Salário para o cargo de Diretor de produção e operações de alimentação
CBO 1225-05 > Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação

Diretor de produção e operações de alimentação - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Dirigem como representantes dos proprietários, ou acionistas, ou por conta própria, as atividades dos serviços de turismo, de alojamento e de alimentação. Planejam e executam projetos e programas inerentes a atividade turística buscando o desenvovimento sustentável e o fomento do turismo. Para tanto, definem planos, políticas e diretrizes, traçam e executam planos de negócios. Buscam produzir os melhores resultados através de pesquisas e análises de mercado e garantem a qualidade de produtos e serviços oferecidos.

Quanto ganha um Diretor de produção e operações de alimentação

Um Diretor de produção e operações de alimentação trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.157,82 e R$ 56.280,33, com a média salarial de R$ 16.324,36 e o salário mediana em R$ 4.021,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor de produção e operações de alimentação

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 16.324,36 195.892,31 4.081,09 75,63
1º Quartil 2.157,82 25.893,81 539,45 10,00
Salário Mediana 4.021,00 48.252,00 1.005,25 18,63
3º Quartil 42.921,78 515.061,39 10.730,45 198,84
Teto Salarial 56.280,33 675.363,94 14.070,08 260,73


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de produção e operações
        • Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 6.478 - 89.220 38.805,61 6.478,17 39.398,00 73.660,64 89.219,98
Brasília - DF 1.926 - 9.084 3.368,09 1.925,75 2.200,00 7.500,00 9.084,23
Valinhos - SP 2.016 - 3.970 2.396,44 2.016,00 2.180,00 3.278,00 3.970,41
Capela do Alto - SP 1.591 - 2.097 1.635,50 1.591,00 1.591,00 1.731,00 2.096,64
Londrina - PR 1.877 - 6.329 2.747,29 1.877,00 1.936,00 5.225,00 6.328,68
Campinas - SP 15.000 - 43.604 22.172,29 15.000,00 20.000,00 36.000,00 43.604,28


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.902 - 74.322 24.973,73 1.902,32 17.533,00 61.360,58 74.321,78
Minas Gerais 1.600 - 18.844 4.900,93 1.600,00 1.915,00 15.557,67 18.843,91
Distrito Federal 1.926 - 9.084 3.368,09 1.925,75 2.200,00 7.500,00 9.084,23
Paraná 1.649 - 5.890 2.750,33 1.648,50 1.936,00 4.862,50 5.889,61
Rio Grande do Sul 1.652 - 41.621 12.380,71 1.652,00 8.000,00 34.363,00 41.621,50


Principais locais de trabalho

Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação desenvolvem as atividades em equipe, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados e no período diurno. No caso específico de diretores, podem trabalhar sob pressão, ocasionando estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação

As ocupações de diretores são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior acrescida de programas de treinamento e especialização, correlatos às suas atividades. O pleno exercício das atividades profissionais se dá após cinco anos de experiência. No caso dos turismólogos o mercado de trabalho tem exigido curso superior em nível de bacharelado na área de turismo e/ou hotelaria e no mínimo dois anos de experiência profissional. É desejável o conhecimento de pelo menos um idioma estrangeiro.


Funções e atividades do Diretor de produção e operações de alimentação

Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação devem:

  • produzir resultados;
  • traçar plano operacional;
  • executar planos de negócios;
  • definir planos, políticas e diretrizes;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar pesquisas;
  • coordenar equipes;
  • analisar mercado;
  • garantir qualidade de produtos e serviços;

