 - 7.640 2.736,70 1.100,00 2.280,00 6.307,35 7.639,65
Distrito Federal 1.200 - 2.422 1.680,00 1.200,00 1.530,00 2.000,00 2.422,46
Rio de Janeiro 1.235 - 3.028 1.776,43 1.235,00 1.500,00 2.500,00 3.028,08
Bahia 2.000 - 13.319 4.599,33 2.000,00 2.200,00 10.996,00 13.318,69


Principais locais de trabalho

Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação desenvolvem as atividades em equipe, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados e no período diurno. No caso específico de diretores, podem trabalhar sob pressão, ocasionando estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação

As ocupações de diretores são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior acrescida de programas de treinamento e especialização, correlatos às suas atividades. O pleno exercício das atividades profissionais se dá após cinco anos de experiência. No caso dos turismólogos o mercado de trabalho tem exigido curso superior em nível de bacharelado na área de turismo e/ou hotelaria e no mínimo dois anos de experiência profissional. É desejável o conhecimento de pelo menos um idioma estrangeiro.


Funções e atividades do Diretor de produção e operações de alimentação

Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação devem:

  • comunicar-se;
  • executar planos de negócios;
  • produzir resultados;
  • analisar mercado;
  • definir planos, políticas e diretrizes;
  • garantir qualidade de produtos e serviços;
  • traçar plano operacional;
  • realizar pesquisas;
  • coordenar equipes;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • participar de processo de licenciamento ambiental;
    • capacitar pessoas envolvidas no sistema de turismo;
    • identificar público alvo;
    • definir políticas de manutenção;
    • ceder vantagens para agências em aliança;
    • prestar contas a superiores;
    • elaborar plano de marketing turístico;
    • avaliar desempenho dos parceiros;
    • emitir pareceres e laudos técnicos;
    • supervisionar qualidade e segurança de atividades, serviços e espaços turísticos;
    • escolher produtos para promoção;
    • gerir recursos materiais e financeiros;
    • tomar decisões;
    • supervisionar contratos de serviços turísticos;
    • definir estratégias de marketing;
    • implementar parcerias;
    • solicitar pesquisa de satisfação do cliente;
    • estabelecer relações institucionais;
    • captar recursos, patrocínios e apoio;
    • conceder entrevistas;
    • atender a franqueados e parceiros;
    • monitorar eventos;
    • acompanhar contratos negociados;
    • selecionar equipes;
    • inventariar oferta turística;
    • acompanhar mercado de comodities;
    • captar eventos;
    • trabalhar em equipe;
    • elaborar projetos e programas turísticos, culturais e ambientais;
    • alterar produto conforme oscilação de custos e de preço final;
    • avaliar comportamento dos resultados;
    • demonstrar agilidade;
    • assessorar a realização de eventos;
    • monitorar indicadores de desempenho;
    • aprovar eventos;
    • decidir políticas de comissionamento;
    • demonstrar confiabilidade;
    • acompanhar desenvolvimento das viagens;
    • gerir informação turística;
    • analisar legislação pertinente;
    • assegurar higiene dos funcionários;
    • planejar eventos;
    • planejar logística terrestre, aérea e aquaviária;
    • gerir reuniões participativas;
    • zelar pela imagem da organização;
    • avaliar impactos socioambientais e econômicos;
    • assegurar higiene dos utensílios e do ambiente;
    • contatar fornecedores;
    • assegurar salubridade dos alimentos processados;
    • participar da elaboração de planos de manejo;
    • organizar eventos;
    • analisar pesquisa de satisfação do cliente;
    • autorizar planejamento de cozinhas;
    • demonstrar fluência em outro idioma;
    • demonstrar dinamismo;
    • demonstrar objetividade;
    • zelar pelo funcionamento da organização;
    • escolher formas de divulgação;
    • avaliar vendas;
    • realizar diagnósticos turísticos;
    • definir políticas de benefícios para colaboradores;
    • negociar com fornecedores, clientes e parceiros;
    • dispensar gerentes e chefes;
    • demonstrar proatividade;
    • corrigir desvios;
    • pesquisar fornecedores;
    • definir políticas de segurança;
    • controlar divulgação de produtos;
    • promover funcionários;
    • acompanhar concorrência;
    • elaborar políticas públicas de desenvolvimento do turismo;
    • firmar contratos de seguros;
    • definir políticas de qualidade;
    • aprovar orçamentos;
    • aprovar alterações de padrão;
    • contratar auditorias;
    • elaborar orçamentos;
    • demonstrar flexibilidade;
    • demonstrar liderança;
    • demonstrar poder de convencimento;
    • analisar pontos turísticos;
    • firmar contratos de compras;
    • implementar projetos;
    • representar empresa em eventos;
    • informar-se da situação da organização;
    • premiar desempenho de funcionários;
    • receber visitantes;
    • capacitar equipes;
    • cobrar padronização de produtos e serviços;
    • identificar nichos de mercado;
    • elaborar plano de negócios;
    • monitorar projetos;
    • coordenar elaboração de planos de uso público;
    • definir estratégias de vendas;
    • demonstrar visão de mercado;
    • elaborar conteúdo programático para capacitação em turismo;
    • programar promoções;
    • coordenar programas de sensibilização em comunidades;
    • fomentar o envolvimento da sociedade;
    • estabelecer preços de produtos e serviços;
    • definir políticas de promoções para gerentes e chefes;
    • definir objetivos;
    • planejar roteiros turísticos;
    • orientar equipes;
    • elaborar planos de lazer e entretenimento;
    • classificar estabelecimentos e prestadores de serviços turísticos;
    • estabelecer formas de pagamento;
    • definir parâmetros para cozinhas;
    • elaborar programas turísticos;
    • avaliar relatórios;
    • prestar consultoria e auditoria;
    • definir padrões da organização (móveis, uniformes, utensílios etc.);
    • avaliar margem de lucros;
    • articular com os atores sociais envolvidos;
    • comparar condições da concorrência;
    • estabelecer parcerias;
    • realizar visitas de inspeção;
    • visualizar futuro;
    • participar de feiras nacionais e internacionais;
    • coordenar cerimonial;
    • fixar metas;
    • controlar reservas;
    • analisar oferta e demanda turística;
    • gerir custos;
    • detectar tendências de mercado;
    • demonstrar criatividade;
    • monitorar metas;
    • definir prioridades;
    • visitar parceiros;
    • elaborar cronogramas de viagens;
    • elaborar planos de desenvolvimento local;
    • assegurar qualidade da matéria-prima;
    • definir indicadores de desempenho;
    • elaborar planos de turismo;
    • emitir declaração de interesse e relevância turística;
    • avaliar desempenho de equipes;
    • programar eventos;
    • adequar estratégias e planos;
    • identificar os atores sociais envolvidos;
    • aprovar campanhas de marketing;
    • analisar localidades nacionais e internacionais, do ponto de vista turístico;
    • autorizar investimento;
    • definir tipos e quantidade de auditorias;
    • calcular retorno de investimento;
    • escolher produtos para veiculação;


    Setores que mais contratam Diretor de produção e operações de alimentação no mercado de trabalho

    • Restaurantes e similares
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Fabricação de artefatos de borracha não especificados anteriormente
    • Hotéis
    • Comércio atacadista de alimentos para animais
    • Administração pública em geral
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
    • Fabricação de outros produtos alimentícios não especificados anteriormente




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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