Salário para o cargo de Gerente de marketing
CBO 1423-15 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Gerente de marketing - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Gerente de marketing

Um Gerente de marketing trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.306,33 e R$ 27.683,63, com a média salarial de R$ 10.225,57 e o salário mediana em R$ 7.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de marketing

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 10.225,57 122.706,81 2.556,39 47,89
1º Quartil 3.306,33 39.675,91 826,58 15,48
Salário Mediana 7.000,00 84.000,00 1.750,00 32,78
3º Quartil 21.112,72 253.352,63 5.278,18 98,87
Teto Salarial 27.683,63 332.203,57 6.920,91 129,65


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 4.738 - 35.887 15.685,15 4.738,45 14.000,00 29.628,80 35.887,29
Rio de Janeiro - RJ 2.631 - 29.992 11.763,48 2.630,68 9.451,00 24.761,45 29.991,81
Belo Horizonte - MG 2.250 - 19.849 7.703,54 2.250,12 5.659,00 16.387,18 19.848,65
Fortaleza - CE 1.591 - 9.699 3.767,50 1.590,60 2.599,00 8.007,86 9.699,36
Curitiba - PR 2.645 - 22.179 8.623,19 2.644,72 6.464,00 18.310,84 22.178,64
Barueri - SP 4.555 - 35.633 15.339,15 4.555,16 13.545,50 29.419,11 35.633,31
Campinas - SP 2.670 - 32.455 12.251,98 2.670,42 9.500,00 26.795,18 32.455,13
Recife - PE 1.664 - 13.608 5.090,61 1.663,77 3.616,00 11.234,47 13.607,52
Porto Alegre - RS 2.274 - 23.449 8.713,09 2.273,70 6.652,00 19.360,06 23.449,48
Brasília - DF 1.894 - 16.452 5.980,50 1.893,52 3.950,00 13.582,58 16.451,63
Goiânia - GO 1.923 - 16.692 6.087,14 1.923,16 4.236,00 13.781,00 16.691,97
Florianópolis - SC 2.682 - 23.955 9.003,27 2.681,91 6.546,00 19.777,81 23.955,48
Salvador - BA 1.946 - 26.472 8.492,02 1.946,30 4.553,00 21.855,16 26.471,63
Osasco - SP 4.437 - 44.185 18.447,31 4.436,92 15.563,81 36.479,08 44.184,55
Guarulhos - SP 2.298 - 27.659 10.098,44 2.297,74 7.000,00 22.835,15 27.658,62
Joinville - SC 2.693 - 24.121 9.029,60 2.693,34 6.785,00 19.914,42 24.120,94
João Pessoa - PB 1.576 - 6.846 3.085,97 1.576,16 2.500,00 5.652,34 6.846,29
Londrina - PR 2.072 - 20.380 6.497,53 2.072,28 3.500,00 16.825,74 20.379,84
Maringá - PR 2.199 - 12.156 5.145,58 2.199,08 4.176,00 10.036,35 12.156,32
São Luís - MA 1.582 - 7.295 3.028,95 1.582,37 2.129,00 6.022,44 7.294,56


