Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
- Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, de educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
- Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais
Cargos relacionados:
- Diretor de estabelecimento de ensino fundamental privado
- Vice-diretor de grupo escolar público
- Diretor de centro de ensino especial público
- Gerente de centro de educação profissional em escolas privadas
- Diretor de centro de ensino médio público
- Subdiretor de ensino privado
- Gerente de centro de formação profissional em escolas privadas
- Diretor de colégio público
- Vice-diretor de centro de ensino médio público
- Diretor de estabelecimento de ensino médio privado
- Diretor adjunto de escolas privadas
- Vice-diretor de centro de ensino supletivo público
Principais locais de trabalho
Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais exercem suas funções em instituições de ensino, públicas e privadas, na condição de trabalhadores assalariados, desenvolvem suas atividades em equipe e atuam sob supervisão ocasional. Trabalham em ambientes fechados, em períodos diurnos e noturnos, em algumas atividades podem atuar sob pressão, estando sujeitos a estresse constante.
O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais
Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior e o tempo requerido para o desempenho pleno das atividades é de mais de cinco anos de experiência profissional.
Funções e atividades do Gerente de apoio educacional em escolas privadas
Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais devem:
- interagir com a comunidade e setor público;
- coordenar atividades administrativas;
- coordenar atividades pedagógicas;
- gerir recursos financeiros;
- participar do planejamento estratégico da instituição;
- avaliar atividades educacionais;
- demonstrar competências pessoais;
- planejar atividades educacionais;
Atividades
- efetivar ações complementares de ensino;
- configurar cenários institucionais;
- efetivar a aplicação de metodologias de ensino;
- agir com flexibilidade;
- acompanhar relatórios financeiros;
- integrar ações pedagógico-administrativas;
- supervisionar registros escolares;
- avaliar desenvolvimento profissional do professor;
- participar na construção de visão de futuro da instituição;
- participar na elaboração do orçamento;
- coordenar reuniões com corpo docente;
- definir indicadores de avaliação;
- supervisionar processo de admissão de alunos;
- estabelecer sistema de qualidade;
- organizar atividades de extensão com a comunidade;
- avaliar disponibilidade de docentes;
- exercer liderança;
- propor serviços educacionais;
- participar da definição de estratégias de marketing;
- alocar professores;
- evidenciar comunicabilidade;
- analisar indicadores de qualidade, evasão e repetência;
- participar da elaboração de propostas pedagógicas;
- estabelecer metas financeiras;
- trabalhar com comprometimento;
- monitorar desempenho de professores;
- supervisionar equipes técnico-pedagógicas;
- organizar horários de cursos;
- propor novas atividades de ensino;
- demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
- participar na definição dos objetivos da instituição;
- participar da identificação de oportunidades e riscos de mercado;
- demonstrar capacidade de resolução de problemas;
- adequar cursos à legislação vigente;
- controlar assiduidade e pontualidade de professores;
- participar na contratação de profissionais;
- definir projetos prioritários;
- agir com paciência;
- elaborar plano diretor;
- organizar calendário escolar;
- aplicar normas disciplinares;
- acompanhar execução de orçamentos;
- acompanhar cumprimento do programa educacional;
- estabelecer metas de matrículas;
- definir grade curricular;
- participar da construção da missão institucional;
- realizar prestação de contas;
- elaborar planos de contingência;
- alocar recursos audiovisuais e equipamentos;
- manter estabilidade emocional;
- decidir sobre realocação de pessoal;
- evidenciar empatia;
- avaliar disponibilidade de recursos materiais;
- alocar recursos físicos;
Setores que mais contratam Gerente de apoio educacional em escolas privadas no mercado de trabalho
- Atividades associativas
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Educação superior - graduação
- Outras atividades de ensino
- Ensino fundamental
- Educação infantil - pré-escola
- Educação infantil - creche
- Formação de condutores
- Ensino de idiomas
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Educação superior - pós-graduação e extensão
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Treinamento em informática
- Educação profissional de nível técnico
- Ensino médio
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Locação de mão-de-obra temporária
- Atividades de consultoria em gestão empresarial