Salário para o cargo de Gerente de projetos de tecnologia da informação
CBO 1425-20 > Gerentes de tecnologia da informação

Gerente de projetos de tecnologia da informação - Descrição, atividades e funções do cargo

Gerenciam projetos e operações de serviços de tecnologia da informação. Identificam oportunidades de aplicação dessa tecnologia, planejam atividades na área de Tecnologia da Informação.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de tecnologia da informação

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de tecnologia da informação podem exercer suas funções em instituições financeiras, em empresas de teleprocessamento, de segurança, de suporte e manutenção à informática, de manutenção e expansão de redes, de processamento e comunicação de dados, em setores empresariais de desenvolvimento e produção de tecnologia da informação empresarial, entre outros. São contratados, na condição de trabalhadores empregados, com carteira assinada, organizam-se em equipes, atuam com supervisão ocasional, desenvolvem suas atividades em ambiente fechado, geralmente no período diurno. Devido ao trabalho sob pressão podem estar sujeitos a estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de tecnologia da informação

Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior, tanto em nível de bacharelado quanto de tecnologia. Podem seguir ainda cursos básicos, além de constantes cursos de especialização e aperfeiçoamento. O exercício pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de projetos de tecnologia da informação

Gerentes de tecnologia da informação devem:

  • gerenciar operação de serviços de tecnologia da informação;
  • identificar oportunidades de aplicação de tecnologia da informação;
  • planejar atividades de tecnologia da informação;
  • interagir com outras Áreas;
  • gerir projetos de tecnologia da informação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar equipes;

Atividades

  • participar da definição de padrões de segurança;
  • apresentar soluções e alternativas;
  • monitorar operacionalização de projetos (operação assistida);
  • traçar plano de comunicação;
  • distribuir serviços à equipe;
  • aprovar promoção de funcionários;
  • participar da definição de padrões de desenvolvimento de projetos;
  • estabelecer acordo de nível de serviços;
  • controlar andamento do projeto;
  • planejar simulação e execução de plano de contingência;
  • conduzir reuniões;
  • adaptar-se a mudanças;
  • dispensar funcionários;
  • aprovar homologação, equipamentos e softwares;
  • demonstrar liderança;
  • relatar andamento de projetos;
  • promover integração da equipe;
  • demonstrar criatividade;
  • tomar decisões;
  • traçar plano de contingência;
  • analisar escopo do negócio;
  • controlar situações adversas;
  • demonstrar capacidade de persuasão;
  • demonstrar proatividade;
  • demonstrar raciocínio lógico;
  • divulgar resultados da área;
  • definir necessidades de recursos tecnológicos (software, hardware e infraestrutura);
  • definir matriz de responsabilidades;
  • aprovar programação de férias de funcionários;
  • elaborar propostas de projetos e serviços;
  • monitorar resultados;
  • definir necessidades de recursos humanos;
  • gerir prestação de serviços terceirizados;
  • controlar custos e prazos de execução;
  • estimar prazo e custo de soluções propostas;
  • acompanhar processos de auditoria interna e externa;
  • assegurar cumprimento de normas e padrões;
  • coordenar implantação do projeto;
  • demonstrar organização;
  • trabalhar em equipe;
  • prever impactos de projetos e serviços;
  • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  • aprovar produtos do projeto;
  • participar da avaliação de impactos de novas tecnologias;
  • participar da simulação de plano de contingência;
  • negociar mudanças de escopo, com clientes;
  • analisar desvios na execução de projetos e serviços;
  • elaborar orçamento e cronograma;
  • alocar recursos humanos, materiais e tecnológicos;
  • garantir integração dos produtos;
  • distinguir potencialidades individuais;
  • subsidiar elaboração de orçamento de outras áreas;
  • definir padrões de performance e qualidade;
  • controlar escopo do projeto;
  • avaliar desempenho da equipe;
  • prover qualificação e capacitação da equipe;
  • identificar necessidades de clientes;
  • corrigir desvios;
  • prospectar soluções tecnológicas;
  • estabelecer metas;
  • disponibilizar recursos de trabalho;
  • negociar execução de serviços de apoio (elétrica, civil, logística, redes, sistemas);
  • acompanhar atividades de gestão de mudanças;
  • analisar qualidade de soluções propostas;
  • demonstrar expressão verbal;
  • acompanhar execução orçamentária;
  • divulgar planos e metas da área;
  • participar da criação de normas e procedimentos;
  • estabelecer prioridades;
  • homologar plano de contingência;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • definir estratégia de desenvolvimento;
  • negociar com fornecedores;
  • garantir qualidade de serviços e projetos;
  • selecionar profissionais;
  • supervisionar produtividade da equipe;
  • antever cenários futuros;
  • estimar benefícios de soluções;
  • definir escopo do projeto e serviço;
  • especificar perfis dos profissionais da área;
  • demonstrar capacidade de delegação;
  • homologar equipamentos e softwares;
  • elaborar análise de risco;


Setores que mais contratam Gerente de projetos de tecnologia da informação no mercado de trabalho

  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Fabricação de cervejas e chopes
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Serviços de engenharia
  • Agências de publicidade
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial




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