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 3.350 - 34.097 14.043,11 3.350,15 12.000,00 28.150,50 34.096,73
Minas Gerais 1.740 - 17.577 6.259,11 1.740,18 4.000,00 14.511,55 17.576,82
Paraná 2.077 - 19.404 6.914,93 2.077,48 4.402,00 16.019,96 19.403,85
Rio de Janeiro 2.144 - 27.655 10.184,55 2.143,79 7.786,00 22.832,06 27.654,88
Santa Catarina 1.996 - 17.266 6.373,93 1.995,80 4.334,50 14.255,16 17.266,28
Ceará 1.539 - 12.314 4.227,95 1.538,82 2.500,00 10.166,55 12.314,03
Rio Grande do Sul 2.013 - 18.665 6.753,31 2.013,26 4.490,50 15.410,08 18.665,15
Pernambuco 1.541 - 12.051 4.318,84 1.541,31 2.640,00 9.949,09 12.050,63
Goiás 1.753 - 16.271 5.885,61 1.752,92 4.000,00 13.433,75 16.271,36
Bahia 1.581 - 18.382 5.893,11 1.580,83 3.168,00 15.176,33 18.382,02
Distrito Federal 1.894 - 16.452 5.980,50 1.893,52 3.950,00 13.582,58 16.451,63
Paraíba 1.488 - 6.982 2.972,36 1.487,87 2.220,00 5.764,30 6.981,89
Espírito Santo 1.923 - 14.381 5.510,13 1.922,58 3.700,00 11.873,05 14.381,00
Mato Grosso 1.716 - 18.543 6.223,38 1.716,02 3.960,00 15.308,96 18.542,67
Rio Grande do Norte 1.503 - 7.123 3.075,93 1.502,85 2.437,00 5.881,05 7.123,30
Maranhão 1.502 - 6.588 2.847,03 1.501,82 2.022,00 5.439,39 6.588,36
Pará 1.517 - 7.252 3.095,98 1.517,37 2.350,00 5.986,97 7.251,60
Piauí 1.431 - 11.234 3.785,03 1.430,69 2.184,00 9.274,49 11.233,54
Mato Grosso do Sul 1.800 - 11.526 4.583,62 1.799,63 3.503,00 9.515,68 11.525,68
Alagoas 1.670 - 9.040 3.637,15 1.670,19 2.800,00 7.463,43 9.039,93
Sergipe 1.468 - 7.227 3.075,35 1.468,05 2.500,00 5.966,75 7.227,11
Amazonas 1.824 - 11.166 4.514,62 1.823,80 3.060,00 9.219,05 11.166,39
Rondônia 1.467 - 6.051 2.630,60 1.467,00 2.000,00 4.996,14 6.051,48
Tocantins 1.449 - 7.075 2.967,76 1.449,20 2.500,00 5.841,20 7.075,04
Amapá 1.512 - 5.889 2.666,83 1.511,57 2.315,00 4.862,29 5.889,35
Roraima 1.790 - 9.692 3.587,39 1.789,50 2.575,00 8.002,00 9.692,26
Acre 1.652 - 11.062 3.948,00 1.651,75 2.200,00 9.132,75 11.061,86


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de marketing

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • atuar em processo de decisão politica;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar recursos humanos;
  • assessorar diretoria e setores da organização;

  • Atividades

    • entrevistar candidatos;
    • analisar cenários;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • gerenciar equipes;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • trabalhar em equipe;
    • avaliar desempenho;
    • estabelecer política comercial;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • elaborar relatórios;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • monitorar contratos;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • administrar orçamentos;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • analisar contexto;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • negociar com clientes;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • cobrar ações;
    • analisar demanda reclamatória;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • identificar necessidade de recursos;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • detectar expectativas e necessidades;
    • contratar serviços de terceiros;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • autorizar pagamentos;
    • analisar demanda do cliente;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • liderar pessoas;
    • negociar com partes interessadas;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • gerir lucratividade;
    • realizar campanhas de vendas;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • agir com empatia;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • checar informações para divulgação;
    • mediar conflitos;
    • planejar campanhas de vendas;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • estabelecer diálogo;
    • representar empresa publicamente;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • pesquisar mercado;
    • pensar estrategicamente;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • gerenciar remanejamentos;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • examinar currículos;
    • revisar planos;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • elaborar orçamentos;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • tomar decisões;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • analisar tendências do mercado;
    • monitorar mídias;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • formular plano de incentivos;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • cobrar resultados da equipe;
    • captar recursos;
    • administrar conflitos entre partes;
    • otimizar custos e recursos;
    • definir perfis profissionais;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • saber ouvir;
    • analisar impacto normativo;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • mapear processo de decisão;
    • realizar escuta ativa;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • demonstrar flexibilidade;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • demonstrar criatividade;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • dimensionar equipe;
    • delegar atribuições;


    Setores que mais contratam Gerente de marketing no mercado de trabalho

    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Agências de publicidade
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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