  • Atividades

    • estabelecer relações institucionais;
    • definir políticas de qualidade;
    • corrigir desvios;
    • acompanhar desenvolvimento das viagens;
    • programar promoções;
    • negociar com fornecedores, clientes e parceiros;
    • definir tipos e quantidade de auditorias;
    • controlar divulgação de produtos;
    • inventariar oferta turística;
    • selecionar equipes;
    • avaliar margem de lucros;
    • definir estratégias de vendas;
    • definir políticas de promoções para gerentes e chefes;
    • avaliar vendas;
    • premiar desempenho de funcionários;
    • monitorar metas;
    • aprovar eventos;
    • gerir custos;
    • supervisionar qualidade e segurança de atividades, serviços e espaços turísticos;
    • analisar pesquisa de satisfação do cliente;
    • analisar legislação pertinente;
    • implementar parcerias;
    • gerir recursos materiais e financeiros;
    • planejar eventos;
    • firmar contratos de compras;
    • zelar pela imagem da organização;
    • monitorar indicadores de desempenho;
    • detectar tendências de mercado;
    • demonstrar agilidade;
    • gerir reuniões participativas;
    • escolher produtos para veiculação;
    • participar de feiras nacionais e internacionais;
    • avaliar impactos socioambientais e econômicos;
    • prestar consultoria e auditoria;
    • demonstrar dinamismo;
    • acompanhar concorrência;
    • tomar decisões;
    • definir políticas de benefícios para colaboradores;
    • assegurar qualidade da matéria-prima;
    • demonstrar objetividade;
    • alterar produto conforme oscilação de custos e de preço final;
    • autorizar planejamento de cozinhas;
    • estabelecer parcerias;
    • monitorar eventos;
    • contatar fornecedores;
    • articular com os atores sociais envolvidos;
    • demonstrar liderança;
    • controlar reservas;
    • aprovar orçamentos;
    • solicitar pesquisa de satisfação do cliente;
    • realizar visitas de inspeção;
    • definir prioridades;
    • demonstrar poder de convencimento;
    • coordenar cerimonial;
    • elaborar cronogramas de viagens;
    • decidir políticas de comissionamento;
    • adequar estratégias e planos;
    • calcular retorno de investimento;
    • fixar metas;
    • classificar estabelecimentos e prestadores de serviços turísticos;
    • supervisionar contratos de serviços turísticos;
    • implementar projetos;
    • escolher produtos para promoção;
    • analisar pontos turísticos;
    • emitir pareceres e laudos técnicos;
    • dispensar gerentes e chefes;
    • conceder entrevistas;
    • elaborar projetos e programas turísticos, culturais e ambientais;
    • gerir informação turística;
    • demonstrar flexibilidade;
    • zelar pelo funcionamento da organização;
    • identificar os atores sociais envolvidos;
    • assegurar higiene dos funcionários;
    • demonstrar criatividade;
    • avaliar comportamento dos resultados;
    • coordenar programas de sensibilização em comunidades;
    • autorizar investimento;
    • organizar eventos;
    • capacitar pessoas envolvidas no sistema de turismo;
    • pesquisar fornecedores;
    • elaborar orçamentos;
    • elaborar políticas públicas de desenvolvimento do turismo;
    • identificar nichos de mercado;
    • realizar diagnósticos turísticos;
    • representar empresa em eventos;
    • avaliar relatórios;
    • participar de processo de licenciamento ambiental;
    • definir objetivos;
    • informar-se da situação da organização;
    • fomentar o envolvimento da sociedade;
    • ceder vantagens para agências em aliança;
    • comparar condições da concorrência;
    • aprovar campanhas de marketing;
    • elaborar planos de lazer e entretenimento;
    • planejar roteiros turísticos;
    • analisar oferta e demanda turística;
    • receber visitantes;
    • programar eventos;
    • acompanhar contratos negociados;
    • identificar público alvo;
    • elaborar planos de turismo;
    • demonstrar fluência em outro idioma;
    • elaborar conteúdo programático para capacitação em turismo;
    • capacitar equipes;
    • definir políticas de manutenção;
    • definir indicadores de desempenho;
    • captar eventos;
    • assegurar higiene dos utensílios e do ambiente;
    • firmar contratos de seguros;
    • estabelecer formas de pagamento;
    • emitir declaração de interesse e relevância turística;
    • visualizar futuro;
    • aprovar alterações de padrão;
    • participar da elaboração de planos de manejo;
    • analisar localidades nacionais e internacionais, do ponto de vista turístico;
    • demonstrar confiabilidade;
    • demonstrar visão de mercado;
    • definir parâmetros para cozinhas;
    • planejar logística terrestre, aérea e aquaviária;
    • definir estratégias de marketing;
    • monitorar projetos;
    • elaborar programas turísticos;
    • definir políticas de segurança;
    • prestar contas a superiores;
    • atender a franqueados e parceiros;
    • acompanhar mercado de comodities;
    • visitar parceiros;
    • elaborar planos de desenvolvimento local;
    • orientar equipes;
    • avaliar desempenho de equipes;
    • trabalhar em equipe;
    • coordenar elaboração de planos de uso público;
    • assegurar salubridade dos alimentos processados;
    • assessorar a realização de eventos;
    • promover funcionários;
    • definir padrões da organização (móveis, uniformes, utensílios etc.);
    • estabelecer preços de produtos e serviços;
    • escolher formas de divulgação;
    • elaborar plano de negócios;
    • elaborar plano de marketing turístico;
    • demonstrar proatividade;
    • contratar auditorias;
    • cobrar padronização de produtos e serviços;
    • captar recursos, patrocínios e apoio;
    • avaliar desempenho dos parceiros;


    Setores que mais contratam Diretor de produção e operações de alimentação no mercado de trabalho

    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Restaurantes e similares
    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
    • Fabricação de outros produtos alimentícios não especificados anteriormente
    • Fabricação de outras aguardentes e bebidas destiladas
    • Fabricação de produtos de panificação industrial
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Fabricação de produtos derivados do cacau e de chocolates
    • Fabricação de laticínios
    • Comércio atacadista de alimentos para animais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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