Salário para o cargo de Gerente de projetos de tecnologia da informação
CBO 1425-20 > Gerentes de tecnologia da informação

Gerente de projetos de tecnologia da informação - Descrição, atividades e funções do cargo

Gerenciam projetos e operações de serviços de tecnologia da informação. Identificam oportunidades de aplicação dessa tecnologia, planejam atividades na área de Tecnologia da Informação.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de tecnologia da informação

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de tecnologia da informação podem exercer suas funções em instituições financeiras, em empresas de teleprocessamento, de segurança, de suporte e manutenção à informática, de manutenção e expansão de redes, de processamento e comunicação de dados, em setores empresariais de desenvolvimento e produção de tecnologia da informação empresarial, entre outros. São contratados, na condição de trabalhadores empregados, com carteira assinada, organizam-se em equipes, atuam com supervisão ocasional, desenvolvem suas atividades em ambiente fechado, geralmente no período diurno. Devido ao trabalho sob pressão podem estar sujeitos a estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de tecnologia da informação

Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior, tanto em nível de bacharelado quanto de tecnologia. Podem seguir ainda cursos básicos, além de constantes cursos de especialização e aperfeiçoamento. O exercício pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de projetos de tecnologia da informação

Gerentes de tecnologia da informação devem:

  • administrar equipes;
  • interagir com outras Áreas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar atividades de tecnologia da informação;
  • gerir projetos de tecnologia da informação;
  • gerenciar operação de serviços de tecnologia da informação;
  • identificar oportunidades de aplicação de tecnologia da informação;

Atividades

  • analisar escopo do negócio;
  • controlar andamento do projeto;
  • identificar necessidades de clientes;
  • elaborar orçamento e cronograma;
  • selecionar profissionais;
  • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  • traçar plano de comunicação;
  • definir necessidades de recursos humanos;
  • coordenar implantação do projeto;
  • garantir qualidade de serviços e projetos;
  • estabelecer metas;
  • dispensar funcionários;
  • estimar prazo e custo de soluções propostas;
  • estimar benefícios de soluções;
  • conduzir reuniões;
  • acompanhar processos de auditoria interna e externa;
  • prospectar soluções tecnológicas;
  • definir necessidades de recursos tecnológicos (software, hardware e infraestrutura);
  • elaborar propostas de projetos e serviços;
  • demonstrar raciocínio lógico;
  • aprovar homologação, equipamentos e softwares;
  • elaborar análise de risco;
  • controlar escopo do projeto;
  • promover integração da equipe;
  • demonstrar criatividade;
  • aprovar promoção de funcionários;
  • participar da avaliação de impactos de novas tecnologias;
  • demonstrar organização;
  • controlar custos e prazos de execução;
  • demonstrar expressão verbal;
  • assegurar cumprimento de normas e padrões;
  • garantir integração dos produtos;
  • analisar desvios na execução de projetos e serviços;
  • participar da definição de padrões de segurança;
  • negociar mudanças de escopo, com clientes;
  • estabelecer prioridades;
  • participar da definição de padrões de desenvolvimento de projetos;
  • demonstrar capacidade de delegação;
  • avaliar desempenho da equipe;
  • definir escopo do projeto e serviço;
  • planejar simulação e execução de plano de contingência;
  • estabelecer acordo de nível de serviços;
  • corrigir desvios;
  • tomar decisões;
  • distribuir serviços à equipe;
  • monitorar operacionalização de projetos (operação assistida);
  • controlar situações adversas;
  • demonstrar proatividade;
  • participar da simulação de plano de contingência;
  • aprovar programação de férias de funcionários;
  • monitorar resultados;
  • negociar com fornecedores;
  • apresentar soluções e alternativas;
  • divulgar resultados da área;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • alocar recursos humanos, materiais e tecnológicos;
  • trabalhar em equipe;
  • demonstrar liderança;
  • acompanhar execução orçamentária;
  • relatar andamento de projetos;
  • definir estratégia de desenvolvimento;
  • participar da criação de normas e procedimentos;
  • prover qualificação e capacitação da equipe;
  • homologar equipamentos e softwares;
  • negociar execução de serviços de apoio (elétrica, civil, logística, redes, sistemas);
  • analisar qualidade de soluções propostas;
  • prever impactos de projetos e serviços;
  • subsidiar elaboração de orçamento de outras áreas;
  • adaptar-se a mudanças;
  • disponibilizar recursos de trabalho;
  • definir padrões de performance e qualidade;
  • especificar perfis dos profissionais da área;
  • gerir prestação de serviços terceirizados;
  • homologar plano de contingência;
  • supervisionar produtividade da equipe;
  • definir matriz de responsabilidades;
  • traçar plano de contingência;
  • aprovar produtos do projeto;
  • acompanhar atividades de gestão de mudanças;
  • demonstrar capacidade de persuasão;
  • antever cenários futuros;
  • divulgar planos e metas da área;
  • distinguir potencialidades individuais;


Setores que mais contratam Gerente de projetos de tecnologia da informação no mercado de trabalho

  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Fabricação de cervejas e chopes
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Serviços de engenharia
  • Agências de publicidade
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial




Profissões em Destaque: