Salário para o cargo de Gerente de projetos de tecnologia da informação
CBO 1425-20 > Gerentes de tecnologia da informação

Gerente de projetos de tecnologia da informação - Descrição, atividades e funções do cargo

Gerenciam projetos e operações de serviços de tecnologia da informação. Identificam oportunidades de aplicação dessa tecnologia, planejam atividades na área de Tecnologia da Informação.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de tecnologia da informação

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de tecnologia da informação podem exercer suas funções em instituições financeiras, em empresas de teleprocessamento, de segurança, de suporte e manutenção à informática, de manutenção e expansão de redes, de processamento e comunicação de dados, em setores empresariais de desenvolvimento e produção de tecnologia da informação empresarial, entre outros. São contratados, na condição de trabalhadores empregados, com carteira assinada, organizam-se em equipes, atuam com supervisão ocasional, desenvolvem suas atividades em ambiente fechado, geralmente no período diurno. Devido ao trabalho sob pressão podem estar sujeitos a estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de tecnologia da informação

Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior, tanto em nível de bacharelado quanto de tecnologia. Podem seguir ainda cursos básicos, além de constantes cursos de especialização e aperfeiçoamento. O exercício pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de projetos de tecnologia da informação

Gerentes de tecnologia da informação devem:

  • gerenciar operação de serviços de tecnologia da informação;
  • gerir projetos de tecnologia da informação;
  • planejar atividades de tecnologia da informação;
  • administrar equipes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • interagir com outras Áreas;
  • identificar oportunidades de aplicação de tecnologia da informação;

Atividades

  • elaborar orçamento e cronograma;
  • homologar equipamentos e softwares;
  • identificar necessidades de clientes;
  • demonstrar capacidade de delegação;
  • estimar benefícios de soluções;
  • definir matriz de responsabilidades;
  • analisar qualidade de soluções propostas;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • elaborar análise de risco;
  • acompanhar execução orçamentária;
  • demonstrar raciocínio lógico;
  • apresentar soluções e alternativas;
  • adaptar-se a mudanças;
  • definir padrões de performance e qualidade;
  • estabelecer prioridades;
  • aprovar homologação, equipamentos e softwares;
  • assegurar cumprimento de normas e padrões;
  • aprovar promoção de funcionários;
  • trabalhar em equipe;
  • disponibilizar recursos de trabalho;
  • promover integração da equipe;
  • conduzir reuniões;
  • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  • distinguir potencialidades individuais;
  • participar da avaliação de impactos de novas tecnologias;
  • prover qualificação e capacitação da equipe;
  • negociar execução de serviços de apoio (elétrica, civil, logística, redes, sistemas);
  • coordenar implantação do projeto;
  • corrigir desvios;
  • analisar escopo do negócio;
  • aprovar programação de férias de funcionários;
  • prever impactos de projetos e serviços;
  • avaliar desempenho da equipe;
  • definir necessidades de recursos tecnológicos (software, hardware e infraestrutura);
  • traçar plano de comunicação;
  • negociar com fornecedores;
  • relatar andamento de projetos;
  • alocar recursos humanos, materiais e tecnológicos;
  • homologar plano de contingência;
  • controlar custos e prazos de execução;
  • estimar prazo e custo de soluções propostas;
  • negociar mudanças de escopo, com clientes;
  • demonstrar criatividade;
  • definir escopo do projeto e serviço;
  • demonstrar capacidade de persuasão;
  • gerir prestação de serviços terceirizados;
  • controlar escopo do projeto;
  • dispensar funcionários;
  • divulgar resultados da área;
  • controlar andamento do projeto;
  • estabelecer acordo de nível de serviços;
  • demonstrar organização;
  • estabelecer metas;
  • aprovar produtos do projeto;
  • garantir integração dos produtos;
  • subsidiar elaboração de orçamento de outras áreas;
  • selecionar profissionais;
  • acompanhar processos de auditoria interna e externa;
  • definir estratégia de desenvolvimento;
  • especificar perfis dos profissionais da área;
  • elaborar propostas de projetos e serviços;
  • prospectar soluções tecnológicas;
  • antever cenários futuros;
  • demonstrar proatividade;
  • distribuir serviços à equipe;
  • participar da criação de normas e procedimentos;
  • controlar situações adversas;
  • participar da definição de padrões de segurança;
  • supervisionar produtividade da equipe;
  • traçar plano de contingência;
  • acompanhar atividades de gestão de mudanças;
  • monitorar resultados;
  • garantir qualidade de serviços e projetos;
  • demonstrar liderança;
  • monitorar operacionalização de projetos (operação assistida);
  • definir necessidades de recursos humanos;
  • participar da simulação de plano de contingência;
  • tomar decisões;
  • participar da definição de padrões de desenvolvimento de projetos;
  • divulgar planos e metas da área;
  • planejar simulação e execução de plano de contingência;
  • demonstrar expressão verbal;
  • analisar desvios na execução de projetos e serviços;


Setores que mais contratam Gerente de projetos de tecnologia da informação no mercado de trabalho

  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Fabricação de cervejas e chopes
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Serviços de engenharia
  • Agências de publicidade
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial




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